Autor Tópico: Procedimento de venda/compra de mota usada  (Lida 31796 vezes)

Julho 10, 2019, 13:06:14, 13:06
Lida 31796 vezes

NFRod

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 305

Masculino
Boa tarde pessoal,

Eu estou a vender a minha mota mas como nunca fiz algo do género não tenho muita noção do procedimento a adoptar.

Eu li que há um formulário que posso preencher:
https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-de-veiculos/docs-automovel/alteracao-de-nome/

No entanto gostava de saber qual o processo todo a fazer. Preencho esse papel, dou ao comprador com uma fotocópia do meu CC e ele pode fazer a alteração de nome? É necessário mais alguma coisa para além disso e cancelar o seguro?

Pesquisei se havia algum tópico sobre o assunto mas não encontrei. Caso exista podem apagar o tópico.

Julho 10, 2019, 13:31:23, 13:31
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Deixo sugestão de procederes da seguinte forma:

- combinas com o interessado na compra, em ambos se deslocarem a um Registo Automóvel para procederem ao acto de venda/compra
[Precisas de levar o livrete (DUA) da ainda tua moto e do teu Cartão do Cidadão]

- para tua segurança, para o pagamento, pedes que o comprador leve um "cheque bancário"
[idêntico nas características a um cheque visado mas com um custo de pelo menos 1/3 do cheque visado] (podes dizer ao comprador que abates 15€ no valor da compra)

- no final só precisas de ter uma copia (que pode ser digitalizada com o telemóvel) para cancelares o seguro, do documento que o registo passa:

Se não for possível a deslocação em conjunto ao Registo Automóvel, depois de preenchido o documento (e assinado por ambos) que está no link que indicas, tens de ficar com uma cópia do mesmo. (não precisam imprimir o documento a cores, no registo é mesmo fotocopia PB de fotocopia que nos dão)
[o registo precisa de confirmar os dados do cartão do cidadão, daí que tenhas de dar uma copia do teu cartão do cidadão] [fica também com copia do CC do comprador]
Para tua segurança... cuidado com as transferências, que podem ser "anuladas"... pede na mesma o "cheque bancário"
[cheque que é passado pela agência, tem o carimbo/selo branco do banco e é assinado por dois funcionários do banco, cada um com um numero associado à sua assinatura]

Depois da compra/venda e após pelo menos 10 a 15 dias, se no site das finanças ainda continua lá o teu nome como proprietário, vai ao registo dar "baixa da matricula" (não sei se é este o termo) e so precisas de levar a copia do tal documento/minuta preenchida...
Caso não o faças e passado o dia 31 Dezembro... pagas tu o IUC ano seguinte... (se superior a 250cc)
...e podes ainda ter chatiçes com as multas de transito...

- já o processo de cancelamento do seguro não é pêra doce... raramente é feito imediatamente ou então terás de ter paciência se for a Tranquilidade...
(no meu caso só após duas ou três reclamações é que procederam ao cancelamento e após já terem debitado nova prestação do seguro que lá acabaram de devolver...)
« Última modificação: Julho 10, 2019, 13:42:22, 13:42 por 2low »

Julho 10, 2019, 20:15:10, 20:15
Responder #2

NFRod

• **

• 305

Masculino
Muito obrigado!

Eu tinha mais ou menos noção. Não sabia quais os métodos mais ou menos seguros.

Julho 11, 2019, 11:53:18, 11:53
Responder #3

danteMdie

• **

• 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Dentro de poucos meses deverei vender a minha 125 para fazer um upgrade como deve ser.
Algum de vocês já vendeu a particulares? Se sim, deixam-nos andar na mota, muito pouco, dentro de um parque de estacionamento ou algo do género para minimizar danos?

Pessoalmente tenho algum receio, mas como comprador nunca iria comprar uma mota sem a usar. Já que o tema foi levantado, se alguém tiver algumas histórias para partilhar agradecia ; )

Julho 11, 2019, 12:02:08, 12:02
Responder #4

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
Dentro de poucos meses deverei vender a minha 125 para fazer um upgrade como deve ser.
Algum de vocês já vendeu a particulares? Se sim, deixam-nos andar na mota, muito pouco, dentro de um parque de estacionamento ou algo do género para minimizar danos?

Pessoalmente tenho algum receio, mas como comprador nunca iria comprar uma mota sem a usar. Já que o tema foi levantado, se alguém tiver algumas histórias para partilhar agradecia ; )

Vendi a minha 125cc em Fevereiro.

Ele foi muito direto comigo, disse que batia a nota por menos 100€ do que estava a pedir e aceitei.
Combinamos no próprio dia encontrarmo-nos no parque de estacionamento do Jumbo da Maia.

À hora combinada chegou, num carro com atrelado para motas.
Ele era mecânico, esteve N tempo a andar à volta da mota de lanterna (estava meio escuro), ligou-a, encostou o ouvido a N sítios da mota e etc.
Conseguiu ganhar a minha confiança pela forma de falar, uma pessoa muito direta e sincera (disse-me logo que ia comprar para revender).

Além disso fiz o meu trabalho de casa:
Através do número de telemóvel cheguei ao Facebook dele, tem imensas fotografias dele e família e N anúncios de motas para venda.
Tudo batia certo, portanto foi mais um argumento para existir confiança. Também tive "confirmação" da profissão dele porque tinha a ponta das unhas pretas do óleo, típico de mecânico.

Perguntou se podia andar nela e eu disse que sim, que até podia ir à via norte puxar por ela para ver como estava impecável e etc.

Acabou por dar apenas uma volta ali no parque, disse que não precisava de mais.
Se ele fugisse com a mota, eu ficava com os documentos todos dela na mesma, com o bónus de ter comigo uma fotografia do CC dele, e além do mais ele deixaria o carro dele mais atrelado comigo.

O único problema que poderia acontecer era ele danificar a mota, e aí teríamos que chegar a um consenso.

Tudo correu bem.
Tiramos fotografias aos documentos um do outro, ele levou a mota, deixou o dinheiro e fiquei com os documentos da mota para ir fazer a alteração de registo.
« Última modificação: Julho 11, 2019, 12:05:52, 12:05 por ThatsMe »

Julho 11, 2019, 15:58:05, 15:58
Responder #5

danteMdie

• **

• 222
Tudo correu bem.
Tiramos fotografias aos documentos um do outro, ele levou a mota, deixou o dinheiro e fiquei com os documentos da mota para ir fazer a alteração de registo.

Ok, convenceste-me com esta parte! Muito boa ideia realmente.
Acho que está solucionado o meu dilema. Obrigado pelas sugestões! ; )

Julho 11, 2019, 17:18:34, 17:18
Responder #6

NFRod

• **

• 305

Masculino
Eu criei este tópico porque recebi o contacto de uma pessoa para ver a mota.

Sinceramente, pareceu-me um rapaz sério e eu disse que se ele quisesse dar uma volta na mota não havia problema. Ele tinha chegado numa tnt por isso sabia andar de mota. Estou a considerar a oferta dele que é um pouco abaixo (-300€) daquilo que eu queria por isso disse que terá de aguardar até porque a minha ideia é ir buscar outra mota.

Se eu achasse que a pessoa não tinha capacidade para andar se calhar nao deixava andar até pelo menos ter o dinheiro na mão para o caso de danificar a mota ou assim.

Julho 11, 2019, 17:24:27, 17:24
Responder #7

danteMdie

• **

• 222
Nunca se sabe... Eu por exemplo nunca tinha andado em nenhuma mota desportiva. Tive aulas de condução numa naked e quando fui experimentar a (actualmente já minha) R125 fiquei um bocado atrapalhado com a altura do assento.

Visto que eu sou um "titã" de 1,70m, uma mota com altura de assento de 82,5cm é bastante alta. Por sorte não aconteceu nada, mas podia até ter acontecido.... E eu sou um tipo honesto e com aspecto confiável : p

Julho 11, 2019, 17:31:45, 17:31
Responder #8

NFRod

• **

• 305

Masculino
Pois tens razão sim senhor. As aparências podem iludir. E os azares podem acontecer na mesma.

Eu ainda há relativamente pouco tempo experimentei dar uma volta na pan european do meu primo e a parte do andar foi muito tranquilo. Parar é que foi o problema... Aquilo pesa 300 kg e bastou inclinar para procurar o descanso que nunca mais a agarrei...

Mas como a minha motita para além de levezinha é "normal" achei que o rapaz não ia ter grande problema com ela visto andar de mota.

Comprar usado é um pouco sorte também. Especialmente se não fores entendido no assunto. Eu se comprasse usado tinha de pedir a alguém da minha confiança ou a um mecânico para vir comigo analisar a mota.