Autor Tópico: Nova Tabela de IUC para 2020  (Lida 22399 vezes)

Dezembro 19, 2019, 17:13:46, 17:13
Lida 22399 vezes

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 19, 2019, 17:44:00, 17:44
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O que estava isento...mantém-se isento.

O restante leva o dito acr€scimo que tem sido tão badalado na comunicação social, ainda que noutras temáticas. Ou seja, 0.3%...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 20, 2019, 12:56:41, 12:56
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Ora bem...

Estive a fazer as contas face ao ano passado e os aumentos são, como já se calculava, na ordem dos cêntimos.

O que está isento mantém-se.

Depois temos:

De 351cc a 500cc - Aumento de 6 cêntimos!

De 501cc a 750cc - Aumento de 18 cêntimos!

Mais de 750cc - Aumento de 38 cêntimos!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Dezembro 21, 2019, 10:04:57, 10:04
Responder #3

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ora bem...

Estive a fazer as contas face ao ano passado e os aumentos são, como já se calculava, na ordem dos cêntimos.

O que está isento mantém-se.

Depois temos:

De 351cc a 500cc - Aumento de 6 cêntimos!

De 501cc a 750cc - Aumento de 18 cêntimos!

Mais de 750cc - Aumento de 38 cêntimos!

Como de costume, os que já pagam mais... têm um aumento maior.

Deveriam aplicar esta regra a TODOS os portugueses, penso eu...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 21, 2019, 10:37:15, 10:37
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A percentagem de aumento, entre os que já pagavam, é igual.   :)
Mas eu percebi a questão dos "todos".  :nice:

---------------------

Este ano paguei 58.68€...
Para o ano (se a mantiver) serão 58,86€.

Dalai Lama

Dezembro 21, 2019, 11:06:42, 11:06
Responder #5

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
E mesmo assim tendo em conta o aumento generalizado dos impostos podemos ficar contentes por serem apenas uns cêntimos!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

by JDilemas

Dezembro 23, 2019, 10:26:59, 10:26
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Amigo João:

Olha que uns cêntimos aqui, cêntimos nas autoestradas/portagens, ponte VG ou 25 abril, combustíveis e/ou oficinas de reparação (parece que vão aumentar dos restaurantes), eocvalores nos pneus ou na eliminação de óleo. Inspeções se nos "caírem" em cima...

Os cêntimos transformam-se em Euros para cada Português e multiplicado por milhares/milhões de viaturas em circulação.  :pensador:

Abraço.

Dezembro 23, 2019, 10:31:53, 10:31
Responder #7

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Amigo João:

Olha que uns cêntimos aqui, cêntimos nas autoestradas/portagens, ponte VG ou 25 abril, combustíveis e/ou oficinas de reparação (parece que vão aumentar dos restaurantes), eocvalores nos pneus ou na eliminação de óleo. Inspeções se nos "caírem" em cima...

Os cêntimos transformam-se em Euros para cada Português e multiplicado por milhares/milhões de viaturas em circulação.  :pensador:

Abraço.
Sem dúvida João.
Como referi "tendo em conta o aumento generalizado dos impostos" este não foi o que sofreu maior impacto!
Mas que cada vez pagamos mais, lá pagamos.

by JDilemas

Dezembro 23, 2019, 12:52:47, 12:52
Responder #8

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
A percentagem de aumento, entre os que já pagavam, é igual.   :)
Mas eu percebi a questão dos "todos".  :nice:

---------------------

Este ano paguei 58.68€...
Para o ano (se a mantiver) serão 58,86€.

:o :o :o

"Vai vir" novo avião?
Espero que não seja por motivos financeiros...
« Última modificação: Dezembro 23, 2019, 12:55:50, 12:55 por 2low »

Dezembro 23, 2019, 22:28:47, 22:28
Responder #9

filipe cravo

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 24
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vfr750 rc36
  • Localidade: Oeiras
Boas, alem de as motas ser considerado um veiculo de luxo e pagarem um imposto que é um absurdo,deve estar para breve as inspecções as motas visto que esta semana fui a centro de inspecção e ja tinham a sinalética  da linha inspecção das motas...

Dezembro 25, 2019, 11:33:19, 11:33
Responder #10

Vitor_F_Silva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 414

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Agora venho cá eu, deixar os meus "dois cêntimos".

Sou a favor de imposto de circulação, mesmo passando de uma mota que pagava zero para uma que vai pagar quase 60€ - as motas têm motores de combustão, poluem, logo devem ser taxadas pela pegada carbónica. Assim como também concordo com a carga fiscal sobre os combustíveis fósseis.

Discordo da estupidez que é motas com 750cc pagarem o mesmo que uma mota de 1000 ou 1200cc (felizmente a minha não chega aos 750, senão estava quilhado). Devia existir um escalão intermédio e outro escalão para quem tem motas com mais de 1000cc.

Pegando num tema levantado pelo JViegas - as portagens. Discordo do modelo actual de cobrança de portagens, o IUC também deveria servir para pagar a utilização e manuntenção das vias, nomeadamente as AE. As concessionárias deviam ter acesso a esse valor, tal como as empresas de transportes públicos tem acesso a indemnizações compensatórias, dado que o valor dos passes não chega para cobrir custos operacionais - A exploração das auto-estradas é mais um campo em que as PPP nos estão a lixar a todos.

Já agora também concordava com uma classe exclusiva para motas, com desconto significativo em relação à classe 1. Os 30% da actual classe 5, para quem tem Via Verde, não são suficientes - devia existir uma classe exclusiva para motos em todas as portagens (nas pontes de Lisboa o desconto da Via Verde deixa de existir e nunca percebi porquê).

O tema da correcta aplicação dos nosso impostos, e das taxas e taxinhas, já está mais que gasto. Mas  lá que deviam ser mais bem distribuídos e aplicados...
Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Dezembro 25, 2019, 23:24:02, 23:24
Responder #11

filipe cravo

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 24
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vfr750 rc36
Boa noite , ate consigo compreender que se tenha que pagar algum imposto mas nao posso esta de acordo de forma alguma quando se compara com outros paises da europa.Relativamente ao imposto dos combustiveis fosseis é mais um argumento para por areia nos olhos de quem nao quer ver, desde quando uma mota pode poluir tanto como um carro,isso nao é comparável ate porque por norma as motas passam menos tempo no para arranca e isso faz uma poupança de combustivel e por sua vez menos poluição .

Dezembro 26, 2019, 09:02:14, 09:02
Responder #12

Moto2cool

• 4386

E mesmo assim tendo em conta o aumento generalizado dos impostos podemos ficar contentes por serem apenas uns cêntimos!

Todavia é um aumento superior à inflação esperada. Poderá ser menos sentida por cada um, mas significa na mesma um aumento real para as empresas.
O estado quer aumentar os funcionários públicos 0,3% mas aumenta a cobrança numa taxa superior. Cada vez o estado fica com mais dinheiro, o que poderia ser aceitável se fosse usado para beneficiar a vida da população, mas com o que vemos.....
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 26, 2019, 09:49:44, 09:49
Responder #13

JViegas

• 4723

Masculino
Não há dinheiro suficiente para o que é preciso fazer por parte do Estado:

Saúde, educação e justiça. Pilares que eu considero importantíssimos para uma sociedade falham em pontos tão essências como por exemplo na divida às farmacêuticas por parte dos hospitais, na incapacidade das escolas terem professores motivados na sua profissão e no acesso à justiça que é cada vez mais para os poderosos e mais mediático.

Com estas e outras carências é claro que o dinheiro tem que vir de algum lado... no bolso dos contribuintes.

Quanto a este IUC: concordo que deveria existir reclassificações na tabela, em que todos pagariam de acordo com o grau de poluição e não pela cilindrada. Porque é que, por exemplo, a minha 300cc está isenta? Não polui?

É claro que sabe bem não pagar, mas será justo para tantos outros companheiros que pagam e bem?

Reparem por exemplo: as motas já cumprem com o Euro 5, logo menos poluidoras do que motas mais antigas. Faz sentido os veículos mais modernos serem menos poluidores. Porque é que isso não é refletido no imposto.

Também não gostaria de ver motas clássicas ou mais antigas a pagar balúrdios como existe em determinadas situações.

Na minha opinião, a mota não deve ser encarada como um veículo de luxo.
Quando um motociclista opta por deixar o seu carro em casa para as suas deslocações diárias ou em viagens não estará a poluir menos de que um carro?
Não está a contribuir para o descongestionamento das cidades?

Dezembro 26, 2019, 10:36:13, 10:36
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Quanto a este IUC: concordo que deveria existir reclassificações na tabela, em que todos pagariam de acordo com o grau de poluição e não pela cilindrada. Porque é que, por exemplo, a minha 300cc está isenta? Não polui?

(....)

Seria algo que aceitaria como bem implementado.
Talvez mais justo do que aquilo que temos agora e prosseguindo assim um princípio generalizado de preocupação com o ambiente.

Não tenho dúvidas que existem motos de mais baixa cilindrada e que emitem tanta poluição ou mesmo superior, por comparação a outras com o triplo ou até + do quádruplo da cilindrada.

Quem tem uma moto recente e menos poluidora do que a minha, devia - nesse pressuposto - pagar menos do que eu pago da minha com 10 anos, 270kg de peso, norma Euro3 e que não foge muito dos 5-5,5L/100kms.

Sinceramente parece-me que seria mais justo do que propriamente a cilindrada, além de ser uma medida alicerçada às preocupações actuais.

Dalai Lama

Setembro 17, 2020, 15:40:29, 15:40
Responder #15

rookie

• **

• 143

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
aproveitando o tópico, já alguém fez o "pagamento" do iuc das que são consideradas isentas? qual foi o procedimento?
eu sempre paguei presencialmente, agora com estas restrições, tenho de pagar mesmo ou sai automaticamente um comprovativo de isenção?

Setembro 17, 2020, 15:41:56, 15:41
Responder #16

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
aproveitando o tópico, já alguém fez o "pagamento" do iuc das que são consideradas isentas? qual foi o procedimento?
eu sempre paguei presencialmente, agora com estas restrições, tenho de pagar mesmo ou sai automaticamente um comprovativo de isenção?
Vais ao site e mandas emitir guia de pagamento.
Depois se não estás isento a guia vem com uma referência multibanco para efectuar o pagamento

by JDilemas

Setembro 17, 2020, 15:56:54, 15:56
Responder #17

rookie

• **

• 143

Masculino
supostamente estou no escalão dos isentos (forza 300) daí estar a perguntar se é simples ou não...

Setembro 17, 2020, 16:25:06, 16:25
Responder #18

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
Agora venho cá eu, deixar os meus "dois cêntimos".

Sou a favor de imposto de circulação, mesmo passando de uma mota que pagava zero para uma que vai pagar quase 60€ - as motas têm motores de combustão, poluem, logo devem ser taxadas pela pegada carbónica. Assim como também concordo com a carga fiscal sobre os combustíveis fósseis.

Discordo da estupidez que é motas com 750cc pagarem o mesmo que uma mota de 1000 ou 1200cc (felizmente a minha não chega aos 750, senão estava quilhado). Devia existir um escalão intermédio e outro escalão para quem tem motas com mais de 1000cc.

Pegando num tema levantado pelo JViegas - as portagens. Discordo do modelo actual de cobrança de portagens, o IUC também deveria servir para pagar a utilização e manuntenção das vias, nomeadamente as AE. As concessionárias deviam ter acesso a esse valor, tal como as empresas de transportes públicos tem acesso a indemnizações compensatórias, dado que o valor dos passes não chega para cobrir custos operacionais - A exploração das auto-estradas é mais um campo em que as PPP nos estão a lixar a todos.

Já agora também concordava com uma classe exclusiva para motas, com desconto significativo em relação à classe 1. Os 30% da actual classe 5, para quem tem Via Verde, não são suficientes - devia existir uma classe exclusiva para motos em todas as portagens (nas pontes de Lisboa o desconto da Via Verde deixa de existir e nunca percebi porquê).

O tema da correcta aplicação dos nosso impostos, e das taxas e taxinhas, já está mais que gasto. Mas  lá que deviam ser mais bem distribuídos e aplicados...

Não sou dessa opinião em relação ás portagens. Conheço o modelo de financiamento (e o respetivo estado das estruturas) dos diversos países onde as AEs são sem portagesn ou parcialmente.

O exemplo citado, dos transportes, é precisamente mais elucidativo; temos o Sr. Manuel e a Sra. Maria (milhares deles) de uma aldeia dos arredores de Bragança ou de uma serra Algarvia que nunca sentaram o traseiro num veículo da CARRIS ou STCP, Transtejo ou Fertagus, metro do Porto, de Lisboa ou da margem Sul e por aí adiante, se calhar nunca saíram do respetivo concelho durante toda a vida e injustamente toda a vida pagam impostos para financiar os passes sociais dos citadinos, quando pagam o seu IRS, bebem um copo de tinto na taberna ou compram velas para iluminar a casa porque nem a eletricidade ainda lá chegou ou quando compram água engarrafada ou quando fazem manutenção do furo porque rede de abastecimento de água e saneamento é algo que nunca vão ter toda vida. Quando teem de ir ao médico ou Hospital, vão de táxi porque não teem transportes.

Queremos esta injustiça para financiar as autoestradas? Há milhões de Portugueses que apesar de pagarem IUC nunca utilizam uma autoestrada num ano inteiro e outros tantos que o fazem 2 ou 3 vezes por ano e ainda quem só utilize alguns fins de semana, há estatísticas, enquanto outros, pessoas físicas ou jurídicas, fazem milhares de quilómetros por semana. Subimos o IUC a todos para pagar as autoestradas?

Nestas matérias sou a favor do utilizador/pagador sendo que ressalvo matérias de importância social, onde o estado deve servir para agregar solidariedade, como a saúde, educação, forças de segurança, justiça, etc.

Setembro 17, 2020, 18:19:36, 18:19
Responder #19

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
E o lixo do sr Manuel e a D Maria... quem é paga os impostos que pagam a recolha e o tratamento?

E quando o Manelito, o filho deles foi para a escola? quem é que pagou os estudos???? nao foi a totalidade da populacao portuguesa?

E quando um dos 2 vai ao hospital? com que dinheiro é que foi contruido o hospital??? e com quem dinheiro é que sao pagos os medicos, enfermeiros,  etc?? nao é da totalidade da populacao portuguesa???

E quando a Policia os vai visitar para ver se esta tudo bem? é o Sr Manel ou a D Maria que lhes paga o dia de ordenado, o combustivel e o veiculo??? nao... é a totalidade da populacao portuguesa.

Portanto a argumentacao de que o "Sr Manel e a D Maria" nao tem nada de pagar a infraestrutura que o "Paulo e a Paula" que vivem em Almada é uma perfeita falacia!

A partir do momento em que o Governo assume ser a entidade prestadora de serviços sociais e assume um contrato com o cidadao em que o dinheiro dos seus impostos é usado em prol da sociedade e desenvolvimento do pais e empregado na construção e manutenção de todo o tipo de infraestruturas e no fornecimento dos servicos indispensaveis à sociedade em geral, "somos todos, unos e solidarios" a pagar.

Se fossemos aplicar essa argumentação, entao quem vive na serra algarvia apenas poderia ter na sua zona e usufruir das infraestruturas que fossem possível criar e manter com o dinheiro que fosse coletados nas suas zonas.

O Sr Manel e a D Maria, se nao tem carro, é por opção propria. Porque certamente que o Estado tem e mantem uma rede de estradas que ligam a sua casa ao resto do mundo. E indirectamente usufruem dessa infraestrutura, porque muitos bens e servicos que usam provavelmente deslocam-se por essa via até a sua zona de residencia

E aquele aeroporto que vao fazer algures na margem sul? o Sr Manel e a D Maria nunca o irao usar, pois nao???? mas vao ter que o pagar, nao é?

E o buraco do BES??? mesmo provavelmente nao tendo conta bancaria tambem vao ter que o pagar como todos nos, nao é?

Portanto, vamos ver se percebi bem... o Sr Manel e a D Maria vao ter que pagar e contribuir em todas as areas, contudo para as estradas ou auto-estradas é uma injustica.

Nao posso estar de acordo!

O único motivo pelo qual temos pesadas portagens é porque Portugal, nao é por qualquer injustiça geográfica, ate porque o pagamento das mesmas fornecendo lucros as operadoras influi muito negativamente no preços a que chegam o produtos aos consumidores, na fixacao de emprego e residencia do interior do pais e numa serie de outros factores que tiram competitividade a Portugal.

O unico e real motivo é porque vivemos num país de governos corruptos, onde os interesses políticos estao sempre de mao dada com os interesses de uma certa oligarquia instalada na vida empresarial.
... temos isto nas auto estradas, nas energéticas,  na distribuicao, nos sector financeiro... em todo o lado... o polvo tem mil e um tentaculos  :D todos eles a terminarem no bolso do português pagador de impostos.

Portugal e qualquer outro pais tem toda o interesse em ter vias de comunicação rapidas, seguras e baratas, apenas nao temos para que meia duzia de multi-milionarios fiquem ainda mais ricos ao segurarem um negocio de recurso garantido (ate porque se as AE nao tiverem transito o governo tem de as compensar - rico negocio - capilismo para os pobres e socialismo para os ricos  :D), e por isso temos das AE mais caras da Europa.

Ao mesmo tempo que os politicos reclamam que temos altos indices de sinistralidade... o cumulo da hipocrisia e do cinismo...  :zangadoregras:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2020, 18:35:23, 18:35
Responder #20

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
Não posso estar mais de acordo com o companheiro TMaxer, pois essa história de "eu não uso, por isso não tenho nada que pagar", não funciona dessa maneira linear...
( Faz-me lembrar á uns anos atrás num prédio onde morei, uma vizinha do R/C achava que não tinha que pagar a limpeza das escadas porque só sujava ali logo á entrada... :napodeser: :napodeser:)

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 17, 2020, 18:56:59, 18:56
Responder #21

Lourenço

• 816
Misturar cuidados de saúde, educação no ensino obrigatório, segurança prestada por forças de ordem pública, estradas municipais e nacionais, como no post anterior, (ao que eu acrescento a justiça como mencionei na ressalva do meu post anterior) com obrigatoriedade de pagamento de portagens de autoestradas mesmo que delas nunca usufrua ou com transportes urbanos de que igualmente nunca vai usufruir nem tem á disposição é de uma enorme injustiça social. Fazer pagar todos algo que alguns nunca vão usufruir e que não é necessidade básica nem abrangente.

Um liberalismo feroz em que a lei do mais forte se quer impor de forma oportunista pagando menos, abaixo do custo real, á custa de todos para uso de alguns.

A saúde, a educação, a justiça, a segurança (como mencionei no meu post anterior) e outros, devem ser financiados com os impostos de todos na medida dos seus rendimentos ou consumo.

As portagens de autoestradas devem ser pagas por quem as utiliza. Colocar o financiamento deste item ao nível de cuidados hospitalares ou da escola é ridículo ou liberalite aguda.

Os transportes urbanos devem ser pagos por quem os utiliza ou pela carga fiscal das respetivas autarquias; mais ainda quando muitos não os podem sequer utilizar, mesmo que queiram, estando estes completamente desprovidos de rede de transportes.

Edito para colocar três questões aos que propõem acabar com as portagens financiando estas com o IUC através de transferências do estado para as concessionárias:
-Imaginam quanto ou conseguem sequer calcular o valor para que passariam os montantes das tabelas de IUC?
-Imaginam quanto as concessionárias iriam exigir em função do aumento de trafego nas AEs a partir do momento em que não houvesse portagens?
-Acreditam ou confiam num sistrema transparente de transferências de verbas compensatórias do estado para as concessionárias como proposto acima?
« Última modificação: Setembro 17, 2020, 19:05:34, 19:05 por Lourenço »

Setembro 17, 2020, 19:11:00, 19:11
Responder #22

Rodrigues1

• Visitante
Só um pózinho,..

Não acho justo que as motas de 125 até 350 cc estejam isentas de IUC pela simples razão que também usam as AE e algumas pesam quase tanto como as 500 ou até 650.

Se é para incentivarem a comprar baixas cilindradas por causa da poluição estão muito enganados, as motas mais fortes têm outro sistema de injeção e catalizadores melhorados que visam a economia logo poluem menos ( a não ser que os tirem )

O justo seria o IUC distribuido por todos em vez de motas acima de 750 pagarem uns absurdos cento e vinte e tal euros tanto como uma Goldwing 1800.

Há coisas que não se compreendem

Setembro 17, 2020, 19:34:56, 19:34
Responder #23

Lourenço

• 816
Não domino o assunto mas segundo percebi não estão isentas mas sendo o valor baixo alguém terá concluído que a liquidação seria pouco ou nada compensatória; será?

Setembro 17, 2020, 19:42:47, 19:42
Responder #24

Rodrigues1

• Visitante
Não domino o assunto mas segundo percebi não estão isentas mas sendo o valor baixo alguém terá concluído que a liquidação seria pouco ou nada compensatória; será?

Não estavam, passaram a estar e todos os outros foram aumentados assim como a minha 500

Setembro 17, 2020, 21:25:25, 21:25
Responder #25

TMXR

• 4156

Masculino
Misturar cuidados de saúde, educação no ensino obrigatório, segurança prestada por forças de ordem pública, estradas municipais e nacionais, como no post anterior, (ao que eu acrescento a justiça como mencionei na ressalva do meu post anterior) com obrigatoriedade de pagamento de portagens de autoestradas mesmo que delas nunca usufrua ou com transportes urbanos de que igualmente nunca vai usufruir nem tem á disposição é de uma enorme injustiça social. Fazer pagar todos algo que alguns nunca vão usufruir e que não é necessidade básica nem abrangente.

Um liberalismo feroz em que a lei do mais forte se quer impor de forma oportunista pagando menos, abaixo do custo real, á custa de todos para uso de alguns.

A saúde, a educação, a justiça, a segurança (como mencionei no meu post anterior) e outros, devem ser financiados com os impostos de todos na medida dos seus rendimentos ou consumo.

As portagens de autoestradas devem ser pagas por quem as utiliza. Colocar o financiamento deste item ao nível de cuidados hospitalares ou da escola é ridículo ou liberalite aguda.

Os transportes urbanos devem ser pagos por quem os utiliza ou pela carga fiscal das respetivas autarquias; mais ainda quando muitos não os podem sequer utilizar, mesmo que queiram, estando estes completamente desprovidos de rede de transportes.

Edito para colocar três questões aos que propõem acabar com as portagens financiando estas com o IUC através de transferências do estado para as concessionárias:
-Imaginam quanto ou conseguem sequer calcular o valor para que passariam os montantes das tabelas de IUC?
-Imaginam quanto as concessionárias iriam exigir em função do aumento de tráfego nas AEs a partir do momento em que não houvesse portagens?
-Acreditam ou confiam num sistrema transparente de transferências de verbas compensatórias do estado para as concessionárias como proposto acima?

pois... nao posso estar mais em desacordo.

Uma rede de estrada e autoestradas e tao prioritário como saúde, justiça, seguranca ou educação.

Nao defendi liberarismo nem neo-liberalismo, ate porque a filosofia que defendo e acredito é libertaria e nada tem a ver com neo-liberalismos que so defendem as grandes corporacoes e os monopolios, em suma, aquilo a que chamo "oligarquias" mas tambem podemos chamar capitalismo clientelista.

Nao defendo operadoras de AE. Defendo servico de estrada e autoestrada construido, financiado e operado pelo estado.

Pelo dinheiro que nos levam em impostos nos combustiveis, impostos derivados da compra de veiculos é algo da mais elementar justiça!

Na Alemanha, Suiça ou Áustria é assim que funciona o modelo: vias de comunicação gratuitas ou subsidiadas através do pagamento de uma anuidade.

Se calhar nao ha é dinheiro para andar a sustentar os parasitas de concessionarios cujos accionistas sao os bem conhecidos grupos empresariais Portugueses "do costume" e tambem haveria menos politicos afiliados a partidos do arco de governacao com fortunas de dificil explicacao e cargos de chefia em empresas que tutelavam na sua passagem pelo governo...

Como digo... nao posso discordar mais!

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2020, 21:33:07, 21:33
Responder #26

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Se calhar nao ha é dinheiro para andar a sustentar os parasitas de concessionarios

Verdade. Mas se recorres a eles para investir na construção para não rebentar o défice ainda mais (as famosas PPP) nada a fazer.

E tens toda a razão, as PPP - quer de estradas e pontes quer de hospitais - são sempre más para o Estado, que fica com os prejuízos se os houver, e são sempre boas para o privado - que fica com o lucro se os houver.

E o pagamento da celebração deste contratos maravilha parece ser uma meia dúzia de tachos e contrações de serviços a familiares.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 17, 2020, 21:39:59, 21:39
Responder #27

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
Só um pózinho,..

Não acho justo que as motas de 125 até 350 cc estejam isentas de IUC pela simples razão que também usam as AE e algumas pesam quase tanto como as 500 ou até 650.

Se é para incentivarem a comprar baixas cilindradas por causa da poluição estão muito enganados, as motas mais fortes têm outro sistema de injeção e catalizadores melhorados que visam a economia logo poluem menos ( a não ser que os tirem )

O justo seria o IUC distribuido por todos em vez de motas acima de 750 pagarem uns absurdos cento e vinte e tal euros tanto como uma Goldwing 1800.

Há coisas que não se compreendem

:nice: nem mais!!
Aliás porque é que a tabela de IUC não é escalonada de 100 em 100cc's ?? Era mais justo, conforme a cilindrada ia subindo, ia -se pagando um pouco mais de IUC.... :pensador: :pensador:

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 17, 2020, 21:42:39, 21:42
Responder #28

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
supostamente estou no escalão dos isentos (forza 300) daí estar a perguntar se é simples ou não...

Voltando ao que fez reaparecer o tópico. Sim é muito fácil.

Vais ao site da AT e escolher Pagar o IUC desse veículo. Ao emitires a guia de pagamento, sai a guia com pagamento 0.00Euros é só isso.

Depois ficas com o seguinte documento:

« Última modificação: Setembro 17, 2020, 21:47:14, 21:47 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 17, 2020, 23:06:51, 23:06
Responder #29

Lourenço

• 816

Uma rede de estrada e autoestradas e tao prioritário como saúde, justiça, seguranca ou educação.

Nao defendi liberarismo nem neo-liberalismo, ate porque a filosofia que defendo e acredito é libertaria e nada tem a ver com neo-liberalismos que so defendem as grandes corporacoes e os monopolios, em suma, aquilo a que chamo "oligarquias" mas tambem podemos chamar capitalismo clientelista.

Nao defendo operadoras de AE. Defendo servico de estrada e autoestrada construido, financiado e operado pelo estado.

Pelo dinheiro que nos levam em impostos nos combustiveis, impostos derivados da compra de veiculos é algo da mais elementar justiça!

Na Alemanha, Suiça ou Áustria é assim que funciona o modelo: vias de comunicação gratuitas ou subsidiadas através do pagamento de uma anuidade.

Se calhar nao ha é dinheiro para andar a sustentar os parasitas de concessionarios cujos accionistas sao os bem conhecidos grupos empresariais Portugueses "do costume" e tambem haveria menos politicos afiliados a partidos do arco de governacao com fortunas de dificil explicacao e cargos de chefia em empresas que tutelavam na sua passagem pelo governo...

Uma rede de estradas é fundamental, e existe, melhor ou pior, em Portugal não nos podemos queixar em relação a outros países europeus, podia ser melhor. São de uso livre e "gratuito" para o utilizador independentemente do numero de km feitos por cada um. São pagas por todos e de uso universal.

Uma rede de AEs nos moldes em que existem e com a realidade Portuguesa que é comum á grande maioria dos países, deve ser paga por quem as utiliza que é quem quer e pode, sendo que o Estado que somos todos nós (esquecemos frequentemente) não tem capacidade para financiar e manter, é uma questão de prioridades. É justo que quem utiliza pague e que esse pagamento seja proporcional ao uso. É caro sim, mas veja-se o que se passou com as SCUTS quando se verificou que era impossível o orçamento aguentar tal custo sem retirar da saúde, educação ou de outras prioridades.

Uma rede de autoestradas não é de necessidade de todos e não é tão prioritário como saúde, justiça, seguranca ou educação., como afirmado, não posso estar de acordo e sobretudo deve ser pago por quem quer utilizar e não de pagamento obrigatório por todos.

Sem concessionárias (*parasitas e acionistas como referido) não existiriam simplesmente AEs, não teríamos capacidade para as construir. Cabe aos eleitos regulamentar e fiscalizar e a nós elegermos quem o faça.

Não deixo de referir as questões que coloquei e perguntar se quem defende o pagamento das portagens com IUC faz ideia de quanto isso custa ou custaria porque o movimento em AEs aumentaria ainda exponencialmente. Ou com outro imposto.

Na Suíça as AEs não são gratuitas, alguém as paga e não é pouco, colocassem portagens e eu pessoalmente ou a nivel empresarial teria pago muito menos impostos durante décadas. Não existe um sistema de saúde público, há particularidades que não são comparáveis.

Os CHF40 (€) pagos anualmente por quem quer utilizar e compra o selo não servem sequer para 1/1 000 000 parte do custo, são apenas uma forma de fazer pagar quem os visita e quer circular alguns km, pagar tanto como quem usa todo o ano e cuja tarifa não poderia ser diferenciada para nacionais e estrangeiros.

Setembro 18, 2020, 07:16:46, 07:16
Responder #30

NFRod

• **

• 305

Masculino
Eu já tive uma 125cc mas não cheguei a fazer o tempo para "pagar" o IUC. Mas também me informei e a única coisa que era preciso era emitir o pagamento no site das finanças.

Eu agora tenho o débito directo activo, acho que fica associado a todos os veículos que estiverem em teu nome, deve funcionar com as isentas também e assim não tens de te chatear muito. A não ser que não sejas apologista de débito directos claro.

Setembro 18, 2020, 09:53:13, 09:53
Responder #31

rookie

• **

• 143

Masculino
XXiiii a volta que a pergunta deu cum caneco....
obrigado a quem me respondeu à pergunta, já vou experimentar fazer...

Setembro 18, 2020, 14:43:39, 14:43
Responder #32

TMXR

• 4156

Masculino

Se calhar nao ha é dinheiro para andar a sustentar os parasitas de concessionarios

Verdade. Mas se recorres a eles para investir na construção para não rebentar o défice ainda mais (as famosas PPP) nada a fazer.

E tens toda a razão, as PPP - quer de estradas e pontes quer de hospitais - são sempre más para o Estado, que fica com os prejuízos se os houver, e são sempre boas para o privado - que fica com o lucro se os houver.

E o pagamento da celebração deste contratos maravilha parece ser uma meia dúzia de tachos e contrações de serviços a familiares.

O problema nao é tanto os bancos mas os banqueiros  :D

Mas sim, desde a 2 revolucao industrial que o surgimento da banca como a conhecemos hoje tem permitido a criacao de riqueza e melhoria de condicoes de vida atraves do financiamento e do tornar em realidade projectos que apenas poderiam ser executados a longo prazo e que a pequena e fragmentada banca da altura nao dava resposta.

Alias, foi esse o capitalismo que venceu "o capitalismo financeiro" que nada tem a ver com

Mas, tambem é a facilidade com o dinheiro e criado e emprestado é que foi o responsável pela grande recessao… e por uma serie de crises, a pior delas a de 2008 da qual ainda nao recuperamos.

Por algum motivo aquando da negociacao do "New Deal" que tirou os Estados Unidos da grande depressão qualquer tipo de ser humano podia estar presente menos uma "raça": "os banqueiros"  :D

Esta banca pela dimensão que tem, tem a capacidade de perverter negócios, influenciar decisões politicas, patrocinar campanhas eleitorais e nem preciso continuar porque todos conhecemos o filme  :D

Setembro 18, 2020, 15:12:17, 15:12
Responder #33

TMXR

• 4156

Masculino

Uma rede de estradas é fundamental, e existe, melhor ou pior, em Portugal não nos podemos queixar em relação a outros países europeus, podia ser melhor. São de uso livre e "gratuito" para o utilizador independentemente do numero de km feitos por cada um. São pagas por todos e de uso universal.

Uma rede de AEs nos moldes em que existem e com a realidade Portuguesa que é comum á grande maioria dos países, deve ser paga por quem as utiliza que é quem quer e pode, sendo que o Estado que somos todos nós (esquecemos frequentemente) não tem capacidade para financiar e manter, é uma questão de prioridades. É justo que quem utiliza pague e que esse pagamento seja proporcional ao uso. É caro sim, mas veja-se o que se passou com as SCUTS quando se verificou que era impossível o orçamento aguentar tal custo sem retirar da saúde, educação ou de outras prioridades.

Uma rede de autoestradas não é de necessidade de todos e não é tão prioritário como saúde, justiça, seguranca ou educação., como afirmado, não posso estar de acordo e sobretudo deve ser pago por quem quer utilizar e não de pagamento obrigatório por todos.

Pensei que estaríamos em desacordo apenas num ponto afinal sao em 2.

A qualidade das nossas estradas nacionais... depende para onde olharmos... se me disser que para chegar ao Algarve temos uma boa alternativa à A2, estamos de acordo.

Se me disser que para chegarmos ao Porto temos uma boa alternativa à A1, entao estamos em total desacordo.

Se me disser que para chegarmos à Guarda vindo do Porto ou de Lisboa temos uma alternativa sequer a pagar portagens... pois, nao temos.

E poderia continuar com exemplos  :nice:

Sem concessionárias (*parasitas e acionistas como referido) não existiriam simplesmente AEs, não teríamos capacidade para as construir. Cabe aos eleitos regulamentar e fiscalizar e a nós elegermos quem o faça.

Num mundo perfeito, o estado devia conseguir financiar, fazer e manter a estrada tao bem e mais barato do que um privado. Porque qualquer empresa privada visa o LUCRO e no estado o lucro é de todos nos. O problema é que o estado é mau gestor, é corrupto e é incompetente.

Concordo que precisamos de concessionarias para alguns projectos. Mas muitos deles so sao executados pela necessidade dos politicos apresetarem "obra", porque a "obra" da de comer a muita gente dentro do partido  :D.

Mas nem é esse o meu ponto: O privado faz a infraestrutura, mantem-a e cobra taxa pela utilizacao. Ao fim de 25 anos acaba-se o periodo de exploracao, o privado tem a obra paga e ainda teve o seu lucro. O custo de manter infraestura fica apenas a ser o da manutencao.

o que acontece? O privado mantem a concessao, mantem as taxas de ultilizacao que supostamente seriam para pagar a contrucao e manutencao. O Ze povinho paga e todos seguimos felizes.

Um exemplo daquilo que estou a dizer: quantas pontes 25 de abril é que ja pagamos??? quantas A2 de Lisboa ate Setubal ja pagamos??

No caso da ponte todos sabemos bem o que aconteceu: O ministro Mira Amaral negociou muito bem para os interesses dele. A Luso Ponte contruiu uma ponte e ficou com 2, o Ministro garantiu trabalho vitalicio que certamente lhe garantira riquesa por 2 geracoes, e os desgracados que vem de Sul todos os dias estao a pagar para entrar em Lisboa

Este exemplo nao é de autostrada, mas ja percebemos onde quero chegar.

Temos o caso por exemplo da CREL, uma via rapida indispensavel para a circulacao na grande lisboa que ja foi gratuita e que é paga

E temos o caso das SCUTs que ligam ao interior, infraestururas de interesse vital para o desenvolvimento do interior que ja foram gratuitas e que hoje foram concessionadas.

Ainda dentro deste ponto encaixaria, os muitos milhoes que vieram para Portugal atraves de fundos de coesao, alguns patrocinaram vias rapida que hoje sao a pagar. Fara algum sentido pagar-se portagem na via do Infante???

Não deixo de referir as questões que coloquei e perguntar se quem defende o pagamento das portagens com IUC faz ideia de quanto isso custa ou custaria porque o movimento em AEs aumentaria ainda exponencialmente. Ou com outro imposto.

Defendo o pagamento atraves de taxa anual ou outra.

Neste momento tenho 6 carros, acho que o IUC medio que pago sao 250€ ou seja cerca de metade de um OMN.

De IUC parece-me um valor perfeitamente justo para sustentar estradas e taxas ambientais

Na Suíça as AEs não são gratuitas, alguém as paga e não é pouco, colocassem portagens e eu pessoalmente ou a nivel empresarial teria pago muito menos impostos durante décadas. Não existe um sistema de saúde público, há particularidades que não são comparáveis.

Os CHF40 (€) pagos anualmente por quem quer utilizar e compra o selo não servem sequer para 1/1 000 000 parte do custo, são apenas uma forma de fazer pagar quem os visita e quer circular alguns km, pagar tanto como quem usa todo o ano e cuja tarifa não poderia ser diferenciada para nacionais e estrangeiros.

A Suica nao é exemplo porque é um pais de extremo economico, muito menos para nos Portugueses que estamos no extremo oposto  :D Mas podemos ir por ai:

Em primeiro lugar porque a carga fiscal em Portugal tambem é gigante

Na Alemanha as AE sao gratuitas

Na Austria é usado o sistema de vinheta igual ao Suico

Em Espanha as "nacionais" tem o perfil de via rapida e as AE com portagem que estao a chegar ao final de concessao estao a ficar gratuitas

Estamos perfeitamente de acordo que a escolher um investimento num hospital ou numa AE nem se pensa 2 vezes em qual sera prioritario.

Mas, uma rede de estradas ou autoestradas tem a obrigatoriedade de ser gratuita porque as vantagens sao enormes: maior seguranca, maior rapidez, menor impacto ambiental, etc

E neste tema fico-me por aqui, o Lourenco tem a sua opiniao e eu tenho a minha e tenho todo o respeito pela mesma, mesmo nao sendo coincidente e pedindo desculpa pelo off topic a todos que ja reclamaram acima  :nice:

Fevereiro 20, 2021, 12:16:38, 12:16
Responder #34

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
Recupero este tema, para referir que a Tabela de IUC para 2021 é a mesma do ano de 2020, isto é o IUC mantém-se inalterado.

A única alteração no Código do Imposto Único de Circulação foi a atribuição de isenção a veículos itenerantes de diversão e das artes do espetáculo.

« Última modificação: Fevereiro 20, 2021, 12:18:37, 12:18 por saraiva »

Fevereiro 22, 2021, 10:19:19, 10:19
Responder #35

dfelix

• 5005
E com esta inalteração mantém-se a aberração dos anos de matricula.
Motos não isentas com 23 anos continuam a pagar o mesmo que novas.
E o escalão "aliviado" pela idade é de apenas 5 anos... ou seja motos com 24 a 28 anos.
 :-X

Fevereiro 22, 2021, 10:26:02, 10:26
Responder #36

JViegas

• 4723

Masculino
Uma vergonha estas taxas.

Este ano, pela primeira vez, vou pagar os 58,86€...  :confused:

Tanta gasolina que eu "queimava" com este dinheiro....  :'(

Fevereiro 22, 2021, 10:40:18, 10:40
Responder #37

dfelix

• 5005
Este ano, pela primeira vez, vou pagar os 58,86€...  :confused:

Tanta gasolina que eu "queimava" com este dinheiro....  :'(

Olha que ao preço que ela está não queimavas assim tanta...  :-\
Ainda ontem abasteci 95 simples a 1.62...

Não consigo perceber o que se passa...

No primeiro confinamento os preços baixaram devido à queda do valor do barril, resultado do baixo consumo global.
Neste momento os preços estão semelhantes ao que custava quando o barril andava acima dos 100 dólares...
Mas o barril está a custar 60.

Fevereiro 22, 2021, 10:47:42, 10:47
Responder #38

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Concordo que está caríssimo, como sempre, mas abasteci ontem numa Galp por 1.529€ antes dos descontos.
Imagino que possa depender da zona do país, mas estás a meter carote.

Quanto ao IUC prefiro não comentar, é muito cedo na semana para me estar a chatear.  :)

Fevereiro 22, 2021, 10:52:04, 10:52
Responder #39

JViegas

• 4723

Masculino
Na GALP, semana passada, meti 95 normal a 1,579€.

Fonix... fui fazer as contas e os 58 € davam apenas para 600 kms, considerando o que estou a fazer com ela diariamente.  :diabolico:

Fevereiro 22, 2021, 11:03:44, 11:03
Responder #40

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
Eu mais do que caro ou barato, acho que a questão que o dfelix levantou é que não faz sentido.

Paga tudo o mesmo, e depois há ali um intervalo de cinco anos que paga com uma redução.

Em relação à isenção das motas de cilindrada mais pequena, acho que faz sentido na perspetiva de beneficiar o tipo de motas que mais vão para o centro das cidades.

Fevereiro 22, 2021, 11:29:28, 11:29
Responder #41

JViegas

• 4723

Masculino
Eu mais do que caro ou barato, acho que a questão que o dfelix levantou é que não faz sentido.

Paga tudo o mesmo, e depois há ali um intervalo de cinco anos que paga com uma redução.

Em relação à isenção das motas de cilindrada mais pequena, acho que faz sentido na perspetiva de beneficiar o tipo de motas que mais vão para o centro das cidades.

Concordo. Andei muitos anos diariamente com uma mota que pagava 15€ (acho eu) e depois ficou isenta. Fiquei mal habituado.

Realmente é uma injustiça que quem tenha motas "mais antigas" esteja sujeito a esta carga de imposto.

Fevereiro 22, 2021, 11:40:41, 11:40
Responder #42

ThatsMe

• 1421

Masculino
Mas ok, vamos lá ver:

Por que razão é que uma mota antiga deve pagar menos IUC? Deixa de poluir ou de desgastar as estradas com o passar do tempo?
Com o avançar da tecnologia e o apertar das regras de emissões, as motas modernas tendem a ser mais ecológicas. Assim sendo, por que é qe é suposto haver um incentivo à compra e manutenção de "tanques de guerra" que poluem mais do que as novas?

Nos carros é a mesma coisa. O carro do meu pai, antigo e bastante poluente paga creio que 20€ ou perto. O meu, moderno e ecológico, paga 103€.
Do outro lado do espectro, um mercedes 190d que consome 5 golfinhos aos 100 ou está isento ou a pagar um valor simbólico.

As pessoas tendencialmente não ficam mais pobres com o passar do tempo, se hoje comprei uma mota que paga 120€ de IUC, daqui a 10 anos o objetivo é que possa pagar os mesmos 120€. E daqui a 20 anos também.

Eu defendo que o IUC devia ser vitalício, no entanto acredito que a sua fórmula devesse ter em conta apenas peso, número de rodas, largura total de contacto com o chão e emissões de CO2.
O peso, quantidade de rodas e a largura total das rodas dita o desgaste aproximado que o veículo faz nas estradas.
As emissões de CO2 ditam a pegada ecológica do veículo.

Nos moldes de hoje, tendo em conta apenas a cc e havendo isenção total das baixas, é completamente injusto.
Por que é que uma 1000 tem que pagar 120€ e uma 125 não pode pagar sequer 5€? Se multiplicarmos 5€ pelas 125 do país, e multiplicarmos 120€ pelas 1000cc do país... Se calhar tínhamos uma surpresa.

Fevereiro 22, 2021, 12:10:18, 12:10
Responder #43

dfelix

• 5005
Concordo que está caríssimo, como sempre, mas abasteci ontem numa Galp por 1.529€ antes dos descontos.

Numa moto com depósito de 13L que gasta 6,5 e deve ter uma reserva de 0.5 e já me obrigou a empurrar diversas vezes...  :D
Acabo por não me dar muito ao luxo de escolher os postos.
Pede a reserva... e paro no primeiro que encontro.
Porque o segundo pode ser tarde demais.

Meti numa BP nos arredores de Lisboa... que nem é propriamente grande ou fique numa via rapida ou algo que justifique custar mais.
E quando olhei para 1.6199 até olhei pra agulheta a ver senão me tinha enganado e era uma "premium".  :-X

Entretanto fui ver ao maisgasolina.com e no comparador ao 95 simples da BP aparece a €1.639 que é ainda mais do que paguei.
Embora na tabela de preço médio, esta esteja a 1.596.

Ou seja.... houve aumentos que se devem estar ainda a reflectir.
Claro que não se fala nisso porque só se fala em covid.  :-X

O problema é desde que o imposto municipal sobre veículos (aka "selo") passou a imposto único de circulação (aka IUC) os anos da matrícula só foram revistos uma única vez!
Em... 2019!  :-X

Consultas uma tabela de 2007 quando o IUC foi introduzido e o ano que definia o escalão era 1996!
Porque considerava-se 10 anos para se considerar "velha" o suficiente para pagar menos.

A lógica natural seria este ano de matrícula ir progredindo naturalmente.
Mas não. Durante 13 anos colou nos fixou em 1996. E há 3 anos que está fixo em 1997!

Acho inconcebível que uma moto com 23 anos pague o mesmo que nova.

E podem vir com as tretas do "ah e tal... mas polui mais".
Como se a maiora das motos com 23 anos andassem aí no dia-a-dia. A maioria estão em casa para dar umas voltas.
E os donos guardam-nas porque gostam suficientemente delas e cumprem o suficiente as expectativas para não querer comprar novas.

Se me disserem que o número de motos >750 matriculadas em 1997 supera largamente os números de motos matriculadas em anos mais recentes...
Aí sim, faz sentido. O que significa que o imposto só não avança porque fazendo as contas isto garante-lhes muito mais receita.

É o que temos...

Concordo. Andei muitos anos diariamente com uma mota que pagava 15€ (acho eu) e depois ficou isenta. Fiquei mal habituado.

Eu tenho uma Cagiva 125 de 1996 que durante alguns 17/18 anos foi isenta... até que surgiu o IUC nas 125 e começou a pagar!  :D
Não pagava muito é certo... mas pagava!
E ainda pagou durante 2 ou 3 anos até que lá decidiram tornar os IUC abaixo de 10 euros isento.

Por que razão é que uma mota antiga deve pagar menos IUC? Deixa de poluir ou de desgastar as estradas com o passar do tempo?
Com o avançar da tecnologia e o apertar das regras de emissões, as motas modernas tendem a ser mais ecológicas. Assim sendo, por que é qe é suposto haver um incentivo à compra e manutenção de "tanques de guerra" que poluem mais do que as novas?

Percebo esse argumento.
Mas vejo como um incentivo ao consumismo.

Ainda há pouco tempo registou-se um membro neste fórum com uma XX de 98.
E que acabou de certa forma a ser gozado por só te 44.000km rodados.

Questiono-me porque é que alguém que tem uma moto antiga que vai cumprindo perfeitamente as expectativas tem de ser estimulado a trocar por uma nova supostamente menos poluente.
E digo supostamente porque tenho sérias dúvidas que o impacto ambiental causado por um "tanque de guerra" que faz uma media 2-3K anuais seja maior que todo o processo industrial de fabricar uma moto nova.

Mas lá está... o que é importante é manter a industria a produzir forte e feio produtos descartáveis em prol do bom ambiente.
Capitalismo verde.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2021, 12:24:05, 12:24 por dfelix »

Fevereiro 22, 2021, 13:07:27, 13:07
Responder #44

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?

Percebo esse argumento.

Questiono-me porque é que alguém que tem uma moto antiga que vai cumprindo perfeitamente as expectativas tem de ser estimulado a trocar por uma nova supostamente menos poluente.
E digo supostamente porque tenho sérias dúvidas que o impacto ambiental causado por um "tanque de guerra" que faz uma media 2-3K anuais seja maior que todo o processo industrial de fabricar uma moto nova.

Mas lá está... o que é importante é manter a industria a produzir forte e feio produtos descartáveis em prol do bom ambiente.
Capitalismo verde.

Concorde-se ou discorde-se o ThatsMe tem razão. (O argumento do verde so falha nas 125CC, uma vez que estas poluem menos, consomem e menos e tiram os super poluentes enlatados das cidades).

No antigo Imposto Municipal, que não estou a encontrar (seria incluso no Imposto do Selo?), o critério desse imposto em ricochete do 25 de abril era idêntico ao do IRS - quem mais rendimentos tinha, mais deveria pagar.

É daí que vem esta critério da antiguidade: Tens dinheiro para mota/carro novo? De maior cilindrada? Então podes pagar mais Imposto Municipal.

Quando foi lançado o IUC, o critério mudou na teoria mas não na prática.
O Artigo 1º do CIUC estabelece logo o motivo e regra da Lei:

Princípios e regras gerais
Artigo 1.º
Princípio da equivalência
O imposto sobre veículos obedece ao princípio da
equivalência, procurando onerar os contribuintes na
medida dos custos que estes provocam nos domínios
do ambiente, infra-estruturas viárias e sinistralidade
rodoviária, em concreretização de uma regra geral de
igualdade tributária.

Na verdade o que se passou é que politicamente nunca tiverem coragem de mudar este conceito, possamos nós deduzir para evitar mais uma coisa de perda de popularidade.

Estão a ver nas aldeias aquela malta de carros antigos, com pouca posses, começarem a ter de pagar IUC?

Em teoria temos um imposto ambientar e de cuidado da infraestrutura, na prática temos o Selo remodelado.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2021, 13:18:58, 13:18 por saraiva »

Fevereiro 22, 2021, 13:29:35, 13:29
Responder #45

dfelix

• 5005
Concorde-se ou discorde-se o ThatsMe tem razão. (O argumento do verde so falha nas 125CC, uma vez que estas poluem menos, consomem e menos e tiram os super poluentes enlatados das cidades).

Mas falha como?
As 125 estão isentas!

Aliás, as 125 sempre estiveram isentas.
Excepto num período de 2-3 anos que por goludice foi introduzido o imposto para facturarem ás custas da lei das 125.

Pegar na questão ambiental é uma valente treta!
Nem sequer as Finanças alguma vez usaram esse argumento para justificar os escalões!
E desafio-vos a encontrar motos com mais de 15 anos sujeitas a uso intensivo e regular.

Não sei quantos quilometros vocês fazem anualmente.
Mas se fizerem 15.000 por ano (que não é nada) ao fim de 10 anos fizeram 150 mil Ao fim de 20 fizeram 300 mil.
O mais certo é a moto ir para a sucata antes disso.

Se daqui a 20 anos ainda mantiverem uma das vossas actuais motos porque realmente vos marcou... o mais certo será terem a guardado para umas voltas de vez em quando.
E se mantiveram o uso regular, certamente compraram outra mais recente para o efeito.

Penalizar algo que anda menos por questões ambientais?
Daqui a 15 anos se cá estivermos voltamos a debater este tema!  :D

Já agora um pormenor interessante:
O imposto municipal sobre veículos (aka "selo") só era exigido no contexto de circulação.
O imposto único de circulação (aka IUC) é exigido no contexto da propriedade.

Ou seja... o IUC é sempre pago ás finanças mesmo que não se tenha intenção de circular com o veículo.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2021, 13:37:54, 13:37 por dfelix »

Fevereiro 22, 2021, 13:30:39, 13:30
Responder #46

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
"...obedece ao princípio da equivalência, procurando onerar os contribuintes na medida dos custos que estes provocam nos domínios do ambiente, infra-estruturas viárias e sinistralidade rodoviária..."

Isto quer dizer que um dado modelo vendido entre 2005 e 2010, que não sofreu alterações pelo fabricante, continua a "estragar" mesmo nos domínios do ambiente e infra-estruturas viárias... portanto, a unica coisa que deve mudar é a sinistralidade rodoviária para um pagar 62.69 e o outro 127.82  :D

Fevereiro 22, 2021, 13:31:53, 13:31
Responder #47

ThatsMe

• 1421

Masculino
Estão a ver nas aldeias aquela malta de carros antigos, com pouca posses, começarem a ter de pagar IUC?

Nunca isto poderia ter retroativos.
Simplesmente os veículos comprados a partir de x ano, digamos 2021, passariam a ser abrangidos pelas novas regras de IUC.
O objetivo não é colocar ninguém em dificuldades financeiras, o objetivo é simplesmente haver justiça.

Para mim, na minha humilde opinião, é completamente descabido que quem tem uma mota com cc superior a 750 pague os impostos que deviam ser repartidos (com justiça) por todas as motas.

Por que é que uma MT09, uma Versys 1000 e uma Harley Davidson Trike pagam o mesmo IUC?
A primeira pesa 191kg, a segunda pesa 258kg e a terceira pesa 560kg.
As primeiras têm duas rodas no chão, a terceira tem três.
A largura de contacto das duas rodas traseiras da trike dão para 4 ou 5 rodas da frente de qualquer uma das outras.

E ainda mais uma questão. Por que é que a minha mota paga mais do que o meu carro, que pesa 5x mais e tem mais 2 rodas no chão?
« Última modificação: Fevereiro 22, 2021, 13:45:01, 13:45 por ThatsMe »

Fevereiro 22, 2021, 13:41:19, 13:41
Responder #48

ThatsMe

• 1421

Masculino

Numa moto com depósito de 13L que gasta 6,5 e deve ter uma reserva de 0.5 e já me obrigou a empurrar diversas vezes...  :D
Acabo por não me dar muito ao luxo de escolher os postos.
Pede a reserva... e paro no primeiro que encontro.
Porque o segundo pode ser tarde demais.

Meti numa BP nos arredores de Lisboa... que nem é propriamente grande ou fique numa via rapida ou algo que justifique custar mais.
E quando olhei para 1.6199 até olhei pra agulheta a ver senão me tinha enganado e era uma "premium".  :-X

Entretanto fui ver ao maisgasolina.com e no comparador ao 95 simples da BP aparece a €1.639 que é ainda mais do que paguei.
Embora na tabela de preço médio, esta esteja a 1.596.

Ou seja.... houve aumentos que se devem estar ainda a reflectir.
Claro que não se fala nisso porque só se fala em covid.  :-X

O problema é desde que o imposto municipal sobre veículos (aka "selo") passou a imposto único de circulação (aka IUC) os anos da matrícula só foram revistos uma única vez!
Em... 2019!  :-X

Consultas uma tabela de 2007 quando o IUC foi introduzido e o ano que definia o escalão era 1996!
Porque considerava-se 10 anos para se considerar "velha" o suficiente para pagar menos.

A lógica natural seria este ano de matrícula ir progredindo naturalmente.
Mas não. Durante 13 anos colou nos fixou em 1996. E há 3 anos que está fixo em 1997!

Acho inconcebível que uma moto com 23 anos pague o mesmo que nova.

E podem vir com as tretas do "ah e tal... mas polui mais".
Como se a maiora das motos com 23 anos andassem aí no dia-a-dia. A maioria estão em casa para dar umas voltas.
E os donos guardam-nas porque gostam suficientemente delas e cumprem o suficiente as expectativas para não querer comprar novas.

Se me disserem que o número de motos >750 matriculadas em 1997 supera largamente os números de motos matriculadas em anos mais recentes...
Aí sim, faz sentido. O que significa que o imposto só não avança porque fazendo as contas isto garante-lhes muito mais receita.

É o que temos...

Eu tenho uma Cagiva 125 de 1996 que durante alguns 17/18 anos foi isenta... até que surgiu o IUC nas 125 e começou a pagar!  :D
Não pagava muito é certo... mas pagava!
E ainda pagou durante 2 ou 3 anos até que lá decidiram tornar os IUC abaixo de 10 euros isento.

Percebo esse argumento.

Capitalismo verde.
Ninguém com uma mota antiga seria estimulado a comprar uma nova... Se compraste a mota sabias quanto ela paga de IUC. Se a queres manter por 30 anos, sabes que durante 30 anos vais pagar esse IUC.

O que é impensável é uma mota nova, recente e que cumpre com todas as novas normas de poluição, pague o dobro do que paga uma mota com 20 anos e muito mais poluente.

Se as antigas andam menos? Talvez ou talvez não... Quantas motas recentes não andam por aí com 1000 ou 2000km/ano. Basta ir ao OLX confirmar.

Mesmo motas de gama alta, como as R1200/1250GS. Vêem-se delas aos pontapés que mal fizeram a rodagem.

Fevereiro 22, 2021, 13:50:24, 13:50
Responder #49

dfelix

• 5005
Se as antigas andam menos? Talvez ou talvez não... Quantas motas recentes não andam por aí com 1000 ou 2000km/ano.

Muita gente compra depois não anda e vende... (a preço de novo, mas isso é outro tema)
O que não garante que o dono seguinte não lhe espete 10x isso logo no primeiro ano!

Estamos num forum de motociclismo...
Quantos participantes aqui têm uma moto com mais de 100.000km a circular?

Gostava de ter testemunhos válidos de casos que realmente representem o impacto que tem este mercado envelhecido numa utilização intensiva do dia-a-dia!  :D