Autor Tópico: A famosa dor de cabeça da "Primeira Mota"  (Lida 10241 vezes)

Dezembro 07, 2019, 06:33:12, 06:33
Lida 10241 vezes

cdmcx

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 4
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Maia
Boas povo!

Peço que mantenham a mente aberta para as barbaridades que ides ler, mas sou mais responsável do que vou aparentar xD
Tendo eu zero de experiência neste mundo e ainda carta por tirar, deparo-me com o primeiro grande problema antes de sequer o iniciar: Que mota comprar?
Vou ser muito franco convosco e quanto à pessoa que sou. Eu simplesmente adoro a S1000RR. Ora bem, aqui começam os problemas. Uma 1000 num gajo que com 27 anos o mais próximo que esteve a andar de mota foi numa bicicleta...

Uma breve história:
Eu desde criança que sempre sonhei em ter uma mota desportiva. Desde a estética, o som, à aceleração e à velocidade. A oportunidade nunca surgiu e agora os "astros" começaram a alinhar-se a meu favor e eu meti a opção em cima da mesa. Nunca andei de mota. Até onde sei, é uma bicicleta sem pedais que anda muito mais. Até onde sei, posso nem vir a gostar e abortar o projeto todo mas não vamos ser pessimistas. Tal como disse acima, o meu problema começa nas motas desportivas, principalmente na R6... e depois quando sai a S1000RR e eu  :megafeliz: Ora, como primeira mota sem experiência nenhuma, seria completamente descabido começar numa 1000 (segundo a opinião e o senso comum) e de facto, começar numa mota que vai dos 0-300 em 17 segundos é assustador. Mas depois também vem o meu lado racional da coisa: É certo que ela anda muito, mas qualquer mota anda devagar e se for para me matar, nada me impede de ter um azar numa 50cc (nada contra as motas de 50cc). Inicialmente considerei comprar uma "qualquer" em segunda mão, talvez 600cc para aprender, me habituar e "sacrilegicamente" para estragar (quedas, aprendizagem, pontos de embraiagem mal feitos, etc). Ora, com este pensamento posso responder à minha pergunta anterior: "então compra uma em segunda mao e depois compras a outra", mas lá está, uma mota em segunda mão nunca seria para estragar, seria para me habituar, o mesmo que uma 1000 (segundo vi, a S1000RR até é bastante user friendly com muitas ajudas, estabilizadores, etc). Além disto, deparo-me com o problema de compra e venda. Estar a comprar uma mota já potente mas com algum uso só para andar algum tempo nela com a desvantagem de que segundo o que tenho pesquisado, mesmo essas motas não são propriamente baratas e lá vai uma boa parte do orçamento para a s1000rr... Eventualmente ficaria com 1 mota "velha" para vender (porque não tenho possibilidade nem espaço para ter duas) enquanto estaria a espera do retorno do dinheiro para comprar a que eu realmente quero.

Mais uma vez, sendo eu completamente ignorante e inexperiente neste assunto, peço a vossa opinião sobre qual mota poderei optar (não apenas das que falei mas entre o leque da gama desportiva) para iniciar esta aventura e também qual é a vossa opinião sobre realmente começar numa s1000rr mas com cabeça e responsabilidade. Não vou ser hipocrita e mentiroso e dizer que não pretendo experimentar a acceleração e a velocidade da mota (acho que ninguém deve comprar uma mota destas se for para andar a 50), mas também não sou estúpido para o fazer sem experiência e sem confiança. Pretendo usufruir e disfrutar da mota, não tenho interesse nenhum em me matar com ela devido a irresponsabilidade da minha parte.

Cumprimentos.

Dezembro 07, 2019, 06:56:22, 06:56
Responder #1

MotardFeio

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Companheiro, já andei numa dessas no Estoril, naqueles dias da BMW, e adorei a moto.
É fácil de conduzir, tá tudo no punho direito.
Eu ando numa CBR 1100 XX, portanto sem ajudas nenhumas e achei a S1000RR mais fácil de levar.

Dito isto, não a compres como primeira moto.
Nem essa nem nenhuma 200cv+.

Por muitas ajudas que tenhas, ela anda o que tu enrolares, e depois se não a souberes parar num aperto, fod£§-te todo...

Compra uma naked com alguns anos, uma 600, vê preços e a diferença entre motos de dois ou 3 anos diferentes para veres o que ela vai desvalorizar na tua mão.
Ao fim de um ano, dois ou três, já ganhaste calo para a S1000RR e vendes a velhota quase pelo mesmo preço, assim a saibas escolher.

Abc e acima de tudo desejo-te boa sorte na escolha e nos primeiros quilómetros!

Conselho - faz estrada e cidade, muita estrada. Vias rápidas e Autoestradas não te dão traquejo nenhum de jeito.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 07, 2019, 07:44:55, 07:44
Responder #2

NFRod

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 305

Masculino
Bem vindo ao fórum.

O problema da mota é que não é bem uma bicicleta com pedais porque mesmo sem "pedalar" ela anda sozinha e é aí que uma mota com muita potência te pode assustar.

Acho que se te mandares de cabeça para algo com muitos cavalos a probabilidade de apanhares um susto e depois quereres vender a mota é grande.

A caixa de uma mota é diferente de um carro manual. Se fores na mudança errada a chegar a uma curva ou rotunda tens de ter um pouco de experiência para ajustares sem a mota te levar para fora da curva.

Não sei que carro tens, ou se tens sequer, mas no carro quando estás numa mudança mais alta do que devias o carro lança-se para não ir abaixo e isso numa mota muito potente pode ser complicado.

Eu andei primeiro de 125cc depois tirei a carta e comprei uma 650cc de 97cv "utilitária desportiva com carenagem". E ao início andei um pouco aos papéis. Ou seja tive de me ajustar um pouco ao estilo de condução e ao que ela me pede para andar. Porque apesar de achares que todas andam devagar isso não é bem assim. Tens mota que não foram feitas para andar devagar porque elas em primeira sem mexer no acelerador já querem andar mais do que às vezes dá jeito.

Posto isto nunca andei numa s1000rr não sei se é ou não user friendly. Mas acho que meteres um degrauzinho antes não era má ideia. E talvez um degrauzinho dentro do mesmo segmento. Porque o estilo de condução é um pouco diferente. Tenho um amigo meu que comprou uma CBR500RR praticamente nova e conseguiu vender mais cara passado dois anos. Conseguiu fazer um bom negócio claro mas é só para perceberes que nem sempre perdes dinheiro.

Dezembro 07, 2019, 08:17:20, 08:17
Responder #3

cdmcx

• *

• 4
Companheiro, já andei numa dessas no Estoril, naqueles dias da BMW, e adorei a moto.
É fácil de conduzir, tá tudo no punho direito.
Eu ando numa CBR 1100 XX, portanto sem ajudas nenhumas e achei a S1000RR mais fácil de levar.

Dito isto, não a compres como primeira moto.
Nem essa nem nenhuma 200cv+.

Por muitas ajudas que tenhas, ela anda o que tu enrolares, e depois se não a souberes parar num aperto, fod£§-te todo...

Compra uma naked com alguns anos, uma 600, vê preços e a diferença entre motos de dois ou 3 anos diferentes para veres o que ela vai desvalorizar na tua mão.
Ao fim de um ano, dois ou três, já ganhaste calo para a S1000RR e vendes a velhota quase pelo mesmo preço, assim a saibas escolher.

Abc e acima de tudo desejo-te boa sorte na escolha e nos primeiros quilómetros!

Conselho - faz estrada e cidade, muita estrada. Vias rápidas e Autoestradas não te dão traquejo nenhum de jeito.

Boas, obrigado pela tua informação! Pessoalmente não gosto de vias rapidas nem de auto estradas. Nacionais é o que mais adoro, cidades evito porque tenho ódio a transito mas compreendo perfeitamente a mensagem que é transmitida! :D

Bem vindo ao fórum.

O problema da mota é que não é bem uma bicicleta com pedais porque mesmo sem "pedalar" ela anda sozinha e é aí que uma mota com muita potência te pode assustar.

Acho que se te mandares de cabeça para algo com muitos cavalos a probabilidade de apanhares um susto e depois quereres vender a mota é grande.

A caixa de uma mota é diferente de um carro manual. Se fores na mudança errada a chegar a uma curva ou rotunda tens de ter um pouco de experiência para ajustares sem a mota te levar para fora da curva.

Não sei que carro tens, ou se tens sequer, mas no carro quando estás numa mudança mais alta do que devias o carro lança-se para não ir abaixo e isso numa mota muito potente pode ser complicado.

Eu andei primeiro de 125cc depois tirei a carta e comprei uma 650cc de 97cv "utilitária desportiva com carenagem". E ao início andei um pouco aos papéis. Ou seja tive de me ajustar um pouco ao estilo de condução e ao que ela me pede para andar. Porque apesar de achares que todas andam devagar isso não é bem assim. Tens mota que não foram feitas para andar devagar porque elas em primeira sem mexer no acelerador já querem andar mais do que às vezes dá jeito.

Posto isto nunca andei numa s1000rr não sei se é ou não user friendly. Mas acho que meteres um degrauzinho antes não era má ideia. E talvez um degrauzinho dentro do mesmo segmento. Porque o estilo de condução é um pouco diferente. Tenho um amigo meu que comprou uma CBR500RR praticamente nova e conseguiu vender mais cara passado dois anos. Conseguiu fazer um bom negócio claro mas é só para perceberes que nem sempre perdes dinheiro.

Boas, deste-me muita informação que eu não estava à espera, desde já muito obrigado. De facto a minha ignorância no assunto requer mesmo fazer perguntas que por vezes sejam estúpidas para entender bem como funciona. Sim, tenho carro e sei do que falas, simplesmente nunca me lembrei de associar isso a uma mota e sim, começa a parecer assustador fazer isso xD
De qualquer das formas, o meu objectivo ao comprar uma mota em segunda mão não é de todo fazer lucro com ela mais tarde. O meu objectivo é aprender o maximo possível e evitar perder muito dinheiro com a desvalorização da mesma.

Por curiosidade, se alguém souber ou estiver dentro do assunto, que motas é que me recomendariam para começar e qual a margem de preços/kms aceitáveis para a mesma? (já sei que existe uma grande variedade de factores que influenciam o preço mas dentro da série desportiva em média o que se pode arranjar?)

Já agora também, onde recomendam procurar? OLX? facebook??

« Última modificação: Dezembro 07, 2019, 08:18:42, 08:18 por cdmcx »

Dezembro 07, 2019, 08:34:07, 08:34
Responder #4

António Teles

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Caro companheiro,
Sou amigo de um rapaz dentro da minha idade que não tinha equilíbrio a pedalar mas sabia andar de mota. Começou nas 50cc depois 125cc e por aí a cima hoje está a tentar baixar de cilindrada mas é complicado.
Também por vezes vejo notícias que nenhum de nós aprecia sobre motards experientes que nos deixaram por uma infelicidade.
Quando eu tirei a carta numa BMW 250 do sr. instrutor Quadrado, mal recebesse a guia podia conduzir um avião que na altura já faziam a recta da meta do autódromo do Estoril a 300 e ans, hoje em dia penso que já nao é assim existe um limite de cilindrada ou cavalagem  para os primeiros anos de carta. Talvez seja bom.
A minha opinião sobre a escolha é sempre que escolhas a que mais gostes.
Cumprimentos
A ver se paro quieto?! 🏍

Dezembro 07, 2019, 08:35:25, 08:35
Responder #5

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ter como única experiência andar de bicicleta (bem sei que ainda terias de passar pela fase de obter a carta) e pretender ir para uma moto com +200cv, sinceramente não me parece de todo aquilo que deves fazer.

Eu sei que há (poucos) que já terão feito algo parecido, mas não querendo que tires da cabeça esse teu sonho, acho que aquilo que devias fazer era antes passares por uma outra experiência. Uma outra moto menos nervosa do que essa e que não se atire, com a maior das facilidades, para números elevadíssimos no painel de instrumentos.

A experiência que tenho mais perto dessa que é com uma Tuono V4 1100 RR e em estrada aberta a facilidade com que rola a grande velocidade ficou-me gravada. Mesmo!

Eu pessoalmente nunca aconselharia a ninguém que fosse comprar uma S1000RR como sendo a sua primeira.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 07, 2019, 08:36:57, 08:36
Responder #6

NFRod

• **

• 305

Masculino
Eu também não sou nenhum mestre nesta área aliás eu ainda sou muito verdinho neste mundo das motas. Por isso acaba por ser uma opinião de alguém que só entrou nisto há coisa de 1 ano.

O meu caso foi o oposto do teu. Comprei logo uma 125cc nova e perdi dinheiro porque gostei demasiado e quis tirar a carta e aumentar logo de cc.

Tirando a carta já ficas mais ou menos com uma ideia do que é andar de mota. Mas também depende da mota que te derem para andar. Superdesportiva não há de ser de certeza eheh... Até porque lá está... Não é mota para fazer a manobra que eu mais faço aí na estrada... 8s.

Se a ideia é mesmo seguir o sonho comprava uma superdesportiva de 35kW usada para ganhar experiência. Esse é o limite de potência para encartados A2 ou seja é possível que tenhas bons negócios por haver pessoal que depois querem fazer o mesmo que tu. Dar o salto.

Dezembro 07, 2019, 08:55:06, 08:55
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Tens como hipóteses, para ganhar o gosto e experiência (e respondendo ao que perguntavas acima), por exemplo a Kawasaki Ninja Z400, a Honda CBR500R, a Yamaha YZF R-3, a KTM 390RC (esta última e dado os anos que tem no mercado, deve conseguir-se bom negócio nova, pois "já vi acontecer").

Procura em concessionários perto, fala com os vendedores e de certeza que encontras algo bem menos potente (para já) do que a S1000RR e com a possibilidade de fazeres um test-ride. Existem motos usadas e semi-novas entregues como retoma e podias começar a tua busca por aí.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Dezembro 09, 2019, 10:39:31, 10:39
Responder #8

danteMdie

• **

• 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Bem, eu acho que estás a passar por uma fase relativamente similar à minha (ainda que de forma mais entusiasta : p ).

O meu "percurso" foi semelhante ao NFRod: começar por uma 125cc e subir de cilindrada pouco depois. Ele foi para uma CBR650R e eu para uma CBR600rr. Nunca andei numa 650R, mas garanto-te: a CBR600rr é vista como a 600 que anda menos e mesmo assim consegue ser um canhão.

Quando eu falo em canhão, comparo aquilo o que é uma condução de carro. Ano passado arranjei um 320D Coupé de 177cv - o carro mais potente que conduzi até hoje. Durante dois meses fiquei super entusiasmado com as velocidades e era raro o dia em que não dava os 200kmh. Apesar de me ter divertido muito, não deixou de ser uma fase muito estúpida. Isto para dizer que com este carro aconteceu duas coisas: mais adrenalina pela velocidade e mais tendência para cometer excessos.

Ora bem, com a minha 600 posso-te dizer que o nível de adrenalina de uma aceleração dos 0-100 é tipo andar a 250 no meu carro. É uma capacidade de explosão brutal para quem não está habituado a andar de mota e acredita, se não conseguires ter auto-controlo, podes ter azar porque curvar numa mota não é curvar num carro. A abordagem ao processo é muito mais complexa.

Além disso, se pensares para ti "eu tenho cuidado e vou ser responsável", estás só a enganar-te. Se tens uma recta em auto-estrada e estás com piso seco, vais acelerar. É mesmo assim, estas motas põem qualquer um meio maluco : p

Pegando também no tema das nacionais: é do que eu mais gosto de fazer também, especialmente a N108 para Entre-os-Rios - muitas curvas e contra-curvas algo apertadas e é espetacular para usar uma desportiva, mas também é espetacular para uma pessoa controlar mal o acelerador a sair de uma curva, perder tracção e saltar de uma ribanceira abaixo. Uma 1000cc vai ser sempre uma besta de gerir dada a elevada sensibilidade do acelerador e mesmo uma 600cc já impõe respeito.

Desculpa lá o testamento, mas basicamente a minha opinião vai ser a mesma que a dos outros: não vás por uma S1000 logo a abrir. Não quer dizer que não consigas, mas vais ter uma máquina com potência a mais e tu vais ter experiência a menos.

O Sapiens21 apontou várias alternativas interessantes para começar, ainda que sejam motas algo difíceis de encontrar a bons preços - acho que só a CBR500r é que existe em quantidades QB no mercado (seja facebook, standvirtual ou OLX). Podes também ir pela via das 125cc - arranjas uma yamaha R125 ou uma KTM RC125 usada para te habituares à ergonomia de uma desportiva e depois dás o salto. Mesmo assim, aconselhar-te-ia a passares primeiro por uma 600cc antes de ires para uma 1000cc, mas cada um é que sabe de si : p

Dezembro 09, 2019, 15:48:02, 15:48
Responder #9

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Sendo eu um gajo que saiu de uma DTR125 para pegar de "estalo" numa R6, uns bons anos depois, NÃO te aconselho a compra da S1000RR, nem de uma R6, nem de desportiva nenhuma com esse "range" de potencia..

Pronto, o conselho está dado...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 09, 2019, 16:49:15, 16:49
Responder #10

dfelix

• 5006

Há determinadas características nas motos que não vêm indicadas nas especificações técnicas.
Nomedamente o feeling e os comportamentos que ocorrem quando se conduz.
As superdesportivas são em regra geral veículos que despertam uma inconsciente tendência de puxar por elas.
Logo, a ideia que é o punho que controla a velocidade... torna-se muito relativo.

Nos dias de hoje, este segmento possui imensa electrónica que facilita a condução e naturalmente tornaram-se muito mais seguras.
E os construtores ás custas disso foram matando alguma da oferta intermédia. Uma pena.
Só que... o perigo continua lá.
Elas mordem.
E mordem sem avisar!

Uma das razões porque se habitualmente se começa por baixo é precisamente por serem mais permissivas.
Vão rosnar antes de morder.
E para quem tem pouca experiência, nem isso pode ser o suficiente.

Há 20 anos atrás começar com uma desportiva 600 já era esticar a corda.
O normal era passar por uma coisa mais básica durante uns tempos e só depois avançar. E era aqui que surgia a fase dos primeiros grandes sustos e dos excesso de confiança.
Mas eram grandes escolas. Porque uma moto que obriga a usar a caixa para manter a chama acesa torna-te melhor piloto.

No presente uma 1000cc já é tranquilo para começar?
Quanto a isto não me pronuncio. Porque me sinto antiquado e desactualizado!

Dezembro 09, 2019, 21:22:16, 21:22
Responder #11

TelmoF

• *

• 41

Masculino
  • Modelo Motociclo: CBR 650R
  • Localidade: Lisboa
Boas @cdmcx,

Eu também sou como tu, também me considero bastante responsável (sempre tive de ser :P) e sinceramente não acho uma boa ideia comprares uma mota tão forte como essa.

Tirei a carta A2 (ainda não tenho idade para a outra) na segunda feira (dia 2 deste mês) e comprei uma CBR650R (de origem tem 70kw mas a minha está limitada a 35kw) como primeira mota.

O que eu posso dizer é que já cometi uns erros (penso que sejam de principiante), como por exemplo, entrar demasiado rápido numa curva e, como ainda não tenho experiência, tenho aquele receio de me deitar, mas nada aconteceu porque a velocidade também era só um pouco a mais e deu para corrigir com o travão.

Outra erro que eu cometia (agora já nem tanto) era dar aceleração a mais, apesar de corrigir depois com a embraiagem, mas com uma 1000cc tens de ter muito mais cuidado, nunca andei em nenhuma (e por enquanto nem quero porque sei que não estou preparado), mas acredito que se levanta com muita facilidade,

Outra preocupação que vejo ao comprares essa mota é também a rapidez com que se atinge altas velocidades sem sequer te aperceberes (porque vais com atenção à estrada) e depois um pequeno erro com uma velocidade excessiva pode resultar num problema grande.

Dezembro 09, 2019, 22:00:52, 22:00
Responder #12

NFRod

• **

• 305

Masculino
O meu "percurso" foi semelhante ao NFRod: começar por uma 125cc e subir de cilindrada pouco depois. Ele foi para uma CBR650R e eu para uma CBR600rr. Nunca andei numa 650R, mas garanto-te: a CBR600rr é vista como a 600 que anda menos e mesmo assim consegue ser um canhão.

A minha é mais meiga. Tanto que perdeu um R. Posição é menos agressiva e tal. Não é bem segmento superdesportivo. Aliás, do que percebi neste momento nestas cilindradas dos 6centos superdesportivas só mesmo a Yamaha com a R6 e a Kawasaki com a Z6XR.

Dezembro 09, 2019, 22:41:38, 22:41
Responder #13

danteMdie

• **

• 222

A minha é mais meiga. Tanto que perdeu um R. Posição é menos agressiva e tal. Não é bem segmento superdesportivo. Aliás, do que percebi neste momento nestas cilindradas dos 6centos superdesportivas só mesmo a Yamaha com a R6 e a Kawasaki com a Z6XR.

Yup. Indeed. Eu "acho" que foram as restrições europeias que fizeram os fabricantes desistirem desse segmento. Nos US ainda continua a haver CBR600rr e GSX-R600. Em breve teremos uma Aprilia 660, mas será bicilindrica e com cerca de 100cv. Não é bem bem a mesma coisa (mas suponho que seja rápida que chegue...).

Quanto à CBR650r, se o meu budget fosse mais alargado, teria escolhido essa muito provavelmente... Ainda que o meu amor maior nas 600 seja a R6. Pena é que os meus 170cm e falta de experiência não abonaram muito na altura de tomar uma decisão : p

Dezembro 10, 2019, 11:28:02, 11:28
Responder #14

dfelix

• 5006
Eu "acho" que foram as restrições europeias que fizeram os fabricantes desistirem desse segmento. Nos US ainda continua a haver CBR600rr e GSX-R600.

Mais ou menos.
Houve um desinteresse generalizado nas superdesportivas a meados da década passada.
E consequentemente os construtores deixaram de investir neste segmento da mesma forma. Daí que muitos modelos apenas foram sujeitos a pequenas actualizações cosméticas e equipamento até acabarem excluidos do catálogo pela questão das emissões.

E são diversas as razões que levaram a isto.
Embora a mais evidente seja um envelhecimento dos utilizadores que levaram a gradual transição para sport-tourers e adventures. Da mesma forma que os "novos" motociclistas surgiram mais interessados em opções de mobilidade.

Dezembro 10, 2019, 12:12:09, 12:12
Responder #15

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
"Porque uma moto que obriga a usar a caixa para manter a chama acesa torna-te melhor piloto." dfelix dixit.
Se eu fosse proprietário de um bar de motociclistas, mandava emoldurar esta frase e punha-a bem à vista.

"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Dezembro 10, 2019, 21:24:34, 21:24
Responder #16

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Nunca conduziste uma mota?

Queres ganhar prática?

não te queres matar?

não queres perder dinheiro na primeira mota?

Só há uma resposta possível a estas quatro perguntas: Compra uma 125cc usada de origem Japonesa e daqui por um ano podes comprar uma 1000RRRRR que já te safas sem dificuldades.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 10, 2019, 21:29:09, 21:29
Responder #17

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Tendo em conta que o membro em questão (autor do tópico) deixou de por cá vir, infelizmente ficou a dúvida sobre se os conselhos foram ou não atendidos.

No geral, a tendência de opinião é mais do que notória: ter uma outra moto primeiro, ao invês de se "atirar" para algo com +200cv.

Dalai Lama

Dezembro 11, 2019, 09:47:07, 09:47
Responder #18

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Fiquei com a ideia que o "moço" queria que alguém dissesse, bora lá comprar isso  :lolol: :lolol: :lolol:!

Ninguém o apoiou, fugiu!
Omnia tempus habent

Dezembro 11, 2019, 11:47:00, 11:47
Responder #19

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
As vezes somos visitados por aliens. Uns ficam, outros vão :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 11, 2019, 12:10:35, 12:10
Responder #20

halmeida

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
Até parece daqueles aliens que vêm por cá provocar confusão... dei uma stalker e este user não aparece em lado nenhum... só com acesso à conta de email daria pra saber mais... :)

Dezembro 11, 2019, 14:12:27, 14:12
Responder #21

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Há que dar um desconto... nem todos esses "aliens" que por aqui aparecem podem ser as mesmas crianças...

Neste caso e se sempre foi avante com a s1000rr pode até já estar às voltinhas em jerez...  :D

Eu tento imaginar como seria a minha primeira experiência e logo com esta moto...
... acidente garantidamente mas restava saber se por cá andava para contar histórias...
Mas isso sou eu... já lá vai a fase de pouca maturidade...

Espero que não tenha é sido vítima de algum acidente...
« Última modificação: Dezembro 11, 2019, 14:13:34, 14:13 por 2low »

Dezembro 11, 2019, 15:11:09, 15:11
Responder #22

Svitre

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Nunca conduziste uma mota?

Queres ganhar prática?

não te queres matar?

não queres perder dinheiro na primeira mota?

Só há uma resposta possível a estas quatro perguntas: Compra uma 125cc usada de origem Japonesa e daqui por um ano podes comprar uma 1000RRRRR que já te safas sem dificuldades.

Eu encontrava-me numa situação semelhante e optei por comprar uma V-Strom 650 nova. É uma mota bastante permissiva e de fácil pilotagem.

Na minha opinião acho que não será correcto generalizar logo com a questão de que se deveria subir de cilindrada ou de comprar uma mota usada como primeira mota.

O mais importante é mesmo experimentar antes de comprar e acima de tudo tirar a carta para se ter um contacto com a mota, mesmo para quem só vai comprar uma 125 e está habilitado para tal com a carta de categoria B acho que deveria comprar umas aulas de condução, sobretudo se nunca teve um contacto com motas.

Dezembro 18, 2019, 02:40:53, 02:40
Responder #23

cdmcx

• *

• 4
Boas a todos!
Sim, continuo vivo e li todos os comentários que vocês escreveram e agradeço imenso as respostas que me foram dadas!
Também posso confirmar que sou um Alien devido aos meus gostos incomuns para quem está prestes a iniciar neste mundo que desde sempre me pareceu fantástico!

Também fiz alguma investigação por trás durante a minha ausência e inclusive criei um plano que me parece ser o mais racional. Deixo então aqui o que pretendo fazer num futuro muito proximo.
Comprar a S1000RR e morrer feliz  :chopper: :yeah:

Não, agora a sério xD
Devido à minha completa inexperiência, o que estou a pensar fazer é começar a tentar conduzir na scooter do meu pai (que por ser dele eu nunca me atrevi a tentar - nem nada contra scooters mas não fazem o meu género) e começar a ganhar alguma experiência básica de mota. Depois disso, talvez até comprar uma 125 de um estilo mais "desportivo" porque como tenho 27 anos com carta de carro, salvo erro, já posso conduzir uma dessas. A partir daqui será gradual. Conforme me vá sentindo mais confiante, irei começar a escalar a tabela da cilindrada até tirar a carta de mota completa e entrar no mundo das motas desportivas potentes.

Eu já tinha uma pequena noção que a ideia que tinha sobre começar numa 1000 seria um bocado estupido. O facto dela ser ultra moderna e com ajudas e garantias é que me acabou por criar a dúvida de se seria viável começar logo nesta gama. 100% das possoas com quem falei me disseram que não e como o meu objectivo para o futuro não me é matar e sim poder disfrutar de uma 1000, então vamos andar uns baby steps para garantir ao máximo que é isso que acontece.

Mais uma vez, quero agradecer a todos o feedback tão positivo que me foi dado e irei começar a pesquisar e ser mais participativo no fórum.
Abraço!

Dezembro 18, 2019, 06:31:50, 06:31
Responder #24

NFRod

• **

• 305

Masculino
Falando do que não sei mas tendo mais ou menos ideia do que poderá ter acontecido já deve ter havido pessoal a vir para cá com questões só para incendiar almas. Mas de certo que todos te querem ajudar ao máximo.

Posto isto...

Anda na scooter para teres mais ou menos noção o que é andar de mota e os seus perigos (porque serve bem para isso). Tiras a carta e compra uma de mais CC. Mesmo que não compres já de acordo com a categoria A não tens de varrer as cc todas. É que na carta andas com motas de 70/90cv depois compras uma 125cc e aí é que te vai apetecer comprar a s1000rr para te matares eheh

Dezembro 18, 2019, 08:07:13, 08:07
Responder #25

Nuno YB

• 1209
Não vendem motos na Maia? Tem aparecido tanto apeado, aqui no Forum, vindo de lá...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 18, 2019, 11:59:06, 11:59
Responder #26

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
Não vendem motos na Maia? Tem aparecido tanto apeado, aqui no Forum, vindo de lá...

Hão-de vender, eu é que não sei onde! Mas na Rua de Camões não falta mota, e é a 10km da Maia... Portanto não há desculpa!

Dezembro 18, 2019, 12:05:59, 12:05
Responder #27

rookie

• **

• 143

Masculino
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
estão à espera do pai natal que deixe o cheque assinado   :feliz: :megafeliz:

Dezembro 18, 2019, 12:20:10, 12:20
Responder #28

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

A culpa é da CP que os deixa nos apeadeiros sem comboios ou sem maquinistas...

Às tantas serão alguns dos que podem ver na imagem do site da CP: https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/estacoes/leandro

:lolol: 8)

NunoYb, como se tem tentado abordar todo o país, e havendo uma vontade de virem a existir eventos mais virados para a malta do Porto e arredores bem como os do Algarve... podem aparecer até por aqui realmente alguns por enquanto apeados mas outros...

« Última modificação: Dezembro 18, 2019, 12:22:29, 12:22 por 2low »

Dezembro 18, 2019, 13:13:24, 13:13
Responder #29

Nuno YB

• 1209

A culpa é da CP que os deixa nos apeadeiros sem comboios ou sem maquinistas...

Às tantas serão alguns dos que podem ver na imagem do site da CP: https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/estacoes/leandro

:lolol: 8)

NunoYb, como se tem tentado abordar todo o país, e havendo uma vontade de virem a existir eventos mais virados para a malta do Porto e arredores bem como os do Algarve... podem aparecer até por aqui realmente alguns por enquanto apeados mas outros...

:lolol: :lolol: :lolol:

Dezembro 19, 2019, 08:32:01, 08:32
Responder #30

danteMdie

• **

• 222
Começar numa scooter ajuda, mas se a ideia for começar numa 125cc convém que seja uma 125 com mudanças manuais. A habituação à embraiagem é crucial.

Além disso, motas de pista são tudo menos ergonómicas para o dia a dia. Se não te fores habituando ao estilo de condução vais sentir dificuldades acrescidas. Mesmo assim, de evitar o salto de uma 125cc para uma 1000.

Se for para o caminho das Rs tenta começar numa R125, depois estar uns tempos numa 600 e depois vês se fa sentido sequer ir para uma 1000.

Se fores baixo também vais sentir dificuldades acrescidas : p

Dezembro 19, 2019, 08:44:25, 08:44
Responder #31

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Ora compras uma CBR 125 em segunda mão e trocas logo os pneus que ela trouxer por uns decentes.
A motinha aguenta tudo desde que tenha revisões decentes a tempo e horas. Consumo é nicles.
E aprendes a meter mudanças - convém!
Não invalida andares na acelera do teu pai, é sempre bom andar em vários estilos, desenvolves mais como condutor.

Depois arranjas uma naked com 50 cv +/-, tb em segunda mão, e metes mais uns quilómetros em cima.

A seguir arranjas uma RR qualquer com 600 cc, aqui não te aconselho a R6 por ser demasiado pontuda.

Mais uns quilómetros.

E a seguir lá vem a zarolha com os 1000 cc e 200 cv!!!

Xaram!!!!

Entretanto, combinas uns passeios com malta rodada para ires aprendendo umas coisas, o que fazer e muito importante - o que não fazer!!!!! 

Boas curvas!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 19, 2019, 15:34:48, 15:34
Responder #32

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
1º - Tira a carta!

2º - Compra uma CB500 de 199? e aprende com essa Mota, ela perdoa quase tudo!

3º - Quando já tiveres caído uma quantas x, até parado, compra a 1000!
Omnia tempus habent