Autor Tópico: Os "falsos neutros"...  (Lida 4784 vezes)

Maio 25, 2019, 17:39:54, 17:39
Lida 4784 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os "falsos neutros"...

Provavelmente não faltarão aqui membros do fórum (que tenham andado numa moto de mudanças convencionais) a quem não tenha acontecido, pelo menos uma vez vez, aquilo a que o título do tópico se refere...os "falsos neutros".

Imagino que haverá quem lhe chame por outro nome associado a um 'ponto morto', mas não é assim tão incomum acontecerem por vezes esses tais falsos neutros, especialmente na troca de relação entre uma 1a e uma 2a, onde a vontade não é a de que de facto a moto fique em "N"...

Mas, ainda que em menor número de casos do que a ocorrência entre estas duas relações de caixa, convém dizer que pode acontecer igualmente p.ex. na troca entre uma 4a e uma 5a, ou entre uma 5a e uma 6a relação.

No fundo, o tal falso neutro (sem que a vontade do condutor seja de facto essa) explica-se de forma sintética como uma troca de ralação incompleta.

Se quiserem saber exactamente o que se passa para que isto ocorra, vejam este pequeno vídeo de 3 minutos e que explica do ponto de vista mecânico aquilo que acontece nas engrenagens.

Pelo menos ficam a saber o porquê de numa dessas situações sentirem de imediato o motor solto e por vezes até com um som bem audivel e desagradável. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 25, 2019, 18:07:12, 18:07
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Quando vi este vídeo fui depressa confirmar que o Ari Henning tinha voltado.
Infelizmente não :(
Tinha uma capacidade de comunicação notável
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 27, 2019, 00:20:35, 00:20
Responder #2

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
É algo que ainda me vai acontecendo na TRK, sempre de quinta para sexta.

Como já sei o que a casa gasta, acabei por me habituar ou a fazer a passagem sem embraiagem ou a ficar a puxar para cima o seletor até depois de largar a embraiagem. Ambas resultam na perfeição.

Opto por uma das duas abordagens dependendo do estilo de condução que estiver a fazer no momento, e assim ao menos tenho sossego. É horrível a incerteza de quando se vai ter o falso neutro!

No meu caso sei que não é normal, porque acontece com demasiada frequência para ser um acaso.
Ou será do óleo errado (10w50 em vez do 10w40) ou da embraiagem, mas estou a deixá-la fazer mais uns km até às próxima revisão e aí com a troca do óleo para o correto pode ser que resolva.

Vamos indo e vamos vendo.

Maio 27, 2019, 00:46:31, 00:46
Responder #3

dfelix

• 5004
No meu caso sei que não é normal, porque acontece com demasiada frequência para ser um acaso.

Entre 5ª e 6ª é o mais comum.
E as caixas onde é mais propício acontecer costumam ser as cujos pedais apresentam maior folga ou maior amplitude no movimento.

Todo o procedimento que descreves é o mais correcto.
O "retirar a folga" do pedal até sentir que está firme antes de efectuar a passagem reduz ainda mais a probabilidade de acontecer.

E outro factor que influencia é a afinação da posição do selector.
Se a alavancar estiver demasiado subida pode, no caso de se estar a usar calçado mais fino, implicar o pé ter que subir mais e ser um movimento "menos natural".

Maio 27, 2019, 00:55:51, 00:55
Responder #4

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto

O "retirar a folga" do pedal até sentir que está firme antes de efectuar a passagem reduz ainda mais a probabilidade de acontecer.

E outro factor que influencia é a afinação da posição do selector.
Se a alavancar estiver demasiado subida pode, no caso de se estar a usar calçado mais fino, implicar o pé ter que subir mais e ser um movimento "menos natural".

Quanto a "retirar a folga", também é minha prática corrente em quase todas as passagens quando uso a embraiagem. Habituei-me a isso precisamente por causa dos falsos neutros. Fiz uma pesquisa e foi a primeira dica que vi.

Quanto às afinação, acredito que não será o meu caso.
Só conduzo com dois pares de botas, ambas com biqueira muito semelhante.

Além disso acontece frequentemente ao fazer a passagem de quinta para sexta (pré tensão no seletor, embraiagem, engrenar sexta mantendo o seletor puxado acima, largar embraiagem, largar seletor), no momento em que largo a embraiagem sinto o seletor a fazer o resto do curso. Ou seja, fez uns 80% do curso normalmente, mas os restantes 20% apenas aconteceram assim que larguei a embraiagem. Caso não tivesse a manter o seletor em cima, estes casos seriam com bastante certeza casos de falsos neutros.

Visto que as passagens sem embraiagem são perfeitas, acho que posso excluir possíveis problemas da caixa em si.
Como tal, acredito que o problema estará algures entre o óleo, embraiagem e seletor.

Maio 27, 2019, 08:02:52, 08:02
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...pior seria o desengatar da mudança em andamento e que, por estranho que possa parecer (mesmo que de forma rara), é algo que parece acontecer.

Se bem que essa história de há uns anos não sei até que ponto não estaria também relacionada com uma corrente bem larga...associada a passagem por lombas.
Como os meus conhecidos de mecânica são bastantes escassos, apenas fixei a história nestes termos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 27, 2019, 08:46:50, 08:46
Responder #6

António Teles

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Apesar de gostar mas percebendo pouco de mecânica segue o meu contributo.
Quanto a falsos neutros ao que parece não evidência nenhum problema mecânico, quanto a esta saltar depois de engrenada já é uma deficiência.
Na minha barulhenta, a 2ª só se aguenta em andamento muito calmo, se faço uma passagem de caixa e acelero rápido esta  salta, a transmissão é por veio. Mesmo devagar em 2ª se passo por irregularidade ou retiro acelerador o resultado é o mesmo ponto morto, não me acontece em qualquer outra mudança ou situação.

A ver se paro quieto?! 🏍

Maio 27, 2019, 12:41:30, 12:41
Responder #7

dfelix

• 5004
Só conduzo com dois pares de botas, ambas com biqueira muito semelhante.

Podes sempre tentar baixar o selector ligeiramente.
Ou seja, uns milímetros.

Ou seja, fez uns 80% do curso normalmente, mas os restantes 20% apenas aconteceram assim que larguei a embraiagem.

Sim, e se for em subida de rotação quase parece que a caixa "chupa" o selector para cima.
E o momento em que se dá o movimento do punho é fundamental.

Como tal, acredito que o problema estará algures entre o óleo, embraiagem e seletor.

Diria que é um problema de feitio..

E como o sapiens referiu atrás, uma corrente folgada pode influenciar o conjunto.
Embora isto seja algo que varia muito de moto para moto.