Autor Tópico: Retirada de FAP (Filtro de Particulas) Alerta da Associação ZERO  (Lida 3385 vezes)

Junho 05, 2019, 10:47:25, 10:47
Lida 3385 vezes

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Surgiu há meia dúzia de dias mais uma noticia sobre um alerta da Associação Ambientalista ZERO sobre a retirada do filtro de partículas em veículos a diesel em detrimento da sua substituição, pela razão que a sua substituição acarreta encargos altíssimos para o proprietário da viatura.

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/interior/zero-alerta-para-retirada-ilegal-do-filtro-de-particulas-nos-carros-a-gasoleo-10970773.html

Deu há dias uma reportagem no canal da SIC, onde abordaram este assunto.

https://sicnoticias.pt/programas/investigacao-sic/2019-06-03-Oficinas-retiram-filtro-de-particulas-de-carros-sem-que-centros-de-inspecao-detetem

Deixo o link e o assunto para debate com a seguinte questão, atendendo ao que segue aqui:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6224.0

É este um problema de saúde pública?

Junho 05, 2019, 11:51:57, 11:51
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Pode ser que entretanto alguém se lembre de legislar ou tabelar determinados preços…

Como alguém disse na tal noticia (SIC), algo como… "as pessoas estão-se a borrifar para o meio ambiente, o que interessa é o custo de utilização do seu próprio veiculo"
3000€ uma reparação de um filtro de partículas se não é descabido e falta de vergonha não sei o que é...

O custo das peças deveria ser tabelado e obrigatoriamente ocupar o máximo de uma percentagem de acordo e em comparação com o valor do próprio veiculo (no todo) com a sua desvalorização até pelo menos 7anos de uso… no mínimo isso!

Se querem combater o crescente numero de pessoas que retiram os filtros de partículas, é tornar a substituição de filtro a um preço correcto! (e tabelado)

O meu "veiculo ligeiro" felizmente não tem filtro de partículas (felizmente por saber que não tenho essas dor€s de cabeça) mas quanto à válvula EGR, já também um mecânico sugeriu "anulá-la" e eu disse que não concordo (e obviamente que não permiti que fosse anulada) mesmo que ele tenha insistido que no meu caso, a EGR não está lá nada a fazer e que ela só lá esta para cumprir a legislação à época de homologação do carro… mas 150/170€ não se compara com esses 1500€/3000€, aí é mesmo muito dinheiro - só um parvo gastaria tanto dinheiro sabendo que dali a 10.000km ou menos estaria de novo a ter esse custo... (sem alterar o tipo de condução habitual)

Se querem ser amigos do ambiente, também todos deveriam se preocupar em manter mais anos os seus próprios veículos para minimizar a utilização de matérias primas - menos ferros, plásticos, borrachas, vidros produzidos…
A industria deveria ser obrigada a fazer veículos com melhor qualidade tal como acontecia até pelo menos 2003/2004... a partir daí são raros os carros que são fabricados para durar uma vida…
E quando falo de qualidade dos veículos, também falo de qualidade das peças de desgaste!
Hoje é tudo porcaria que dura metade do que a porcaria de antigamente durava...

« Última modificação: Junho 05, 2019, 11:57:04, 11:57 por 2low »

Junho 05, 2019, 13:27:54, 13:27
Responder #2

mneves

• 3092

Masculino
Para começar o " ze povinho" tem de meter uma coisa na cabeça, carro a diesel é  para andar e bem ,acima dos 25000km ao ano ,coisa que 95% de quem os compra nao faz,logo o filtro vai dar problemas pois nao tem tempo nem km para fazer regeneracoes completas,logo tira fora,e eu pergunto o que fazem na inspecção? Corrupcao ,claro,ando eu e outros a manter tudo em condições para aparecerem esses cancros a passar ao lado da linha de inspecção como ja vi.
Ja tive carro a diesel com fap,nao deu problemas em 90000km e 4 anos mas nao compensava,passei para gasolina,gasto menos,ando menos,preciso é  da xmax sempre pronta
membro numero 16

Junho 05, 2019, 15:24:05, 15:24
Responder #3

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Como alguém disse na tal noticia (SIC), algo como… "as pessoas estão-se a borrifar para o meio ambiente, o que interessa é o custo de utilização do seu próprio veiculo"
3000€ uma reparação de um filtro de partículas se não é descabido e falta de vergonha não sei o que é...

Já disse num outro post aqui no forum... ser amiguinho do ambiente tem custos muito elevados para a nossa carteira!

Junho 05, 2019, 17:09:58, 17:09
Responder #4

tiagofo20

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 445
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
A maneira como estão a combater as emissões, a meu ver, não é a mais correta. a colocação de filtros realmente funciona, mas ao mesmo tempo contribui para o aumento de consumo de combustível, o que é um contrasenso.

Tenho carro utilitário de 2002, a gasolina, sem filtro de partículas, que faz consumos médios REAIS de 5,3L/100km. Como é que passados 17 anos continuam a lançar carros que fazem médias bem acima disso? Era preferível os carros virem sem filtros de particulas e fazerem médias abaixo de 3L/100km.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Junho 05, 2019, 22:59:58, 22:59
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A maneira como estão a combater as emissões, a meu ver, não é a mais correta. a colocação de filtros realmente funciona, mas ao mesmo tempo contribui para o aumento de consumo de combustível, o que é um contrasenso.

Tenho carro utilitário de 2002, a gasolina, sem filtro de partículas, que faz consumos médios REAIS de 5,3L/100km. Como é que passados 17 anos continuam a lançar carros que fazem médias bem acima disso? Era preferível os carros virem sem filtros de particulas e fazerem médias abaixo de 3L/100km.

Porque os carros estão maiores e mais gordos.

Quanto ao Fap e uma constatação da realidade. Quem tem diesels pre-ad blue a determinada altura tem de tirar aquilo porque senão fica com um carro que rodas as semanas entra em limp mode e so regenera na marca, com o computador a forçar.

A questão é que tecnicamente obrigou-se ao cumprimento de normas antes de ter sido conseguido o know how técnico para serem alcançadas.

A mesma história dos FAP pode ser feita com as EGR, o que não falta é malta a arranca-las fora
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 06, 2019, 00:07:49, 00:07
Responder #6

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Em muitos carros que por aí andam deviam era de retirar o condutor… esse sim, bem pior que EGR e FAP…

::P: :lolol: :convivio:

Junho 06, 2019, 07:24:24, 07:24
Responder #7

mneves

• 3092

Masculino
Em muitos carros que por aí andam deviam era de retirar o condutor… esse sim, bem pior que EGR e FAP…

::P: ol: :convivio:
Tambem acho....
E ha quem ache graça ao ibiza que manda mais fumo que um petroleiro ,depois vem um 3 cilindros turbo moderno a gastar menos e  a poluir menos
membro numero 16

Junho 06, 2019, 07:33:19, 07:33
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino

Porque os carros estão maiores e mais gordos.

Quanto ao Fap e uma constatação da realidade. Quem tem diesels pre-ad blue a determinada altura tem de tirar aquilo porque senão fica com um carro que rodas as semanas entra em limp mode e so regenera na marca, com o computador a forçar.

A questão é que tecnicamente obrigou-se ao cumprimento de normas antes de ter sido conseguido o know how técnico para serem alcançadas.

A mesma história dos FAP pode ser feita com as EGR, o que não falta é malta a arranca-las fora
O meu era antes do ad blue,ja agora, qual o preço  do diesel mais isso? Quase como a gasolina  nao é? Continuem a comprar e nao usar.....
Como referi ,no meu caso ,eu ja sabia quando entrava a regeneração  pois era feita com gasoleo mesmo,deixava  nem que fosse ao ralenti e ja estava, era a unica altura que deitava fumo  mas branco, se fizesse viagens durava depois mais de um mes sem regenerar, ponto negativo,o carro é  que pedia a mudança de oleo,que normalmente dava uns 6/7000  km seja que oleo fosse,testei tudo,quanto mais regeneracoes ficassem a meio menos o oleo durava  pois o gasóleo injetado a mais para o sistema atingir os 800 graus passava para o oleo  e ela pedia logo mudança, quem nao respeitasse isso ,partia,ainda fiz mais 1000km mas porque ja estava farto .
Agora ha o ad blue ,adoro a informação no  painel:
Impossivel arranque dentro de xxxxkm ,sem adblue no reservatório.
Adoro.....
membro numero 16

Junho 06, 2019, 11:04:56, 11:04
Responder #9

tiagofo20

• **

• 445
Mneves, nunca tive carro a gasóleo, mas olha que tenho ideia que os carros que não leva adblue, não fazem a regeneração corretamente ao ralenti. Convém ir para uma via rápida e manter a rotação um pouco elevada para queimar bem o lixo acumulado. Depois tem outra coisa, mas fazendo bem as regenerações, com o tempo vai acumulando na mesma lixo mais resistente ao calor no filtro. Por isso, com o passar dos anos acabará sempre por pedir a limpeza ou substituição do mesmo.

Junho 06, 2019, 15:28:12, 15:28
Responder #10

mneves

• 3092

Masculino
Mneves, nunca tive carro a gasóleo, mas olha que tenho ideia que os carros que não leva adblue, não fazem a regeneração corretamente ao ralenti. Convém ir para uma via rápida e manter a rotação um pouco elevada para queimar bem o lixo acumulado. Depois tem outra coisa, mas fazendo bem as regenerações, com o tempo vai acumulando na mesma lixo mais resistente ao calor no filtro. Por isso, com o passar dos anos acabará sempre por pedir a limpeza ou substituição do mesmo.

Era um sistema diferente,dizem que com o adblue é melhor,mas nunca me deu erros,nunca fiz nada forçada, apenas a cena do oleo ser quando queria, mas sim ,quanto mais rpm ,melhor
membro numero 16

Junho 06, 2019, 15:35:32, 15:35
Responder #11

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Os 16 maiores navios do mundo poluem mais que todos os automóveis que circulam no Planeta e disto ninguém fala. E os Aviões, já alguém nos apresentou qual o sistema anti poluição que usam?

Triste muito triste e preocupam-se apenas em taxar o carro e a moto com que nos deslocamos.  :toma: :toma:

João Santos  :sportbike: :sportbike:

Junho 06, 2019, 20:29:01, 20:29
Responder #12

EML

• **

• 349

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Eu acho que as pessoas quando compram caros deviam fazer uma pesquisa sobre os gastos futuros. Na reportagem da SIC os mecânicos avisavam o pessoal que retirar o filtro é ilegal e impede a circulação da viatura. Em Espanha já estão atentos e penalizam donos dos carros e oficinas. Por cá vai-se deixando andar e depois vai ser uma dor de cabeça com milhares de carros impedidos de circular.
Tenho um colega que tem um Golf diesel e regularmente tem de fazer um passeio forçado na autoestrada para fazer a regeneração e lá se vai a poupança em combustível! Como sabia ao que ia, ainda não pondera retirar o filtro. Também depois destas notícias o cerco vai ter que apertar e acho bem, porque não temos que respirar tanta porcaria quando se pode evitar.
Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Junho 06, 2019, 20:38:51, 20:38
Responder #13

mneves

• 3092

Masculino
É  isso mesmo,compram sem pensar no uso.
Só  para que conste conheco amigos com taxis da peugeot com filtros com mais de 200000km ,os que os retiraram o motor nao durou isso ,agora pensem ....
Se nao ando os 25000km anuais(no minimo) para quê ter um diesel? É isso que ainda nao entra na cabeça desta gente
membro numero 16

Junho 06, 2019, 23:05:20, 23:05
Responder #14

tiagofo20

• **

• 445
Os 16 maiores navios do mundo poluem mais que todos os automóveis que circulam no Planeta e disto ninguém fala. E os Aviões, já alguém nos apresentou qual o sistema anti poluição que usam?

Triste muito triste e preocupam-se apenas em taxar o carro e a moto com que nos deslocamos.  :toma: :toma:

João Santos  :sportbike: :sportbike:
Admitindo que isso seja verdade (parece-me exagerado) não significa que nós não tenhamos que fazer a nossa parte.

Algumas pessoas compram carros a gasóleo só porque o gasóleo é mais barato que a gasolina. Curiosamente ainda há muita gente reticente em instalar um sistema a GPL no seu carro a gasolina e desse modo conseguir o melhor dos 2 mundos, poupança no combustível, não utilização de filtro de partículas (se bem que já há FAP em carros a gasolina) e como bónus, o GLP é um combustível mais limpo.

Junho 07, 2019, 09:55:18, 09:55
Responder #15

JViegas

• 4723

Masculino
Mas todos os que circulam fora do ambiente do enlatado: motociclistas, ciclistas, utilizadores de trotinetas, peões, quem trabalha diariamente no espaço publico, como por exemplo em quiosques, limpeza de rua, etc. etc....

...estarão eles em risco de saúde.

Este habito criado e a falta de fiscalização e legislação (atendendo à noticia da SIC), podemos afirmar que existe um risco de Saúde Pública?

Pelo menos nas grandes cidades?

Junho 07, 2019, 14:07:54, 14:07
Responder #16

EML

• **

• 349

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Essas partículas nocivas entram dentro do enlatado ou em casa. Se o ar exterior tiver uma grande concentração elas poluem o ar interior, entrando pelas janelas e pelos sistemas de arejamento. Muitas vezes o ar poluído viaja e estamos no campo e a concentração de poluentes é superior. Já li que na serra do Alvão há dias no verão que o ar tem grandes concentrações de ozono poluente vindo da Galiza. :animated-smileys-angry-049:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Junho 07, 2019, 14:34:55, 14:34
Responder #17

tiagofo20

• **

• 445
Também foi noticia que um dos gases libertados pelos carros (Nox) é responsável por 5 mil mortes/ano na Europa. É possível que a notícia seja exagerada, de qualquer forma...

Junho 07, 2019, 23:13:18, 23:13
Responder #18

JViegas

• 4723

Masculino
Às voltas com este assunto, "perdi" um pouco mais de tempo com este assunto.
Não levem a mal o texto longo e quem conseguir ler até ao fim poderá tirar mais algumas dúvidas sobre o que se está a passar.

Encontrei alguma informação adicional, não sobre a retirada dos FAP’s, mas sobre a qualidade do ar.

O REA – Relatório do Estado do Ambiente , que podem consultar no seguinte site:
https://rea.apambiente.pt/content/%C3%ADndice-de-qualidade-do-ar

Refere o seguinte:

“O “Índice da Qualidade do Ar” é um indicador que traduz o estado da qualidade do ar ambiente no território nacional e permite, através de uma classificação expressa segundo uma escala de cores, de acordo com os seus resultados, orientar o cidadão de forma a adequar comportamentos e ações no sentido da proteção da saúde humana, especialmente dos grupos mais sensíveis da população.
O índice de qualidade do ar é calculado e disponibilizado diariamente através do sistema de informação QualAr gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com base na informação fornecida pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRs) no continente e pelas Direções Regionais do Ambiente (DRAs) nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Este indicador qualitativo resulta do cálculo das médias aritméticas dos poluentes dióxido de azoto (NO2), ozono (O3) e partículas PM10 (partículas de diâmetro igual ou inferior a 10 µm), e, caso disponíveis, são também considerados os poluentes CO e SO2. Os seus resultados são comparados com uma escala de cores, de “Muito Bom” a “Mau”, sendo o pior resultado o responsável pela cor do índice. Desta forma, a população pode adequar os seus comportamentos em função do índice observado, permitindo que se proteja dos efeitos na saúde que decorrem da exposição ao ar poluído. 
Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e será atualizada anualmente.”

Mais à frente:

“No ano 2018, verificou-se um acréscimo de 3,3 % de dias com qualidade “Muito Bom” e “Bom” em relação ao ano transato e uma diminuição de 1,2 % na percentagem de dias com classificação “Fraco” e “Mau”, indicando uma melhoria do estado da qualidade do ar face a 2017.
A análise relativa ao período entre 2002 e 2018 permite identificar uma tendência decrescente na percentagem de dias com classificação “Fraco” e “Mau”, tendo diminuído de cerca de 17 % em 2005 para 1 % em 2018. Observa-se ainda que, desde o ano 2014, se verifica uma aproximação ao nível dos 90 % de dias em que o índice de qualidade do ar é classificado como “Muito Bom” e “Bom”.
Os valores diários do IQAr estão disponíveis online no sistema de informação QualAr.”

O sistema QualAr está aqui (têm uma App e tudo, mas não a encontrei na AppStore):
https://qualar.apambiente.pt/

A nível Europeu temos a European Enviroment Agency que regularmente emite um relatório sobre a qualidade do ar na Europa.
O de 2018 está aqui (é um ficheiro pdf com 88 páginas):

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiW3Y-CzdfiAhVkAmMBHQtFBGgQFjAKegQIBRAC&url=https%3A%2F%2Fwww.eea.europa.eu%2Fpublications%2Fair-quality-in-europe-2018%2Fdownload&usg=AOvVaw0MDfQr2t138zhph0R56s6D

Retirei alguns dados:

Air pollution continues to have significant impacts on the health of the European population, particularly in urban areas. It also has considerable economic impacts, cutting lives short, increasing medical costs and reducing productivity through working days lost across the economy. Europe's most serious pollutants in terms of harm to human health, are PM, NO2 and ground-level O3.

Mortes prematuras em Portugal (2015) relacionadas com o NO2 - Nitrogen dioxide  (890 pessoas) e O3 - Ozone  (300 pessoas) de acordo com o estudo.  :pensador:

Outro assunto que abordam é a direta influência da qualidade do ar no espaço verde/ambiente.

Deixo-vos ainda uma notícia sobre um estudo realizado onde é abordada a questão das mortes com a qualidade do ar/poluição/dieselgate:
http://news.mit.edu/2018/study-europe-diesel-car-emissions-0921

“There are many times the number of diesel cars in Europe compared to the U.S., partly because the EU started pushing diesel for environmental reasons, as it produces less carbon dioxide emissions compared with [gasoline],” Barrett says. “It’s a case where diesel has probably been beneficial in terms of climate impacts, but it’s come at the cost of human health.”

Mais à frente:
“There’s no safe level”
“For each country, the team also compared the excess emissions that it produced itself, versus the number of premature deaths that its population incurred, and found virtually no relationship. That is, some countries, such as Poland and Switzerland, produced very little NOx emissions and yet experienced a disproportionate number of premature deaths from excess emissions originating in other countries.
Barrett says this transboundary effect may be due to the nature of NOx emissions. Unlike particulate matter spewed from smokestacks, such as soot, which mostly settles out in the local area, NOx is first emitted as a gas, which can be carried easily by the wind across thousands of kilometers, before reacting with ammonia to form particulates, a form of the chemical that can ultimately cause respiratory and cardiac problems.
“There’s almost no correlation between who drives [diesel cars] and who incurs the health disbenefits, because the impacts are so diffuse through all of Europe,” Barrett says.”

Junho 08, 2019, 08:42:24, 08:42
Responder #19

Moto2cool

• 4386
Achei piada aos testemunhos sobre a fiscalização de quem tira o filtro.
Fez - me lembrar aquela rábula do RAP sobre o aborto : "- Podem fazê-lo? Não! O que acontece se fizerem? Nada!" :) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"