Autor Tópico: Drones ao serviço da policia no transito?  (Lida 2737 vezes)

Maio 23, 2019, 08:05:39, 08:05
Lida 2737 vezes

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Pois é, acho que os radares camuflados estão em fim de vida. Além de darem má fama ás forças da autoridade e ao Governo, são muito menos divertidos.

Em França já são usados, para detectar condutores "perigosos" :

Imaginem-se numa qualquer estrada da planicie alentejana, numa daquelas rectas sem fim que tem um traço continuo sem a minima logica. Não há transito nos 3 kilometros que a vista alcança, á frente ou atrás, a estrada é toda vossa. Resolvem então esticar um bocado a máquina, uma descargazita de adrenalina.

Seguida á recta, como todos sabemos, vem sempre uma curva. E é a seguir á curva que são mandados encostar por um agente da GNR/PSP que, depois de verificar os documentos, vos diz que pisaram o traço continuo a 190Km/h, chamando de volta o seu pássaro espião e mostrando-vos as filmagens.

Que giro, não é?

Na minha opinião, tudo o que possa ser utilizado para conter excessos, é bom. Nas estradas francesas, por exemplo, usam os drones para verificar o transito em zonas com muito tráfego congestionado e acessos ás localidades. Infelizmente, e conhecendo a mentalidade dos nossos governantes, acho que já sei o que aí vem...

Isto, claro, além da violação descarada da privacidade do cidadão comum, que passa a ter dezenas de aviões minusculos a vasculhar  e a gravar todos os seus passos.

E vocês, o que acham disto?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 23, 2019, 10:05:52, 10:05
Responder #1

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1629

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
Isto, claro, além da violação descarada da privacidade do cidadão comum, que passa a ter dezenas de aviões minusculos a vasculhar  e a gravar todos os seus passos.
...

Já tens isso. Não é sob a forma de aviões minúsculos mas sob a forma de um telemóvel.

Maio 23, 2019, 19:21:22, 19:21
Responder #2

Nuno YB

• 1209
...
...

Já tens isso. Não é sob a forma de aviões minúsculos mas sob a forma de um telemóvel.

Correcto. Mas telemovel só usa quem quer. Posso muito bem não usar, como já tem acontecido.

No caso dos drones, sejam civis ou militares... ou os deitas abaixo a tiro, ou eles vão ver tudo o que fazes ( de bem e de mal ) no teu quintal, quando conduzes, quando andas na rua, etc.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 24, 2019, 06:52:27, 06:52
Responder #3

Scooterado

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
...Já não deve faltar muito para carros e motos terem de usar GPS obrigatoriamente e este estar programado para gravar sempre os percursos e de maneira + ou - aleatória as autoridades terem forma de analisar um percurso e se houver infrações lá vai Barão  :policia:
Seria do género: Mandar parar o veículo, ligar portátil da polícia/GNR ao dito cujo sistema GPS e um programinha certificado analisaria o percurso atual desse veiculo e a  má notícia viria logo a seguir ( ou não ) :pensador:....... Ou então ainda + giro, todos os veículos terem um identificador e lá de cima via satélite estarem a ser controlados ( tirar algumas rifas do pote de cada vez ) e a pastilha iria aparecer em casa como que por encanto.
 O que me espanta, é que se continue a permitir que os carros/motos saiam das fábricas a poder dar muito + do que as velocidades máximas permitidas por quase todas as leis por exº o Roadster 2 da Tesla diz-se que atingirá na boa os 400km/h :???:.
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB =»  37

Maio 24, 2019, 09:12:04, 09:12
Responder #4

Nuno YB

• 1209
Aqui há uns tempos, quando instalaram os radares fixos em Lisboa, diziam que os radares captavam o veiculo no ponto X e de novo no ponto Y. Se o calculo da velocidade média fosse acima do limite, isso queria dizer que houve excesso de velocidade durante o trajecto e daria lugar a uma multa.

Isto, que eu saiba, não se verificou. No entanto, com a introdução do GPS nos veiculos, isso poderá ser feito em qualquer parte do país, sem recorrer a radares. Basta, como dizes, ligar uma ficha ( ou até mesmo por wireless ) do veiculo ao PC da GNR/PSP, para ficarem a saber se houve ou não excesso de velocidade, inclusive saber onde houve esse excesso.

Eu estou como tu. Se existem limites ( sendo o máximo em Portugal de 120Km/h ), porque é que os carros vendidos no mercado nacional conseguem dar o dobro, ou mais? Isto aplica-se a qualquer veiculo, não só aos carros.

A Volvo, por exemplo, vai introduzir sistemas que não permitem esses excessos. Vou comprar um Volvo? Não, só se me obrigarem... e mesmo assim... não sei...

Maio 24, 2019, 10:42:19, 10:42
Responder #5

Buda

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 49

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Ainda a pouco tempo vi por aqui partilhado uma outra novidade no que diz respeito ás segurança rodoviária, não sei se essa novidade era também proveniente de França se aqui dos nuestros hermanos...

Uma alternativa ou um complemento aos rails, que basicamente consiste numas faixa de rolos instalados, não se se espojosos senão debaixo dos rails, que impede que o motociclista passe por baixo dos rails e sofra graves ferimentos.

Ora é triste ter quase a certeza, mesmo sem saber qual o investimento necessário tanto para colocar ai drones ao serviço das autoridades do pais inteiro como para instalar este sistema de segurança passiva pelas nacionais, ICs e AE deste país, ter praticamente a certeza de que esta novidade dos drones há de cá chegar em menos de nada ( pk dá dinheiro) o outro ...bem o outro nunca o havemos de ver instalado porque não dá dinheiro (só custa)... vemos uns por ai pneus cortados em algumas curvas e foi porque cidadãos/motociclistas preocupados lá os colocaram... Só servimos para pagar...

Novidades lá de fora só cá chegam as que dão para sacar mais uns valentes €€€ ao contribuinte...

Maio 24, 2019, 11:56:27, 11:56
Responder #6

dfelix

• 4988
Tinha respondido a isto ontem, entretanto apercebi-me que postei no tópico errado.
Portanto, copy/paste para o local correcto:

A utilização de drones para este fim cá em Portugal terá de envolver concordância entre muitas entidades que não gostam de ver outras pisar no seu quintal.
Mesmo assumindo que CNPD, ANAC, ANN e mais umas quantas outras criem um regulamento específico para isto... não será algo que possam chegar a qualquer lado e começar a disparar.
Pois vão ter que cumprir regras, ficar limitados a zonas onde o espaço areo permita e terem que pedir autorizações com antecedência de forma a que seja emitidas notificações à aviação civil.

E nem contando com a necessidade de contratarem ou formar gente para o fazer, toda a trabalhar que vai dará poderá não justificar o lucro que possa dar.

Maio 24, 2019, 14:59:51, 14:59
Responder #7

Nuno YB

• 1209
Ainda a pouco tempo vi por aqui partilhado uma outra novidade no que diz respeito ás segurança rodoviária, não sei se essa novidade era também proveniente de França se aqui dos nuestros hermanos...

Uma alternativa ou um complemento aos rails, que basicamente consiste numas faixa de rolos instalados, não se se espojosos senão debaixo dos rails, que impede que o motociclista passe por baixo dos rails e sofra graves ferimentos.

Ora é triste ter quase a certeza, mesmo sem saber qual o investimento necessário tanto para colocar ai drones ao serviço das autoridades do pais inteiro como para instalar este sistema de segurança passiva pelas nacionais, ICs e AE deste país, ter praticamente a certeza de que esta novidade dos drones há de cá chegar em menos de nada ( pk dá dinheiro) o outro ...bem o outro nunca o havemos de ver instalado porque não dá dinheiro (só custa)... vemos uns por ai pneus cortados em algumas curvas e foi porque cidadãos/motociclistas preocupados lá os colocaram... Só servimos para pagar...

Novidades lá de fora só cá chegam as que dão para sacar mais uns valentes €€€ ao contribuinte...

Era uma reportagem francesa sobre um troço de estrada em Espanha, que contava com esse tipo de proteção ( uma barreira de rolos feitos de pneus reciclados que, além de amortecerem o impacto, são também rotativos, permitindo assim que em caso de acidente o motociclista não sofra um impacto directo numa superfície imóvel ). Os rolos não são fixos, por assim dizer. Estão livres para rodar, de modo a que um motociclista que "resvale" por eles, seja como que transportado por um tapete rolante vertical, em vez de sofrer o tal impacto directo num muro de borracha.

@dfelix , essa concordância, desde que envolva lucro para todas essas entidades, é fácil de alcançar.

Agosto 28, 2019, 10:24:34, 10:24
Responder #8

Nuno YB

• 1209
A juntar aos drones em França, temos agora camaras de reconhecimento de imagens, ligadas directamente á congénere espanhola da nossa IMT.

https://www.lasprovincias.es/motor/camaras-trafico-detectan-itv-20180819184823-nt.html?fbclid=IwAR3SjDdSf_GCHAVub5AD1KJ6bCXu30mxhrhSvRb0An0EWE6aMHpBjR_OPps#vca=modulos&vso=lasprovincias&vmc=lo-mas-leido&vli=motor

Estas camaras lêm as matriculas dos veiculos que circulam nas estradas espanholas e cruzam automaticamente os dados com as autoridades, de modo a alertar as mesmas se falhaste a inspeção ao veiculo.

Isto é tudo muito giro, mas esta nova forma de deteção e fiscalização implica, no meu ver, uma ainda menor presença policial nas estradas. Será bom? A mim, não me parece...

Agosto 28, 2019, 10:33:42, 10:33
Responder #9

JViegas

• 4723

Masculino
Em vez que se apostar numa maior presença policial na rua/via, é após a infração que se "procura" o infrator. Se a questão é mais simples no caso de um excesso de velocidade o pior será no caso de ser provocado um acidente por comportamento anormal na estrada.

Estes sistemas, na minha opinião, farão sentido como um complemento no apoio às forças policiais que devem andar na rua, fazendo sentir a sua presença em áreas passiveis de acidentes ou comportamentos mais excessivos por parte dos utilizadores da via.

Atenção que acredito numa força policial vigilante e não repressiva.

Agosto 28, 2019, 11:51:02, 11:51
Responder #10

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Outubro 04, 2020, 17:24:33, 17:24
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
 :)

Depois do serviço de fotos “roadside” no stelvio.... os espanhóis decidiram inovar e já tem o mesmo serviço com drone e até helicóptero.

Acho que para breve teremos o serviço via satélite  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 04, 2020, 22:53:46, 22:53
Responder #12

rookie

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 143

Masculino
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
os

Acho que para breve teremos o serviço via satélite  :D

existe um tipo de veiculo que já está a ser equipado com leitura via satélite de dados, não tenho a certeza se vai ser em tempo real ou não... mas todos os veículos que saem do stand com tacógrafo dos novos já vêm com essa ferramenta instalada obrigatório a nível europeu...

Outubro 05, 2020, 00:23:55, 00:23
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Desculpem la que a imagem não foi inserida correctamente.

A placa que avistei foi está

Sei de fonte segura que em breve o MAI vai meter na estação espacial um agente da GNR equipado com um multanova 6f  :D.

Be afraid    :D :D :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 05, 2020, 02:16:19, 02:16
Responder #14

pjmartinho

• 1629

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Desculpem la que a imagem não foi inserida correctamente.

A placa que avistei foi está

Sei de fonte segura que em breve o MAI vai meter na estação espacial um agente da GNR equipado com um multanova 6f  :D.

Be afraid    :D :D :D

Deixa ver se entendi bem.

Nesse troço, em 5 anos houve 9 vitimas, ou seja, menos de 2 vitimas por ano. Para chegar a 0, gastam-se uns milhões em helicopteros e drones para controlar a velocidade  :nice: :nice: :nice: