Autor Tópico: Revisão CB125F  (Lida 6610 vezes)

Abril 26, 2019, 17:26:28, 17:26
Lida 6610 vezes

tiagofo20

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 445
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Daqui por um mês a mota deve estar a pedir a revisão dos 12mil. Estou tentado a fazê-la eu mesmo, quer pela poupança quer pela aprendizagem. Se é para aprender a mexer na mota e a cometer alguns erros que seja com uma mota de mecânica simples e não muito cara.

Estive a ver o manual e o que exige mais trabalho e mais técnica é a troca do filtro do óleo. Há vários videos que explicam o que fazer, todos feitos no modelo anterior (CBF125), presumo que as diferenças não sejam muitas.

A quem já fez esse trabalho, é algo relativamente simples ou a probabilidade de dar asneira é grande e vale muito mais a pena fazer na oficina?

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Abril 26, 2019, 17:47:54, 17:47
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fui à tua apresentação no fórum para recordar e verifiquei que a tua CB125F é de 2018.

Tendo em conta que uma revisão desse modelo não será nada por aí além em termos de custo, será que vale a pena arranjar "problemas" com a garantia oficial da marca?

Nunca se sabe se daqui por uns meses não necessitas por uma coisa qualquer ..

O meu conselho: Depois dos 2 anos farás tu próprio. Até lá, talvez seja um pouco prematuro...  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 26, 2019, 19:05:43, 19:05
Responder #2

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Se a mota está na garantia não é boa ideia perdê-la só para poupar uns cobres.
Se surgirem problemas a marca tira o rabinho de fora
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 26, 2019, 19:22:21, 19:22
Responder #3

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Os custos são baixos...bastante baixos.

Dei-me ao trabalho de ir procurar pela net por revisões feitas ao modelo CBF125 ou CB125F (já que os custos serão em tudo idênticos) e dei com isto:

Não vejo necessidade de colocar link de outro fórum, mas sempre posso dizer que trata-se de um específico do modelo.

Os valores pagos, como se vê, são bastante baixos. E mesmo em 2019 não acredito em diferenças substanciais.
Andar com uma moto destas (ou mesmo uma YBR, já que duvido que seja muito difer€nte), estará entre o mais económico que se pode conseguir num motociclo com motor de combustão.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 10:00:34, 10:00
Responder #4

tiagofo20

• **

• 445
Obrigado a ambos, em especial ao Sapiens pelo trabalho de ir procurar os preços das revisões. De facto vocês levantam um ponto importante, o da garantia. É algo que também já pensei, porém, os valores das minhas revisões nunca serão esses que estão mencionados acima. No mínimo dos mínimos vou sempre levar com uma fatura de 45€, 10€ pelo óleo e 35€ por 1h mão de obra, sendo que a revisão dos 12 mil deve levar 1,5h de mão de obra.

Na revisão dos 8 mil paguei 68€ e o único extra que pedi foi uma troca de pinhão de ataque (~5€).

Honestamente acho puxado esses 35€. Posso sempre dar um salto à Trofa ver os preços que la praticam.

Abril 27, 2019, 10:14:17, 10:14
Responder #5

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Mesmo que sejam os tais 45€ euros que referes (ou mesmo 50€ para arredondar um "valor mental"), não me parece que seja nada por aí além que possa fazer esquecer a existência de garantia por...+ 1 ano? Mais ainda que 1 ano?

Podes não ter problema algum, é verdade.
Mas imaginemos que tinhas um problema eléctrico qualquer e o quadrante deixava de funcionar correctamente.

A substituição de um ou mais componentes, em condições normais dentro dos 2 anos a contar da compra, estava coberto pela garantia.
Mas havendo indicação que não foi feita manutenção em representante oficial (e fica tudo registado informaticamente no presente), o mais certo seria não poderes accioná-la.  :-\

Pensa nisso.  :nice:

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 11:24:41, 11:24
Responder #6

Moto2cool

• 4386
Claro que para quem sabe, fazer a revisão em casa fica mais barato, porque o custo de mão de obra é pesado.

Mas imagina que tens um problema na mota, a marca mete-se logo de fora e se quiseres acionar a garantia vais ter que provar que nada foi feito que criasse esse problema e mesmo assim seria duvidoso que ganhasses.
Se fizeres as manutenções na marca é a eles que cabe provar que a culpa é tua.

Uma diferença de algumas dezenas de euros que podem levar a perder reparações de podem custar muito mais que isso deve ser bem ponderada.

Mas no final a decisão é sempre do proprietário da mota. ;)

Abril 27, 2019, 11:33:21, 11:33
Responder #7

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
No manual e/ou no livro de revisões da tua CB125F deve estar algo assim do género.

Não deve diferir muito disto:

"....um serviço de assistência adequado (realizado com peças genuínas da Honda) e um registo de assistência completo e adequadamente carimbado é a sua certeza de protecção máxima ao abrigo da garantia.

Saltar fora disto, tendo a moto se calhar nem 1 ano, para poupar ali alguns euros, parece-me pouco aconselhável.

Mas claro, a opção é sempre tua.

Chegaste a fazer contas assim por alto em quanto te ficaria o material? Metade...?  :)

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 12:33:18, 12:33
Responder #8

tiagofo20

• **

• 445
Obrigado, vou ter as vossas opiniões em consideração, foi para isso que abri o tópico.

Ainda assim, não posso deixar de pensar, esses 2 anos de garantia é uma coisa à qual nos habituamos e não queremos abdicar dela, mas na prática será que há assim tanta probabilidade de avarias sérias de fábrica entre os 12 meses e os 24 meses? Nos primeiros 6 meses até admito que sim, basta vir fios mal conectados ou apanhar as primeiras chuvas, mas passado esses desafios... Não sei.

Como disse, esses 2 anos não é nenhum estudo científico nem nada disso, é apenas a Lei. Por +175€ até posso estender a garantia por +2 anos, mas penso que pouca gente exerce essa opção, porquê? Visto bem as coisa são só mais 7,30€/mês para ganhar +2 anos de garantia.

Falando em euros, e pressupondo que até aos 2 anos ainda faço as revisões dos 12k, 16k, 20k e 24k, estamos a falar de uma poupança na ordem dos 175€, a jogar por baixo, porque depois além da mão de obra ainda leva aquelas extras que nem peço, tipo spray na corrente.

Abril 27, 2019, 12:35:08, 12:35
Responder #9

tiagofo20

• **

• 445
Em relação a problemas que posso vir a ter e que estariam cobertos pela garantia, não faço ideia se haverá problemas que podem custar centenas de euros.

Abril 27, 2019, 12:59:44, 12:59
Responder #10

EML

• **

• 339

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Olha que há pequenas peças carotas e uma pequena poupança não justifica perder a garantia!
Por exemplo o sistema de escape, eletrónica... :pensador:
Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)

Abril 27, 2019, 14:42:07, 14:42
Responder #11

tiagofo20

• **

• 445
Estes últimos dias estava com ideias de abdicar da garantia a faltar um ano... Ainda me vão convencer a prolongar até 4 anos

Abril 27, 2019, 14:56:06, 14:56
Responder #12

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Companheiro #Tiagofo20, naturalmente que esperamos que nunca aconteça algo e pode perfeitamente passar até muito mais anos que o tempo de garantia, sem que nada ocorra.

Estamos apenas a indicar que pode não acontecer assim, poupando-se muito pouco em fazer em casa face ao que pode vir a ser necessário.

Imagina que por um qualquer azar, acontece um problema nas engrenagens da embraiagem e aquilo fica tudo moído e precisa de ser substituído.
Accionando a garantia são zero euros para ti. Mas sem o poderes fazer por via de não cumprimento da manutenção em representante oficial, são umas centenas de €€'s.

Depois da garantia, isso aí entendo.  :nice:

Dalai Lama

Abril 27, 2019, 15:07:47, 15:07
Responder #13

Moto2cool

• 4386
Tudo tem a sua racionalidade, como foi aqui dito, e muito bem, com o tempo a probabilidade e existência um defeito de fabrico/montagem vai-se reduzindo.
Na experiência dos reguladores do mercado o ideal são 2 anos. Mais do que isso já começa a ser duvidosa a relação entre o sobrecusto de revisão na marca e a vantagem da cobertura da garantia.
Não tenho referências estatísticas, mas eu cumpro sempre  os 2 anos, depois vou onde quero

Maio 02, 2019, 20:38:45, 20:38
Responder #14

tiagofo20

• **

• 445

Um pouco relacionado com assunto, acabo de tropeçar neste vídeo em que o utilizador comenta que ao fim de 1 ano foi fazer a revisão dos 12 mil e deixou ficar 112€. Aparentemente ficou por mudar as velas, o que teria encarecido um pouco o valor final.

Eu já paguei até aos 8 mil km 22+67+68. Ainda ando indeciso

Junho 08, 2019, 11:37:18, 11:37
Responder #15

tiagofo20

• **

• 445
Cá estou eu com a revisão dos 12k feita, com um sabor agridoce.

Descontente com o que me estavam a cobrar em Braga, desta vez fiz mais uns Km e fui à Trofa.

Pontos positivos:

- Tinha marcação para as 9:30, cheguei a horas, nem 5 minutos tive de esperar até pegarem na mota;

- Em 45 MINUTOS (nota importante) estava a montar na mota para vir embora.

- Paguei 46€.

Pontos negativos:

- Serviço prestado: troca do óleo e limpeza do filtro do ar. Isso também eu fazia.

- Cobraram 1 hora de MO. O serviço não demorou mais de 30 minutos! Parecendo que não são mais ~15€.

Junho 08, 2019, 11:43:48, 11:43
Responder #16

tiagofo20

• **

• 445
Esta revisão vai um pouco ao encontro daquilo que eu já achava, mais vale aprender a fazer a manutenção da mota em casa.

Senão vejamos, trocaram o oleo e limparam o filtro do ar. Aquilo que não fizeram foi limpar o filtro do óleo (implica abrir a tampa do motor) e limpar o respirador do carter, que implica remover uma das proteções laterais e dá um pouco mais trabalho.

Ou seja, o concessionário da marca fez uma revisão ao nível da garagem do tio Manel e a garantia obriga-me ainda assim a fazer as revisões na marca.

Junho 10, 2019, 21:41:01, 21:41
Responder #17

Quico

• Visitante
Meu caro, na minha opinião vale para não perder a garantia.
Depois de passar a garantia eu próprio tratarei da minha, e acho que será o mais sensato para todos os que se "ajeitarem".