Autor Tópico: CB500x ou NC750x 2020  (Lida 11291 vezes)

Março 09, 2020, 11:19:57, 11:19
Lida 11291 vezes

Dfranco

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 3
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb500x
  • Localidade: Lisboa
Bom dia,

Solicito a vossa opinião de quem tem estas motas, ou seja mecânico, estou indeciso na compra de CB500x ou NC750x do ano 2019 ou 2020, a minha utilização é mais de cidade mas também viagens em estrada e às vezes estradões, com mais enfase na cidade.

A minha indecisão encontra-se na ciclistica e adaptabilidade na cidade, em consumos e manutenção. Conheço a Honda tive NSR na adolescencia durante 6 anos e Transalp 700 durante 11 anos sei que Honda tem motor e travões fiáveis.

Vendi a transalp e comprei a Medley para 90%  cidade mas já tenho saudades de viagens e por essa razão penso em subir escalão novamente..

Qual a vossa opinião, o que recomendam?

Cumprimentos,

Março 09, 2020, 11:49:09, 11:49
Responder #1

JEKU

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 74
  • Modelo Motociclo: CB 500X
Recomendo sobretudo que vás experimentar as duas e só assim consegues tirar mais conclusões.

Eu tive o mesmo dilema e acabei por escolher a CB500X depois de experimentar as duas, mas a tua opinião pode ser diferente.

Março 09, 2020, 12:25:42, 12:25
Responder #2

Seravat72

• **

• 142

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT; AT 1100 DCT
  • Localidade: Albarraque
Meu caro Dfranco,

Faço minhas as palavras do JEKU. Tudo aquilo que cada um te possa dizer é apenas a sua própria experiência e gosto pessoal, que como sabes pode variar de pessoa para pessoa. Diferentes pesos, estaturas e/ou vontades podem dar lugar a diferentes opiniões por isso... vaia a um concessionário e experimenta as duas num mesmo trajeto.

Relativamente à minha opinião pessoal o que te posso dizer é que escolhi a NC e estive quase a comprar a XADV mas o valor desta superava os "meus bolsos" principalmente quando ainda tive que comprar capacete, casaco, luvas, caixa trekker, proteção de mãos e motor e vidro mais alto....

A NC tem uns consumos muito baixos para uma 750cc (vê as minhas médias) tem boa posição de condução e permite viajar sem problemas mesmo com pendura (com o assento de origem fui de Sintra até Beja direto e sem problemas), tem um centro de gravidade baixo (o local dito "normal" de deposito é um met.in que dá mesmo jeito) sendo que o deposito real está baixo, permitindo uma boa maneabilidade.
Tem uma porrada de coisas boas no meu entender mas nada como experimentares.

Como sempre disse a NC não é optima em quase nada (bem se calhar nos consumos é excelente) mas muito boa na generalidade. É Honda... :megafeliz:
Se estás à procura duma mota que dê 200km/h esquece... a NC só vai até 180.
Se estás a procura duma mota ruidosa... esquece, a NC tem um roncar que marca presença mas é suave (podes sempre trocar o escape, ok)
Se estás à procura duma moto que te leve do ponto A para o ponto B (independentemente da distância e circuito) a NC encaixa-se perfeitamente.

Um último conselho...... aproveita o bom tempo que se prevê para esta semana e .... vai experimentar...  :sportbike:

Março 09, 2020, 12:48:25, 12:48
Responder #3

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Recomendo sobretudo que vás experimentar as duas e só assim consegues tirar mais conclusões.
(....)

Basicamente é isto que foi dito...

O que pode ser melhor para um, pode não ser para outro. É a realidade.

Ainda têm uma diferença de algumas centenas de €€€´s.

Não são muito diferentes em perfomance, mas deixo a ressalva que na actualização mais recente da NC houve mexidas que tornaram o motor mais rotativo do que antes.
Mas nada como experimentares e perceberes por ti.

Veres a posição de condução, o peso de uma e outra, o trabalhar do motor (sim, tem diferenças), o conforto sentido, a protecção, etc.

Julgo que até mesmo nas manutenções estão muito próximas.

Mas nisto, sinceramente, acho que deverias ir para aquela que te "diz mais".  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 09, 2020, 13:04:11, 13:04
Responder #4

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Ambas as hipóteses são económicas (consumo) face à concorrência.

A NC750X é mais económica face à concorrência acima de 600cc. [acima de 250kmh a mais económica é mesmo a ZX14R  :lolol: ]
A CB500X é comparativamente e teoricamente menos económica que a NC750X mas porque apresenta um motor com características diferentes deste, é mais elástico e enérgico como 500cc que a NC750X comparativamente com toda a concorrência acima de 600cc. MAS a CB500X apresenta ainda valores de consumo altamente satisfatórios para quem sai de uma 125cc e se preze por consumos baixos.

Para uso citadino ambas satisfazem mas para manobras a CB500X estará mais apta por ter um peso bem inferior.

A NC750X parece ser um compromisso lógico geral em termos de utilização, dentro e fora das cidades, garantido sempre consumos abaixo da concorrência apesar de se encontrar no patamar das motos acima de 600cc.
A CB500X em termos de tamanho é claramente menor mas tem uma estética que engana o olho e mantém um aspecto de "maior moto que apenas 500cc".

Em termos de motor, eu optaria pela CB500X que é mais ao meu gosto apesar de reconhecer todas as qualidades da NC750X e de esta ter uma velocidade máxima (de ponteiro) superior à CB500X:
NC750X ~195kmh
CB500C ~185kmh (dos 0-100kmh julgo que seja mais rápida que a NC750X)

Julgo que este comparativo penderá mais para o campo subjectivo do gosto pessoal pela estética de uma ou de outra (mas são tão parecidas...) e pela lógica da diferença de preços e características genéricas que cada uma oferece... nomeadamente posição de condução e ergonomia geral, pesos distintos...

Será difícil comparar duas propostas não muito diferentes no que oferecem mas que se tornam mais fáceis de comparar cada uma delas com motos do seu mesmo patamar...

O que diz o teu coração ?
Qual delas mais gostaste de te sentar ?
« Última modificação: Março 09, 2020, 13:07:29, 13:07 por 2low »

Março 09, 2020, 16:15:20, 16:15
Responder #5

Rodrigues1

• Visitante
90% de cidade e tens saudades de viagens ??  :pensador:

Creio que o melhor seria uma Scooter baratinha para cidade e uma NC750X ou CB500X para viagens, isto claro se gostares destas motas porque para viagens se tiveres uma carteira generosa há inúmeras hipóteses melhores com motas mais vigorosas a rondar os 650 cc.

Eu tenho uma CB500X apenas para viagens e ainda não me arrependi, encho o depósito em Alverca e só abasteço em Trás os Montes e só penso em revisões a cada 12.000 kms

Mas parece-me que para cidade uma Scooter de banco baixo é o ideal.

Março 09, 2020, 18:46:19, 18:46
Responder #6

Dfranco

• *

• 3
Boa tarde.

Agradeço as vossas opiniões e recomendações.

O meu dilema é porque fui experimentar  as duas e gostei das duas, apesar que a cb500x pareceu-me suspensao demasiado rija (mais rija que a piaggio).

A CB500 sempre foi maneirinha a manobrar na cidade (já eram fáceis de conduzir e com  bons consumos no anos 1995,  por essa razão muito usadas e procuradas por estafetas na altura.

Eu também gostava muito da CBF600 SA e tive indeciso em 2008 altura em que comprei a transalp nova modelo novo, quando a experimentei e apaixonei logo! comprei.. ambas já nao se fabricam.

Eu não sou grande adepto de grandes velocidades, sou mais adepto de conforto e consumos razoáveis 4-5 lts e velocidades médias de cruzeiro e viagens ja fiz umas quantas de transalp foram 11 anos a viajar por Portugal, mas gastava 6 lts e pesava 220 kg seca é muito, mas fiz grandes viagens de norte a sul do pais vários dias.

Velocidades e  transalp não conjugam , a posição da transalp corporal sentado direito a 150km/h nao precisa de mexer, quem já andou sabe do que me refiro  é uma mota que vai maximo aos 190 kms/h, tem excelente suspensao e conforto, mas nao precisa de mais..

A piaggio Medley é excelente na cidade, gasta 3 lts e é maravilha na cidade porque tem as rodas mais altas e muita arrumação na mota, mas quero voltar a passear e esta não foi feita para viagens ou sou eu que estou mais velho e tenho que poupar as minhas costas.. alem do mais ando com a mulher atrás por isso tenho que pensar no conforto de ambos..

Qual o consumo médio em cidade e estrada que voces fazem normalmente na CB500x e na Nc750x ?

Cumprimentos.

Março 09, 2020, 21:18:17, 21:18
Responder #7

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
A NC também anda pelos 220 kg  :pensador:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 09, 2020, 22:26:21, 22:26
Responder #8

Unick

• **

• 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
As minhas últimas médias com a CB500X são estas. Tive a NC700x e agora tenho a CB500x. Gosto mais da CB500x do que da NC, motor mais rotativo, banco mais confortável, consumos idênticos...mai leve e ágil no trânsito, vou de Loures para o centro de Lisboa e volto todos os dias.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Março 09, 2020, 23:19:10, 23:19
Responder #9

LeoLopes

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 669

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha/Vespa
  • Modelo Motociclo: Nmax /Primavera 125
  • Localidade: Lagoa- Algarve
Para venda NC 750 x
08/2019.... 629 kms
7500€ chave na mão
Telemóvel 919735094

RADICAL BIKE ALGARVE

Março 10, 2020, 08:04:21, 08:04
Responder #10

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
90% de cidade e tens saudades de viagens ??  :pensador:

Creio que o melhor seria uma Scooter baratinha para cidade e uma NC750X ou CB500X para viagens, isto claro se gostares destas motas porque para viagens se tiveres uma carteira generosa há inúmeras hipóteses melhores com motas mais vigorosas a rondar os 650 cc.

Eu tenho uma CB500X apenas para viagens e ainda não me arrependi, encho o depósito em Alverca e só abasteço em Trás os Montes e só penso em revisões a cada 12.000 kms

Mas parece-me que para cidade uma Scooter de banco baixo é o ideal.

Como diariamente venho para o trabalho de mota, salvo raras excepções, tomei essa decisão!

Uma scooter 125 para o transito da capital, e a V-strom para passeios e viagens de moto turismo!

Mas nem todos podemos ter as duas opções!
Omnia tempus habent

Março 10, 2020, 09:55:20, 09:55
Responder #11

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Dfranco
Há 5 anos a conduzir diariamente em Lisboa, recomendo sempre uma scooter ou maxiscooter (tenho uma 300).

Viagens mais longas também considerei a NC750X, mas com DCT, mais cara mas a nível de utilização em cidade um must.

Considerei a Cb500X, mas passar de uma 300cc para uma 500cc não se justifica para mim.

Se me permites a sugestão:
Se estive comprador deste tipo de motas optava pela... Tracer700 (2020). Convém dar uma olhadela na mesma, caso seja para começares a viajar.

Mais leve, uma filosofia diferente de motor que pode surpreender, modelo igualmente com provas dadas no mercado e é Yamaha, igualmente um bom construtor.

Porque não experimentar?

Março 10, 2020, 15:49:22, 15:49
Responder #12

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Tenho ideia de existirem por aí vários tópicos sobre a CB500X vs NC750 :convivio:

Junho 23, 2020, 12:42:39, 12:42
Responder #13

Dfranco

• *

• 3
Boa tarde. 

Agradeço a vossa opinião.

Ganhou a cb500x  :D

Estou bem satisfeito, tem bom conforto , é leve , gasta pouco entre 2,7 - 3, 3 para mim é impecável.
Faz bem estrada e cidade!
recomendo.

Junho 23, 2020, 12:50:10, 12:50
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Nisto, como em tantas outras coisas, as diferenças entre aquilo que se valoriza, as apreciações sobre postura aos comandos, o peso, o look, etc....é diferente de pessoa para pessoa.

Na maioria das indecisões entre esses dois modelos e daquilo que tenho vindo a ter conhecimento, uma boa maioria vai para a NC750X. Tem sido assim desde há uns anos para cá.

Se optaste por essa CB não fizeste mal, naturalmente. Sendo a moto que preferes e a que te deixa "bem satisfeito" como dizes, então óptimo.

Poupaste ainda uns cobres e que dá para muitas voltas. Esses consumos de 125cc é que são capazes de tender a aumentar conforme vais ganhando mais confiança.  :bejeca:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 23, 2020, 13:33:09, 13:33
Responder #15

Rodrigues1

• Visitante
Nisto, como em tantas outras coisas, as diferenças entre aquilo que se valoriza, as apreciações sobre postura aos comandos, o peso, o look, etc....é diferente de pessoa para pessoa.

Na maioria das indecisões entre esses dois modelos e daquilo que tenho vindo a ter conhecimento, uma boa maioria vai para a NC750X. Tem sido assim desde há uns anos para cá.

Se optaste por essa CB não fizeste mal, naturalmente. Sendo a moto que preferes e a que te deixa "bem satisfeito" como dizes, então óptimo.

Poupaste ainda uns cobres e que dá para muitas voltas. Esses consumos de 125cc é que são capazes de tender a aumentar conforme vais ganhando mais confiança.  :bejeca:

Pelo contrário, vai baixar porque á medida que o motor fica mais solto o punho roda menos para a mesma velocidade.

Nos primeiros 5000 kms não conseguia baixar dos 3,4 e agora anda nos 3,2 e já fiz 2,8 e é de 2015,

Está provado que as de 2020 gastam menos devido ás mexidas na aerodinâmica com as entradas de ar frontais que encaminham melhor o fluxo de ar e binário máximo a rotações mais baixas.

Junho 23, 2020, 13:36:56, 13:36
Responder #16

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Caro Rodrigues,

Repara nos consumos indicados pelo companheiro que adquiriu a moto e que, presumo, sejam ainda com os máximos cuidados...

2,7 a 3,3 aos 100Kms.  :o

Mais baixos que isto, só a fazer descidas ou com a moto desligada.

Bem sei que é um motor mais do que comprovadamente económico, mas menos do que aquilo é difícil! :)

Dalai Lama

Junho 23, 2020, 13:47:59, 13:47
Responder #17

Rodrigues1

• Visitante
Caro Rodrigues,

Repara nos consumos indicados pelo companheiro que adquiriu a moto e que, presumo, sejam ainda com os máximos cuidados...

2,7 a 3,3 aos 100Kms.  :o

Mais baixos que isto, só a fazer descidas ou com a moto desligada.

Bem sei que é um motor mais do que comprovadamente económico, mas menos do que aquilo é difícil! :)

Espera lá,..estou a falar em andamento normal, não sei que velocidade o companheiro vai imprimir na sua CB futuramente.

Claro que depois da rodagem vai querer experimentar vários regimes mas depois da febre passar vai voltar ao normal e o normal é 3,1 em estrada nacional.

Temos o caso do Companheiro Unick que não é peso leve e vai todos os dias de Loures para Lisboa, consumo médio de 3,5

Uma vez que tive de regressar á força de Trás os Montes por doença do meu Pai e vim sempre por AE e IP5 fiz média de 3,9.

Estes motores por mais que não queiram acreditar andam a vapores e andam bem.

Junho 23, 2020, 14:27:29, 14:27
Responder #18

Unick

• **

• 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Isso dos consumos tem sempre muito que se lhe diga... os meus variam conforme acordo de manhã

A minha é uma 500x de 2017

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Junho 23, 2020, 14:32:35, 14:32 por Unick »

Junho 23, 2020, 14:35:48, 14:35
Responder #19

replicantz

• 586

Masculino
Parabéns pela CB!
Com qualquer das duas ficarias bem servido.

Apenas uma ressalva em relação à NC750X (apenas fiz testride à CB, por isso não sei se será igual), até para quem se apoie neste tópico para a mesma escolha entre ambas: esta tende a ser demasiado comprida/alta para quem tem perna curta.

Obviamente com practica e jeito deixa de ser um problema, mas uma coisa é certa: baixa estatura vai sempre obrigar a ajustes, como por exemplo uns bar-raisers para recuar o guiador e ganhar-se mais conforto e melhor postura.

Apesar da postura normal nessa moto ser mais direita para a maioria da malta, eu dava por mim sempre algo curvado e quase sentado na primeira metade do "depósito"! Precisamente porque o guiador ficava um bocadinho demais lá à frente.

Com pendura, a distância entre ambos era notória criando um fosso entre piloto e pendura.
Já nem menciono o andar sempre em pontas de pés cada vez que parava.

Resumindo: se ficam mesmo mesmo em pontas de pés na NC, preparem-se para gastar mais uns cobres em raisers, bielas rebaixamento, etc. E mesmo assim duvido que a ergonomia fique a 100%.

Essa foi a minha experiência e um dos principais motivos que me levou a trocar a NC750X pela Cb650R.
Sempre me senti "pequeno" numa moto algo comprida/volumosa demais para a minha fisionomia.

just my two cents

Agora, é meter (mais) kms nisso e desfrutar!
Boas curvas  :chopper:

Junho 23, 2020, 14:45:28, 14:45
Responder #20

Rodrigues1

• Visitante
A CB500X de 2020 tem o banco mais alto que as anteriores fruto do maior curso da suspensão e da roda dianteira maior ( 19 ) mas por incrível que pareça chega-se melhor ao chão com os pés devido ao banco ser muito mais estreito o que faz com que não tenhamos de arquear muito as pernas.

O depósito também é mais estreito

O banco junto ao depósito parece um selim de bicicleta.

Na NC que também gosto muito, não me parece que tenham mexido no banco pelo menos nesse sentido.

Junho 24, 2020, 13:11:06, 13:11
Responder #21

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A CB500 é uma moto no sentido clássico da coisa, e era sobejamente conhecida por tudo o que era estafeta nos anos 90 (e a suzuki gs 500 a acompanhar).

A NC nasce de uma necessidade de moto grande com baixa manutenção e consumos.
O motor é a grande diferença, sendo que o motor das NC 700 é "meio motor" de um 1400 cc a gasolina do Honda Jazz- técnicamente falando.

Assim sendo, faz pouquíssima rotação, quase um carácter de "carro a  gasóleo".

Acrescenta o espaço no lugar do depósito de gasolina onde caberá um capacete pouco volumoso.

Posto isto, como gosto muito de andar de moto, compraria sempre uma CB 500 (qualquer que fosse a variante, onde se inclui a CBR 500 e a CB500 X).

Além de que acho as NC's todas feias que dói, mas aí cada um sabe de si!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 24, 2020, 13:55:12, 13:55
Responder #22

Rodrigues1

• Visitante
A CB500 é uma moto no sentido clássico da coisa, e era sobejamente conhecida por tudo o que era estafeta nos anos 90 (e a suzuki gs 500 a acompanhar).

O motor é a grande diferença, sendo que o motor das NC 700 é "meio motor" de um 1400 cc a gasolina do Honda Jazz- técnicamente falando.

Acrescenta o espaço no lugar do depósito de gasolina onde caberá um capacete pouco volumoso.

Posto isto, como gosto muito de andar de moto, compraria sempre uma CB 500 (qualquer que fosse a variante, onde se inclui a CBR 500 e a CB500 X).

Não confundir as CB500 de guerra anteriores a 2013 que nada têm a ver com as novas CB500X-R-F

É tudo construção nova, quadro, motor, ciclistica,..resumindo, tudo.

Se a NC 700 é meio motor do Jazz, donde virá a NC 750X ? Será do Honda Civic 1500 ?  :lolol:

O motor Jazz serviu de inspiração aproveitando alguns componentes do mesmo motor mas o bloco é novo, não cortaram um bloco ao meio.

A Nc700 veio na mesma altura da Integra em 2012 que depois passaram para 750
« Última modificação: Junho 24, 2020, 13:56:13, 13:56 por Rodrigues1 »

Junho 24, 2020, 19:28:22, 19:28
Responder #23

Rodrigues1

• Visitante
Já agora por falarmos em Honda CB aqui vai uma dica ao nosso amigo "Dfranco"

Porque não uma CB500 Four ?

Desculpa lá esta, sei que são caríssimas mas caramba eu gostava de ter uma, essa da foto é de 1973 e custa 9,900 €

A Honda fabricou 4 Hondas com a sigla Four, a 300, 400, 500 e 750 todas com 4 escapes claro daí a sigla Four e refrigeradas a ar.

Que saudades

Junho 24, 2020, 19:57:19, 19:57
Responder #24

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Tive a sorte de registar um raríssimo momento desses até há bem pouco tempo...

Uma unidade imaculada.
Estimadissima mesmo...

Sem querer ofender ninguém nem a sua moto recente, mas é de um tempo em que por exemplo os cromados eram como deve ser e feitos para durar anos a fio.
O que me parece existir agora é um banho fino de cromado que ganha picos de corrosão passado pouco tempo ou à mínima negligência.

A própria pintura, tendo em conta a idade da moto, não deixava de estar muito boa.  :nice:

VER AQUI...

Dalai Lama

Junho 25, 2020, 08:27:25, 08:27
Responder #25

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
 :love0001: :love0001: :megafeliz: :megafeliz:
Já agora por falarmos em Honda CB aqui vai uma dica ao nosso amigo "Dfranco"

Porque não uma CB500 Four ?

Desculpa lá esta, sei que são caríssimas mas caramba eu gostava de ter uma, essa da foto é de 1973 e custa 9,900 €

A Honda fabricou 4 Hondas com a sigla Four, a 300, 400, 500 e 750 todas com 4 escapes claro daí a sigla Four e refrigeradas a ar.

Que saudades

Omnia tempus habent

Junho 25, 2020, 09:01:43, 09:01
Responder #26

MotardFeio

• 916

Não confundir as CB500 de guerra anteriores a 2013 que nada têm a ver com as novas CB500X-R-F

É tudo construção nova, quadro, motor, ciclistica,..resumindo, tudo.

Se a NC 700 é meio motor do Jazz, donde virá a NC 750X ? Será do Honda Civic 1500 ?  :lolol:

O motor Jazz serviu de inspiração aproveitando alguns componentes do mesmo motor mas o bloco é novo, não cortaram um bloco ao meio.

A Nc700 veio na mesma altura da Integra em 2012 que depois passaram para 750

Achei que não precisava de esclarecer que não serraram um motor a meio para terem dois, mas foi falha minha...  :curtocircuito:

E a sete e meio foi a evolução do anterior, essa tb não precisa de explicação!

:festa:

Sim, claramente as CB antigas não são a mesma, nem o motor nem ciclística nem nada. Basta ver fotos! Mas continuam a ser motos, já que a NC é uma "cena", para o meu gosto!  :nice:

Junho 25, 2020, 09:27:13, 09:27
Responder #27

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
Depende sempre do uso, eu tinha a CBF 1000, e quando vim trabalhar para Lisboa, diariamente a fazer 60 km no meio do transito era incomportável ter aquela mota!

Ainda me recordo a primeira vez que experimentei a NC, aquilo meteu dó!

Não era para mim!!

Pus a CBF a venda, e aparece aquele negocio de troca por uma NC!

A minha cunhada queria uma, foi na hora!!!

Ando uma semana a vir para o trabalho com a NC todos os dias"!!!

Dei por mim andar em Lisboa, sempre pelo caminho mais longo, e do Saldanha a Vialonga passei a ir pela cruz quebrada, o dobro da distancia, mas a usufruir da paisagem e do prazer de andar de Mota no Transito!!!

Em tres anos 48 mil km!

São conceitos diferentes, mas na Cidade alem de sooters, a NC bate qualquer mota!!!
Omnia tempus habent

Junho 25, 2020, 11:20:41, 11:20
Responder #28

VCS

• 940
    • Offramp

Fabricou mais do que essas. Eu tive duas CB dos anos 70 (no início dos anos 90), uma delas a 550 Four;)
Eram motos muito competentes à época, em especial se comparadas com as inglesas que vieram destronar do pedestal, mas compará-las a motos modernas só se for pela estética.
Para os padrões de hoje o handling era sofrível, a travagem um susto, o quadro dobrava-se todo, as suspensões uma anedota, os pneus mauzinhos também...
Só quem não teve uma é que pode ter uma imagem romântica da coisa.
Claro que são motos muito bonitas, sou o 1º a dizer isso, mas têm todos os defeitos das clássicas. Eu usava a minha todos os dias. Não podemos compará-las com a eficácia e competência de motos novas, com 50 anos de evolução em cima. Cada coisa no seu lugar.  ;)
« Última modificação: Junho 25, 2020, 11:28:09, 11:28 por VCS »

Junho 25, 2020, 11:41:32, 11:41
Responder #29

VCS

• 940
    • Offramp

Esta ideia de que quem gosta de andar de moto não compra uma NC é talvez um dos mais difundidos mitos motociclísticos modernos.
Gostar de andar de moto não é necessariamente igual a gostar de uma moto rotativa. Há muito para explorar para além disso.  ;)
« Última modificação: Junho 25, 2020, 11:42:52, 11:42 por VCS »

Junho 25, 2020, 12:51:11, 12:51
Responder #30

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
Esta ideia de que quem gosta de andar de moto não compra uma NC é talvez um dos mais difundidos mitos motociclísticos modernos.
Gostar de andar de moto não é necessariamente igual a gostar de uma moto rotativa. Há muito para explorar para além disso.  ;)

:palmas:

Algo que me confundiu e que demorei algum tempo a interpretar.
-Experimentei (aluguei) em várias ocasiões, por todos os tempos e por centenas de kms motos da família NC.
-Tentei perceber quem emitia tal opinião, tipo de "motard", tipo de utilização e tipo de moto assim como que tipo de condução praticada e o rácio paixão vs racionalidade.
Cheguei á conclusão que não tinha qualquer fundamento, em muitos casos era fanfarronice ou mesmo desconhecimento e por vezes imaturidade.

Junho 25, 2020, 14:09:54, 14:09
Responder #31

MotardFeio

• 916
Como parece direccionado para os meus comentários, vou comentar também - e se não for, não liguem.

Não é fanfarronice nem desconhecimento, imaturidade é perguntar a quem me conhece  :cool:

Não é fanfarronice porque adoro muito estilos diferentes de motos e tenho tido oportunidade de experimentar várias - da mais modesta a uma das mais exclusivas que se conheceu até hoje. Nos mais variados sítios.

Já andei de NC e andei de CB das antigas (esta nova deve ser/estar mais evoluida, digo eu).

Não fiquei fã da NC e acho-a realmente distinta das motos ditas "comuns". Pelo conceito da coisa, foi mesmo uma pedrada no charco. E bem sucedida!
Talvez seja melhor para uma transição de quem vem de uma 125cc com a carta de automóvel e nunca tenha andado de motorizada em puto. Ou para quem tem muito pouca experiência. É definitivamente melhor para quem faz apenas contas aos €uros todos os meses e não gosta de aspiradores.

Continuo a gostar mais de CB 500, posso?

Mas ainda gosto mais de uma Hornet 600, e é melhor que essas duas. Para mim. Posso?

Obrigado pelas vossas palavras.

Junho 25, 2020, 15:54:06, 15:54
Responder #32

Rodrigues1

• Visitante

Fabricou mais do que essas. Eu tive duas CB dos anos 70 (no início dos anos 90), uma delas a 550 Four;)
Eram motos muito competentes à época, em especial se comparadas com as inglesas que vieram destronar do pedestal, mas compará-las a motos modernas só se for pela estética.
Para os padrões de hoje o handling era sofrível, a travagem um susto, o quadro dobrava-se todo, as suspensões uma anedota, os pneus mauzinhos também...
Só quem não teve uma é que pode ter uma imagem romântica da coisa.
Claro que são motos muito bonitas, sou o 1º a dizer isso, mas têm todos os defeitos das clássicas. Eu usava a minha todos os dias. Não podemos compará-las com a eficácia e competência de motos novas, com 50 anos de evolução em cima. Cada coisa no seu lugar.  ;)

Desconhecia que tinham fabricado a 550 four, as 4 Hondas antigas que mencionei foi através de uma pesquisa na net porque pessoalmente só conheci duas a CB 750 four e CBX 1000 na qual tive o prazer de dar uma voltinha.

Nos meus tempos de 1973 a 1986 trabalhei na Av. Marconi perto do café Roma que era o poiso dos pardais ricos na altura e advinha que motas lá paravam, até dava para fazer uma EICMA  :lolol:

Junho 25, 2020, 17:29:26, 17:29
Responder #33

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
Como parece direccionado para os meus comentários, vou comentar também - e se não for, não liguem.

Não é fanfarronice nem desconhecimento, imaturidade é perguntar a quem me conhece  :cool:

Não é fanfarronice porque adoro muito estilos diferentes de motos e tenho tido oportunidade de experimentar várias - da mais modesta a uma das mais exclusivas que se conheceu até hoje. Nos mais variados sítios.

Já andei de NC e andei de CB das antigas (esta nova deve ser/estar mais evoluida, digo eu).

Não fiquei fã da NC e acho-a realmente distinta das motos ditas "comuns". Pelo conceito da coisa, foi mesmo uma pedrada no charco. E bem sucedida!
Talvez seja melhor para uma transição de quem vem de uma 125cc com a carta de automóvel e nunca tenha andado de motorizada em puto. Ou para quem tem muito pouca experiência. É definitivamente melhor para quem faz apenas contas aos €uros todos os meses e não gosta de aspiradores.

Continuo a gostar mais de CB 500, posso?

Mas ainda gosto mais de uma Hornet 600, e é melhor que essas duas. Para mim. Posso?

Obrigado pelas vossas palavras.

Não é direcionado coisa nenhuma, não há espaço para suscetibilidade. Estamos a trocar pontos de vista, no âmbito do tópico, que foca dois modelos nomeadamente, e como tal cada qual exprime as suas opiniões e conclusões que neste caso são as que cheguei na tentativa de entender os que julgam as NC's uma não moto, da qual é impossível retirar prazer e satisfazer quem quer "andar de moto". Depois de testar e conduzir qualquer uma delas, sendo a NC isso mesmo, o que o nome indica, um conceito diferente, tentei compreender pessoalmente a racionalidade de tais opiniões.
Deste ponto de vista até ao oposto, gostar de NCs e não poder gostar de mais nenhuma, como perguntas, vai um mundo e não vejo qual a relação.