Autor Tópico: Como os recorde de temperaturas máximas estão a dar cabo das estradas na Europa!  (Lida 3094 vezes)

Julho 29, 2019, 15:01:59, 15:01
Lida 3094 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como os recordes de temperaturas máximas estão a dar cabo das estradas na Europa!

Muito provavelmente já todos estão ao corrente das notícias que dão conta da subida das temperaturas na Europa Ocidental, estando vários países sob alerta vermelho devido a uma onda de calor.

Os valores foram de tal forma altos, que se bateram recordes.

Estamos a falar de temperaturas que nunca antes se verificaram desde que existem medições.

Em França, no Reino Unido, na Alemanha, na Bélgica, nos Países Nórdicos...enfim... foram atingidas temperaturas elevadíssimas em muitos países da Europa.

Em Bruxelas por exemplo foram atingidos 41,8ºC, algo nunca antes verificado ali.

Mas não foram apenas linhas ferroviárias fechadas por problemas com os cabos electrificados ou limitações impostas sobre a velocidade devido ao risco de sobreaquecimento dos carris.

Houve mesmo voos que sofreram perturbações, levando a ligações que registaram atrasos ou mesmo cancelamentos.

No entanto - e é esse o motivo do tópico - está a verificar-se que tem igualmente um reflexo directo na muito rápida degradação das estradas.

Se bem se recordam, dei conta há bem pouco tempo do que ocorreu nas Autobhan (Alemanha), em que nalguns troços foram impostos limites de velocidade.

E a razão estava intimamente relacionada por um lado com as temperaturas elevadíssimas e por outro o facto de a composição das mesmas não estar preparada para tal e...acabarem por rebentar.

Sim...havia relatos de em alguns locais o piso das Auto Estradas estar a explodir, criando crateras ou mesmo "rampas" por fazer elevar o asfalto.

No Reino Unido foi recentemente noticiado algo parecido, mas desta vez com o asfalto a derreter....

A passagem dos veículos, sob aquele piso escaldante e pouco preparado para as temperaturas que se sentiram nestes dias, levou a que saíssem bocados da mesma em largas extensões.

Se no caso de um automóvel existe evidente perigo, imaginemos num motociclo!

Um buraco com 1 metro de extensão e que tenha apenas 4cms de profundidade, para um automóvel pode não significar um despiste, mas no caso de um motociclo torna-se algo bastante perigoso, aumentando essa perigosidade conforme a velocidade.

E o mesmo para pequenas rampas criadas  no piso, em virtude de o material do qual são feitas as estradas de muitos países na Europa não estar preparado para suportar este nível de temperaturas.

As mudanças climáticas estão a mudar muita coisa.
E a própria segurança a nível rodoviário, neste particular, se vê afectada por ondas  de calor...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2019, 15:18:03, 15:18
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E tambem havera potenciais problemas para caminhos de ferros, pontes metalicas e outras estruturas onde os valores de dilatacao saiam dos parametros de projecao 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 29, 2019, 15:24:53, 15:24
Responder #2

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
Um buraco com 1 metro de extensão e que tenha apenas 4cms de profundidade, para um automóvel pode não significar um despiste, mas no caso de um motociclo torna-se algo bastante perigoso, aumentando essa perigosidade conforme a velocidade.

Eu até diria mais: com estas temps o próprio alcatrão fica mole... com todos os problemas que isso representa para aderência, direção e estabilidade da moto  :-X

Recordo-me bem de quando era puto e passava as férias em uma aldeia perto de Vila Real. Nos verões mais quentes, quando iamos a pé para o rio, passei várias vezes em zonas da estrada onde a minha pegada ficou lá literalmente marcada - ao caminhar nessas zonas o alcatrão parecia um piso almofadado com borracha mole!
Nem quero imaginar o que pode acontecer se um gajo passa de moto ali a alta velocidade  :o

Julho 29, 2019, 19:56:07, 19:56
Responder #3

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Recordo-me bem de quando era puto e passava as férias em uma aldeia perto de Vila Real (...)  a minha pegada ficou lá literalmente marcada

Um pequeno passo para uma criança, um grande passo para a humanidade.. :) :) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 29, 2019, 20:30:52, 20:30
Responder #4

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Essas condições que relatas e da forma como viste o asfalto a derreter, de facto tem os seus perigos e não é pouco.

O facto de o piso ser escuro (cinza escuro ou mesmo preto), leva a que a "absorção" de temperatura seja altíssima.

Isto não funciona propriamente como uma t-shirt em que existem recomendações para que seja preta e outras de cor branca.

No caso do piso de uma estrada, as temperaturas são ridiculamente altas sob um sol de 40° ou mais. Basta colocar a mão para se perceber como queima mesmo...

Mas para teres deixado lá a pegada nessa, companheiro replicantz... :o
Bolas.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 01, 2019, 10:21:09, 10:21
Responder #5

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
Basta colocar a mão para se perceber como queima mesmo...
Mas para teres deixado lá a pegada nessa, companheiro replicantz... :o
Bolas.  :-X

Posso confirmar isso, porque efectivamente o fiz: vendo as pegadas e sentindo o piso meio a derreter fui lá com a mão e realmente estava mesmo muito quente.

O mais caricato? Na altura calçava umas sapatilhas novas mas muito baratas (da feira lá do sitio).
E dei-me conta que o alcatrão estava assim tão quente porque um amigo que caminhava mais atrás notou uns "bocadinhos de borracha azul" colados no alcatrão.
Sim... foi a sola das sapatilhas que desfez(!) e foi ficando colada lá  :wtf: