Autor Tópico: Tentativa de Burla!  (Lida 3247 vezes)

Fevereiro 25, 2020, 13:06:04, 13:06
Lida 3247 vezes

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boas companheiros.

Na sequência do anúncio que coloquei online (OLX) para vender a minha scooter, fui hoje contactado por um potencial comprador, que segundo afirma se encontra na República da Georgia Mas que me forneceu um número de telefone Alemão!!!

Logo aqui fiquei com suspeitas sobre as intenções do meu interlocutor, mas como ele se mostrou muito interessado na compra da mota expliquei que ele teria que fazer uma transferência de um mínimo de 1000€ para a minha conta bancária a título de sinal e que com o restante pagamento eu estaria disposto a entregar a mota num transitário conforme ele solicitava.
Fiquei a aguardar convencido que o assunto morria por aqui.

Para minha surpresa não morreu e o tipo muda de estratégia!
Envia um email dizendo que vai confiar em mim, que lhe pareço um tipo sério e com real vontade de realizar o negócio, por essa razão pede os meus dados bancários para realizar a transferência do montante total para então concretizar o negócio...

Pensei eu: Isto é tudo muito estranho mas depois de cá ter o dinheiro deste lado não tenho nada a perder.
E assim enviei o IBAN de uma conta que tenho só para realizar compras online, ou seja nunca lá há mais de 50€, não fosse ele capaz de fazer alguma com o meu NIB.
E fiquei a matutar, quem seria imprudente ao ponto de enviar dinheiro apenas com alguns email e sem qualquer tipo de salvaguarda!

A resposta às minhas dúvidas não tardou em chegar.
O tipo envia novo email dizendo que já tinha realizado a transferência e que por uma política do banco dele, tinha transferido 800€ a mais que serviriam para pagar ao transportador, e que eu deveria proceder à transferência dos tais 800€ para uma conta que ele me indicou a fim de concluir a transacção.

Eu já cheio de vontade de o descompor respondi educadamente que teria muito gosto em transferir o dinheiro para o transportador logo que o receba na minha conta, ao que o "Chico esperto" responde que o dinheiro não seria desbloqueado enquanto eu não efectua-se a transferência dos tais 800€ e que no entretanto iria receber um email do banco dele a explicar tudo direitinho.

Na verdade recebi o tal email cuja origem não consegui confirmar mas deixo-o aqui só para que vejam ao ponto a que estes tipos chegam para ludibriar alguém a mandar 800€ sabe-se lá para onde!!!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
« Última modificação: Fevereiro 25, 2020, 13:10:33, 13:10 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 25, 2020, 13:14:03, 13:14
Responder #1

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Bolas... que isso está aí um esquema bem montado mas com ar de ser coisa séria  :napodeser:

Podes sempre perguntar porque não é o banco a fazer directamente o pagamento de 800€ em teu nome, até pq têm os dados todos de quem vai receber esses 800€, deduzindo-os depois ao valor que te será "entregue"  ;)

Fevereiro 25, 2020, 18:28:00, 18:28
Responder #2

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Dá vontade de responder: já transferi os 800. Confia em mim como eu confiei em ti. :lolol:

Fevereiro 25, 2020, 18:34:47, 18:34
Responder #3

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Dá vontade de responder: já transferi os 800. Confia em mim como eu confiei em ti. :lolol:

:lolol:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 25, 2020, 22:28:08, 22:28
Responder #4

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 349

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
É um esquema já antigo! Transferiam dinheiro que bloqueavam logo a seguir, enviavam comprovativo da transferência e o incauto pensava ter recebido o pagamento.
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Fevereiro 26, 2020, 08:20:18, 08:20
Responder #5

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Existem dezenas destas burlas todos os dias. E se continuam é porque deve dar dinheiro. Passa se o mesmo se estas a comprar, exatamente com o mesmo esquema do pagamento de transporte para ou de outro país.
Como princípio de segurança, de bancos ou afins  nunca se deve "clickar" em nenhum link qualquer que seja o banco sejam clientes ou não.
Sempre ir pela app ou pagina no browser directamentr sem seguir nenhum link.
Reporta ao olx. Pelo menos ajudas a evitar alguma outra desses contactos.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 26, 2020, 14:55:24, 14:55
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Que "trafulhice" tão bem engendrada.

É preciso muito cuidado. Reporta ao OLX

Fevereiro 26, 2020, 15:21:24, 15:21
Responder #7

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Paralelamente a esta burla há muitas idênticas ou semelhantes em parte e que tem acontecido pelo menos desde 2011/2012.

Aqui fica um relato semelhante:

Em 2011 fui abordado num esquema parecido que:
Incluía pagar 1000€ para o transporte (Australia ou Nova Zelândia, não me recordo) por contentor que depois seria incluído na transferência do comprador depois de este receber o comprovativo de embarque.
Isto aconteceu quando tentei vender a "perdeparafusos" antes de a devolver no stand em que comprei.
Neste caso a burla chegava ao ponto de:
- pagar 1000€ sem nunca ser ressarcido
- perder a moto e registo da mesma
- ficar de mãos a abanar
Mas como era uma moto problemática o burlão não se ficaria a rir pois teria muitos problemas em mãos...

Quando tentei vender a Kawasaki fui de novo abordado por um ou dois indivíduos com conversa tão parecida que simplesmente comecei a ignorar a partir de certo momento, depois de ver até onde iria a lata...

Para todos os potenciais vendedores, nunca alinhem nestas histórias de alguém que não está no país e que vem só cá de férias...
Peçam ao comprador um "Cheque Bancário" e façam atenção no preço no valor de 15/20€ que é o custo desse cheque.
Este cheque é o método utilizado na compra e venda de imóveis e além de ter todas as seguranças semelhantes aos cheques visados tem o preço significativamente menor.
As transferências cuidado... podem ser canceladas - e só devem contabilizar se o dinheiro ficar efectivamente disponível tanto que enquanto estiver cativo pode não significar nada...
E na compra ou venda de moto (usada) a melhor sugestão é de procederem a troca numa loja de cidadão com registo automóvel e em ultimo caso com uma agência bancaria do comprador por perto dessa loja de cidadão onde o vendedor pode verificar o comprador a levantar o cheque na agência (para os mais desconfiados).
Tudo o resto é facilitar demasiado... perder num negocio 500€ ainda é aquela mas perder 15.000€ já custa bastante... 
« Última modificação: Fevereiro 26, 2020, 15:23:25, 15:23 por 2low »

Fevereiro 26, 2020, 21:26:54, 21:26
Responder #8

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isto é uma tentativa de burla infelizmente habitual e que move muita malta de outros países a fazer propostas do género.

Com os vários alertas feitos, diria que as pessoas já estão cada vez mais conscientes para estas tentativas, nomeadamente com o lançar deste tipo de "engodo" já muito batido.

É certo que alguns vão caindo, mas diria que as pessoas estão mais alerta. Existe mais desconfiança e por vezes até mesmo no tipo de documentação enviada se percebe tratar-se de uma tentativa de burla.

Quando oferecem mais do que pedimos, então aí é mesmo burla óbvia e convém logo reportar ao OLX, Custo Justo, etc...

O segredo basicamente é: "Se parece ser bom demais para ser verdade, é porque realmente não é!"  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 07, 2020, 02:17:48, 02:17
Responder #9

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Este "lerpou" em 401€ com um modus operandi semelhante, mas teve presença de espirito na resposta que deu  :lolol:

Março 07, 2020, 09:55:52, 09:55
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Infelizmente este tipo de situações são constantes.

Uma pessoa na Irlanda a fazer-se interessada, disponível para cobrir custos de envio (que pelo que percebi eram 50€), sempre com respostas que não demoraram muito tempo e com texto simpático, juntando documentação bancária que depois se revela falsa...é algo que acontece diariamente.

Assim que têm o que pretendem, mudam rapidamente o mail para continuar as suas práticas, mudam o número de telemóvel quando é o caso de haver contacto por essa via e deixa de se ter o rasto.
Inclusivamente as moradas que dão julgo que por vezes são de familiares que depois não sabem de nada ou querem fazer parecer que nada sabem, ou apartados, ou casas sem ninguém lá a morar.

O portaldaqueixa.com está carregadinho de vítimas de burlas que ali deixam o seu caso.

O meu conselho...

Se o interessado é do Estrangeiro, por norma esquece!
A baixa probabilidade de até ser alguém mesmo interessado e com boas intenções, é bastante remota.

Já se são vocês que querem comprar algo de fora, avó sleho vivamente a que façam uso de PayPal.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama