Autor Tópico: Moto GP da Áustria (10-11 de Agosto)  (Lida 367 vezes)

Agosto 11, 2019, 10:45:34, 10:45
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Moto GP da Áustria (10-11 de Agosto)






O "nosso" Miguel Oliveira conseguiu este sábado a melhor qualificação do ano.  :nice:

Foi um 13.º lugar na grelha de partida para o Grande Prémio da Áustria, cuja corrida se vai disputar hoje.

Ficou perto, muito perto mesmo de ontem subir um lugar na qualificação e poder ir assim à Qualificação Q2.

Veremos como decorre hoje a corrida.  :bandeiraportugal:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 11, 2019, 10:58:29, 10:58
Responder #1

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Até a própria página oficial (na rede social Twitter) relacionada com o MotoGP da Áustria, deu destaque à prestação do Miguel Oliveira.



Mesmo que a moto ofereça as suas limitações face às dos pilotos da frente, o percurso tem sido ascendente.
De uma forma geral, tem vindo a alcançar resultados que se podem considerar consistentes...e positivos.

A KTM pelo menos já terá percebido há muito tempo que o potencial do piloto é evidente no MotoGP (já o era nas outras categorias).
Deixa ver se chega a piloto de uma equipa de fábrica em breve.  :pensador:
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Dalai Lama

Agosto 11, 2019, 12:05:32, 12:05
Responder #2

2low

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Por motivos meramente profissionais a minha disponibilidade tem sido ultra-reduzida, contudo tenho estado minimamente atento...

Ainda ontem fiz uma screenshot no telemóvel precisamente sobre uma noticia oficial do MotoGP de o Miguel estar a ter um sucesso ascendente...
Rookie Revelation
...e parece que o facto de ter experimentado recentemente a moto de fábrica melhorou bastante as suas prestações mesmo com a moto habitual...



Ontem fiquei um pouco desiludido numa questão de segundos...quando o Miguel conseguiu o melhor tempo e que lhe daria acesso à Q2...
...os sorrisos na box eram evidentes... só que... aqueles dois superaram e ainda não foi desta...

Resta esperar um resto de excelente "campeonato" pois de prova após prova o percurso tem sido mesmo ascendente e agora parece que lhe deu o "click"

 :yeah:
 :bandeiraportugal:
« Última modificação: Agosto 11, 2019, 12:23:50, 12:23 por 2low »


"É tudo uma cambada de pobretana [peço desculpa se ofendi alguém mas estava só a expressar a minha opinião]"
Obrigado Svitre pela ideia. :P

Agosto 11, 2019, 13:26:36, 13:26
Responder #3

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Não sei se também estão a acompanhar, mas as coisas estão a correr-lhe muito bem na corrida.  :megafeliz: :palmas:

Deixa ver se mantém o lugar até ao final....ou ainda o melhora.  :confetti:
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Dalai Lama

Agosto 11, 2019, 13:45:37, 13:45
Responder #4

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Grande Miguel Oliveira... :bandeiraportugal: :tirarchapeu:

Um 8° lugar no MotoGP..deve estar cá com um sorriso escondido pelo capacete.  :nice:

Lá na frente emoção até ao fim.
Fantástica corrida e disputa entre o Dovizioso e o Márquez, com o Italiano a ser desta vez vencedor.

Quanto a pontuação, o Espanhol já leva um avanço muuuito relevante.

Boa corrida.  :convivio:
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Agosto 11, 2019, 13:47:05, 13:47
Responder #5

2low

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Já não via uma corrida assim disputada pelo 1º lugar à muito...

Fantástico!

O Miguel também está de parabéns, 8º lugar e quase em cima do 7º...

Editado:
Agora começa a não ser pedir muito que ele acabe o campeonato acima do 13º lugar da geral...pode ser um bom objectivo!

« Última modificação: Agosto 11, 2019, 15:46:55, 15:46 por 2low »


"É tudo uma cambada de pobretana [peço desculpa se ofendi alguém mas estava só a expressar a minha opinião]"
Obrigado Svitre pela ideia. :P

Agosto 12, 2019, 01:48:44, 01:48
Responder #6

2low

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Entretanto...

A noticia que parece que veio para arrebentar com os desejos nacionais e do próprio Miguel...
https://www.record.pt/modalidades/motores/motociclismo/motogp/detalhe/johann-zarco-pediu-para-sair-da-ktm-mas-miguel-oliveira-fica-na-tech-3?ref=HP_DestaquesPrincipais
Retirado da publicação: "(...) prometido pela KTM hoje que o Oliveira irá estar na Tech3 em 2020"

 :(



« Última modificação: Agosto 12, 2019, 01:52:50, 01:52 por 2low »


"É tudo uma cambada de pobretana [peço desculpa se ofendi alguém mas estava só a expressar a minha opinião]"
Obrigado Svitre pela ideia. :P

Agosto 12, 2019, 11:13:40, 11:13
Responder #7

dfelix

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Já não via uma corrida assim disputada pelo 1º lugar à muito...

Não viste portanto Mugelo em Junho...
Não viste portanto Qatar em Março.. caso te refiras especificamente um duelo entre o Marquez e o Dovi...
 ;)

Agora começa a não ser pedir muito que ele acabe o campeonato acima do 13º lugar da geral...pode ser um bom objectivo!

Basta que o Miller, Crutchlow e o Espargaró continuem a cair... e o Mir se mantenha lesionado.
 :D

A noticia que parece que veio para arrebentar com os desejos nacionais e do próprio Miguel...

Notícia triste.
Pior que estar na KTM só mesmo a equipa satélite da KTM.

Tinha alguma esperança que a saída do Zarco abrisse as portas da equipa de fábrica ao Miguel.
Mas ter experança não é sinónimo que tinha grande expectativa. (Já tinha escrito isso aqui.)

A grande questão agora será... quem irá ocupar essa vaga?
 :pensador:

Se tiver que mandar um nome para o ar (fora da lista apresentada) será... o Aleix Espargaró!  :D
Se a adaptação aquela moto for algo... genético, com os dois irmãos na equipa oficial talvez se resolva o problema e lá consigam manter as KTM dentro do top10 com maior regularidade.  :D
« Última modificação: Agosto 12, 2019, 14:03:40, 14:03 por dfelix »

Agosto 12, 2019, 12:56:57, 12:56
Responder #8

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P´lo meio e vindo igualmente da KTM, ficou-se a saber que vão deixar a categoria intermédia do mundial de motociclismo no próximo ano.
Uma...decisão de reestruturação da empresa, segundo li, onde se conta igualmente o plano de ressurgimento da Husqvarna na Moto3 já no próximo ano.
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Agosto 12, 2019, 14:21:33, 14:21
Responder #9

dfelix

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P´lo meio e vindo igualmente da KTM, ficou-se a saber que vão deixar a categoria intermédia do mundial de motociclismo no próximo ano.
Uma...decisão de reestruturação da empresa, segundo li, onde se conta igualmente o plano de ressurgimento da Husqvarna na Moto3 já no próximo ano.

Os resultados que têm obtido em moto2 este ano permitem tirar a ideia que já se assiste a um abrandamento no investimento.
Apesar de que.. o Binder obteve a primeira vitória da época (e portanto a primeira para a KTM) precisamente ontem!
 :D

E é uma pena, pois a KTM foi o único construtor a fazer frente à Kalex.

Já nas moto3 têm obtido algumas vitórias com diversos pilotos.
Inclusive com um espanhol que, não fosse as cores agora serem diferentes, confundir-se-ia com o Miguel por também usar o 44! :D
Porém, a avançar para moto2 no próximo ano... será com outra equipa e moto. O que até pode não ser mau de todo!

Faz sentido que a KTM ao reformular a sua participação comece por baixo...
Seja como KTM ou Husky é uma questão de branding irrelevante para os resultados.
Só que... abandonar uma categoria onde se investe em novos talentos para os perder logo de seguida por falta duma classe de progressão é uma decisão que só o tempo dirá se foi acertada.


Agosto 16, 2019, 08:06:56, 08:06
Responder #10

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Julgo que não foi colocado por cá, mas as palavras do CEO da KTM relativamente à prestação que o Miguel Oliveira tem vindo a demonstrar foram muito positivas, designadamente quanto ao ritmo que demonstrou na Áustria...e que na verdade tem vindo a demonstrar em ascendente:

"Foi uma corrida fantástica do Miguel. Se olharem para o ritmo dos primeiros, nós estamos lá. O próximo passo é tentar uma melhor posição na qualificação e ficar por lá. O arranque não foi fantástico, mas ele mostrou muita calma e determinação; está de parabéns. E parabéns também para Portugal, vocês têm um grande piloto".

Já o colega do Miguel Oliveira, o Hafizh Syahrin...a queda que teve e a passagem por uma cama de hospital, imagino que só lhe devem ter conseguido arrancar umas "rápidas melhoras".
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Agosto 16, 2019, 11:49:31, 11:49
Responder #11

dfelix

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As palavras positivas não dão pontos...
Ainda por mais provenientes de alguém que aparentemente acredita que soluções que outros construtores abandonaram por razões mágicas na KTM vão passar a funcionar.

Quanto ao Miguel espero ainda esta época assistir a um resultado digno do piloto que é.
Sem depender do azar de terceiros.


Agosto 16, 2019, 12:04:03, 12:04
Responder #12

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Pontos, as palavras (só por si) não dão, mas neste caso dão a motivação a um piloto para estar bem mentalmente e motivado.
Aliás, são palavras que são o completo oposto da "pressão" pela qual terá passado o Zarco.

É que ouvir isto do patrão da KTM (como ocorreu há coisa de 3 meses) ninguém me tira da ideia que mexe bastante com o ânimo de um piloto:

“O desempenho de Johann é simplesmente inaceitável. Ele tem problemas, mas é tudo uma questão mental. Recentemente deixou o agente (Laurent Fellon) com quem trabalhou até chegar à KTM, e as pessoas que estão agora à sua volta geram mais problemas do que soluções. Zarco tem que aceitar que a nossa moto não é uma Yamaha, com seus quatro cilindros em linha. Vou continuar a pressioná-lo até o Johann encontrar o nível que sabemos ter”


Se pode "tirar" pontos?

Bem...um piloto que não esteja bem, ouça aquilo e se sinta pressionado daquela maneira, acaba por se reflectir nas provas.
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Agosto 16, 2019, 14:09:29, 14:09
Responder #13

dfelix

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É importante motivar os pilotos.
Mas não é essa motivação que vai tornar a moto mais competitiva!

E toda a gente já percebeu que a moto não é competitiva.

Portanto, mais do que motivar os pilotos, deveria motivar os engenheiros!
E resta saber que isso seria suficiente. Pois a evolução da RC16 tem seguido caminhos por vezes duvidosos, que parecem ser decisões internas bastante rígidas.

Insistirem num quadro que a própria Ducati (com maior tradição naquele tipo de construção) se viu obrigada a abandonar para se manter competitiva..
Insistirem nas suas próprias suspensões quando toda a concorrência recorre a um fornecedor que há muito tempo se tornou referência incontornável para se obter resultados a este nível.
Insisitem em receitas que construtores com bastantes títulos desisitiram por não encontrar viabilidade...

Individualmente cada uma destas pequenas coisas podem estar "quase lá".
Mas tudo somado... o "quase lá" certamente que fica mais distante.

Naturalmente que a expectativa depositada no Zarco durante o início de época era enorme.
Já foi duas vezes campeão. Fez duas épocas brilhantes nesta classe. Tinha inclusivé as portas abertas na HRC.
Só que... a receita não resultou. Não se adaptou.

O maior falhanço do Zarco (além de ter ido para a KTM) foi ter falado demais publicamente sobre assuntos que deveriam ficar exclusivamente entre paredes.
Feriu suceptibilidades. Motivou essas declarações. E ditou o início dum divórcio que neste momento é mais do que certo.

Agora... salta fora o Zarco e o que vai mudar?
O ambiente pode ficar melhor. Porque a a KTM passa ter uma equipa de "yes man" que não irão colocar em causa o desenvolvimento da RC16.
Mas caso se mantenha a mesma filosofia... poderemos esperar bons resultados?
O tempo nos dirá. Espero que sim.

Não sou apologista dum tipo de abordagem recorrente em que o Zarco se tornou "bode espiatório" da KTM. E sobretudo que as desgraças deste sejam vistas como vitórias para o Miguel.
Muito honestamente acho que todos os pilotos KTM (incluindo o próprio Pol) estão no mesmo barco e sofrem as mesmas dificuldades.
E que se em vez dos pilotos serem obrigados a aceitar que a RC16 não é uma M1, a KTM trabalhasse para que fosse mais M1, todos sairiam a ganhar nos resultados. Porque não há dúvidas sobre a qualidade dos pilotos. As dúvidas sempre foram e certamente vão continuar a ser acerca da máquina.

Agosto 16, 2019, 20:03:04, 20:03
Responder #14

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Falta competitividade à moto da marca austríaca, de facto.
Várias vezes falei disso, aqui no fórum, quanto às provas do campeonato que iam tendo por cá tópico. E a moto de fábrica não creio que se destaque. Nem tem demonstrado isso se olharmos a alguns resultados.

No entanto e em face de informações recentes, percebe-se que a KTM não pretenderá continuar a disputar lugares na metade mais lenta do pelotão. Ou seja, eles sabem perfeitamente que o ritmo é inferior e com a saída do Moto2 o foco será dedicarem-se o mais possível ao MotoGP.

É bom recordar que se estrearam na categoria rainha em 2017 e o "chegar, ver e vencer" não é algo linear quando se encontram marcas como a Honda, Yamaha e Ducati a apostar forte.
Nem é a mesma coisa que um Dakar, onde dominam de forma avassaladora.  :-\

Quanto à motivação do Miguel Oliveira e apoio sentido pelo patrão da KTM, ainda que não dê mais velocidade de ponta ou melhor saída nas curvas, não tenho dúvidas que dê ao piloto um.sentimento  de maior garra para conseguir resultados, ao invés de correr agastado e sentindo-se pouco desejado na equipa, como seria (infelizmente) o caso do Zarco.
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Agosto 17, 2019, 01:17:28, 01:17
Responder #15

dfelix

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É bom recordar que se estrearam na categoria rainha em 2017 e o "chegar, ver e vencer" não é algo linear quando se encontram marcas como a Honda, Yamaha e Ducati a apostar forte.

Certamente que ninguém estava a contar que se tornassem de imediato dominantes.
Mas... não achas estranho algumas das abordagens adoptadas?
 :pensador:

Se nos últimos 15 anos nenhum desses construtores que "apostam forte" conseguiu nas diversas tentativas realizadas obter bons resultados com um screamer... porque é que a KTM iria ser diferente?
Sabiam algo que os outros não? Pretendia provar que consegue?
Pelos vistos não pois acabaram por se render ás evidências.

Se a Ducati espremeu (por razões de imagem de marca) a treliça até não dar mais, tentou inovar com motores portantes e no fim acabou por se render a um quadro convencional... porque é que a KTM irá ser diferente?
Sabem algo que a Ducati não? Pretendem provar aos italianos que consegue o que estes não vão conseguir?
Quantas mais épocas serão necessárias para chegar à mesma conclusão?


E até compreendo a ideia de usarem prata da casa nas suspensões.
A WP tem crescido e começa a fornecer diversas motos de outros construtores.
Acredito que há uma mais-valia comercial em existir no GP uma moto equipada com WP por entre uma armada de ohlins.
Mas... que influencia terá na competitividade?

Há um livro muito fixe do Mat Oxley chamado "stealing speed" que fala sobre a espionagem industrial ocorrida nos anos 60 e que levou ao domínio dos japoneses com as 2T.
Quando ao longo da história os construtores sempre tentaram "roubar" tecnologia vencedora, não deixa de ser curioso assistir no presente a KTM a adoptar aquilo que outros já não serve.
 :D

Agosto 17, 2019, 10:02:21, 10:02
Responder #16

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A questão não se me coloca como achando estranho as opções tomadas a nível técnico. Veleidades de engenheiro não tenho...
Porém e como mencionei atrás, a moto não se tem mostrado competitiva para "ir buscar" as décimas de segundo que podem fazer a diferença e que têm sido o bastante para afastar os pilotos da marca dos lugares cimeiros.

E aí (seja o que for), algo terá de mudar.

A participação da marca no MotoGP já fez mais do que o seu período de adaptação desde 2017, quando ingressaram nesta "competição  rainha"... e as noticias recentes até dão conta dessas mudanças de estratégia que passam, como tinha indicado atrás neste tópico, por investir sobretudo no Moto3 e MotoGP, relegando o Moto2.

No entanto, existe algo que poderá dar um incremento no desenvolvimento da moto!!

Isto porque as notícias mais recentes dão conta que será o Dani Pedrosa, vencedor desta competição por 54 vezes na sua carreira...quem vai ser contratado.

As notícias estão envoltas ainda em alguma dúvida, mas a confirmarem-se...bem...a carreira desde piloto espanhol, para lá de recentes prestações menos boas e que são do conhecimento de qualquer um que acompanhe o MotoGP, não deixa de poder trazer o conhecimento e experiência necessários para o desenvolvimento de uma moto ganhadora.

Este piloto de 33 anos poderá ser o que a marca necessita  para o projecto da nova máquina...assim a marca Austríaca esteja na disposição de investir nesse desenvolvimento.

Já agora e finalizando, de alguma forma cimentando a certeza que vai ser mesmo o Dani Pedrosa quem vai ocupar o lugar do Darci, estas foram as palavras entretanto ditas pelo director técnico da KTM, Sebastian Risse:

"Dani Pedrosa is most helpful from the engine and electronics side… Next year's bike is also in his hands to a big extent"
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Agosto 17, 2019, 10:25:54, 10:25
Responder #17

Moto2cool

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No futebol quando um dirigente vem falar bem de um treinador e dar - lhe toda a confiança é sinal que está em negociações para o substituir
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 17, 2019, 10:34:23, 10:34
Responder #18

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Tendo em conta a sucessão de publicações (recentes) a dar conta da ida do Dani Pedrosa para a KTM, isto vai-me parecendo cada vez mais do que propriamente uma mera possibilidade.


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