Provavelmente alguns dos membros do fórum vão ficar a coçar a cabeça e a pensar "Olha! Afinal tenho uma moto de gaja". (Nota: estou naturalmente a brincar e o uso do termo "gaja" foi sem maldade. Respeito é muito bonito).
Um case study, português, que acompanhei:As opções de mota para as mulheres são diferentes, ou mais limitadas na escolha , face à oferta de opções no mercado, apenas porque, normalmente são mais baixas e mais fracas de musculos (há muitas excepções) e por vezes as trails e outras motas mais encorpadas assustam-nas ...Recentemente acompanhei uma amiga de 1,67 m na escolha da mota... tinha uma Cb500f que lhe era muito querida , pelo tamanho e conforto que lhe dava na condução..no entanto, acompanhou-me durante muitos kms pelas estradas nacionais e depressa percebeu que não era mota para sair da cidade em viagens longas..a partir daí, foi a sua escolha..devido à estatura e força ..a escolha fora destas nakeds era muito complicada.. sendo que não queria manter-se nos 50 cv da CB500 , e subir de cilindrada..vimos a V- Strom rebaixada que apresentou uima boa opção, embora, se tivesse que alterar muitas coisas , como o descanso lateral, a suspensão frontal ..etc..AInda vimos a Honda CB500X, mas era mais do mesmo que ela tinha, pouca potência e para me acompanhar na GS ..faltava-lhe um pouco de alma... No mercado não há muitas opções para estas estaturas, então vimos a BMW GS 1200R rebaixada de fábrica que se revelou muito cara, mas deve ser essa a razão, de existir e de ser possivel ter..pelo que se encontra no 6º lugar das opções femininas, claro que estamos a falar de mercados onde o poder de compra é mais elevado... e a GS é uma mota ..não uma peça de arte..Sendo uma mulher que anda muito bem e depressa.. era uma opção excelente.Então, uma outra amiga, fan da Triumph, ao saber desta procura, deu-nos a dica de que a Triumph Tiger Low Seat , é um modelo para pessoas com menos de 1,70 m e que haveria uma em Lisboa, essa mota esteve muito tempo em venda, porque era cara e sendo peça única , era a única Tiger 800 sem promoção.. As Tiger Low seat, são poucas em Portugal, curiosamente, num país que nem somos assim tão altos. A Tiger é cara e tem os problemas de representação que são conhecidos..para além do preço elevado e acessórios de luxo, tem algumas manias e valores de manutenção que não ajudam à festa Por essa razão deve sair da wishing list das meninas , como dos meninos A minha amiga acabou por comprar uma Tiger 800 Xr low seat em Espanha, está super satisfeita e não quer outra coisa..a mota é de facto muito boa de se conduzir.. e ela está muito bem com a altura da mota..eu pessoalmente fico um pouco encolhido quando a conduzo.. Se não fosse esta, as opções de mercado para as mulheres / pessoas de baixa estatura em trails não é vasta. De resto, revejo na lista todas as opções que ela teria optado, senão fosse me ter conhecido e ter viajado pelas curvas e estradas de portugal, o que lhe deu uma noção de que uma naked não seria solução.. portanto, os objectivo de circulação e de rodar com as motas femininas, muitas vezes limitam-se a serem práticas e trabalho/casa/trabalho e passeios ligeiros na marginal..