Se na passada semana fui ver as Quadro4,
hoje foi dia de visitar outra máquina com mais de duas rodas.
Desta vez a contemplada foi a MP3 500 HPE com direito a teste drive.
O aspecto geral desta scooter é muito apelativo no esquema de cores da que testei, a qualidade dos materiais também se destaca e não consegui encontrar nada a apontar no que diz respeito à montagem, todas as folgas tinham a mesma dimensão, todos os parafusos e pontos de fixação estavam cobertos e também não encontrei falhas na pintura, antes pelo contrário, demonstra cuidados nos acabamentos, com borrachas para amortecer vibrações e outros pequenos pormenores que fazem a diferença.
Mas como podem adivinhar as comparações com a minha scooter são inevitáveis.
Primeira sensação.
Conduzir com duas rodas na frente!
A abordagem às curvas tem de se reaprender, se à primeira se estranha, depressa nos transmite tanta confiança que começam logo os abusos. Fazer rotundas passa a ser uma diversão, abusar do acelerador e sentir a traseira a querer derrapar e a luz do ARP a acender é algo que se consegue ao fim de uns escassos 10 minutos aos comandos desta scooter, mas... De todos os buracos e tampas de esgoto de que me tentei desviar, falhei! Ou seja, mudanças rápidas de trajetória, esqueçam lá isso! Há sempre uma roda que vai lá cair. (ou eu teria de aprender a serpentear novamente para ter sucesso).
A travagem conta com o auxílio de um ABS que cumpre bem mas não surpreende.
A segunda impressão é o comportamento da suspensão. É firme, muito firme, em comparação com a minha eu diria que a MP3 parece um Mini de 1970 com suspensão hidro-elástica e a Kymco é um Citroën boca de sapo, são assim tão diferentes, e a MP3 compromete a sua utilização prolongada num passeio com mais kms, e para um uso citadino convém que não existam muitos troços de empredrado ou pode ser muito desagradável.
Terceira impressão .
Torque, ou a falta dele!
44cv e 47Nm às 5500RPM, ficamos à espera de uma scooter que deixa tudo para trás nos semáforos, mas a realidade é muito diferente, e acreditem que eu fiz o teste mas a minha 350cc consegue ser mais rápida e a MP3 só a partir dos 120kmh começa a demonstrar vantagem, neste ponto fiquei mesmo desiludido, os 275kg desta scooter só aqui se fazem notar.
Quarta e última impressão.
Conforto. Também aqui não consegui deixar de fazer comparações com a minha Kymco, mas se ando à procura de uma nova scooter tenho mesmo de fazer comparações.
A primeira grande diferença que lhe encontro é a posição de condução, aquelas duas rodas na frente roubam o espaço para esticar as pernas limitando o espaço disponível, os meus joelhos ficam quase encostados nos porta-luvas (talvez por isso sejam almofadados) , um tipo mais alto vai andar sempre a bater lá, eu mesmo ficava encostado sempre que abusava dos travões.
A rigidez da suspensão desagradou tanto ao condutor como à pendura que terminou o teste drive com a seguinte frase: MP3, nem pensar!
Quando a patroa diz isto...
Ainda não vai ser esta a escolhida. [img

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk