Autor Tópico: Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!  (Lida 2992 vezes)

Maio 27, 2016, 17:22:18, 17:22
Lida 2992 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Teste ao consumo no Alentejo - 4 maxiscooters da Honda!

Durante a tarde de hoje, 4 companheiros aqui do fórum CPM dedicaram-se a algo que, inicialmente, surgiu sem nos dar-mos conta....mas que rapidamente se tornou, explícitamente, num teste ao consumo e que teve como palco natural o Alentejo mais profundo.

Realizado num percurso previamente combinado e com condições de circulação e tráfego totalmente naturais, este teste valeu, pelo menos, pela experiência que envolveu os participantes.

Mas antes de mais....passemos a explicar como se desenrolou, fazendo a explicação desde o início!

Eu e os companheiros Limpinho, TG e António Ferreira, combinámos uma ida até Vila Viçosa, com saída de uma zona +/- central da cidade de Évora, a qual não tinha qualquer propósito em especial....simplesmente dar uma volta em 2 rodas, beber café numa localidade lindíssima como é Vila Viçosa e, se possível, cumprimentar por lá o companheiro Calipolense.

A distância que iríamos percorrer desde o ponto de saída era de aproximadamente 60Kms (só de ida) e o ritmo, confesso...só se manteve calmo nos primeiros 4 ou 5 Kms, pois a partir de aí o punho foi enrolado com mais determinação.

Mal chegámos a Vila Viçosa e parámos numa das ruas da zona mais antiga da vila, o tema da conversa disparou logo para os consumos que cada um tinha conseguido com aquele ritmo mais vivo e, enquanto por lá andámos (a pé desta feita), volta e meia e o tema de conversa voltava ao mesmo...

...até que o companheiro Limpinho se lembrou de lançar o desafio, a que eu acrescentei regras bastante simples, mas de efeito prático bem real.

Honda Forza 250 X VS Honda Intergra 750S VS Honda Forza NSS300 VS Honda Forza NSS300

VSVS                                                                                                                                                                                                (2 unid. Forza NSS300)

Regras do teste:
- Reset ao trip (A) feito no mesmo local;
- Início do teste em simultâneo, partindo do parque de estacionamento do Paço Ducal de Vila Viçosa;
- Ao longo do teste, as 4 maxiscooteres manteriam, tanto quanto possível, a mesma distância umas das outras, por forma a que o ritmo fosse equitativo entre todas;
- A velocidade em estrada seria mantida entre os 90 e os 100Km/h, ditada pelo elemento que fosse na frente do grupo;
- O caminho escolhido até ao destino perfazia + de 50Kms, compreendendo zonas de passagem dentro de localidades, zonas de curvas (algumas de forte apoio) e onde não faltariam algumas subidas...para desespero do sensível punho direito, como mais à frente explicarei;
- O teste terminaria na zona limítrofe da cidade de Évora, sendo as maxis imobilizadas e desligadas sensivelmente ao mesmo tempo!
- O resultado seria ditado pelo mostrador do Comp. de Bordo da cada uma destas maxiscooters envolvidas, as quais e como é já sobejamente conhecido e testado, têm uma precisão assinalável.

Quanto ao teste.....ufffff
Posso garantir-vos que nunca me tinha sentido tão tenso na condução, como hoje!!!
Se por um lado eu seguia na frente e com isso me tinha comprometido em ditar o ritmo da velocidade previamente combinada, por outro lado tinha que negociar cada curva e cada subida com uma tensão e um nervosismo enorme, olhando pelos espelhos constantemente e desejando que os meus companheiros estivessem a passar pelas mesmas dificuldades e nervosismo que eu (...tão mauzinho!!!  >:D Hehehe)

Levava constantemente os valores apresentados pelo Comp. de Bordo ali debaixo de olho e posso garantir-vos que, ao longo deste teste, terei olhado rapidamente para ele pelo menos umas 100 vezes!!! E nem sequer estou a exagerar...

Houve muito vento frontal ao longo do trajecto e não nego que por várias vezes me debrucei o mais que pude sobre o volante, por forma a ficar atrás do curto vidro da minha Forza e assim puder ficar o mais aerodinâmico possível....se bem que de pouco me valia, pois se não eram as curvas que apareciam e me obrigavam à manutenção de uma posição normal, eram as inúmeras viaturas que nos vimos forçados a ultrapassar para manter o ritmo previamente estabelecido, entre outros factores.

Terminados que foram os + de 50Kms de duração deste teste altamente tenso, a cara de todos nós espelhava um enorme alívio quando imobilizámos as maxiscooters mesmo à entrada de Évora. UUUfaaaa!!!!

Pois sem mais demoras, os resultados finais foram os seguintes:

Honda Forza 250 X - média de 2,9L/100Kms
Honda Integra 750 S - média de 3,1L/100Kms
Honda Forza NSS300 - média de 3,2L/100Kms
Honda Forza NSS300 - média de 3,2L/100Kms

Mais importante do que a vitória conseguida pela minha maxiscooter, foi unânime a atribuição dos maiores louvores à Integra 750S, a qual conseguiu um consumo verdadeiramente fora de série, tendo em conta o seu porte, peso, cilindrada e o facto de ter malas laterais, top case e escape Akrapovic montados...  Mas pronto...a minha é que venceu!  _careta_

Nota final:  Foram feitos um total de 120Kms desde que saímos de Évora pelas 14h30 e uma lição se retirou no final da tarde: A diferença verificada no consumo entre o andamento mais vivo e descontraído (ida), por contraponto àquele que foi objecto do teste (regresso), não justifica de maneira nenhuma o esforço de andar a "trabalhar p'rós consumos".

As únicas fotos por mim tiradas....

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 09, 2016, 20:27:22, 20:27
Responder #1

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Isaac essa Branquinha nem apetece andar com ela para não acumular klms.

João

Julho 04, 2016, 22:25:26, 22:25
Responder #2

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Bem vocês andam mesmo virados as experiencias.
membro numero 16