Autor Tópico: Bichos Raros pelo Douro Internacional  (Lida 1930 vezes)

Junho 14, 2020, 19:04:08, 19:04
Lida 1930 vezes

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bichos Raros pelo Douro Internacional

Olá Companheiros das duas rodas, venho hoje partilhar convosco mais uma pequena aventura deste grupo de amigos.
De novo com motas pouco consensuais resolvemos atacar a estrada em busca de destinos longínquos mas paradisíacos.
Desta vez tínhamos como objetivo percorrer a totalidade da N221, mas como esta se inicia apenas na Cidade da Guarda tínhamos muito caminho para cobrir e desta feita era um desperdício de tempo e combustível ignorar as tão belas paisagens que o nosso País nos oferece ao longo do percurso. Assim sendo metemos à estrada muito cedo, mal o Sol rompeu e fomos tomar o pequeno-almoço nas Queijadas de Almeirim.

Rumando a Noroeste, tínhamos como objetivo a Aldeia de Vide no sopé da Serra da Estrela e assim percorremos uma parte da N2 quase sem paragens pois o frio que se fazia sentir não convidava a visitas àquela hora, mais, o destino final era Trancoso e a nossa comitiva rola devagar, era necessário manter alguma disciplina quanto a visitas.

Paragens técnicas

A viagem continuou até à serra da Estrela, lá chegados somos envolvidos pelo esplendor da Natureza e é impossível não parar aqui e acolá para desfrutar de tanta beleza.
As motas são o único veículo que proporciona desfrutar da Natureza e desta magníficas paisagens de uma forma impar, com uma sensação de liberdade e envolvência que só quem faz estas curvas de montanha consegue entender.
A cada uma que se dobra mais um pequeno Oásis, um regato que corre nas rochas ou uma maravilhosa queda de água, passando por aldeias fantasmas que o próprio tempo teima em esquecer.

Toda esta viagem nos preenche a alma, em especial depois de um longo período de confinamento como o que tivemos este ano, a vontade de sair e passear é muita, as motas são uma paixão, mas a cola que mantém tudo isto num conjunto e que o torna tão especial é sem sombra de dúvida a amizade, o companheirismo e diria mesmo a cumplicidade do grupo.
Os amigos são para as ocasiões! E esta é uma das melhores ocasiões para os amigos se juntarem e partilharem de momentos fantásticos que vão ficar para todo o sempre na nossa memória.

A viagem prossegue, repleta de locais interessantes para visitar, as reservas para o Jantar estavam marcadas no Restaurante Albertino em Folgosinho e tínhamos ainda tempo.
Apesar de a chuva ter marcado presença não perdemos a boa disposição nem deixámos de visitar a fortaleza de Vide, a praia Fluvial de Loriga (aqui fiz um avistamento CPMoto, não tenho a certeza mas pareceu-me o companheiro Megamustaine e talvez o Raminhos) e a Foz da Égua antes de subir para Folgosinho onde nos esperava um repasto que certamente muitos de vós conhecem ou já ouviram falar.
Chegamos a casa em Trancoso já por volta das 23h com pouco mais de 400kms rodados e o coração cheio.

Segundo dia do passeio

Era hora de seguir até à Cidade da Guarda para tomar aquela que para mim é uma das nossas mais bonitas estradas nacionais, a N221 que segue o Douro Internacional até Freixo de Espada à Cinta

O Douro

Este passeio magnífico de paisagens bucólicas por uma estrada simplesmente deliciosa, havia de ficar na memória não pelas melhores razões, depois da visita a Barca d’Alva, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa, precisei de abastecer, como não conseguimos encontrar nenhum posto de serviço aberto alterámos os nossos planos e já não fomos apanhar o IP2, porque Eu sabia que até Trancoso não há qualquer posto de abastecimento nesta via e como só tinha autonomia para 100kms resolvemos fazer o mesmo percurso em sentido inverso mal sabendo que iria ter uma experiência inesquecível que podem ler aqui:https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7489.msg93295;topicseen#new

Terceiro dia de passeio

O dia anterior foi de tal forma desgastante que decidimos dormir mais um pouco para recuperar energia, assim sendo não nos podíamos afastar demasiado de casa para não correr o risco de regressar novamente muito tarde e cansados.
A chuva não dava tréguas mas ficar em casa não era opção, munidos novamente de equipamento apropriado fomos visitar algumas Aldeias Históricas da Beira Alta:
Pinhel (que é uma cidade!!), Cidadelhe, Penedono e Almeida.
E não é que passear à chuva é divertido!

Quarto dia

Hoje não se pode considerar isto um passeio, 350kms de autoestrada são tudo menos uma diversão mas foi necessário regressar e por questões profissionais de ultima hora, o mais rápido possível, entrámos na A23 na Guarda e saímos do A1 em Santarém com apenas paragens técnicas.
A viagem foi concluída em pouco mais de 4 horas apesar de a comitiva contar com uma 125cc.

Com mais 1200km somados às nossas aventuras fica para já a promessa de mais uma aventura dentro de poucos dias e desta vez contamos chegar a terras do Minho.
Cá voltarei para convosco partilhar mais uma aventura dos Bichos Raros.

Quero aproveitar este espaço para enviar cumprimentos e um especial agradecimento aos Bombeiros Voluntário de Figueira de Castelo Rodrigo pelo apoio que nos concederam em horas de aperto.
Um agradecimento também merecido ao Moto Clube de Figueira de Castelo Rodrigo que se pode orgulhar de ter entre os seus membros verdadeiros Motards.
E nunca poderei esquecer o favor e préstimo fantástico da TuaCar que fez o favor de abrir as suas instalações às tantas da noite só para nos desenrascar.
Daqui segue um grande abraço e um bem-haja ao Senhor Aurélio, também ele Membro do Moto Clube de Figueira (que convidei a juntar-se a este fórum), que fez o favor de nos encher os depósitos de combustível e nos poupou a uma noite ao relento.

Um agradecimento também a todos os companheiro que tiveram a paciência para ler este post até ao fim. :nice:

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 14, 2020, 19:49:33, 19:49
Responder #1

Moto2cool

• 4386
Vocês deviam ser banidos dos fóruns.
O desconforto que provocam no pessoal que comprou grandes "bombas", não vou referir aqui modelos , que mal saem da garagem, quando de forma despretensiosa tantas e tão boas viagens fazem, deve ter aumentado em muito o consumo de bicabornato de sódio. Eheheheh
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 14, 2020, 20:08:32, 20:08
Responder #2

JoãoPVCarvalho

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

by JDilemas

Junho 14, 2020, 20:55:17, 20:55
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pela partilha!  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 14, 2020, 21:41:19, 21:41
Responder #4

Vitor_F_Silva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 414

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
O desconforto que provocam no pessoal que comprou grandes "bombas", não vou referir aqui modelos , que mal saem da garagem, quando de forma despretensiosa tantas e tão boas viagens fazem, deve ter aumentado em muito o consumo de bicabornato de sódio. Eheheheh
Obrigado, companheiro João, pela partilha. Inveja saudável um dia destes acompanhar-vos-ei numa destas passeatas, afinal também sou membro dos Bichos Raros!

Moto2cool isso não provoca azia, pelo menos a mim, causa-me estranheza e provoca-me urticária. Salvo por motivos de força maior (e ainda hoje falei sobre isso com o companheiro Quico) não percebo porque se compram motas, para não se disfrutar delas. Para ficarem arrecadadas em garagens, ou serem trocadas a fim de um par de meses, sem sequer a goma dos pneus perderem. Eu sei que, quem perde, é quem não disfruta. Mas ainda assim...

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Junho 15, 2020, 00:41:54, 00:41
Responder #5

Svitre

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 539
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Bom, já tinha dado os parabéns no outro tópico, mas aproveito para felicitar uma vez mais. Um passeio de sonho sem dúvida, para mim é um dos melhores locais do país para apreciar a paisagem e as curvas. Bem-hajam.

Junho 15, 2020, 07:32:24, 07:32
Responder #6

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Que belo passeio que fizeram e que adicionam a este separador. :nice:

Num pós confinamento, um passeio com tantos kms até dá para esquecer tantos dias fechado e sem maneira de usufruir dessas belas paisagens do nosso país.

Os "azares" vividos com a falta de postos de combustível abertos fazem parte da aventura e ainda bem que a solução de recurso (Bombeiros Voluntários) foi a decisão certa a tomar.

Esperemos que esse Sr. Aurélio aceite o convite e por aqui se inscreva.

Nota: a vossa passagem por Trancoso fez-me recordar os meus avós maternos, pois tenho aí raízes nessa pequena cidade do distrito da Guarda.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 15, 2020, 09:16:28, 09:16
Responder #7

JViegas

• 4723

Masculino
Obrigado pela partilha. Verifico que os Bichos Raros continuam as suas aventuras por essas estradas fora.

Parece que vos aconteceu algo (ainda não li no outro tópico) mas parece-me que conseguiram "safar-se".

Aguardo impacientemente mais partilhas (Minho da próxima vez?) para ficar por aqui "atrás" do PC a roer-me de inveja (saudável).

Abraço a todos.

Junho 15, 2020, 09:17:25, 09:17
Responder #8

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Trancoso, até aos 19 anos foi a minha terrinha!

Saudades desses tempos, sem duvida!

Uma bela viagem por terras de Portugal!

Parabéns pela viagem!!

Dificilmente nessas terras ficamos enrascados, boa gente e bons costumes!
Omnia tempus habent

Junho 15, 2020, 09:20:17, 09:20
Responder #9

Jorge Vale

• **

• 80

Masculino
  • Marca Motociclo: SYM; Benelli
  • Modelo Motociclo: GTS I; TRK 502
  • Localidade: Povoa Santa Iria
Obrigado pela partilha e pelo espirito contangiante de todo o relato  :cool:.
 :sportbike:

Junho 15, 2020, 09:23:33, 09:23
Responder #10

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Obrigado, companheiro João, pela partilha. Inveja saudável um dia destes acompanhar-vos-ei numa destas passeatas, afinal também sou membro dos Bichos Raros!

Moto2cool isso não provoca azia, pelo menos a mim, causa-me estranheza e provoca-me urticária. Salvo por motivos de força maior (e ainda hoje falei sobre isso com o companheiro Quico) não percebo porque se compram motas, para não se disfrutar delas. Para ficarem arrecadadas em garagens, ou serem trocadas a fim de um par de meses, sem sequer a goma dos pneus perderem. Eu sei que, quem perde, é quem não disfruta. Mas ainda assim...

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Pelo mesmo motivo que se compram maquinas de ginasio que depois ficam a apanhar po na garagem, pelo qual se compram livros que nao chegamos a comecar a ler ou se compram relógios que saiem da gaveta 2 vezes em 10 anos  :D :D :D  :D :D

Para compreender isso o melhor é comecar a ler Freud e Buss para compreender os fenomenos neurologicos e sociologicos  :lolol: :lolol:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 15, 2020, 09:26:21, 09:26
Responder #11

saraiva

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1046
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Que espetáculo de passeio!

Já fui feliz em Folgosinho  ;) ;)
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 17, 2020, 08:41:30, 08:41
Responder #12

playerfoxinot

• **

• 118
Caraças que paisagem!!

Como planeiam esse roteiro? Preciso de fazer um com a minha cara metade.

Julho 26, 2020, 21:48:51, 21:48
Responder #13

O Coiso

• **

• 92
    • Andar de Coiso
  • Marca Motociclo: Can-Am
  • Modelo Motociclo: Spyder F3-S
Muito bom e excelente escolha de itinerário.

Da próxima vez que andem por essas paragens sugiro descida até à Estação de Almendra e consequentemente ao Douro, a paisagem é de beleza peculiar.

Antes de chegar a Freixo existe o miradouro de Penedo Durão que vale também a visita (não sei se chegaram a ir, parece que vejo aí uma foto de lá).

E em Freixo descida à praia da Congida mesmo nas margens do Douro.

Julho 26, 2020, 23:05:34, 23:05
Responder #14

JoãoPVCarvalho

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

Muito bom e excelente escolha de itinerário.

Da próxima vez que andem por essas paragens sugiro descida até à Estação de Almendra e consequentemente ao Douro, a paisagem é de beleza peculiar.

Antes de chegar a Freixo existe o miradouro de Penedo Durão que vale também a visita (não sei se chegaram a ir, parece que vejo aí uma foto de lá).

E em Freixo descida à praia da Congida mesmo nas margens do Douro.

Obrigado companheiro,

Sim descemos a Almendra, estivemos no Penedo Durão a observar os Grifos e fomos até à praia da Congida com o objectivo de apanhar o barco para fazer o passeio até Aldeidávila mas graças ao Covid os passeios de barco estão suspensos.

Obrigado pelas dicas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

by JDilemas