Autor Tópico: Roof Boxxer Carbon  (Lida 3054 vezes)

Abril 25, 2019, 00:59:45, 00:59
Lida 3054 vezes

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
Apesar da urgência em voltar a ter um integral decente para "reformar" de vez a bosta do R2 (que já vou no segundo e este apenas com 6 meses de uso) apareceu-me há poucas semanas atrás uma campanha de 40% na motobuykers que não resisti.

E então acabei por reformar outro que nem sequer era tão urgente...
Portanto, o meu velhinho Roof Boxer V8 já está na arrecadação em detrimento do mais recente Boxxer Carbon.

O Boxer foi provavelmente a única coisa que esta marca francesa produziu que teve algum mérito.
Pois o design era diferente... e até relativamente pouco tempo era o único flip-up que permitia atirar a queixeira lá para trás fazendo com que aberto parecesse realmente um jet.
Depois, o look inspirado nos capacetes dos pilotos de caça tornavam-no apelativo à malta das "streetfighters". Tal como foi para muita malta das cruisers numa altura em que a oferta de algo fechado adequado a este género era nula ou inexistente.

Por cá a marca está totalmente esquecida.
Já não existe importador. E não é para admirar pois a generalidade dos produtos parece ter parado no tempo.
O Boxer agora Boxxer lá se vai safando e muito por ser um produto de nicho. Apesar do preço incrivelmente estúpido.

Portanto.. cá vai:
Novo e velho lado a lado.

Diferenças?

O peso.
As ~1500g do Carbon continuam a ser o peso demasiado elevado face ás minhas preferências, mas sente-se totalmente a diferença de 100g face ao anterior.

O conforto.
Os materiais usados vão de encontro ao que se usa no presente e não há sequer comparação com os do V8.

Sistemas de "encaixe".
A Roof abandonou o sistema de fixação da queixeira através de botões de pressão. Algo extremamente rudimentar face ao que qualquer flip-up convencional usa, mas... que fazia parte do carisma deste capacete. Agora possui uns trincos encastrados na queixeira bastante disfarçados e muito fáceis de usar. Mas tal como no anterior implica destrancar individualmente um a um para abrir.
Substituiram também o tenebroso sistema de encaixe estilo "cinto de segurança" pelo micrométrico. Infelizmente nenhum deles dá para converter no duplo D.

Qualidade de construção e acabamentos.
A começar pelo carbono, passando pela pintura e decalques por baixo do verniz imperceptíveis e a acabar nos materiais empregues nas vedações e entradas de ar... não há comparação possível.

Entradas de ar.
Foram totalmente reformuladas. A superior está ligeiramente diferente e mais fácil de interagir. E na queixeira deixou de ter duas "pestanas" para agora ter... seis! Porém... apesar de permitir mais configurações o resultado prático aparenta ser irrelevante.

O que manteve do anterior?
Pormenores engraçados como o baixar a viseira quando se baixa a queixeira manteve-se.

E no geral... é melhor?
No seu todo é um produto mais concebido e que transmite menos o ar de que só serve mesmo pelo look diferente como acontecia no anterior.
Porém, é mais ruidoso e tem pior circulação de ar.
A queixeira e a viseira apesar de agora ter uma borracha que sugere estancar devidamente... parece acabar por não ser tão eficiente como o sistema rudimentar do antecessor.
O facto de ser mais ruidoso deduzo ter a ver com o espaço reservado para inserir o headset. Algo que não existia no anterior e cujo enchimento certamente isolava algum ruído.

E... vale o preço?
Longe disso. Apesar de agora ter um aspecto mais "premium" devido ao aumento significativo na qualidade dos materiais e acabamentos, continua a ser um capacete básico, rudimentar e em alguns aspectos pouco funcional.
Os cerca de 500 euros a que aparece à venda é totalmente absurdo.
E mesmo com 40% de desconto pode-se dizer que do ponto de vista racional é demasiado.

Então... e quem compra esta bosta?
É aquele tipo de produto que ou se adora ou se odeia.
E portanto quem quer algo com uma abordagem diferente acaba por perdoar alguns desse aspectos menos positivos.

« Última modificação: Abril 25, 2019, 01:02:41, 01:02 por dfelix »

Abril 25, 2019, 10:21:08, 10:21
Responder #1

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Gosto, tem um aspecto brutal e, apesar de todas as condicionantes que mencionas, eu comprava um... não fosse o preço.

Convenhamos, não são 200€... por 200, esquecia algum defeito que pudesse ter. Por 500... já não, nem pensar. Por 2 motivos:
1- não tenho 500€ para gastar num capacete.
2- se os tivesse, por 500€ compram-se capacetes muito superiores. Não têm o mesmo aspecto, mas a paixão não se pode sobrepor á razão quando este tipo de valores/qualidade está em causa.

É como dizes, é só mesmo para quem gosta e pode ( diz lá, sinceramente, se não tivesses os 40% da campanha... compravas? ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 25, 2019, 10:43:22, 10:43
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostei da análise.
Isto no global mais parece resultar num daqueles chavões muito utilizados para dar uma de minimamente correcto quanto a um produto "cumpre, sem deslumbrar em nada". :)

Aliás, fiquei com a sensação que mesmo com os 40%, foi mais do que pensada e reflectida a sua compra, só surtindo efeito essencialmente, para lá de mais um ou outro pormenor, por via de um design distinto e que apela a um gosto capaz de fazer largar perto de 300€.

Entendo a preferência por doble D-ring, mas - e falo por mim - o sistema micrométrico estou muito mais habituado a ele.
A Roof se o colocou neste, para mim ganhou aqui 1 ponto. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 25, 2019, 21:42:34, 21:42
Responder #3

dfelix

• 5004
É como dizes, é só mesmo para quem gosta e pode ( diz lá, sinceramente, se não tivesses os 40% da campanha... compravas? ).

Já o V8 na altura achava demasiado caro. Era alguns 400 euros.
E há uns 10 anos atrás só o comprei porque apareceu com uma promoção muito idêntica na louis.
Com os 40%, este ficou por 300 euros o que até me parece um valor adequado.
Pois é mais ou menos o que custa o LS2 Valiant, que apesar de também ter um aspecto catita e provavelmente até ser mais competente... não deixa de ser chinezice.

Agora lá está... os 500 euros jamais daria por ele.

Aliás, fiquei com a sensação que mesmo com os 40%, foi mais do que pensada e reflectida a sua compra, só surtindo efeito essencialmente, para lá de mais um ou outro pormenor, por via de um design distinto e que apela a um gosto capaz de fazer largar perto de 300€.

Pelo contrário...
Foi mesmo uma compra de impulso. Pois racionalmente, pelo mesmo valor arranja-se produtos melhores e mais versáteis.
A razão porque volto a insistir no boxer, que entretanto passou a boxxer é mesmo por simpatizar imenso pelo look dele há muito tempo.

Era um daqueles items que estava na minha checklist (tal como o vaughn) que habitualmente dou uma vista de olhos quando recebe o spam com as promoções.
Daquelas coisas que gostaria de ter.. mas estão longe de serem essenciais.
E portanto, no momento em que aparecem por um valor que considere mais adequado... siga!

A Roof se o colocou neste, para mim ganhou aqui 1 ponto. :)

O micrométrico é porreiro, sobretudo no que diz respeito a usar com luvas.
O único que tive no passado com este sistema foi um Nolan que usei e abusei... e numa altura já se sentia as molas folgadas e que havia ali areia.
A razão porque sou fiel ao DD é mesmo porque estou muito habituado, aquilo não requer qualquer ajuste e sobretudo.. nunca falha!

Abril 25, 2019, 22:11:48, 22:11
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não é um bocado...vá lá...estranho, este capacete que é bem mais recente, acabar por se revelar mais ruidoso e ter pior circulação de ar?
Se fosse de uma marca diferente e de diferente estilo, ainda poderia entender.
Mas tratando-se da mesma marca e sendo tão idênticos entre si, algo me estará a escapar para esse resultado.. :read.calm:

Terá que ver com alteração na zona da queixeira?

Para mim, pelo menos um desses aspectos dou bastante valor.
Já tive um capacete bastante ruidoso quando em final de 2009 ou 2010 andava numa PCX (altura em que nem pensava em ear plugs) e enquanto não o reformei não descansei...

Portanto, pelo menos quanto a isso e que é incomodativo, tens solução. Andares sempre com uns ear plugs para melhorar o conforto de utilização.

Já agora e como nota final, gosto mais de ver o capacete com a queixeira.
Sem ela é um capacete jet banal.

Com a queixeira tem todo o estilo caça que o torna atraente.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 25, 2019, 23:48:59, 23:48
Responder #5

dfelix

• 5004
Não é um bocado...vá lá...estranho, este capacete que é bem mais recente, acabar por se revelar mais ruidoso e ter pior circulação de ar?

Quanto ao ruído, não sei.
Depois da experiência que tenho passado com o R2 fico a achar que os padrões actuais de insonorização bateram no fundo.
Tal como já fiquei a pensar até que ponto esta tendência dos capacetes já trazerem o espaço para sistemas intercom não terá influência pois implica retirarem enchimento naquela zona junto das orelhas. É a única coisa em comum em ambos os casos.

Quanto à circulação de ar...  o que noto é uma espécie de pequena infiltração e corrente de ar que no anterior não existia.
E é realmente estranho pois todo o sistema de borrachas deste novo modelo aparenta ser mais estanque.
Mas na prática não é bem assim. E o problema parece tal como sugeres estar na queixeira. Pois adicionaram aquelas nas novas entradas. Um dia destes isolo-as com fica cola só para tirar teimas.

Sem ela é um capacete jet banal.

Mas olha que isso é um ponto bastante positivo...
Sobretudo quando an generalidade dos flip-up, ao subir a queixeira esta parece fazer de "aileron matias" em cima da testa.

Abril 26, 2019, 10:28:11, 10:28
Responder #6

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Essa nova ventilação não será para os dias de inverno para permitir um melhor/rápido desembaciamento?

Quanto aos fechos novos para levantar a queixeira não se referem às novas exigências legais. O modelo anterior tem 4 estrelas nos teste da Sharp: https://sharp.dft.gov.uk/helmets/?manufacturer=Roof&model=Boxer&type=1

Gosto do estilo e especialmente da viseira (é enorme).
Boa partilha.

Abril 26, 2019, 12:25:13, 12:25
Responder #7

xiripiti

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 362
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: AT DCT 2019
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
Confesso que como "leigo" que ainda sou nestas "vidas", das 2 rodas, não conhecia este capacete mas o seu "estilo" convenceu-me, BRUTAL  :nice: :nice: :nice:

Por acaso o capacete vai ser um dos proximos investimentos, contudo realmente depois vem a questão do valor / qualidade e pelo que aqui partilham este está longe de ser uma compra racional mas como estilo... curto muito mesmo  :feliz: :feliz: :feliz:

Abril 26, 2019, 13:45:51, 13:45
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Quando se gosta...gosta.  :)

Percebo perfeitamente a escolha de algo que é menos bom numa série de coisas....mas preenche por inteiro numa delas.

O look de um produto p.ex, no que concerne ao peso para a sua aquisição, é maior do que vários pontos a pender para a racionalidade.  :)

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 15:02:30, 15:02
Responder #9

dfelix

• 5004
Tinha começado a escrever esta resposta ontem...mas por alguma razão ficou aqui a pastar no telemóvel e não submeti...

Essa nova ventilação não será para os dias de inverno para permitir um melhor/rápido desembaciamento?

Em regra geral ando de integral.

O boxer foi sempre aquela opção ocasional em que a vontade seria sair de casa com um jet... mas com a vantagem de que a qualquer momento tenho disponível só a viseira. E se me apetecer dar gatilho tenho sempre aquele conforto psicológico ao puxar a queixeira prá frente e ter um nível de protecção mais próximo dum integral.

Naturalmente já levei boas chuvadas com antigo e nestes últimos dias com o novo.

E o embaciamento até me parece pouco relevante, pois a circulação do ar existe. Aliás, neste novo até é demais!

Mas... ainda hoje de manhã vinha atento a isto pelo caminho e parece-me que a coisa está melhor.

Fiz boa parte do percurso a tentar perceber se me estou a habituar ás "correntes de ar" no queixo. Mas não as senti. 

Portanto, até posso ter tirado conclusões precipitadas pelo facto do capacete estar ainda muito novo e as enormes borrachas provavelmente não terem "acamado" com a viseira.

De qualquer forma estas novas entradas parece-me uma coisa decidida depois de se terem encharcado em vinho e queijo.

Repara só:

São 3 aberturas de cada lado... e portanto 6 no total!

Só as de cima são canalizadas para a viseira. As outras para arejar o mau hálito.

É porreiro haver maior possibilidade de escolha, mas não sei ao certo até que ponto isto não é exagerado ao ponto de ser menos funcional.

Quanto aos fechos novos para levantar a queixeira não se referem às novas exigências legais. O modelo anterior tem 4 estrelas nos teste da Sharp:

Não sei até que ponto o sistema anterior seria "ilegal" pois aquilo tranca bem.

O "problema" é mesmo o aspecto rudimentar causar estranheza ou mesmo levar muita gente a não o querer.

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Abril 27, 2019, 15:45:53, 15:45
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não sei se (também) será isso a que te referes ao colocares as setas na imagem, mas é pela existência de um desvio e falta de simetria no encaixe (mais aberto de um lado e quase fechado no outro)?

Tens passado por compras com unidades que parecem sair assim um bocado 'ao lado' do que é suposto.

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 17:18:58, 17:18
Responder #11

dfelix

• 5004
Não sei se (também) será isso a que te referes ao colocares as setas na imagem, mas é pela existência de um desvio e falta de simetria no encaixe (mais aberto de um lado e quase fechado no outro)?

A ideia das setas foi mostrar que tem 3 aberturas diferentes de cada lado.
O que dá um total de 6 na queixeira.
E isto parece-me exagerado.

E não há desvio evidente.

As de cima são "pestanas" que sobem e descem.
E tendo em conta que podem por exemplo ficar a meia abertura... não percebo sequer a necessidade de haver duas.
Bastava apenas uma grande como no modelo anterior.

A de baixo é uma espécie de guilhotina que sobe e desce através daquele botãozinho.
No anterior existam duas saídas abertas que apesar de não ter qualquer regulação, não incomodavam.

Já agora... um pormenor engraçado.
Não sei se a Shark e outras marcas francesas também o fazem, mas veio acompanhado com os autocolantes hi-viz que são obrigatórios naquele território:

Abril 27, 2019, 17:33:25, 17:33
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A resposta é...sim. :)

"Roof and Shark – the stickers came with the helmets in the box but not fitted."

http://motorcycleminds.org/2017/07/26/french-reflective-travels/

Dalai Lama