Autor Tópico: Sensibilização de condutores para estacionamentos abusivos em lugares reservados  (Lida 3508 vezes)

Setembro 13, 2016, 09:19:02, 09:19
Lida 3508 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sensibilização de condutores para estacionamentos abusivos em lugares reservados

Notícia integral obtida em: http://greensavers.sapo.pt

São do conhecimento público casos frequentes de estacionamento abusivo em lugares reservados a pessoas com deficiência. As desculpas também são amplamente conhecidas (“vou só ali num instantinho, não demoro nada!”) com o estacionamento abusivo, mesmo que momentâneo, a construir uma infracção das regras de trânsito e desrespeito pelos princípios elementares de cidadania.

Para evitar que casos destes se repitam, um grupo de cidadãos criou a petição pública “Abuso relativamente ao estacionamento em lugares reservados a pessoas com deficiência”, defendendo que esta situação deveria ser sancionada como uma contra-ordenação grave, que implique pelo menos a perda de um ponto no novo sistema Carta por Pontos. Neste novo sistema em vigor desde Junho, a cassação do título de condução tornou-se mais fácil, porque incluí para efeitos de perda de título não só as infracções graves e muito graves, como também os crimes rodoviários.

Considerar o estacionamento ilegal como uma situação sujeita a contra-ordenação com perda de pontos e não apenas a multa “pode ser um factor de inibição para esta prática”, defendem os criadores desta petição pública. “Para além do mais é uma questão de civilidade e de compromisso de uma sociedade que se pretende que seja inclusiva e solidária”, concluem.

A petição online contra esta prática, infelizmente, comum pode ser assinada AQUI.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 12:15:48, 12:15
Responder #1

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
A "perda de um ponto"?! Obrigação de ir tirar a carta outra vez, diria eu.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 13, 2016, 12:27:06, 12:27
Responder #2

Wolverine

• **

• 50

Masculino
  • Texto Pessoal
    Podia não ter moto...mas não era a mesma coisa!
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: Maxsym 400 I
  • Localidade: Vila Franca de Xira
Mais um excelente tópico,
Sensibilização... essas "pessoas" só a terão quando por alguma infelicidade possam vir a precisar.
Sensibilização...acho que é mais falta de respeito perante o próximo.

Onde há mais esta falta de sensibilização é nos parques de estacionamento nos centros comerciais, é que nestes locais não podem ser multados, devido a encontrarem-se em propriedade privada.

« Última modificação: Setembro 13, 2016, 12:36:41, 12:36 por Wolverine »
Seja feliz...viva em 2 rodas
Membro nº 47

Setembro 13, 2016, 12:42:34, 12:42
Responder #3

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Nos supermercados então, mesmo com uma pintura bem visível nos parque de estacionamento a indicar tratar-se de lugar reservado a pessoas com deficiência, a anarquia em termos de estacionamento é total...

...e como tal, são muitas vezes ocupados por quem, além de não ter deficiência motora alguma, ainda por cima só vê o seu próprio umbigo.  :toma:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 12:56:52, 12:56
Responder #4

LoneRider

• **

• 364
O problema é que, em boa parte dos casos a sinalização não é a correcta.
Eu apoio a moção mas acho-a claramente insuficiente.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 13, 2016, 13:12:29, 13:12
Responder #5

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Em 2013, alunos provenientes de escolas das Caldas da Rainha fizeram uma coisa que moralmente teve bastante relevância, não só para quem foi visado, mas por certo também para quem simplesmente presenciou.

Todos os condutores que estacionavam os carros em locais proibidos, em cima dos passeios, passadeiras, espaços reservados a deficientes, cargas e descargas, cruzamentos, em frente aos contentores do lixo, entradas de garagens ou zonas que dificultassem a mobilidade dos peões, foram presenteados com balões e autocolantes...

Mais do que uma multa, foi o gesto da entrega de um balão ou um autocolante por parte de uma criança que fez a diferença...

A notícia integral pode ser encontrada AQUI   

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 13:23:35, 13:23
Responder #6

nuno

• Visitante

É estacionar o carro atrás desses animais e obrigá-los a esperar ou a chamar a polícia!  :)

Setembro 13, 2016, 13:38:47, 13:38
Responder #7

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal

Dalai Lama

Setembro 13, 2016, 13:49:06, 13:49
Responder #8

Wolverine

• **

• 50

Masculino
  • Texto Pessoal
Nos supermercados então, mesmo com uma pintura bem visível nos parque de estacionamento a indicar tratar-se de lugar reservado a pessoas com deficiência, a anarquia em termos de estacionamento é total...

...e como tal, são muitas vezes ocupados por quem, além de não ter deficiência motora alguma, ainda por cima só vê o seu próprio umbigo.  :toma:

Podem não ter deficiência motora, mas têm deficiência mental...(não quero, nem estou a querer ofender quem infelizmente o é)
Membro nº 47

Setembro 13, 2016, 14:35:03, 14:35
Responder #9

pedroareias

• Visitante

:palmas: :palmas: :palmas:

É o problema fundamental. Herança do cada-um-por si e os outros que se tramem.

O desrespeito e abuso das pessoas com dificuldades e os mais fracos é um sintoma de enorme atraso.

Setembro 14, 2016, 10:37:59, 10:37
Responder #10

Wolverine

• **

• 50

Masculino
  • Texto Pessoal
Por vezes nem é preciso ir tão longe (em relação aos lugares reservados)

Sendo a minha principal área profissional o trabalhar com pessoal portadoras com deficiência, de certo imaginam de como me revolta... :irritado:

Na minha profissão, actualmente, já não lido com pessoas portadoras de deficiência, mas quando lidava, a minha maior guerra era explicar aos "Srs. condutores" se é que o podemos chamar assim, que os lugares de estacionamento era reservado (ler centros comerciais), e acreditem...muitos respondiam-me mal...

Obrigado companheiro por este video, ele explica o meu sentimento...respeitem...
Membro nº 47

Setembro 17, 2016, 13:10:47, 13:10
Responder #11

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
As pessoas ainda se sentem ofendidas se chamadas à atenção que estão a ocupar um lugar reservado a pessoas portadoras de deficiência, com crianças de colo ou outras necessidades especiais.

E para esses casos nem a sensibilização resultará. Talvez só mesmo à base de uma prendinha daquelas que segue pelo correio...e que depois abrem um buraco na carteira (e agora também nos pontos).

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 13:38:34, 13:38
Responder #12

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
O problema é que nem sempre se pode enviar essa prendinha, e, muitas vezes a situação acontece em locais onde não podemos fazer grande coisa, como parques de estacionamento de centros comerciais.
A falta de civismo é total.
Quantos carros desportivos e às vezes de dois lugares já vi nos lugares reservados?
Quantos carros a circular em sentido contrário já vi nestes parques de centros comerciais, a virarem à direita quando é proibido e cenas semelhantes?
Tudo para deixarem o carro 2 metros mais perto do acesso quando não têm nenhuma necessidade disso.

Para mim estás situações deixam-me completamente desiludido e, felizmente para o infractor, até agora tenho ficado sem reacção. Quando isto mudar, perco logo a razão...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 17, 2016, 13:56:05, 13:56
Responder #13

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, não vale a pena partir para outros actos.

Perde-se logo a razão como dizes e o conflito não serve o propósito de sensibilização, pelo contrário.

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 18:29:27, 18:29
Responder #14

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Acabei de vir da Conforama aqui na margem sul.
Cheguei e vi 4 lugares amarelos com o sinal de deficientes (apenas)
A minha mulher está grávida de 6 meses (e de gémeos) mas, mesmo assim, estacionei a 20 metros ou mais.
Quando passei a pé pelos lugares estacionou um carro com 3 pessoas. Nenhuma era deficiente nem tinham dístico visível.
Quando voltei das compras estava lá o mesmo carro, mais um Mercedes desportivo, uma carrinha de entregas da GLS ou assim parecido e mais outros carros. Nenhum tinha dístico e os lugares estavam todos ocupados.

Isto revolta-me. Mesmo. Fico cheio de nervos e começo a martirizar-me com a situação pois acho que sou um "panhonha" por não dizer ou fazer nada contra isto.
A verdade é que não sei o que possa fazer sem, como disse antes, "perder a razão".
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 17, 2016, 18:48:37, 18:48
Responder #15

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Antes de mais nada e porque o desconhecia...parabéns amigo Nuno pela vinda de 2 rebentos para a vossa vida.  :palmas: :palmas:

Quanto a essa situação...os "abrólhos" que estacionaram nesse local mereciam apenas uma coisa...e isto para efeitos rápidos, pois o que se devia fazer era outra coisa!!

Falar com um dos seguranças no local, solicitando ao mesmo que fosse comunicado através dos altifalantes da Conforama que os veículos de matrícula A, B, C e D fossem de imediato retirados do local onde se encontravam estacionados, por não apresentarem qualquer dístico que os identificasse como veículos para pessoa portadoras de deficiência.

Se te serve de consolo amigo Nuno, a mim também me revolta imenso quando vejo semelhantes atitudes, e passivamente limito-me a lançar uns impropérios cá dentro.

Mas se calhar daqui para a frente irei fazer como indiquei acima...até porque quando vou às compras em família, o piqueno (11 meses) vai connosco e assim dá força e justificação ao meu pedido assente em revolta.  :zangadoregras:

Dalai Lama

Novembro 22, 2020, 12:53:54, 12:53
Responder #16

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
E continuam a ver-se coisas destas....👎

Tive de passar no Leroy Merlin para comprar umas coisas e reparei no Peugeot que se vê na foto.

Pensei para mim que era coisa rápida e alguém ali teria deixado o seu veículo. Se bem que, pouco ou muito tempo, estava em transgressão...

Comprei o que tinha a comprar, demorei se calhar uma meia hora e...lá estava no mesmo local. :animated-smileys-angry-049:

Pior de tudo é que existiam dezenas de lugares de estacionamento ali a poucas dezenas de metros.

Parece que têm de deixar mesmo quase à porta de onde vão, para não dar um passo a pé.  :toma:

Dalai Lama

Novembro 22, 2020, 13:12:23, 13:12
Responder #17

snap

• **

• 178
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Porque é que achas que o drive In da Mcdonalds tem tanto sucesso.?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk