Autor Tópico: Páscoa Negra  (Lida 3923 vezes)

Abril 23, 2019, 09:13:58, 09:13
Lida 3923 vezes

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Cinco dos sete mortos nas estradas durante a Operação Páscoa da GNR, entre a meia noite de sábado e o início da noite desta segunda-feira, foram motociclistas. "É necessário um trabalho de fundo. Não é com medidas avulsas que se fará diminuir a sinistralidade", lamenta ao CM António Manuel, presidente da comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal.

A morte dos cinco motociclistas, em menos de 48 horas (ver infografia), tiveram circunstâncias diversas:
Luís Morgado, 32 anos, numa colisão com um carro em Lagos
Joel Frutas, 29, num despiste em Alvaiázere
Ricardo Silva, 36, e Luís Gomes, 39, atingidos por um carro em despiste em Paredes
Paulo Deus, 48 anos, numa colisão com um carro no Barreiro.

"É necessário apurar as causas e atuar sobre as mesmas", refere António Manuel. "Continua a morrer muita gente e não vale a pena semear radares e criar zonas de 30 km/h sem mudar o foco. A política nacional de Prevenção Rodoviária tem de mudar para medidas a longo prazo: trabalhar nas primárias porque os condutores de agora já estão cheios de vícios como os telemóveis", refere o responsável. Em 2018 foi batido o recorde e vendidas 30 853 motos e motociclos.
"Excetuando 2017 [aumento de 78 para 126 mortos, baixando para 101 em 2018], o número de mortes em ‘duas rodas’ desce desde 1995 [houve 610]. Numa altura em que se assiste à estabilização do número de vítimas mortais e ao fim da tendência de descida devido ao aumento significativo do parque circulante, prevê-se que o número destas vítimas acompanhe a evolução crescente do parque", diz. "2017 registou apenas 94 dias de chuva o que potenciou o aumento significativo do número de km percorridos e com isso os sinistros e vítimas mortais", afirma.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/pascoa-tragica-na-estrada-mata-cinco-motociclistas?ref=HP_DestaqueLateral

E assim vamos continuando. Para quando medidas mais duras?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 23, 2019, 10:05:29, 10:05
Responder #1

Vasco Gama

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Infelizmente, o maior problema são as pessoas, e quanto a isso a prevenção é mais difícil!

Os telemóveis nos carros (pessoas), os excessos de velocidade (pessoas) , as distracções (pessoas), o álcool (pessoas), etc, etc!

Temos que educar mais os nossos filhos, está na hora de as escolas começarem logo no primeiro ciclo a dar prevenção rodoviária!!

Omnia tempus habent

Abril 23, 2019, 13:31:25, 13:31
Responder #2

trex

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Lisboa
Não sabia da noticia.
Os meus sentimentos

Abril 23, 2019, 13:56:27, 13:56
Responder #3

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
É difícil falar em prevenção, primeiro porque o resultado não é visível no curto prazo, depois porque os indicadores de sucesso das autoridades não são a redução da sinistralidade, mas o número de multas passadas, depois ainda porque existem prevaricadores que continuam a assumir comportamentos de risco.
Os dois primeiros têm a ver com o estado, o último tem a ver conosco, enquanto dermos tempo de antena (também neste fórum)  a quem se gaba de andar a x70, ou x80, ou y30 fora de uma pista, ou fazer as curvas deitado numa estrada nacional,  estamos a cultivar uma cultura de irresponsabilidade.
Quando vemos videos gravados em Portugal com velocidades elevadíssimas e defendemos esse ato dizendo que não parecia que estivesse a por ninguém em risco (exceto o próprio) não promovemos no nosso seio ao comportamento responsável
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 23, 2019, 14:04:17, 14:04
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
Mais formação nas Escolas (Civismo, por exemplo), mas igualmente apurar a forma como os exames são realizados (uma auditoria, por exemplo).
Mais policia na rua. A "simples" presença das forças policiais (e já o escrevi algures por aqui) é por si só dissuasor de possíveis prevaricações.

Existem mais veículos de duas rodas nas estradas (e ainda bem) mas menos consciencialização da velocidade que os mesmos alcançam em poucos metros (valido para os motociclistas como para os enlatados).

Fica o texto retirado hoje no site da GNR:

"A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 18 e 22 de abril, intensificou o patrulhamento e a fiscalização nos principais eixos rodoviários, tendo registado os seguintes dados operacionais, em resultado das ações desencadeadas pelos militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito que, diariamente, estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário:

Cerca de 21 200 condutores fiscalizados, dos quais, 375 conduziam com excesso de álcool e, destes, 149 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 46 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

Das 6 565 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:
• 3 574 por excesso de velocidade;
• 327 por falta de inspeção periódica obrigatória;
• 280 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
• 210 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
• 197 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
• 128 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Neste período, a GNR registou 921 acidentes rodoviários, de onde resultaram 30 feridos graves e sete vítimas mortais.

Relativamente aos acidentes que envolveram vítimas mortais registadas pela GNR, informa-se o seguinte:
• Dia 20 de abril, no concelho de Valença, uma colisão entre três veículos, resultando em cinco feridos (dois feridos graves e três feridos leves) e uma vítima mortal, um homem, de 34 anos, sendo este passageiro de uma das viaturas;
• Dia 21 de abril, no concelho de Alvaiázere, um despiste de um motociclo, em que resultou na morte do condutor, um homem de 28 anos;
• Dia 21 de abril, concelho de Paredes, uma colisão entre um veículo ligeiro e três motociclos, provocando duas vítimas mortais (condutores de dois motociclos), dois homens de 37 e 39 anos, e um ferido grave (condutor de motociclo);
• Dia 21 de abril, concelho do Barreiro, uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo, resultando na morte do condutor do motociclo, um homem de 48 anos;
• Dia 22 de abril, no concelho de Mora, um despiste de um veículo ligeiro, resultando na morte do condutor, um homem de 29 anos;
• Dia 22 de abril, no concelho de Avis, um despiste de um ciclomotor, em que resultou na morte do condutor, um homem de 52 anos.

Durante o ano de 2019, a GNR vai continuar a exercer uma fiscalização intensiva e terá uma especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros."

Fonte: http://www.gnr.pt/noticias.aspx?linha=11161

Link para a ANSR que já tem dados para quem quiser consultar (período de 16 a 21 de abril):
http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Pages/default.aspx

Abril 23, 2019, 15:17:33, 15:17
Responder #5

tiagofo20

• **

• 445
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Às vezes falamos nos excessos, mas o oposto também acontece.

Ainda ontem vim de carro de Valença pela nacional (em direção a Ponte de Lima, Braga), aquilo para mim era terreno desconhecido, algumas curvas fechadas e tal, mas porra, volta e meia apanhava carros que iam a 40km/h, em estradas que se anda bem a 60/70. Não sei que motivos levam as pessoas a conduzirem tão devagar e a incentivar outros a ultrapassarem em sítios de risco.

Será que vão ao telemóvel? Será que acham que assim poupam combustível? Será que andam em carros que não oferecem os mínimos de segurança?  Será que têm cataratas nas vistas, mas conhecem um médico que lhes possibilita continuarem a conduzir? Infelizmente acho que é uma mistura destes motivos e mais alguns.

Convém referir que conduzir a baixas velocidades pode ser tão ou mais perigoso que andar acima dos limites.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Abril 23, 2019, 16:09:53, 16:09
Responder #6

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Convém referir que conduzir a baixas velocidades pode ser tão ou mais perigoso que andar acima dos limites.

Podes crer...

O artigo 26.º do Código da Estrada é aliás claro q.b. sobre esta situação:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3682.msg45414#top
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 16:16:48, 16:16
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Com o aumento da esperanca media de vida, e a media de idades da populacao em geral, de ha alguns tempos para cá a quantidade de pessoas de idade ao volante, trazendo para a estrada muitos problemas que as afligem: falta de visao (sobretudo noturna), lentidão de reflexos, desorientação, desatenção, etc

Em relacao a sinistralidade da Pascoa... acho que o estado fez uma excelente campanha, na medida em que arrecadou (contas por alto) uns 600/700 mil € em 3 dias

So de multas de excesso de velocidade foram pelo menos 480 mil €

Nao existe contudo numero de contra ordenacoes para situacoes de uso de telemovel, o que me leva a crer que a grande maioria da fiscalizacao continua a ser feita pelo agente atras da moita com o radar apontado para uma daquelas longas rectas com limite de 50 ou entao para o metodo de "arrastao" em rotundas.

Aquilo que é preciso é uma maior presenca à beira da estrada, mas para isso é preciso gastar dinheiro em homens e deslocacoes e como o estado continua é a querer lucrar... o investimento é 0   
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 23, 2019, 17:31:35, 17:31
Responder #8

tiagofo20

• **

• 445
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Foi apanhado um número bastante generoso de pessoas ao volante com mais de 1,2g/L. Lembro-me porque até ironizei com quem estava comigo ao dizer que essas pessoas não foram detidas, foram apenas buscar a medalha por conseguirem conduzir direito com tanto álcool no sangue.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Abril 23, 2019, 17:40:18, 17:40
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
Estava agora no zapping e vi num canal de noticias (bem, era a CMTV, nao se aquilo se pode considerar canal de noticias  :D :D) que dado os 6 motociclistas mortos que o presidente de uma federação qualquer queria medidas.

Mas que medidas???  :feliz: :feliz:

Gostava de saber que medidas é que tem de ser tomadas que vão evitar que um energumeno embriagado faca uma curva fora de mao em "lagares da beira" e leve 2 ou 3 motos à frente  :napodeser:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 23, 2019, 19:37:11, 19:37
Responder #10

Nuno YB

• 1209
Estava agora no zapping e vi num canal de noticias (bem, era a CMTV, nao se aquilo se pode considerar canal de noticias  :D :D) que dado os 6 motociclistas mortos que o presidente de uma federação qualquer queria medidas.

Mas que medidas???  :feliz: :feliz:

Gostava de saber que medidas é que tem de ser tomadas que vão evitar que um energumeno embriagado faca uma curva fora de mao em "lagares da beira" e leve 2 ou 3 motos à frente  :napodeser:

A cassação permanente da carta de condução. Por mim, alcool dava direito a apreensão de carta permanente e uma multa de valores exorbitantes ( se têm € para gastar na tasca, tambem os têm para pagar as multas ). Teriam que ser sujeitos a novo exame e se reincidissem, proibição vitalicia de conduzir. No caso de resultarem vitimas mortais, penas de prisão elevadas tambem era ajustado, na minha opinião. Recentemente, em Inglaterra, um condutor português foi condenado a pena de prisão efectiva. Provocou um acidente com um pesado que matou 3 ou 4 pessoas... e não levava alcool. O simples facto de fazer uma condução leviana e irresponsavel foi o suficiente para o meter atrás das grades.

Há mais de 20 anos fui apanhado com alcool. Não dava para ir a tribunal, mas não era pouco ( 500€ de multa e carta fora durante 2 meses ). Era de madrugada, num domingo e num percurso de cerca de 1,5 kilometros ( da casa da minha namorada da altura, numa ponta do bairro, para a minha casa, na outra ponta ). O GNR podia ter sido "porreiro", dadas as circunstancias, e ter-me dado só um aviso ( como, aliás, já vi acontecer em casos semelhantes ). Na altura não gostei mas, dada a explicação que o GNR me deu, e passados uns anos, consegui perceber a razão de não me ter "perdoado".

Ele disse-me na altura: Se eu não o autuar, você vai arriscar outra vez. Não quer dizer que, sendo autuado, não o faça. Mas vai custar-lhe a pagar os 500€ e vai ficar com a vida mais dificil, pelos 2 meses sem carta. E eu fico com a consciencia tranquila, porque embora tenha agora "lixado" a vida a alguem, talvez tenha salvo alguma no futuro, inclusivamente, a sua.

Fui ás bifanas, com os membros aqui do Clube, bebi 2 coca-colas. A semana passada fui com alguns companheiros dar uma voltinha, bebi uma mini na marina da Amieira. Na manifestação de 2018, contra as inspeções, bebi duas médias ao almoço ( já excedi a minha quantidade normal mas, como foi ao almoço e ainda tinha mais 3 horas antes de pegar na moto, não influenciou em nada ). Na maior parte das vezes, até porque ando mais de Verão do que de Inverno, bebo água quando paro em algum lado.

Resumindo, há mais de 20 anos perdi a carta 2 meses por excesso de alcool, nunca mais a perdi e nunca mais a vou perder. Se estiver com ideias de beber mais que a conta ( como faço quase sempre que vou á concentração aqui de Evora, por exemplo ), arranjo boleia ou vou/venho de táxi. Não só porque a carta me faz falta, e tambem os €, mas porque não gosto de criticar quem faz mal e ir por trás fazer o mesmo ou pior.
Um rapaz aqui do meu bairro, filho do proprietário de um restaurante, já mandou 3 carros para a sucata devido ao alcool. Dois deles, foi sozinho, chamaram a GNR, pagou multa e ficou sem carta. Da terceira vez, e de novo com alcool, um embate frontal com o meu tio mandou mais dois carros para a sucata. Ligou para o pai, que conhece o meu tio, e pediram-lhe por tudo para não chamar a GNR, era a 3ª vez, ia ficar sem carta permanentemente, teria que ir a novo exame. E o meu tio fez a coisa mais idiota que se pode fazer: não chamou a GNR. Quando soube disto, tive oportunidade de dizer ao meu tio que deixou um potencial assassino á solta na estrada. Só resta esperar que, da próxima, continue com sorte e mande só carros para a sucata e ninguem para a morgue.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 23, 2019, 19:45:46, 19:45
Responder #11

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esse tipo que matou 2 motociclistas e ainda levou a que um terceiro ficasse gravemente ferido (teve mesmo uma amputação pelo que já li), dadas as circunstâncias do caso e o facto (adicional) especialmente gravoso de ter abandonado o local sem prestar auxílio, não lhe será muito abonatório em termos criminais.

Sim...crime, porque neste contexto como tudo aconteceu e com fuga e tudo, sou levado a crer que o homicídio vai ser palavra que ouvirá nos próximos tempos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 19:52:13, 19:52
Responder #12

Nuno YB

• 1209
Só a taxa que ele apresentava ( acho que li algures que era 2,5 gramas/ litro ) seria mais que suficiente para perder a carta em definitivo.
Causando mortes sob efeito de tal taxa ( 25 anos por cada homicidio ), nunca menos de 25 anos, que é o cumulo juridico em Portugal. Veremos o que acontece... mas dois não voltaram para a familia, que ficou desfeita e que perdeu uma fonte de rendimento. Quem vai agora criar os filhos deles, pagar a casa e os estudos? E o que perdeu a perna, quem vai pagar os tratamentos e a reforma por invalidez parcial?

Responsabilizem criminalmente quem brinca com a vida dos outros na estrada.

Abril 23, 2019, 20:00:49, 20:00
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
Nuno,

Concordo em tudo no sentido do teu post.

O problema é que para isso acontecer nao é preciso criar medidas adicionais, porque senao corremos o risco de o legislador vir criar medidas absurdas que vao prejudicar quem nao tem problema com o alcool e so para andar a chatear "em geral" quem ja circula de carro ou moto

Manter a carta a alguem que tem um problema com o alcool é tao criminoso como meter um pedófilo a trabalhar numa escola.