Autor Tópico: O que escolher até €2000  (Lida 7804 vezes)

Abril 20, 2020, 00:17:53, 00:17
Lida 7804 vezes

bal4av

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Boas pessoal!
Estou num dilema. Com orçamento até cerca de €2000 tenho a escola algo limitada para comprar uma companheira de 2 rodas.
Na pesquisa de mercado que tenho feito encontro, dentro do meu gosto e vontade, as seguintes:
CBR 1000F
CBR 600F3 (até 98)
Bandit 600 (muitos poucas neste gama de valores)
GSXR 600 1996~1998 (sou apaixonado por esta)
SV650 (raríssimo encontrar nestes valores, mesmo mais antigas)

Sei que há aqui diferentes conceitos mas gostava de ver o que vocês sugerem e o que conhecem das máquinas apresentadas.

Obrigado

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Abril 20, 2020, 00:25:39, 00:25
Responder #1

bal4av

• **

• 109
Esqueci-me de mencionar também a VFR 750 RC36. Já se encontram a começar nos 2000, difícil mas encontra-se.

Abril 20, 2020, 01:23:22, 01:23
Responder #2

danteMdie

• **

• 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Não querendo ser desmancha prazeres, se realmente o orçamento está assim tão limitado, mais vale esperares mais um tempo, colocar algum dinheiro de parte e aí sim avançar com a compra.

3 razões:
1) equipamento - blusão, luvas e capacete mínimo, custa em modo poupança uns 250€. Mas para andar numa 600R nunca andaria a poupar na protecção porque apesar de essas serem motas antigas, continuam a andar bastante bem.

2) Necessidade inexplicável de fazer pequenas modificações às motas. Não há muito a fazer, isto acontece. Pormenor aqui, pormenor alí e o dinheiro desaparece em várias pequenas coisas.

3) Despesas em geral: motas antigas têm probabilidade acrescida de terem problemas. Basta haver um problema na forquilha e é muito fácil teres uma reparação de 300-400€.
Os motores podem estar em estado questionável ou, na pior das hipóteses, a mota já teve um acidente grave no passado e tem o chassis danificado.

Minha sugestão: espera uns tempos e tenta pelo menos conseguir um budget de 3000-3500€. Vais ter mais opções e vai sobrar mais caso tenhas algum azar.

De qualquer das formas, minhas sugestões para motas desportivas mais antigas são para as Hondas: cbr600 f4 (99-2001) e cbr600f4i (2001-2005). Especialmente a 600f4i tem um autentico motor de guerra e com sorte arranja-se a 2800-3000€ e é muuuito superior às opções que mencionaste.

Claro está, se queres mesmo, siga para a frente  : p
« Última modificação: Abril 20, 2020, 01:24:58, 01:24 por danteMdie »

Abril 20, 2020, 05:14:41, 05:14
Responder #3

bal4av

• **

• 109
É um excelente ponto de vista. Pode ser a minha ansiedade a falar ou não. É uma compra em que a razão pode ficar tapada pelo coração. Por isso é bom falar e ouvir outras opiniões.
Acredita, se há compra em que tenho pensado e colocado vários cenários, é esta! Acho que estou é totalmente baralhado já .

Fica registada a tua opinião e agradeço-ta. Vou tomar em consideração e esperar para ver se alguém também opina sobre as minhas propostas, no caso de o coração vencer a razão.

Quanto às questão de material, para o mínimo indispensável, só me falta blusão. O que se traduz num orçamento até €250 para algo minimamente competente.

Abril 20, 2020, 08:49:34, 08:49
Responder #4

pete_vieira

• **

• 177

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Se conseguires apanhar a vfr 750 a rondar esses preços, tenta levar um mecânico conhecido contigo, mas eu diria que será de aproveitar.

Qual é a tua experiência de condução já agora? isto porque nenhuma dessas motas te vão dar sistemas de segurança como as mais recentes, às vezes mais vale ir numa 125 e chegar inteiro do que.. bem já sabes  :)

Abraços!

Edit: Atenção que há 125cc mais perigosas que uma mota de 1900 e troca o passo!  :D
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Abril 20, 2020, 09:16:39, 09:16
Responder #5

bal4av

• **

• 109
Se conseguires apanhar a vfr 750 a rondar esses preços, tenta levar um mecânico conhecido contigo, mas eu diria que será de aproveitar.

Qual é a tua experiência de condução já agora? isto porque nenhuma dessas motas te vão dar sistemas de segurança como as mais recentes, às vezes mais vale ir numa 125 e chegar inteiro do que.. bem já sabes  :)

Abraços!

Edit: Atenção que há 125cc mais perigosas que uma mota de 1900 e troca o passo!  :D
Honestamente não me identifico com 125. Já andei o que tinha a andar nessa gama. Quero uma em que possa ter a emoção de ter uma verdadeira mota e onde tenha a experiência do barulhinho de um 4 cilindros cheio (2 ou 3 cilindros do motor certo também pode ser hehe).

Adoro conduzir a gama das 600 na casa dos 80/90 CV. Não que me atire para velocidades malucas, não é esse o intuito. Claro que uma vez ou outra vou querer enrolar o punho, mas já estou numa fase em que não é isso que preciso ou procuro. É mesmo a experiência que a gama que coloquei transmite. Não é possível ter isso numa 125...

As únicas 125 que equacionaria são as 2T enduro. Mas não é o que procuro nesta fase.

Edit: tenho 40 anos e andei de motorizada e 125 uns 6 anitos, nos meus 16 aos 20 e poucos. Ocasionalmente conduzi e fui conduzindo motas até 600cc (empréstimo para uma voltinha ou outra de familiares).

« Última modificação: Abril 20, 2020, 09:20:00, 09:20 por bal4av »

Abril 20, 2020, 10:35:23, 10:35
Responder #6

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Esqueci-me de mencionar também a VFR 750 RC36. Já se encontram a começar nos 2000, difícil mas encontra-se.

Um amigo meu teve uma meses à venda que foi vendida exactamente por esse valor, 2 donos, toda original e bastante boa, uns risquitos aqui e ali, menos de 40k kms. Ainda pensei em ficar com ela, porque é uma moto de que gosto muito, e em que cheguei a viajar há uns anos, mas assim que me sentei nela percebi que já não dá para a minha coluna.
São motos que actualmente não têm procura nenhuma, mas são incrivelmente bem feitas. Quem as aguentar uns anos valentes... não vai perder dinheiro com elas.

Abril 20, 2020, 12:29:14, 12:29
Responder #7

danteMdie

• **

• 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto

Adoro conduzir a gama das 600 na casa dos 80/90 CV. Não que me atire para velocidades malucas, não é esse o intuito. Claro que uma vez ou outra vou querer enrolar o punho, mas já estou numa fase em que não é isso que preciso ou procuro.

Bem, todas essas 600 essencialmente passam essa potência. Eu fui de uma 125 para minha cbr600rr de 2008. Tem 120cv e nalgumas situações gostava de ter um pouco mais de potência.

Até pegar nessa mota também queria algo mais tranquilo mas competente para andar em auto-estrada, mas não há como resistir. Estrada livre e piso seco, numa desportiva é puxar o que ela aguentar muitas vezes. E estou a ser realista.

Conheço uma pessoa com os seus 50 anos que tem uma R1M e continua aí nas estradas. Obviamente que não vai andar a 100kmh...

Mesmo assim, isso não significa que não seja uma potência perfeitamente gerível. Estas motas por serem tetracilíndricas têm um desempenho progressivo, portanto mesmo dentro de cidade elas portam-se bastante bem.

Abril 24, 2020, 12:58:55, 12:58
Responder #8

bal4av

• **

• 109
Obrigado pela opinião de todos até agora.

Surgiu uma outra possibilidade, que vou amanhã ver, de uma Kawasaki ZR7 de 99. Alguém conhece e pode dar opiniões sobre a mesma?

Abril 24, 2020, 13:26:31, 13:26
Responder #9

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200

Surgiu uma outra possibilidade, que vou amanhã ver, de uma Kawasaki ZR7 de 99. Alguém conhece e pode dar opiniões sobre a mesma?

Conheci quem tinha uma alguns anos, e sempre disse bem da montada!

Sei que ainda está andar, mas não sei mais nada dela!

Especificações técnicas
 Categoria     Sport Naked
 Motor    Ciclo Otto , 4 Tempos
 Configuração     4  cilindros paralelos
 Refrigeração     a ar
 Cilindrada (diâmetro x curso)     738 cm³ (66 mm x 54 mm)
 Comando de válvulas     DOHC, 8 válvulas
 Alimentação / combustível     4 carburadores Keihin CVK32 - Gasolina
 Sobrealimentação     Não
 Taxa de compressão     9.5:1
 Potência     76 hp a 9500 rpm
 Potência específica     102.98 cv/litro
 Torque     6.4 kgf.m a 7500 rpm
 Relação peso/potência     2.67 kg/hp
 Ignição     TCI
 Partida     Elétrica
 Câmbio     Mecânico, 5 marchas
 Embreagem     Multidisco em banho de óleo
 Transmissão secundária     Corrente
 Quadro     Berço semi-duplo em aço
 Suspensão dianteira     Telescópica, 130 mm
 Suspensão traseira     Monoamortecedor, 130 mm
 Freio dianteiro     Disco duplo, 300 mm, 2 pistões
 Freio traseiro     Disco simples, 240 mm, 2 pistões
 Pneu dianteiro     120/70 ZR-17 (58W)
 Pneu traseiro     160/60ZR-17 (69W)
 Comprimento     2105 mm
 Altura     1075 mm
 Largura     755 mm
 Entre-eixos     1450 mm
 Altura do assento     800 mm
 Vão livre     130 mm
 Peso seco     203 kg
 Consumo médio     16.5 km/l
 Tanque e autonomia     22 L (363 km)
 Reservatório de óleo     3.6 L
 Emissão de CO²     N/D
 Preço sugerido em 1999     € 5.699,00
 Quanto custaria hoje     R$ 48.272,91
 Fator de aquisição    Legenda Fator de aquisição  82 Difícil
 Complexidade mecânica    Legenda complexidade mecânica 36.4 Alta
 Aproveitamento mecânico    Legenda aproveitamento mecânico 184.6 Alto
 Porte    Legenda porte 258 Médio
 Nível de popularidade    Nível de popularidade 6.2 XP
 Melhor utilização     Icone Viagens
Omnia tempus habent

Abril 24, 2020, 13:30:37, 13:30
Responder #10

bal4av

• **

• 109

Conheci quem tinha uma alguns anos, e sempre disse bem da montada!

Sei que ainda está andar, mas não sei mais nada dela!

obrigado pelo feedback
É que estou muito inclinado. Pelas fotos que vi está muito bonita!

Abril 24, 2020, 15:57:36, 15:57
Responder #11

bal4av

• **

• 109
Convém verificar se arranja peças com facilidade o que tenho algumas dúvidas
Estive a ver um site, para já, o https://www.boonstraparts.com, e os diz que stock na maioria das peças (procurei cenas à toa).

Mas achas que vai ser difícil arranjar peças para a ZR7 caso seja necessário? É tudo assim tão específico?

Abril 24, 2020, 23:56:43, 23:56
Responder #12

bal4av

• **

• 109
motos muito antigas deve de ser.

outro site
https://www.motorcyclespareparts.eu/en
Pois, infelizmente nesta fase não me é possível mais que isto... Hei-de lá chegar.
Ainda assim sinto que preciso de uma mota na minha vida! É algo pelo qual sou apaixonado há pelo menos 35 anos, tenho 40 .
Se não houver tipos como eu o que será do mercado de usadas antigas?

Quando ao site, fui dar uma espreitadela e parece que tem grande parte das spare parts.

A beer vamos, como diz o cego...

Abril 25, 2020, 15:00:52, 15:00
Responder #13

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O número de unidades da ZR7 deve ser bastante diminuto no nosso mercado.

As que foram indicadas logo no início do tópico, pelo menos parte delas, existe muito mais disponibilidade e escolha.

Não digo que venhas a ter necessariamente problemas com uma moto de ~20 anos como seria a ZR7, mas é preciso cautela.
Com qualquer uma dessa idade, entenda-se...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 25, 2020, 18:36:48, 18:36
Responder #14

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
motos muito antigas deve de ser.

outro site
https://www.motorcyclespareparts.eu/en
Pois, infelizmente nesta fase não me é possível mais que isto... Hei-de lá chegar.
Ainda assim sinto que preciso de uma mota na minha vida! É algo pelo qual sou apaixonado há pelo menos 35 anos, tenho 40 .
Se não houver tipos como eu o que será do mercado de usadas antigas?

Quando ao site, fui dar uma espreitadela e parece que tem grande parte das spare parts.

A beer vamos, como diz o cego...

Peças para o motor ainda consegues arranjar mas se tiveres a pouca sorte de partir plásticos e afins vais ter uma enorme dificuldade em encontrar o que quer que seja visto que essa Kawasaki se vendeu muito pouco por cá, nem usado encontras nada...
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 25, 2020, 19:02:29, 19:02
Responder #15

bal4av

• **

• 109

Peças para o motor ainda consegues arranjar mas se tiveres a pouca sorte de partir plásticos e afins vais ter uma enorme dificuldade em encontrar o que quer que seja visto que essa Kawasaki se vendeu muito pouco por cá, nem usado encontras nada...

Pois, peças plásticas deve ser mesmo um 31. Ainda assim já não devo fazer negócio com esta. Tinha algumas questões mecânicas que me deixam de pé atrás.

Há alguns negócios que ando a explorar e enquanto passa o tempo pode ser que melhore o orçamento.

Vou ver uma Bandit 600 e uma CBR 600 F3. Vamos a ver o que vai aparecendo por aí .

Estive a falar com um mecânico de confiança e desaconselhou-me a 1000F. Assim está posta de parte também.

Abril 26, 2020, 12:00:47, 12:00
Responder #16

bal4av

• **

• 109
Bem, estou num dilema! Tenho 2 negócios em vista (neste momento):
GSXR 600 de 98
Bandit 600 de 98
Ambas imaculadas, de confiança. E agora? Razão ou coração? Tendo em conta que gosto bastante de ambas.
Alguém que tenha tido ou tenha a GSXR me pode dizer se é uma R muito desconfortável para piloto e pendura? Ou é aceitável? Se pretender as viagens ocasionais com incursões por estradas secundárias, será melhor esquecer a GSXR? Isto com pendura, claro. Para andar sozinho nem tenho dúvidas

Abril 26, 2020, 14:55:26, 14:55
Responder #17

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Bem, estou num dilema! Tenho 2 negócios em vista (neste momento):
GSXR 600 de 98
Bandit 600 de 98
Ambas imaculadas, de confiança. E agora? Razão ou coração? Tendo em conta que gosto bastante de ambas.
Alguém que tenha tido ou tenha a GSXR me pode dizer se é uma R muito desconfortável para piloto e pendura? Ou é aceitável? Se pretender as viagens ocasionais com incursões por estradas secundárias, será melhor esquecer a GSXR? Isto com pendura, claro. Para andar sozinho nem tenho dúvidas

Tive uma GSXR750(SRAD) dessa era, e ao contrario da 600, a 750 já era de injeção. Ficarias melhor servido se encontrares a bom preço. Mais motor, mesmo consumo e muito melhor ciclistica.
 Quanto ao conforto, esquece lá isso...  :D  Lembro-me perfeitamente que tinha que rolar acima dos 150kms/h para ser minimamente tolerável  a pressão nos pulsos e costas. O pendura tende a acrescentar mais peso ainda . Acima disso a deslocação de ar já ajuda e até dá para bons e ráoidos km em AE e nacionais. Mas isso em 1997, em que se podia andar varias horas em alta velocidade sem entrar em paranóia de ser apanhado em radar.

GSXR 600

GSXR750  Parecem quase iguais, mas engana...

A bandit600 é muito mais confortável, mas são de mundos bem diferentes.
« Última modificação: Abril 26, 2020, 15:02:35, 15:02 por SARider »
R1250RT [K52]

Abril 26, 2020, 15:17:39, 15:17
Responder #18

bal4av

• **

• 109
Por acaso pensava que partilhavam quase tudo excepto, tamanho de rodas, motor, caixa e talvez um ou outro pormenor .
Já sei que será algo em que nunca irei apregoar o imenso conforto dela lol. Só não sei até que ponto será ou não tolerável. Mas penso que respondeste bem a isso, a velocidades obtidas com sanidade mental torna-se complicado.

Sei que a Bandit é de um outro mundo, mas é um mundo que me agrada (claro que as desportivas serão sempre onde o meu coração baterá mais forte). O meu ideal de motos andará nas desportivas "R", naked, street fighters e algumas sport tour.

Daí estar na indecisão destas que se me apresentam nesta altura...

Maio 09, 2020, 08:36:58, 08:36
Responder #19

bal4av

• **

• 109
Been pessoal, antes de mais obrigado a todos por todo o feedback recebido.
Depois de muito pensar e procurar, acho que a minha nova amiga vai ser uma Bandit 600. Sim que se concretizar virei apresentar a menina.
Abraço

Maio 09, 2020, 08:56:53, 08:56
Responder #20

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Parabéns pela escolha.

Uma moto com cerca de ~80cv que, mesmo tendo umas 2 décadas de existência, não vejo que possa dar problemas se o anterior dono lhe tiver dado um mínimo de manutenções, troca de lubrificante de motor e...claro, sem ter andado "a partir".

Ainda se vão vendo ocasionalmente.

Boa sorte e espero que tenhas feito um bom negócio e o mais perto possível do teu orçamento.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 18, 2020, 12:00:12, 12:00
Responder #21

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Se estiver bem estimada, é um motor mais que provado, com conforto qb para piloto e pendura(para naked).
Venham de lá fotos e DB da ordem...
 :cool:
R1250RT [K52]

Maio 18, 2020, 20:26:25, 20:26
Responder #22

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Algumas Bandit's não gostavam muito de chuva...

Boa sorte com a montada nova!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 20, 2020, 07:43:25, 07:43
Responder #23

bal4av

• **

• 109
Bem malta, faltavam fotos da menina

Junho 20, 2020, 07:48:30, 07:48
Responder #24

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Muitos parabéns e acima de tudo muitas felicidades com ela.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 20, 2020, 08:48:06, 08:48
Responder #25

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim senhor.
A pintura está impecável.  :nice:
Será a original?

De alguma forma, a certa distância ou em contexto de circulação, não me admiraria que fosse confundida com um certo modelo de origem Italiana.
Deves saber certamente a que deles me refiro, companheiro.  :-\

Esses colectores, daquilo que me é possível perceber pela foto, estão impecáveis. 👌

Dalai Lama

Junho 20, 2020, 08:58:13, 08:58
Responder #26

bal4av

• **

• 109
Sim senhor.
A pintura está impecável.  :nice:
Será a original?

De alguma forma, a certa distância ou em contexto de circulação, não me admiraria que fosse confundida com um certo modelo de origem Italiana.
Deves saber certamente a que deles me refiro, companheiro.  :-\

Esses colectores, daquilo que me é possível perceber pela foto, estão impecáveis.
Sim, os colectores estão muito bons. Ela está mesmo muito direitinha. A pintura não tem aparência de ter sido refeita. Pelo aspecto geral devia, com quase toda a certeza, ser moto de garagem. E a julgar pelos colectores não deve ter visto muita chuva.

Quanto ao modelo italiano, sim parece. Principalmente de certos ângulos hehe

Junho 20, 2020, 09:05:02, 09:05
Responder #27

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Era uma das coisas que ainda pensei em perguntar quando me referi à sua cor...se era pintada de novo.

É que para uma moto com a idade que essa tem e já lá vão cerca de 2 décadas de existência, apesentar ainda essa superfície é extraordinário.

Já vi motos bem mais recentes em que a pintura está toda esbatida, coisa que não acontece nessa, pelo menos por aquilo que as imagens deixam peeceber.

Que feedback tiveste do seu anterior proprietário?
E em termos de revisões, era proprietário que levava a coisa +/- certinha?

Dalai Lama

Junho 20, 2020, 09:10:03, 09:10
Responder #28

bal4av

• **

• 109
Sim. Pelo feedback que tenho a coisa era muito bem tratada. Era de um senhor que só vendeu por considerar já não ter idade e acho que comprou uma scooter.

O incrível mesmo foi o preço! Ainda mais considerando o estado geral. 2000€ foi uma pechincha!

Junho 20, 2020, 09:47:22, 09:47
Responder #29

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sem dúvida nenhuma.

Fui na sequência do que disseste fazer uma rápida pesquisa pelos preços praticados nos sites do costume e, tendo em conta o estado em que essa tua unidade se encontra, dificilmente se arranjaria melhor Bandit 600 por aquilo que pagaste...

Algumas que se encontram à venda estão inclusivamente já alteradas, sendo que a tua unidade está em estado original por aquilo que me é dado perceber.

Pagar 2.000€ por essa moto, no estado em que está, foi de facto um achado.

Nem toda a gente tem essa sorte e com a idade que essa tem, não faltam casos de quem só comprou problemas e visitas à oficina.
Lembro-me sempre de um caso de uma Aprilia desportiva que só não deu problemas ao proprietário no dia em que a trouxe para casa.
Desde aí...foi problemas atrás de problemas até ter de a entregar como retoma no estado em que estava, num concessionário.

É preciso também um bocadinho sorte.

Dalai Lama

Junho 20, 2020, 10:31:51, 10:31
Responder #30

bal4av

• **

• 109
Verdade. Sorte é algo absolutamente necessário no mercado de usadas. Com esta tenho ainda a vantagem de ter sido comprada em stand, ou seja, garantia geral abrangida pela lei.