Autor Tópico: Viagem Internacional  (Lida 2223 vezes)

Novembro 26, 2019, 20:43:29, 20:43
Lida 2223 vezes

filipe cravo

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 24
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vfr750 rc36
  • Localidade: Oeiras
A vida dá muitas voltas e neste momento chegou altura de ser egoísta e dar uma volta pela Europa de Mota. Queria a vossa ajuda e dicas praticas para nao ter qualquer problema na viagem. muito obrigado

Novembro 26, 2019, 21:22:38, 21:22
Responder #1

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boa sorte companheiro, estou cheio de inveja (no bom sentido).
Não tenho grande experiência nesse tipo de viagens pois apenas fiz algumas incursões por terras de nostros Hermanos mas espero que vás dando notícias dessa epopeia, eu gostaria imenso de acompanhar um relato dessa viagem.  :cool:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 26, 2019, 22:03:38, 22:03
Responder #2

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Genericamente acho que não deverias ser tão egoista, pois ires de forma solitária pode ser complicado se tens algum problema mecânico, falta de combustível, furo...
Deverias ir sempre com mais alguém a acompanhar-te.

Também deverás ter cuidado de verificar se o teu seguro é válido em todos os países da UE.
Há alguns seguros que são apenas válidos no nosso país e a maioria são válidos em toda a Europa mas não cobrem um destino normal no motociclismo - Marrocos...

E se a viagem for daquelas de 3/5 dias ou mais, será bom teres o cartão de saude europeu "activo" - válido por 3 anos cada pedido.
https://www.sns.gov.pt/home/cartao-europeu-de-seguro-de-doenca/

De resto e depois, será da tua competência estudares os trajectos, os alojamentos, prever locais de abastecimento de combustível, verificar através do google street view arruamentos onde prevês ter de manobrar/estacionar, não vá ser uma rua bem inclinada e sem locais para estacionar...

Se o passeio for de 1 dia, 500km dão para ver algumas coisas mas 800km é um tiro para apenas lanchar/almoçar...
Passeios de 2/3 dias e mais, 500km diários dão para percorrer distâncias maiores e ir-se vendo alguma coisa por onde se pernoita...

Força nisso!
Depois publica o relato!

:convivio:

Novembro 27, 2019, 10:06:01, 10:06
Responder #3

JViegas

• 4723

Masculino
O fórum já tem um bom conjunto de posts de companheiros que realizaram algumas viagens pela Europa, aconselho-te a seguir/ler alguns.

Irás certamente encontrar boa informação.

Também estou com inveja (no bom sentido) sobre essa tua aventura. Espero que tudo corra bem, que vás dando noticias e quem sabe sejas impulsionador de algum de nós a realizar viagem semelhante.  :nice:

Novembro 27, 2019, 14:22:19, 14:22
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor seria colocares as dúvidas um pouco mais específicas porque o teu pedido e muito vago
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 27, 2019, 22:44:50, 22:44
Responder #5

filipe cravo

• *

• 24
Desde já muito obrigado pelas dicas. Neste momento estou em processo de recuperaçao de um acidente de trabalho e ainda nao tenho a ideia quando estou apto para voltar andar de mota. Mas a minha ideia é sair de lisboa rumo a santiago de Compostela,picos da europa, alpes,direito a riveira francesa , seguidamente suiça em casa de uns familiares , e seguidamente explorar um pouco de italia e voltar de novo para lisboa . estou a pensar fazer isto tudo em 15 dias.

Novembro 28, 2019, 08:55:23, 08:55
Responder #6

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Nem de propósito, ontem vi este video que te deve interessar:

Este canal é espetacular em todos os sentidos, mesmo a nível de edição de video.
As melhoras,
Abraço

Novembro 28, 2019, 09:54:12, 09:54
Responder #7

JEKU

• **

• 74
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
Viva,

Já fiz algo assim (mas de carro), o que te posso dizer é que 15 dias mesmo o limite e mesmo assim não sei se vais dar muitas voltas.

Podes usar este site https://trips.furkot.com/ui como ferramenta para planeares a viagem, isso é optimo pq dá-te uma perspectiva de quantos kms consegues fazer por dia, gasto de combustivel esperado, etc, etc... é bastante completo e já tive tentado uma ou duas vezes a pagar só para ver as opções extras LOL

Algo transversal a todo esse tipo de viagens seja de moto ou carro:
1 - Aproveita o tempo (tenta não fazer mts kms por dia, senão deixas de desfrutar a viagem em si)
2 - Tentar andar durante a luz do dia, bem melhor para ver os cenários brutais onde planeas passar e menos cansativo
3 - Para de X e X tempo/kms, 5 a 10 minutos de 2 em 2 horas por ex. fazem toda a diferença

Já de moto imagino que seja importante levares protecção adequada, viajar pela Europa é tranquilo e rapidamente tens apoio quase necessites

O unico problema da Europa é mesmo ser caro para os nossos bolsos  :(

Novembro 28, 2019, 17:35:15, 17:35
Responder #8

filipe cravo

• *

• 24
Viva,

Já fiz algo assim (mas de carro), o que te posso dizer é que 15 dias mesmo o limite e mesmo assim não sei se vais dar muitas voltas.

Podes usar este site https://trips.furkot.com/ui como ferramenta para planeares a viagem, isso é optimo pq dá-te uma perspectiva de quantos kms consegues fazer por dia, gasto de combustivel esperado, etc, etc... é bastante completo e já tive tentado uma ou duas vezes a pagar só para ver as opções extras LOL

Algo transversal a todo esse tipo de viagens seja de moto ou carro:
1 - Aproveita o tempo (tenta não fazer mts kms por dia, senão deixas de desfrutar a viagem em si)
2 - Tentar andar durante a luz do dia, bem melhor para ver os cenários brutais onde planeas passar e menos cansativo
3 - Para de X e X tempo/kms, 5 a 10 minutos de 2 em 2 horas por ex. fazem toda a diferença

Já de moto imagino que seja importante levares protecção adequada, viajar pela Europa é tranquilo e rapidamente tens apoio quase necessites

O unico problema da Europa é mesmo ser caro para os nossos bolsos  :(

Boas ,eu nao tenho assim um orçamento muito alto, penso ficar em albergues ou hoteis baratos, a ideia da viagem é usufruir da liberdade que a mota te da ,isto tudo sem pressa .Vou precisar algumas dicas tambem como tirar partido das filmagens da viagem.

Dezembro 01, 2019, 00:28:42, 00:28
Responder #9

Grandpa

• **

• 97

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Ok, sou mais um invejoso  :'(
Sugestões:
1 - Planear cuidadosamente o percurso. Não fazer mais de 500-700 km por dia. Ter sempre um plano B (circuito planeado e circuito alternativo). Não confiar somente no GPS, levar também mapa. Assinalar no percurso gasolineiras e oficinas. Atender à época do ano em que vais fazer a viagem -  já sai daqui com calor e apanhar nevões em França - sobretudo se pensar cruzar os Alpes. 15 dias pode parecer muito, mas provavelmente irá ser curto se de facto quiseres ver alguns pontos de interesse (Picos por exemplo)
2 - Normalmente saio cedo do local onde pernoitei e faço a maior parte da viagem durante a manhã, isso permite-me compensar qualquer percalço e fico com a tarde livre para visitas turísticas, depois de deixar a bagagem no hotel ou campismo.
3 - Bagagem: o essencial, mas sem esquecer que a mota pode precisar de manutenção (lubrificar a corrente, por exemplo) e que tanto podes apanhar calor como frio. Lembra-te que há noite tens que carregar a bagagem para o quarto, por isso arranja malas suficientemente grandes para acomodar tudo em poucos volumes e com pouco peso. Eu, por exemplo, não dispenso levar uma caneca (dá para aquecer água para um café, cozer um ovo, etc) e um fogão a álcool. O saco cama também já me desenrascou algumas vezes. Mala de primeiros socorros com desinfectantes, pensos, adesivos, ligaduras e comprimidos para as dores é algo que não dispenso
4 - Filmagens: fotos e filmagens, envio ao fim do dia para a nuvem. Levo também um tablet e um disco externo de apoio. Tento aproveitar o WiFi free que encontro pelo caminho. Pondera colocar uma ficha de 12V para carregares os aparelhos electrónicos pelo caminho em caso de necessidade
5 - Comida, compra em supermercados por onde passares. Não te esqueças de levar água para te manteres hidratado (e para teres que parar para mijar e descansar)
6 - Cuidado com os limites de velocidade, sobretudo em França e demais legislação especifica de cada um dos locais por onde vais passar - Suiça tem limites de ruído por exemplo.
7 - Verifica antes de sair se tens a documentação toda em ordem, coloca no interior do capacete e de uma bolsa informação a teu respeito(identidade; contactos; situação clínica, medicação, etc.)
8 - Antes de lançares à aventura revê os órgãos mecânicos da mota e os sistemas de segurança da mota
9 - Durante a viagem vê se há alguém ou algum grupo que vá para o mesmo destino e a quem te possas juntar. Andar acompanhado é muito mais seguro do que andar sozinho.
10 - Por fim .... boa viagem

Dezembro 01, 2019, 12:18:19, 12:18
Responder #10

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Boas ,eu nao tenho assim um orçamento muito alto, penso ficar em albergues ou hoteis baratos, a ideia da viagem é usufruir da liberdade que a mota te da ,isto tudo sem pressa .Vou precisar algumas dicas tambem como tirar partido das filmagens da viagem.

Em viagens de mais de 1 dia a média de custos a ponderar quando se organiza um passeio é de ~100€/dia (sem extras e moderado na alimentação com locais de refeição e alojamento com valores baixos)
Se pretendes um alojamento com melhores condições e teres uma alimentação não muito diferente da que fazes por cá... o valor de referência não deve ser muito diferente de entre 130€ e 150€ por dia.

nota: nem tudo é mais caro lá fora... o combustível é mais barato e tens mais autoestradas sem portagem... (e mesmo as portagens... na Suiça parece que se paga 20€ correspondentes a 1 ano de utilização e depois é andar até se fartar...)

Dezembro 01, 2019, 12:35:54, 12:35
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
São cerca de 40 por uma vinheta anual

A Áustria usa o mesmo sistema, mas podes comprar só a vinheta por 7 dias

Os limites diários depende muito do país e do tipo de percurso (e da máquina que levamos tambem). 500 k podem ser poucos se for apenas AE como completamente impossíveis de fazer se formos fazer montanha pois nesse caso 200 kms já podem implicar “horas extraordinárias”

O maior conselho que tem posso dar e evitar andar de noite e evitar andar com o depósito abaixo do 1/4.

Multibanco ou levar vários cartões e um must pois muita coisa já e self service. E um smartphone também

Mas continuo a achar que a pergunta é vaga demais... não dizes quando vais, se tens mais interesse em estradas giras ou em,visitar cidades ou monumentos e não das um esboço do,mapa da viagem nem dizes se queres acampar ou,ficar em hotel.

O melhor e começares a pensar nisso e ir definindo nem que seja provisoriamente para podermos dar uma ajuda mais concreta  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 01, 2019, 18:04:09, 18:04
Responder #12

filipe cravo

• *

• 24
Olá todos, desde já quero agradecer pela vossa ajuda.De momento ainda nao posso avançar com detalhes visto que estou em recuperaçao  e nao sei quando estou apto para conduzir mas a viagem é certa.A viagem que fiz mais longa foi a gerez de la frontera mas gostaria de ter ajuda das vossas experiencias .Obrigado