Autor Tópico: "Modos/Funções" do Quadrante  (Lida 4078 vezes)

Novembro 26, 2019, 00:53:55, 00:53
Lida 4078 vezes

xtcpt

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 5
  • Marca Motociclo: Megelli
  • Modelo Motociclo: 125S
  • Localidade: Ponte de Lima
Boa noite!

Estive recentemente a ver as definições do quadrante e encontrei algumas que não sei para que servem, penso que alguém aqui saberá. A mota contava velocidade e km a mais, passei no mecânico e passou a contar km a menos e a velocidade também, e não marca mais do que 50km/h, apesar de continuar a acelerar, só não marca mesmo.

A primeira é "c1000" que dá para variar entre 1000 e 2000, mais talvez, não queria estar a mexer sem saber.

Tem também uma definição "Pulse" que vai entre 1 e 12

Uma com um símbolo parecido com este "¬" que vai entre 1 e 5 acho.

Queria saber se alguém podia explicar isso, queria pôr a mota a contar certo, é uma 125cc (Megelli 125S), por isso nunca vou muito rápido, mas é sempre bom ter a noção. Já estive a ver no manual da mota e não tem nada disto.

Boas Curvas!

Novembro 26, 2019, 06:28:21, 06:28
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Neste fórum devo ter sido o único proprietário de uma megelli, no meu caso a 125r.
Não sei se mais alguém te possa ajudar.

Se o dashboard/quadrante da 125s for o mesmo que o da 125r, e acho que sim, o fabricante do mesmo será a KOSO, modelo RX1N.
No manual indica como entrar nesse "service menu", mas que já sabes aceder, e indica lá as funções do mesmo.

Julgo que essa função "pulse" apenas serve para ajustar/calibrar velocímetro com o diâmetro do pneu ou então o que falo mais à frente...
(no meu caso, mexi nessas funções e não me recordo que tenha acontecido algo mais que andar na realidade a 60kmh mas o display indicar ou quase 200kmh ou o inverso, quase 0kmh...
[esse C1000 a C2000 tem haver com o diâmetro máximo do pneu da frente, onde está instalado os sensores de velocidade - julgo que o valor normal era algo como 1960, mas que terás de tu ajustar - fazes uma marca na roda e no pavimento, andas com a moto para a frente até a marca dar uma volta, voltas a marca no pavimento e depois mede a distância em milímetros entre marcas no pavimento...]
Não me recordo se haveria uma função para alterar o cdi para delimitar as rpm máximas e que se fosse caso disso se teria que arranjar um cdi "delimitado/desbloqueado" para o efeito (se sim, acho que era o cdi para uma Honda cb125 (anos 70/80),uma vez que o motor sym é uma cópia licenciada pela Honda (origem modelo cb125)....  (recordo-me vagamente de andar a pesquisar sobre isto em sites com peças para motos chinesas, não me recordo se seria aquele site made-in-china.com ou algo parecido.
Havia também na altura um kit potência disponível em dois stages mas o único site da marca que disponibilizava era o de origem croata pelo que dava a entender ser algo "rudimentar ou caseiro" mas alterava o cilindro aumentando para 150cc ou 180cc e os 11cv passariam para 16cv ou 21cv (era algo assim). [kits não homologados atenção]
Como já foi em 2010 e 2011 que a tive já não me recordo de mais nada que te possa ajudar, tanto que foi uma moto para esquecer tais os problemas que teve (sem sequer a ter "mexido" - tudo stock), e não fui caso único...
E lá está... pode sempre haver uns modelos que dão mais ou menos problemas que outros... no meu caso a minha 125r terá sido fabricada a uma 6a feira pelas 16:30...

Resta dar o link da koso para ires estudar (podes escolher o manual em várias línguas, eu prefiro sempre em inglês mas tb está lá em espanhol...
https://www.kosoeurope.com/en/975/gp-style-speedometer-rx1n-white-display-and-blue-backlight-rx1n-gp-style-white/blue-tuev-approved

nota: cuidado com os cadeados de disco... se os colocares, coloca na roda traseira... se te esqueces de o tirar e começas a andar com a moto, o sensor de velocidade parte-se pois está num sitio muito "frágil" e desprotegido.
« Última modificação: Novembro 26, 2019, 12:00:33, 12:00 por 2low »

Novembro 26, 2019, 14:40:38, 14:40
Responder #2

xtcpt

• *

• 5
Vou então medir a circunferência do pneu, já tinha ideia que esse "c1000" servia para isso mesmo, quando instalei o conta km na bicicleta  :D Mas como já não tinha a certeza decidi antes perguntar aqui a ver se descobria algo. O manual é parecido com o meu quadrante, só tem algumas diferenças, não fala no pulse e tem mais definições, o meu deve ser um modelo mais antigo, mas vou tentar a ver se a ponho a contar bem a velocidade. Obrigado pela ajuda, depois digo se consegui.

Novembro 26, 2019, 18:10:44, 18:10
Responder #3

2low

• 5471
Vou então medir a circunferência do pneu, já tinha ideia que esse "c1000" servia para isso mesmo, quando instalei o conta km na bicicleta  :D Mas como já não tinha a certeza decidi antes perguntar aqui a ver se descobria algo. O manual é parecido com o meu quadrante, só tem algumas diferenças, não fala no pulse e tem mais definições, o meu deve ser um modelo mais antigo, mas vou tentar a ver se a ponho a contar bem a velocidade. Obrigado pela ajuda, depois digo se consegui.

Bem... a procurar por modelo mais antigo, no site https://www.koso.com.tw/service-in.php deu para perceber que:

- pulse [1 a 12] é para ajustar o curso dos pistons (stroke/piston setting), o modelo genérico dá para configurar modo 2T (4 modos pulse de 1 a 4) ou modo 4T (12 modos pulse de 1 a 12)
- será que aquele símbolo "¬"significa a rotação a que se pretende que avise que se está a entrar na "redline" ? [over RPM alert function]

Tens aqui o manual da versão basica do RX1N: https://www.koso.com.tw/actions.php?action=download&filename=a8ec9a51b87761f1ad9e5b36bbcf4ab5.zip
...ou a versão plus do mesmo:https://www.koso.com.tw/uploads/files/fffa46469eaafa3eb796edeef52289f0.pdf

Vou tentar procurar/encontrar o manual que eu tinha na altura...
Se encontrar depois coloco aqui.

Novembro 27, 2019, 19:20:02, 19:20
Responder #4

xtcpt

• *

• 5
Esse pulse talvez seja o de escolher a que rotações a luz do redline acende, já que vai até 12 e o quadrante marca 11 e ainda aparece o traço das 12.

Por isso esse "¬" não deve ser das rotações, já que vai até 6, talves seja o do curso dos pistões. O que acontece se ajustar o curso dos pistões? A mota é 4 tempos, penso que não dê para a meter a 2 tempos pelo quadrante ahaha

Vou então testar o pulse e mudar a circunferência do pneu, com a chuva está complicado

Novembro 27, 2019, 19:28:09, 19:28
Responder #5

2low

• 5471
Esse pulse talvez seja o de escolher a que rotações a luz do redline acende, já que vai até 12 e o quadrante marca 11 e ainda aparece o traço das 12.

Por isso esse "¬" não deve ser das rotações, já que vai até 6, talves seja o do curso dos pistões. O que acontece se ajustar o curso dos pistões? A mota é 4 tempos, penso que não dê para a meter a 2 tempos pelo quadrante ahaha

Vou então testar o pulse e mudar a circunferência do pneu, com a chuva está complicado

Provavelmente essa do "curso dos pistões" não deve fazer nada, uma vez que o cdi é "bloqueado"...
Essa do 2T/4T tem a ver com o facto do quadrante (KOSO) estar preparado para qualquer motociclo/marca e apesar de ter várias funções disponíveis no quadrante, o cdi da moto não permite grande coisa... mas nessas motos, se ela está boa... não mexas!!!
Ainda sobre o Quadrante, a unica coisa que o torna menos "standard" é o facto de ter o logo "Megelli" bem "escarrapachado"...

Sobre isso dos pneus, faz apenas se verificares que o velocímetro não está calibrado com o GPS ou se o erro é muito...

Novembro 27, 2019, 23:27:44, 23:27
Responder #6

xtcpt

• *

• 5
Sim, vou deixar estar, só ver se o pulse é então o que "controla" a luz do redline, caso não seja volto a pôr tudo como está e pronto. No manual tem mais algumas funções que o meu não tem, como cronómetro e assim, mas é praticamente igual sim.

O velocímetro sei que está mal, já marcou 50 km/h a menos, e também não me parece que o pneu tenha a circunferência de 1 metro só, como está no quadrante, mas também depois testo com o gps e já o ponho melhor.