Autor Tópico: Dúvidas na compra de mota nova  (Lida 14538 vezes)

Dezembro 05, 2019, 23:08:11, 23:08
Responder #50

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Eu não levo, e acho que ninguem leva, dinheiro contado para essas despesas ( tento levar moedas, no caso raro de ter que pagar uma portagem, mas é só isso ).

Nas bombas, paro, abasteço e vou ao balcão pagar. Com o tempo que perco na fila dá para tirar luvas, capacete, blusão e até as cuecas, se for necessario.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 23:19:57, 23:19
Responder #51

Quico

• Visitante
Pede a via verde para as portagens.

Dezembro 06, 2019, 06:47:18, 06:47
Responder #52

NFRod

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 305

Masculino
De nada. É só mais uma protecção extra para o ecrã não riscar. Porque com o tempo e com o passar da luva no ecrã para ir limpando água da chuva ou cenas que tais vai riscando.

Quanto ao resto. Compra via verde. Primeiro ano a mensalidade é gratuita. Para motas tens 30% de desconto o que quer dizer que se costumas fazer a A1 passas lá uma vez e compensa logo (ou duas vá). Depois do primeiro ano podes ter uma mensalidade de 50 cêntimos que desconta sempre ou 70 cêntimos que desconta só quando passas. Eu devo ir trocar para a de 70 cêntimos porque não costumo fazer estradas com portagens. Ah e dão uma latinha de óleo para a corrente também. Mais uma bolsa para meter o dispositivo. Resumindo eu não tenho via verde para o carro porque não preciso mas para a mota é bom negócio porque se não tiveres via verde pagas como carro.

Meter gasolina... Tirar a luva não dá assim tanto trabalho eheh. A mim chateia mais tirar o capacete mas como sei que faz confusão a algumas pessoas faço-o sempre. Mas por exemplo agora na prio acho que tens uma APP que podes carregar dinheiro indicar a bomba que estás e aquilo desconta sozinho. Mesmo na prio podes pagar com multibanco na própria bomba. Eu como costumo meter numa Repsol pouco evoluída tenho de ir para a fila.

Dezembro 06, 2019, 07:12:22, 07:12
Responder #53

Quico

• Visitante
Resumindo eu não tenho via verde para o carro porque não preciso mas para a mota é bom negócio porque se não tiveres via verde pagas como carro

Excepto na ponte VDG

Dezembro 08, 2019, 19:44:25, 19:44
Responder #54

TelmoF

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 41

Masculino
  • Modelo Motociclo: CBR 650R
  • Localidade: Lisboa
Expliquei-me mal, eu (felizmente) é muito raro passar em portagens, a única vez foi em Almada na ponte 25 de abril quando fui buscar a mota.

Nas bombas que abasteço habitualmente é daquelas que se mete gasolina e depois tem uma pessoa na cabine, por isso é que perguntei como faziam.

Obrigado pela ajuda de todos!

Nas próximas publicarei um diário de bordo com toda a informação aqui partilhada, obrigado!

Dezembro 08, 2019, 20:30:28, 20:30
Responder #55

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
A Galp quando começou a oferecer a hipótese de abastecermos e procedermos ao pagamento na bomba através da Via Verde, habituou-me muito mal, tanto que comecei a abusar deste serviço e por ser tão prático às vezes nem era preciso sequer colocar o descanso (era só ficar bem alinhado/estacionado para conseguir aceder facilmente à "pistola" e ao teclado...).

Pois... o problema foi que com a crise que passámos e com toda a bronca em redor das taxas pagas à SIBS de um momento para o outro, apesar de toda a publicidade a este serviço continuar a estar lá, nunca colocaram na bomba que o serviço não estava activo e só quando colocávamos o PIN (Via Verde) é que dava a informação de erro e para deslocar à caixa manual.
[Uma vez tentei que me dessem o livro de reclamações e não deram... nunca mais fui àquele posto]
Pois... o problema é quando já estamos demasiado habituados em não colocar sequer o descanso... quando saímos da moto para ir à caixa... zás... moto no chão... aconteceu-me duas ou três vezes (os "cogumelos" de borracha são óptimos para isto).
Da ultima vez que me aconteceu, fartei-me e agora muito raramente vou à Galp e nunca mais utilizei esse serviço maldito do "Via Verde".

Não me recordo de ver a Via Verde associada a outras gasolineiras... ou há?

Posto isto...
Será que queres entrar nestes hábitos do demo ?
 :lolol: :nice:
« Última modificação: Dezembro 08, 2019, 20:31:58, 20:31 por 2low »

Dezembro 09, 2019, 12:46:50, 12:46
Responder #56

Quico

• Visitante
Mesmo para uma utilização esporádica da jeito a via verde. Tens uma modalidade que só pagas mensalidade nos meses que usas. Tendo o desconto (classe 5) dependendo da portagem em causa, podes ficar a ganhar na primeira passagem. Como disse, na pte Vasco da Gama que eu saiba é a única portagem onde não tens desconto. Na 25 de Abril ficas a ganhar na 2a passagem.

Dezembro 09, 2019, 13:07:14, 13:07
Responder #57

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Para quem anda de mota em AE a viaverde é imprescindível, paga - se logo nas primeiras utilizações e sem falar do conforto. Já se imaginaram a deixar cair umas moedinhas porque os dedos estão gelados? E precisam delas porque tem o dinheiro contado senão tem que ir à top case buscar a carteira? :)
2low, quando fores à bomba levas um cavalete às costas e deixas a mota em segurança :) :) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 09, 2019, 15:42:51, 15:42
Responder #58

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Para quem anda de mota em AE a viaverde é imprescindível, paga - se logo nas primeiras utilizações e sem falar do conforto. Já se imaginaram a deixar cair umas moedinhas porque os dedos estão gelados? E precisam delas porque tem o dinheiro contado senão tem que ir à top case buscar a carteira? :)
2low, quando fores à bomba levas um cavalete às costas e deixas a mota em segurança :) :) :)

E para quem anda, mas não sabe, mais jeito dá.

Recentemente fui a Coimbra, com a familia, visitar o Portugal do Pequenitos. Quando acabámos a visita, fomos a caminho das Caldas da rainha ( onde tenho familia ) para visitar a malta e pernoitar, voltando a Evora no dia seguinte.

Para meu espanto, um mês depois chegou-me uma multa a casa, por passagem sem pagamento numa portagem com via verde algures entre Coimbra e as Caldas. Através de um amigo que trabalha ba Brisa consegui saber qual o sitio exacto ( Cortes, não sei se alguem conhece ) onde cometi a infração.
Perguntei ao rapaz como era possivel eu não ter visto a entrada de uma AE paga, ao que ele me respondeu que existem vários troços de AE pagos que têm posto de pagamento á saida mas não têm  nada de "suspeito" á entrada. Deu-me o exemplo da ponte Vasco da Gama, em que se entra numa AE e se tem que pagar para sair de lá.

Portanto, eu não vi nada de anormal quando entrei naquele troço e, á saida e como não tirei nenhum titulo porque não havia maquina ou cabine onde o tirar, passei atrás do meu cunhado, pela via verde, sem sequer me aperceber disso.

Felizmente o troço era curto e a multa de não pagamento da via verde deu cerca de 7€.

E é aqui que a Via Verde se torna util... mesmo que raramente se ande em AE pagas, com a Via Verde podemos passar nesse tipo de troços e ficar o pagamento feito automaticamente, evitando multas ( multas essas que, segundo o meu amigo da Brisa, são bastante pesadas em alguns casos ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 09, 2019, 20:07:25, 20:07
Responder #59

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

E para quem anda, mas não sabe, mais jeito dá.

Recentemente fui a Coimbra, com a familia, visitar o Portugal do Pequenitos. Quando acabámos a visita, fomos a caminho das Caldas da rainha ( onde tenho familia ) para visitar a malta e pernoitar, voltando a Evora no dia seguinte.

Para meu espanto, um mês depois chegou-me uma multa a casa, por passagem sem pagamento numa portagem com via verde algures entre Coimbra e as Caldas. Através de um amigo que trabalha ba Brisa consegui saber qual o sitio exacto ( Cortes, não sei se alguem conhece ) onde cometi a infração.
Perguntei ao rapaz como era possivel eu não ter visto a entrada de uma AE paga, ao que ele me respondeu que existem vários troços de AE pagos que têm posto de pagamento á saida mas não têm  nada de "suspeito" á entrada. Deu-me o exemplo da ponte Vasco da Gama, em que se entra numa AE e se tem que pagar para sair de lá.

Portanto, eu não vi nada de anormal quando entrei naquele troço e, á saida e como não tirei nenhum titulo porque não havia maquina ou cabine onde o tirar, passei atrás do meu cunhado, pela via verde, sem sequer me aperceber disso.

Felizmente o troço era curto e a multa de não pagamento da via verde deu cerca de 7€.

E é aqui que a Via Verde se torna util... mesmo que raramente se ande em AE pagas, com a Via Verde podemos passar nesse tipo de troços e ficar o pagamento feito automaticamente, evitando multas ( multas essas que, segundo o meu amigo da Brisa, são bastante pesadas em alguns casos ).

Só para acrescentar, também funciona em Espanha.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 09, 2019, 20:35:10, 20:35
Responder #60

TelmoF

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 41

Masculino
  • Modelo Motociclo: CBR 650R
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pelas dicas!

Por enquanto só faço o trajeto de casa para o trabalho e por isso acho que não há necessidade da via verde, mas essa modalidade que só pago os meses que utilizo parece-me bastante bem.

Dezembro 10, 2019, 10:19:46, 10:19
Responder #61

Vasco Gama

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Obrigado pelas dicas!

Por enquanto só faço o trajeto de casa para o trabalho e por isso acho que não há necessidade da via verde, mas essa modalidade que só pago os meses que utilizo parece-me bastante bem.

Na mota uso essa modalidade, pois sei que raramente uso as  AE!

Assim, seja scut ou AE e precisar de andar, vou descansado!
Omnia tempus habent