Da feira de Milão -
Eicma2019 - deu para deslumbrar o que esperar da comercialização de novos modelos eléctricos para o próximo ano, sendo que algumas das propostas até já aqui foram referenciadas...
- A
Energica trouxe a
Eva Ribelle, uma naked derivada da sua mais conhecida "carenada"
Ego, e pode demonstrar um pouco a tendência das eléctricas neste novo ano (2020) - nakeds...


Disponível em Vermelho ou Cinza.
https://www.energicamotor.com/energica-eva-electric-streetfighter/potência: ~147cv
binário: ~215Nm
velocidade máxima: ~201kmh (limitada electronicamente)
autonomia: ~401km [autoestrada ~180km, misto ~230km]
nova bateria de 21,5KWh (com nova tecnologia de carga rápida)
Ainda levou mais cinco modelos... (4 modelos, cada um disponível em 2 versões)

A
Eva EsseEsse 9+, baseada na Eva Streetfighter (2016) mas em modo retro e com a nova bateria de 21,5KWh (com nova tecnologia de carga rápida)
Disponível em Amarelo, Azul e Preto.
https://www.energicamotor.com/energica-eva-esseesse9-old-school-electric-motorcycle/potência: ~109cv
binário: ~200Nm
velocidade máxima: ~201kmh (limitada electronicamente)
autonomia: ~401km [autoestrada ~180km, misto ~230km]
A
Eva EsseEsse 9, baseada na Eva Streetfighter (2016) mas em modo retro e com a ainda actual bateria de 13,4KWh (com nova tecnologia de carga rápida)
Disponível em Amarelo, Azul e Preto.
https://www.energicamotor.com/energica-eva-esseesse9-old-school-electric-motorcycle/potência: ~109cv
binário: ~180Nm
velocidade máxima: ~201kmh (limitada electronicamente)
autonomia: ~201km [autoestrada ~160km, misto ~130km]



A desportiva
Ego+, sendo uma renovada Ego mas com a nova bateria de 21,45Wh (com nova tecnologia de carga rápida)
Disponível em Vermelho, Cinza e Preto.
https://www.energicamotor.com/energica-ego-electric-motorcycle/potência: ~145cv
binário: ~215Nm
velocidade máxima: ~241kmh (limitada electronicamente)
autonomia: ~401km [autoestrada ~230km, misto ~180km]
A renovada desportiva
Ego, com a ainda actual bateria de 13,4KWh (com nova tecnologia de carga rápida)
Disponível em Vermelho, Cinza e Preto.
https://www.energicamotor.com/energica-ego-electric-motorcycle/potência: ~145cv
binário: ~200Nm
velocidade máxima: ~241kmh (limitada electronicamente)
autonomia: ~201km [autoestrada ~160km, misto ~130km]
- A
Kymco trouxe o protótipo
RevoNEX, uma naked de corpo cheio (gorda) e um duplo farol da frente em "V", com apontamentos em vinil e aplicação de cores para dar um aspecto "futurista" mas distinguindo a utilização de uma
caixa manual de 6 velocidades para os mais tradicionais motociclistas...
https://electrek.co/2019/11/05/kymco-revonex-electric-motorcycle-unveiled-gearbox/https://motojornal.pt/205-km-h-para-a-kymco-revonex/Tal como a desportiva SuperNEX que foi apresentada no ano passado, esta também não tem ainda data para inicio de comercialização (não antes de 2021) e poderá funcionar apenas como demonstração de capacidade da marca e continuar a desenvolver as suas linhas de eléctricas quando for mais viável e existir maior procura...
Poderá vir a estar apenas disponível na cor branca com aplicações azuis e a preto.
potência: ~50/60cv
binário: ???
velocidade máxima: ~205kmh (limitada electronicamente)
autonomia: ???
- A
Verge trouxe o protótipo
TS, uma naked que corta com as tradições dos modelos de combustão e pretende utilizar todas as vantagens das novas tecnologias.
Este protótipo é resultado de uma trabalho de aperfeiçoamento e melhoria baseado na
RMK E2 que foi apresentada em Fevereiro de 2019.
A Verge já está a aceitar reservas (2000€) para a sua comercialização, prevista já para o próximo ano (2020) e com um preço a rondar os 25.000€.
Tem algumas características que cativam qualquer motociclista, suspensões Ohlins, travões Brembo, um peso reduzido esperado na ordem dos 200kg

potência: ~109cv
binário:
~999Nm [não é gralha, é apenas conversão de "737 pound-feet of torque"]
velocidade máxima: ~205kmh (limitada electronicamente)
autonomia: [autoestrada ~200km, cidade ~300km]
- A
Vins trouxe uma desportiva denominada por
EV-01 e é alimentada por tecnologia desenvolvida pela Zero Mortocycles (baterias e motor).
Este protótipo serve como demonstração de que a marca está a preparar o seu futuro, apesar de ter igualmente apresentado dois motociclos "tradicionais"de 250cc, a 2 tempos, V-twin com 75cv... a Duecinquanta Competizione (102kg, 230kmh)
https://vinsmotors.com/en/duecinquanta-competizione/ e a Duecinquanta Strada (105kg, 210kmh)
https://vinsmotors.com/en/duecinquanta-strada/.
https://vinsmotors.com/en/ev-01/- A Sueca
Cake trouxe a
Ösa (disponível em duas versões), um modelo baseado numa bicicleta eléctrica para transporte de pequenas mercadorias ou uso citadino e deverá ser comercializado em 2020, apesar de ser já possível encomendar.
De salientar o sucesso que a marca teve com o primeiro modelo Kalk baseado no cruzamento de uma bicicleta eléctrica com uma pequena motocross.

https://ridecake.com/bikes/https://ridecake.com/product-configurator/configure/6322/https://ridecake.com/product-configurator/configure/5964/potência: ~14cv
binário:
~151Nm à roda velocidade máxima: ~48kmh/~101kmh (Ösa lite, Ösa+)
autonomia: 75km/120km (Ösa lite), 60km/100km (Ösa+)
- A
Kawasaki trouxe a
EV Project, um protótipo despido para demonstrar a sua capacidade, apesar de já se ter conhecimento que já terá sido testado em pista.
Salienta-se que os vários pormenores demonstram um desenvolvimento já próximo da comercialização.
Debatido aqui:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5131.msg82748;topicseen#new


potência: ???
binário: ???
velocidade máxima: ???
autonomia: ???
Mais info:
https://ww.electrek.co/2019/11/06/kawasaki-confirms-electric-motorcycle-coming/- A
Ducati trouxe as suas propostas no grupo das
EBikes, 3 modelos, a
Mig-RR L.E., a
Mig-S e a
E-Scrambler e todas com a mesma bateria com capacidade de 504Wh.
https://www.moto.it/elettrico/ebike/le-novita-ducati-ebike-a-eicma-2019-dati-e-foto.html


- A
Vespa renovou e apresentou a sua scooter
Elettrica, com o motor ligeiramente vitaminado.
https://www.moto.it/elettrico/scooter/vespa-elettrica-70-km-h-presentata-a-eicma-2019-foto-e-dati.htmlhttps://motorcycleonline.info/?p=8118&fbclid=IwAR3RE8XXPySUt-oNJOkY5WV-srVriEzqBaNG2kY1eCZViJxTiGQmoMWMDQspotência: ~5cv
binário: ~200Nm
velocidade máxima: ~70kmh
autonomia: ~70km [~100km em modo ECO - 30kmh]
- A
SuperSoco trouxe duas scooters eléctricas de desempenho semelhante a uma tradicional "poluidora" de 110cc, uma nova scooter de rodas altas denominada por
CPx e uma scooter virada para o transporte de "mercadorias" denominada por
VS1.
https://en.vmotosoco.com/cpx-overview/potência: ~5cv
binário: 171Nm
velocidade máxima: ~90kmh
autonomia: 90km [~160/180km em modo ECO - 45kmh]
https://en.vmotosoco.com/vs1-overview/potência: ???
binário: ???
velocidade máxima: ~82kmh
autonomia: 70/80km [~150/160km em modo ECO - 45kmh]
Mais info:
https://www.moto.it/elettrico/scooter/super-soco-cpx-e-vs1-a-eicma-2019.html- A
Niu trouxe 4 novidades, 3 novas scooters, modelos
MQiGT,
NQiGTs Pro e
UQiGT Pro, e uma Ebike, a
Aero EB-01.
https://www.niu.com/en/
A scooter MQiGT é uma evolução da MQI+, com aumento de potência e agora com capacidade para transportar pendura.
potência: ???
binário: 110Nm
velocidade máxima: ~70kmh
autonomia: 55km/95km/135km [70kmh/45kmh/25kmh]

A scooter NQiGTs Pro
potência: ???
binário: ???
velocidade máxima: ~70kmh
autonomia: 70km/100km/150km [70kmh/45kmh/25kmh]

A scooter UQiGT Pro
potência: ???
binário: ???
velocidade máxima: ~45kmh
autonomia: 50km/85km/150km [45kmh/25kmh]

A Ebike Aero EB-01 é considerada pela marca pelo veiculo mais eficiente
potência: ???
binário: ???
velocidade máxima: ???
autonomia: 60km a 150km
Mais info:
https://www.moto.it/elettrico/scooter/le-novita-niu-a-eicma-2019-dati-e-foto.html- A
Yadea apresentou a sua nova scooter
C1S
potência: ~8cv
binário: 138Nm
velocidade máxima: 80kmh
autonomia: 100km
Mais info:
https://www.moto.it/elettrico/scooter/yadea-c1s-a-eicma-2019-foto-e-dati-dello-scooter-elettrico.html- A
V-Ita apresentou a sua EBike, com um design próprio, com 9 cores disponíveis do quadro (alumínio) e 15 outras opções, tornam esta EBike um modelo totalmente personalizavel.
Esta EBike tem um peso de apenas 16kg e vem com um sistema de iluminação de segurança, que projecta na via duas linhas paralelas para marca a sua presença e se tornar visível aos outros veículos. Está disponível ainda em duas versões, a E-Volution (1899€) e a Smart+ (1499€)

Mais info:
https://www.moto.it/elettrico/ebike/v-ita-ebike-a-eicma-2019-video.htmlEm actualização
Mais info:
https://www.cycleworld.com/5-standout-electric-motorcycles-from-eicma/