Autor Tópico: Mota parada: descanso central ou lateral?  (Lida 5594 vezes)

Abril 04, 2020, 22:10:07, 22:10
Lida 5594 vezes

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
Curioso artigo sobre uma questão frequente: potenciais consequências de deixar a moto parada muito tempo no descanso lateral vs. central.

Com um parte interessante de história de como evoluíram os descansos.

Fonte:
https://motorcycleonline.info/?p=15193

boas curvas... quando for possível  :(

Abril 04, 2020, 22:35:20, 22:35
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Artigo bastante interessante.

Actualmente, no que toca a motos (não maxiscooters), não são muitas as que tragam as duas opções.

As motos mais aventureiras uma parte delas até trarão de série, mas de resto não serão muitos os casos de motos a ter os dois...descansos.

O artigo realça e bem uma solução, com o suporte específico, como o usado em motos mais desportivas ou de competição.

Porém, essa estrutura tubular que permite a possibilidade de ter a moto estável e apoiada no braço oscilante, acaba por não estar por norma nas opções.
Não é que seja caro, até porque existe quem por aqui tenha adquirido a preços bem baixos, mas...não é uma opção que veja com esse fim de não "sacrificar" o lateral.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 04, 2020, 22:46:52, 22:46
Responder #2

DnA

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
Eu na compra da minha, pedi ao stand para instalar umas cenas R&G incluindo os spools e pedi para vir o stand traseiro, foi mais barato do que estava a espera
« Última modificação: Abril 04, 2020, 22:51:26, 22:51 por DnA »
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Abril 05, 2020, 01:31:29, 01:31
Responder #3

dfelix

• 5004
Penso que isto só faz real sentido para quem tem motos permanentemente paradas.
Ou seja, que chegam a ficar imensos meses ou mesmo anos sem sequer sair do local.
O que em regra geral, são motos antigas.

O descanso lateral, existindo, é mais do que suficiente.
Não existindo também não é drama.
Desde que não esteja num local onde leve encontrões. Siga..

A questão da deformação dos pneus é real e pertinente.
Mas não é 6 meses parada que o gajo vai ás filhoses. Quanto muito perdem pressão.
E por norma, na maioria das borrachas de hoje em dia, mais rapido o pneu se degrada porque "plastifica" do que propriamente deforma.

Abril 05, 2020, 01:50:44, 01:50
Responder #4

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Mandei vir um suporte traseiro bem baratinho da Eurobikes (37€), com opção de suportes em borracha e ganchos spool.
 Tem dado  muito jeito para fazer a manutenção básica e limpeza.

Para deformar os pneus, na minha opinião acho  tem que passar mesmo muito tempo. As motos não teem o mesmo peso dos carros, e desde que mantenham pressão devem aguentar.
 Como escreveu o dfelix, antes disso a borracha envelhece, seja em que descanso estiver.

Curiosidade, 
 Numa das ocasiões que desmontei a caixa de admissão ar da GSR600, notei que o copo de condensados esta colocado no lado esquerdo da caixa, precisamente o lado do descanso central.  Assim todos os condensados que surjam após o arrefecimento o motor só são purgados correctamente se a mota estiver inclinada.  Ou seja, parece estar desenhada para repousar naturalmente no descanso lateral.

« Última modificação: Abril 05, 2020, 02:34:57, 02:34 por SARider »
R1250RT [K52]

Abril 05, 2020, 12:33:14, 12:33
Responder #5

Rodrigues1

• Visitante
A mim dá jeito o central por várias razões

Assistir a corrente

Medir a pressão dos pneus sem ter de andar à mão até a válvula estar na melhor posição

Ver o nível do óleo pelo óculo só possível na vertical

Quando vou acampar deixo sempre no lateral quando fica em cima de terra ou relva ao lado da tenda e uso sempre uma pequena placa de PVC 10 mm para servir de base ao apoio impedindo que afunde, no central teria de colocar duas placas e mesmo assim tenho sempre receio que tombe para o lado da tenda.

Se por acaso uma toupeira fizer um respiradouro por baixo da placa tomba sempre para o lado contrário da tenda.

Quanto aos pneus deformarem é difícil porque a pressão dos pneus vai de 2,5 a 3 bares, os pneus dos carros andam pelos 2,2 bares em média e não deformam com mais de 250 kg cada pneu.
« Última modificação: Abril 05, 2020, 13:29:05, 13:29 por Rodrigues1 »

Abril 05, 2020, 13:38:46, 13:38
Responder #6

Nuno YB

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A minha moto, mesmo no Inverno e mesmo com a pandemia, nunca está tempo suficiente parada para equacionar outra opção que não seja o descanso lateral.

O descanso central ( que a minha não tem ), ou o tal cavalete ( que tambem não tenho, mas já pensei em adquirir para fazer pequenas manutenções ) teriam tanta utilidade para mim como um carregador de bateria. Não tenho um aparelho desses porque... se a bateria se for abaixo, não é por falta de uso da moto, é outro problema qualquer ( fim de vida util, ou algum problema de outro género ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 05, 2020, 23:06:31, 23:06
Responder #7

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Em scooters com chassis de chapa prensada (Vespa, LML, e algumas outras antigas), o descanso lateral tende a empenar o estrado.

Abril 06, 2020, 01:17:58, 01:17
Responder #8

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Depois do que já todos disseram...

Porque razão TODAS as motos (*) têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo...  :tornarseanjinho: 8)

Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!

EDITADO: (*) motos de caixa são o meu campo de acção e de scooters, além da experiência durante a adolescência, só revivi as scooters por dois momentos, sem que tenha precisado em qualquer uma delas de utilizar o desanso... uma scooter peugeot que tinha compressor (aquilo voava mas nas curvas meu deus... mas era excelente para fazer corridas dragstar...) e a PCX que experimentei estando a fazer já quase 2 anos... portanto, quando digo "motos", "scooters" são "scooters" e "motos" são "motos de caixa tradicional"
« Última modificação: Abril 06, 2020, 12:49:06, 12:49 por 2low »

Abril 06, 2020, 09:07:40, 09:07
Responder #9

Rodrigues1

• Visitante

Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo...  :tornarseanjinho: 8)

Será só porque as marcas foram forretas para obrigar a malta a adquirir o descanso central como acessório, quando muitos dos casos nem existe ?!

As Scooters todas trazem descanso central

Podes explicar porquê.?

Abril 06, 2020, 09:26:19, 09:26
Responder #10

petervivas

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 97

Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Em scooters com chassis de chapa prensada (Vespa, LML, e algumas outras antigas), o descanso lateral tende a empenar o estrado.

Isto pode ser uma grande razão das scooter todas terem central. Bem pensado  :tirarchapeu:
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

Vespa 125 GTS Super: '07/20 - 4800kms ... | Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...
Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Abril 06, 2020, 10:55:26, 10:55
Responder #11

Rodrigues1

• Visitante

Isto pode ser uma grande razão das scooter todas terem central. Bem pensado  :tirarchapeu:

Não é só por essa razão, numa Scooter não se consegue aplicar esta engenhoca na roda traseira para assistir o variador.

Numa mota consegues, por essa razão o descanso central é opcional, além de nem todos gostarem daquele peso a mais.

Abril 06, 2020, 12:57:51, 12:57
Responder #12

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Porque razão TODAS as motos têm descanso lateral e nem todas têm descanso central ?! Acho que diz tudo...  :tornarseanjinho: 8)

Podes explicar porquê.?

Porque não tem travão de mão nem se consegue bloquear o motor  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 06, 2020, 13:36:41, 13:36
Responder #13

Rodrigues1

• Visitante

Podes explicar porquê.?

Nada que uma pedra não resolva  :lolol:

Abril 06, 2020, 13:53:52, 13:53
Responder #14

2low

• 5457

Podes explicar porquê.?

Isso é muito à "Crocodile Dundee"  :lolol: :lolol: :lolol:

Abril 06, 2020, 13:56:58, 13:56
Responder #15

Rodrigues1

• Visitante

Podes explicar porquê.?

:cool:

Abril 06, 2020, 14:37:04, 14:37
Responder #16

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Acho que a melhor forma para que o pneu não grete é untá-lo generosamente de óleo, ou outra gordura  ::P: tem a vantagem de com um pouco de força se levar a mota para onde queremos só empurrando  :napodeser:
De qualquer maneira como a minha no máximo pára dois dias por semana excepto quando vou de férias, não se põe o problema, assim poupo o Fula de girassol  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 06, 2020, 16:58:58, 16:58
Responder #17

2low

• 5457

Podes explicar porquê.?

:cool:

Enganei-me... queria dizer "Os Deuses devem estar loucos"...

Abril 06, 2020, 17:05:02, 17:05
Responder #18

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Por aqui só tenho descanso lateral, mas em periodos de paragem prolongada (como agora, por exemplo) tento sempre metê-la no cavalete.

Acaba por sobrecarregar menos o descanso lateral e evita a deformação do pneu traseiro.

Abril 13, 2020, 13:31:18, 13:31
Responder #19

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Central sempre em paragens maiores.

Evita deformações de pneus e desgaste maior de retentores.

Além de que ficam mais estáveis, num eventual encontrão...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 13, 2020, 20:41:53, 20:41
Responder #20

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acima foi levantada uma questão pertinente sobre isto.

A estabilidade em que fica uma moto, quando se encontra no descanso central, também me parece ser maior.

Seja por alguém inadvertidamente lhe dar um encontrão, ou mesmo por acção meteorológica (que já aconteceu tantas vezes e temos por cá casos relatados), o descanso central, quando em uso, oferece maior estabilidade do que o lateral.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 14, 2020, 11:50:14, 11:50
Responder #21

Rodrigues1

• Visitante
Acima foi levantada uma questão pertinente sobre isto.

A estabilidade em que fica uma moto, quando se encontra no descanso central, também me parece ser maior.

Seja por alguém inadvertidamente lhe dar um encontrão, ou mesmo por acção meteorológica (que já aconteceu tantas vezes e temos por cá casos relatados), o descanso central, quando em uso, oferece maior estabilidade do que o lateral.

Depende muito do ângulo do descanso lateral e onde está apoiado no chão, quanto mais inclinada ficar melhor mas sempre engatada.

Numa determinada altura coloquei uma base mais larga no apoio lateral para evitar enterrar na areia ou terra de cada vez que parava desta forma evitava procurar terra mais dura para descansar mas a mota ficava mais direita e não me inspirava tanta confiança até que...!

Em Porto Côvo estava eu a tirar fotos descontraido da vida e de repente levanta um mini ciclone e quase logo de seguida ouço um baque e Raposa no chão, felizmente estava em cima da areia e só riscou o meu orgulho.

Caiu para o lado direito mas se o descanso não tivesse a base creio que não tinha caído porque fica bem inclinada tendo de fazer algum esforço para a endireitar.

Nesse mesmo dia tirei a base, nos Parques de Campismo deixo sempre com o lateral ao lado da tenda e nunca caiu.

Também é verdade que os Parques estão mais resguardados do vento mas não sei porquê inspira-me mais confiança apoiada no lateral porque tem um bom ângulo de inclinação.

Na garagem fica sempre no central como é óbvio.