Autor Tópico: Quilometragens absurdas! Sim, não se trata de um mito.  (Lida 7871 vezes)

Maio 27, 2016, 17:29:34, 17:29
Lida 7871 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quilometragens absurdas! Sim, não se trata de um mito.

Existiram já conversas que me lançaram numa reflexão sobre a capacidade que a mecânica de um modelo de 2 rodas é capaz de ter para palmilhar Kms atrás de Kms sem problemas de maior...e não estamos a falar de 10mil Kms ou 30mil Kms, aquilo a que me refiro são as quilometragens absurdas.

Parece haver uma dúvida ou receio (que não se condena) de que uma moto ou maxiscooter com 40.000Kms não deverá ser comprada ou pelo menos evitada em detrimento de outras com menos Kms....porém, o que é curioso é que os mesmos números num automóvel, e segundo a mesma pessoa, porventura não fariam tanta "mossa". O que eu estou a dizer é verídico!

Esta é uma reflexão que já fiz algumas vezes e começo por dizer que também eu fui um pouco céptico relativamente aos Kms nas motos, se bem que com o tempo fui ficando cada vez mais permeável às evidências....evidências essas que fizeram cair por terra quaisquer considerações que o meu subconsciente fosse conjecturando.

A verdade é que é possível fazer Kms muitíssimo grandes em motos e maxiscooters sem grandes problemas, desde que devidamente cuidada a sua manutenção e conduzida sem "maluqueiras".

Mas quão grandes???
É pá....todos já ouvimos dizer, já lemos aqui ou ali, temos um vizinho que teve uma, temos um amigo que viu....enfim! Não é um mito, é mesmo verdade.

Voltando à questão....quão grandes?.....a resposta é: Sim, existem quilometragens verdadeiramente absurdas.

Se me perguntam se todas as fazem, a resposta que eu queria dar envolveria aqui uma troca de galhardetes a que me quero escudar e porventura criaria aqui 2 ou 3 facções entre os acérrimos das japonesas, das americanas e das europeias.....pronto....e das asiáticas também.

Mas este receio e que volto a dizer, também eu em tempos tive, é na sua grande maioria infundado, porque se uma moto ou maxi tiver sido conduzida e mantida como deveriam ser todas, o resultado mais natural é fazerem não menos de 100.000Kms. E estou a colocar este número por baixo.

Ah pois...mas isso é só para as de cilindrada mais alta!
Não é verdade! Existem casos suficientes e documentados para me limparem da ideia essa impossibilidade. Uma 125cc é capaz de fazer mais do que se pensa, mas infelizmente existem alguns casos que ficam pelo caminho e esses são por vezes de tal forma empolados, que depois acabam por se tomar como um todo, esquecendo-se todas as outras que o conseguiram e suplantaram.

Termino dando-vos a conhecer um caso especial...pois, tinhas de vir exemplificar com um mamute!    ;)

800.000Kms em Honda Gold-Wing

Quem ainda assim quiser mais detalhes, é o próprio que diz: visite o site www-gold-wing.it onde este e outros casos estão documentados.

EDIT: Refiro-me a fazer uma grande quilometragem sem que isso signifique uma constante troca de componentes, ou seja, unicamente com manutenções normais e conforme indicadas no plano avançado pelo fabricante.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 27, 2016, 20:36:03, 20:36
Responder #1

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
É bem verdade Sapiens.
Eu também tive esse receio mas fui em frente e agora mora cá em casa uma CBF600SA com 69 mil km.
Já andei nela (foi so no bairro  ;D) e a menina recomenda-se.
Quanto a manutenções...esta por exemplo mudava de oleo de 6 em 6 mil, quando o manual diz 12 em 12 mil.
Era um dono cuidadoso a meu ver  :)

Maio 27, 2016, 21:34:17, 21:34
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Esse motor é basicamente o da CBR600RR de há uma década, tendo-lhe sido reduzida a potência, reduzida a rotação...e aumentada a durabilidade.

Bem mantidos, esses motores duram bastante. 8)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 01, 2016, 20:50:50, 20:50
Responder #3

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Vim aqui descobrir a nova montada do Sal !

Parabéns e com esses klms acabou de fazer a rodagem.

João

Junho 01, 2016, 23:11:00, 23:11
Responder #4

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
Esse motor é basicamente o da CBR600RR de há uma década, tendo-lhe sido reduzida a potência, reduzida a rotação...e aumentada a durabilidade.

Bem mantidos, esses motores duram bastante. 8)
Espero manter tal e qual como está.

Vim aqui descobrir a nova montada do Sal !

Parabéns e com esses klms acabou de fazer a rodagem.

João

É verdade João, foi mesmo aquela que foi falada por nós "noutro lado"...

Abraço aos dois

Junho 02, 2016, 19:34:20, 19:34
Responder #5

João_Santos

• 1964
Não esqueças um bom óleo nesse motor, pois parece que foi bem cuidado.  A Motul tem o 7.100 10W40 MA que é o melhor que tens neste momento no mercado. Em alternativa tens óleo Honda ou Castrol.

Vai estando atento ao tensor da corrente.

João

Junho 02, 2016, 22:25:02, 22:25
Responder #6

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
Não esqueças um bom óleo nesse motor, pois parece que foi bem cuidado.  A Motul tem o 7.100 10W40 MA que é o melhor que tens neste momento no mercado. Em alternativa tens óleo Honda ou Castrol.

Vai estando atento ao tensor da corrente.

João
João, eu ainda estou muito tenrinho na mecânica destas meninas  :(
Podes explicar como posso estar atento? E esse tensor é o da corrente da distribuição? Ou é outro?
Desculpa a ignorância mas estamos cá para isto mesmo... ;D

Junho 03, 2016, 03:13:27, 03:13
Responder #7

João_Santos

• 1964
Sim é o tensor da corrente de distribuição. Com essa quilometragem fica atento.

Quanto ao resto gasolina e óleo mudado de vez em quando.

João

Junho 13, 2016, 08:10:20, 08:10
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Actualmente, qualquer mecânica de motociclo que for mantida correctamente, tem de durar 100.000Kms...e estou mesmo a colocar a coisa por baixo e a reerir-me às cilindradas maia baixas.

Uma condução em cidade desgasta bastante, mas uma utilização diária em estrada, A.E. pode perfeitamente levar um motor a fazer 300.000, 400.000 Kms.

Existem "n" casos destes que relato e em scooters ou motos.

Dalai Lama

Junho 14, 2016, 18:21:38, 18:21
Responder #9

João_Santos

• 1964
Uma novidade para o nosso Amigo Sal.

Esse motor é o mesmo que equipa as motos de MOTO2 onde anda o nosso Miguel Oliveira. Claro com outros (muitos) argumentos, tecnologia e muitos cavalos.

João

Junho 14, 2016, 18:56:42, 18:56
Responder #10

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
Uma novidade para o nosso Amigo Sal.

Esse motor é o mesmo que equipa as motos de MOTO2 onde anda o nosso Miguel Oliveira. Claro com outros (muitos) argumentos, tecnologia e muitos cavalos.

João
Por acaso tinha conhecimento desse facto  ;)
Não há dúvida que este motor tem muito para dar  :D

Julho 16, 2016, 21:41:03, 21:41
Responder #11

mneves

• 3092

Masculino
Fiquei hoje a saber que aquele meu amigo que fez 140000 na pcx das primeiras e nem as válvulas foram mexidas,trocou por uma nc 700 e a mesma já fez os mesmos 140000 km .
Vai lá vai :chopper: :chopper: :chopper:
membro numero 16

Julho 16, 2016, 22:46:08, 22:46
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Depois tens de o trazer para o fórum, Marco.... :nice:

Esse tipo deve fazer mesmo muuuuitos Kms/ano.

Dalai Lama

Julho 16, 2016, 23:31:49, 23:31
Responder #13

mneves

• 3092

Masculino
Depois tens de o trazer para o fórum, Marco.... :nice:

Esse tipo deve fazer mesmo muuuuitos Kms/ano.
Terei todo prazer.
Ele é estafeta por conta própria ,tem cá um currículo ....e tudo na honda.
membro numero 16

Julho 17, 2016, 19:44:10, 19:44
Responder #14

João_Santos

• 1964
Marco ele lá sabe porque só tem Honda.   :corado: :corado: :corado:

João  :scooter: :scooter:

Julho 17, 2016, 21:07:11, 21:07
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nesta questão das grandes quilometragens, há que dizer que também se deve saber como fazê-las...

Apesar de o mesmo ser estafeta, acredito que ande muito em estrada (...sem andar a "partir") e as máquinas que lhe passam pelas mãos terão o tratamento devido em termos de manutenção.

Caso contrário, nem Honda, nem Yamaha, nem Suzuki, nem BMW se lhe aguentavam.

Tratar uma máquina como uma máquina, dando a devida atenção às indicações de fábrica, ajuda muito quando a vontade é uma utilização intensiva e sem problemas de maior.  :nice:

Dalai Lama

Julho 17, 2016, 22:49:18, 22:49
Responder #16

mneves

• 3092

Masculino
Sim Isaac,ele tem sempre as manutenções em dia,e já agora para que fique registrado refiro algumas que me lembro que ele rodou:
Honda 50cc (não me lembro do modelo era do fim dos anos 90)45 000 km(motor a 2 t)
Cbf 125 60000km uso profissional,como foi das primeiras teve aqueles primeiros  percalços
Cbf 125 80000km foi para o lixo depois de ser dobrada em acidente sem grandes danos ao rapaz
Pcx 125 140000 km também em estafeta ,foi vendida ainda a trabalhar mas precisava de uns toques.
Atualmente nc 700 (estafeta)já com 140000 nesta altura
membro numero 16

Julho 18, 2016, 10:17:05, 10:17
Responder #17

rodrigues

• Visitante
Os Kms exagerados só têm significado quando são feitos por justa causa  ::P:

Mais um "maluco" à solta

http://viagemdemoto.com/viagens-pelo-mundo/3612-recorde-para-a-volta-ao-mundo-de-moto