Recomendo sobretudo que vás experimentar as duas e só assim consegues tirar mais conclusões.(....)
90% de cidade e tens saudades de viagens ?? Creio que o melhor seria uma Scooter baratinha para cidade e uma NC750X ou CB500X para viagens, isto claro se gostares destas motas porque para viagens se tiveres uma carteira generosa há inúmeras hipóteses melhores com motas mais vigorosas a rondar os 650 cc.Eu tenho uma CB500X apenas para viagens e ainda não me arrependi, encho o depósito em Alverca e só abasteço em Trás os Montes e só penso em revisões a cada 12.000 kmsMas parece-me que para cidade uma Scooter de banco baixo é o ideal.
Nisto, como em tantas outras coisas, as diferenças entre aquilo que se valoriza, as apreciações sobre postura aos comandos, o peso, o look, etc....é diferente de pessoa para pessoa.Na maioria das indecisões entre esses dois modelos e daquilo que tenho vindo a ter conhecimento, uma boa maioria vai para a NC750X. Tem sido assim desde há uns anos para cá.Se optaste por essa CB não fizeste mal, naturalmente. Sendo a moto que preferes e a que te deixa "bem satisfeito" como dizes, então óptimo.Poupaste ainda uns cobres e que dá para muitas voltas. Esses consumos de 125cc é que são capazes de tender a aumentar conforme vais ganhando mais confiança.
Caro Rodrigues,Repara nos consumos indicados pelo companheiro que adquiriu a moto e que, presumo, sejam ainda com os máximos cuidados...2,7 a 3,3 aos 100Kms. Mais baixos que isto, só a fazer descidas ou com a moto desligada.Bem sei que é um motor mais do que comprovadamente económico, mas menos do que aquilo é difícil!
A CB500 é uma moto no sentido clássico da coisa, e era sobejamente conhecida por tudo o que era estafeta nos anos 90 (e a suzuki gs 500 a acompanhar).A NC nasce de uma necessidade de moto grande com baixa manutenção e consumos.O motor é a grande diferença, sendo que o motor das NC 700 é "meio motor" de um 1400 cc a gasolina do Honda Jazz- técnicamente falando.Assim sendo, faz pouquíssima rotação, quase um carácter de "carro a gasóleo".Acrescenta o espaço no lugar do depósito de gasolina onde caberá um capacete pouco volumoso.Posto isto, como gosto muito de andar de moto, compraria sempre uma CB 500 (qualquer que fosse a variante, onde se inclui a CBR 500 e a CB500 X).Além de que acho as NC's todas feias que dói, mas aí cada um sabe de si!
Já agora por falarmos em Honda CB aqui vai uma dica ao nosso amigo "Dfranco"Porque não uma CB500 Four ? Desculpa lá esta, sei que são caríssimas mas caramba eu gostava de ter uma, essa da foto é de 1973 e custa 9,900 €A Honda fabricou 4 Hondas com a sigla Four, a 300, 400, 500 e 750 todas com 4 escapes claro daí a sigla Four e refrigeradas a ar.Que saudades
Citação de: MotardFeio em Junho 24, 2020, 13:11:06, 13:11A CB500 é uma moto no sentido clássico da coisa, e era sobejamente conhecida por tudo o que era estafeta nos anos 90 (e a suzuki gs 500 a acompanhar).A NC nasce de uma necessidade de moto grande com baixa manutenção e consumos.O motor é a grande diferença, sendo que o motor das NC 700 é "meio motor" de um 1400 cc a gasolina do Honda Jazz- técnicamente falando.Assim sendo, faz pouquíssima rotação, quase um carácter de "carro a gasóleo".Acrescenta o espaço no lugar do depósito de gasolina onde caberá um capacete pouco volumoso.Posto isto, como gosto muito de andar de moto, compraria sempre uma CB 500 (qualquer que fosse a variante, onde se inclui a CBR 500 e a CB500 X).Além de que acho as NC's todas feias que dói, mas aí cada um sabe de si!Não confundir as CB500 de guerra anteriores a 2013 que nada têm a ver com as novas CB500X-R-F É tudo construção nova, quadro, motor, ciclistica,..resumindo, tudo.Se a NC 700 é meio motor do Jazz, donde virá a NC 750X ? Será do Honda Civic 1500 ? O motor Jazz serviu de inspiração aproveitando alguns componentes do mesmo motor mas o bloco é novo, não cortaram um bloco ao meio.A Nc700 veio na mesma altura da Integra em 2012 que depois passaram para 750
A Honda fabricou 4 Hondas com a sigla Four, a 300, 400, 500 e 750 todas com 4 escapes claro daí a sigla Four e refrigeradas a ar.
Esta ideia de que quem gosta de andar de moto não compra uma NC é talvez um dos mais difundidos mitos motociclísticos modernos.Gostar de andar de moto não é necessariamente igual a gostar de uma moto rotativa. Há muito para explorar para além disso.
Citação de: Rodrigues1 em Junho 24, 2020, 19:28:22, 19:28A Honda fabricou 4 Hondas com a sigla Four, a 300, 400, 500 e 750 todas com 4 escapes claro daí a sigla Four e refrigeradas a ar.Fabricou mais do que essas. Eu tive duas CB dos anos 70 (no início dos anos 90), uma delas a 550 Four. Eram motos muito competentes à época, em especial se comparadas com as inglesas que vieram destronar do pedestal, mas compará-las a motos modernas só se for pela estética. Para os padrões de hoje o handling era sofrível, a travagem um susto, o quadro dobrava-se todo, as suspensões uma anedota, os pneus mauzinhos também... Só quem não teve uma é que pode ter uma imagem romântica da coisa. Claro que são motos muito bonitas, sou o 1º a dizer isso, mas têm todos os defeitos das clássicas. Eu usava a minha todos os dias. Não podemos compará-las com a eficácia e competência de motos novas, com 50 anos de evolução em cima. Cada coisa no seu lugar.
Como parece direccionado para os meus comentários, vou comentar também - e se não for, não liguem.Não é fanfarronice nem desconhecimento, imaturidade é perguntar a quem me conhece Não é fanfarronice porque adoro muito estilos diferentes de motos e tenho tido oportunidade de experimentar várias - da mais modesta a uma das mais exclusivas que se conheceu até hoje. Nos mais variados sítios.Já andei de NC e andei de CB das antigas (esta nova deve ser/estar mais evoluida, digo eu).Não fiquei fã da NC e acho-a realmente distinta das motos ditas "comuns". Pelo conceito da coisa, foi mesmo uma pedrada no charco. E bem sucedida! Talvez seja melhor para uma transição de quem vem de uma 125cc com a carta de automóvel e nunca tenha andado de motorizada em puto. Ou para quem tem muito pouca experiência. É definitivamente melhor para quem faz apenas contas aos €uros todos os meses e não gosta de aspiradores.Continuo a gostar mais de CB 500, posso?Mas ainda gosto mais de uma Hornet 600, e é melhor que essas duas. Para mim. Posso?Obrigado pelas vossas palavras.