Autor Tópico: Royal Enfield Interceptor 650cc - Parallel Twin INT Mark Three  (Lida 3705 vezes)

Março 05, 2020, 11:59:49, 11:59
Lida 3705 vezes

Gwynbleidd

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 14
  • Marca Motociclo: Royal Enfield + Honda
  • Modelo Motociclo: Interceptor 650 + Rebel 500
  • Localidade: Castelo Branco
Boas pessoal,

Adquiri uma Royal Enfield Interceptor 650cc e apesar de ainda não ter chegado, já tive oportunidade de fazer um test-drive e ter uma primeira impressão com cerca de uma hora. Vou dar a minha opinião sobre a mota, tanto pontos positivos como negativos nesta primeira hora de test-drive.
A mota em si chegará este fim de semana, darei umas voltas e depois actualizo aqui com uma opinião mais formada e com mais tempo com a mota.

De notar que não sou um imenso conhecedor ou experiente em vários tipos de mota, sou só um tipo que gosta de motas no geral, por isso a minha impressão é claro limitada, mas espero que ajude.

Pontos positivos:
- Qualidade de construção: Não é uma Triumph, mas é uma mota sólida que se nota que foi construída com atenção, até porque a RE foi "roubar" o head designer à Triumph
- Preço competitivo: cerca de 6750€ com documentação, um preço que desafia os valores da V7 III Stone 750cc (a mais barata desta gama) da MotoGuzzi a cerca de 8400€ com documentação, ou a Street Twin da Triumph 900cc a 9600€ com documentação
- Conforto: O banco é confortável, pelo menos para andar em cidade ou viagens curtas, não sei como se comporta em viagens maiores. O comprimento do mesmo permite levar um pendura com facilidade
- Painel: Simples, analógico, com componente digital apenas a mostrar o nível de combustível e os kms feitos na mota, o que se quer de uma clássica.
- Manutenção e serviço: Sem experiência própria com isto, apenas do que oiço e testemunho, as peças e serviços da RE têm sido enviadas rapidamente e os custos de manutenção são reduzidos, sinal de uma marca que quer competir seriamente no mercado e crescer neste segmento
- Facilidade para transformação: Podem-se trocar peças facilmente, a própria RE oferece packs de transformação e a natureza das suas motas remetem a um tempo mais simples, às clássicas, café racers e scramblers dos anos 50, coisa da moda agora até.
- Som e barulho da mota: Pelos dois escapes, a mota lança um som que é respeitável, genuíno e que deixa qualquer um a olhar.
- Motor: Ágil, potente, sem ser intimidativo, oferece uma boa experiência e a caixa de velocidades é smooth, o que proporciona muitas vezes um commute ou pequenos passeios de ponto A a ponto B, com a maior facilidade de condução possível e com pouco esforço.
Descanso central: Epá ajuda bastante e é sempre útil quando se precisa, nem que seja para tirar umas fotos com uns ângulos diferentes  :D
- Garantia: 3 ANOS. TRÊS ... ANOS

Pontos negativos:
- Posição dos pousa-pés: Na minha primeira volta, senti que com a mota parada, a posição das pernas com o pé no chão entra em conflito com os pousa-pés, onde bate uma na outra, obrigando o motociclista a colocar a perna mais à frente ou mais atrás do que é suposto (ou pelo menos ao que eu estou habituado)
- Qualidade dos piscas: Ao contrário do resto da mota, os piscas parecem ser um pouco frágeis. Coisa que não é estranho em algumas motas, já se viu mais vezes. Talvez seja algo a considerar alterar no futuro.
- Travões (?): Terei de testar mais claro, mas pareceu-me que os travões da Bybre (By Bembro) não são os melhores, mas são suficientes para a mota. Não considero propriamente um ponto negativo, nem positivo por enquanto. Está no limbo ainda.

Não tive tempo para analisar bem os pneus, sei que são Pirelli.

Potenciais pontos que podem ser positivos ou negativos:
- O tampo do motor não é cromado, tal como a tampa lateral que diz "Royal Enfield", é necessário alguma atenção na lavagem para não marcar essas zonas. Pode-se no entanto comprar essas peças separadamente em cromado ou a RE oferece um serviço de pintura para preto.
- A tampa lateral que diz "Interceptor" é removível e esconde as ferramentas para a mota. Ferramentas que desconheço quais são.
- O farol é de xénon e não LED como motas mais recentes. Talvez uma opção da RE para manter o preço competitivo no mercado. No entanto existe a possibilidade de alterar para um LED, mas ainda sem qualquer equipamento oficial da marca neste componente.
- O banco pode ser alterado para o banco da sua irmã, a Continental GT 650, que tem duas opções de banco: um banco de um lugar com um tampo no final (removível) e um banco mais longo, para dois lugares, diferente do da Interceptor.

Pontos subjetivos
- As cores, que pessoalmente acho interessantes e a RE dá uma escolha variada e foge aos clássicos pretos e cinzas que se costuma ver sempre:
Existem 6 cores no total: Laranja, Preto e Cinza (cores singulares, logo mais baratas) / Vermelho & Preto e Branco & Vermelho (um pouco mais caras porque são duas cores) / Cromada (a mais cara)
- Estilo clássico, que não é do agrado de alguns, é do agrado de outros, é sempre a coisa mais subjectiva que existe, que é o gosto estético pessoal. Pessoalmente eu gosto, senão não a tinha comprado  :D

No fim de semana terei a mota e como disse, após algum tempo com ela, poderei responder a perguntas que possam ter!
Até lá!  :convivio:

« Última modificação: Março 05, 2020, 14:56:05, 14:56 por Gwynbleidd »
Sometimes less is more - for example, two wheels are better than four

Março 05, 2020, 12:22:13, 12:22
Responder #1

Megamustaine

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Março 05, 2020, 12:42:08, 12:42
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Excelente!

A tua referência à Triumph não é descabida, pois de facto em termos de imagem faz lembrar a Boneville.
Parece quase uma "inspiração" de uma na outra.

O resultado está muito bom.  :nice:

Quanto à menção do "som e barulho da mota", nomeadamente o emitido por esses escapes, desconhecia que assim fosse.
Fizeste-me ir à procura de uma referência (em vídeo), de uma RE Interceptor, com os escapes de origem.  :cool:

Desejo-te a maior das sortes com a moto.
Agora garantidamente vais poder inscrever-te no próximo Gentleman's Ride 2020!  :feliz:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 05, 2020, 13:25:20, 13:25
Responder #3

NT

• *

• 39
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7 GT
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
A RE está-se a tornar uma gourmet das motos reinventando uma imagem de marca sólida fora da europa, mas com pouca expressão no mercado europeu. Os stands, acessórios para as motos e equipamentos para o motociclista são reveladores de entrada na marca de gente com bom conhecimento do mercado e seus utilizadores. Este modelo é lindíssimo e o dois cilindros pelo que tenho ouvido, muito honesto no comportamento. A Classic 500 e a Bullet eram os cavalos de batalha da marca há uns anos atrás, mas que atraiam pouco o consumidor europeu. Confesso que sou um apaixonado pela Classic desde que conduzi uma na Irlanda onde a paisagem e as estradas se coadunam com ela. A Hymalayan e a Interceptor são duas das excelentes propostas da RE para o presente e futuro.
Votos de excelentes passeios com ela!
NMAX 2017 0->10675Km
MT07 2018 0->24843Km
Tracer 7 GT 0->...

Março 10, 2020, 21:49:11, 21:49
Responder #4

Gwynbleidd

• *

• 14
  • Marca Motociclo: Royal Enfield + Honda
  • Modelo Motociclo: Interceptor 650 + Rebel 500
  • Localidade: Castelo Branco
Sometimes less is more - for example, two wheels are better than four

Março 10, 2020, 23:23:05, 23:23
Responder #5

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Acho a mota muito bonita e relativamente à fiabilidade e qualidade da mesma também não tenho dúvidas.
No caso da Interceptor só não gosto mesmo daqueles escapes que me parecem desproporcionados.

Por outro lado e numa perspectiva absolutamente pessoal acho este estilo Retro (não é só a RE) apenas bonito, porque para além de serem despidas de tecnologia são veículos muito limitados, falta conforto e capacidade de carga para viajar e em termos ergonómicos não facilita as costas e braços em estiradas de muitos quilómetros seguidos, para utilização urbana são muito pesados e de difícil manobrabilidade, para o pendura a questão é a mesma, só trajectos curtos.

Enfim é uma mota cheia de estilo com uma sonoridade brutal, perfeita para o Gentleman's Ride e pouco mais.
Volto a frisar que isto é apenas a minha opinião que não percebo muito de motas. Eu até tenho uma scooter!
E não me importava nada de ter uma Interceptor na garagem.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 10, 2020, 23:49:13, 23:49
Responder #6

LeoLopes

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 668

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha/Vespa
  • Modelo Motociclo: Nmax /Primavera 125
  • Localidade: Lagoa- Algarve