Autor Tópico: Estaremos perante o renascimento das R's de "meia cilindrada" ?  (Lida 3114 vezes)

Junho 19, 2020, 02:09:45, 02:09
Lida 3114 vezes

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Estaremos perante o renascimento das R's de "meia cilindrada" ?

Pessoalmente não acreditando que os motociclistas possam totalmente deixar de adquirir (ou ter interesse) determinado tipo de produto em detrimento de outro bem distinto, parece-me contudo que os motociclistas ficam reféns do que "ELES" pretendem que a malta venha a adquirir...

Neste caso, um dos motivos mais pertinentes para as marcas investirem ou não em determinadas gamas prende-se com o facto da cada vez mais exigente necessidade destas cumprirem as normas anti-poluição cada vez mais restritivas.

Por outro lado, as marcas também gostam de mostrar "frescura e vida" e vão dando a conhecer novos estilos e gamas de motos, tornando outras mais "tradicionais" menos interessantes e/ou significando em vendas mais residuais, mas isto se as próprias marcas não forem igualmente acompanhando os tempos e não os actualizarem...
Neste ultimo caso, as marcas acabam muitas das vezes por "os matar" quanto a "torneira dos € do lucro" começa a ficar inferior a talvez na proporção do dobro do lucro face ao custo de produção...

Há ainda que se pensar nos custos inerentes ao desenvolvimento de novos motores que pode tornar inviável dar seguimento a algumas gamas especificas...

Contudo... e mais precisamente num segmento que parecia estar residualmente ocupado por meia dúzia de exemplares, a própria Honda e a Yamaha parece que estão numa fase de "mandar boatos uma à outra para ver se a coisa pega e vai avante".

Os modelos que para já se especulam são:

- Honda CBR750RR em vez do anterior boato de uma nova CBR600RR

Fonte: https://www.motor.nl/motornieuws/niet-verkeerd-honda-cbr750rr-concept/

- Yamaha R9 (submodelo da MT09)

Fonte: https://www.motor.nl/motornieuws/yamaha-yzf-r9-met-triple-mt-09-blok/

Será que brevemente nos podemos preparar para o maior interesse da malta nas R's de "meia cilindrada" ou apenas será novamente as marcas a tentarem "irem ensinando" a malta do que devem futuramente adorar ?!

« Última modificação: Junho 19, 2020, 02:20:40, 02:20 por 2low »

Junho 19, 2020, 11:35:01, 11:35
Responder #1

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Estaremos perante o renascimento das R's de "meia cilindrada" ?

Neste caso, um dos motivos mais pertinentes para as marcas investirem ou não em determinadas gamas prende-se com o facto da cada vez mais exigente necessidade destas cumprirem as normas anti-poluição cada vez mais restritivas.

Os modelos que para já se especulam são:

- Honda CBR750RR em vez do anterior boato de uma nova CBR600RR

Fonte: https://www.motor.nl/motornieuws/niet-verkeerd-honda-cbr750rr-concept/

- Yamaha R9 (submodelo da MT09)

Fonte: https://www.motor.nl/motornieuws/yamaha-yzf-r9-met-triple-mt-09-blok/

Será que brevemente nos podemos preparar para o maior interesse da malta nas R's de "meia cilindrada" ou apenas será novamente as marcas a tentarem "irem ensinando" a malta do que devem futuramente adorar ?!

Eu estou convencido que as questões ambientais estão a pressionar cada vez mais os produtores de veículos e será essa a principal razão para o potencial crescimento das médias cilindradas especialmente no caso das R's onde consegues ter um modelo mais leve, menos poluidor e igualmente com performances brutais. Isto aliado a possibilidade de colocar no mercado motas com preços mais acessíveis será com certeza motivo mais que suficiente para impulsionar o surgimento destas máquinas.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 19, 2020, 12:58:45, 12:58
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Excelente tópico. :nice:

Não sabendo se será especulação ou não (nesta altura de pandemia as publicações têm-no feito), essa subida na cilindrada de facto tem sido a opção de algumas marcas na tentativa de baixar as emissões de alguns dos seus modelos.

Não sei é se depois (e falo de muito pouco tempo) o crescimento de cc's acaso permitirá que se continue a chamá-las de "meia cilindrada".

É que a continuar assim, as seiscentos não tardará muito e desaparecem.

Assim de repente, veja-se as Aprilia 660RS ou a Kawasaki ZX-6R 636.  :nice:

Agora já se fala nas CBR750RR...  :???:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 19, 2020, 14:01:25, 14:01
Responder #3

Rodrigues1

• Visitante
Meia cilindrada são as 500 cc como as saudosas Superbike dos anos 90 que arrepiavam com o som dos seus motores a 2 tempos.

Não se admirem que os voltem a fabricar, os Eng. já fabricaram motores a 2 tempos que poluem menos que os 4 tempos.

Julho 28, 2020, 22:39:21, 22:39
Responder #4

snap

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 184
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Se eu tivesse dinheiro para fazer uns track days comprava no máximo uma 600cc.

Não acredito que iria ganhar grande coisa a ter mais cilindrada, se calhar ate me ia divertir menos.

Julho 29, 2020, 00:18:35, 00:18
Responder #5

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Se eu tivesse dinheiro para fazer uns track days comprava no máximo uma 600cc.

Não acredito que iria ganhar grande coisa a ter mais cilindrada, se calhar ate me ia divertir menos.

Posso estar enganado mas as novas supersports de cilindrada superior se formos ver tiveram um grande desenvolvimento e transformação pelo menos últimos 10 anos.
Se antes havia uma diferença significativa no aspecto dos "bichos" em que as 600cc eram mais maneirinhas e as de 1000cc eram autênticos "monstros compridos e gordos", actualmente as coisas mudaram.
As 1000cc de agora são motos bem compactas, sem terem uma traseira à "Kim Kardashian", têm um posto de condução mais desportivo (alto) e além de serem igualmente leves são bichos que facilmente dispararam para os 200cv...  :yeah: :yeah: :yeah:
Ora alguém que domine bem a coisa, não vai pensar duas vezes... uma 600cc "limitada" e quase que parada no tempo ou uma 1000cc das novas gerações?!

A evolução dá-se cada vez tão mais rápido que também temos de ser capazes de aceitar as diferenças e também irmos alterando as nossas ideias conforme o mercado nos vai oferecendo essas novas propostas. O que pode ser hoje, amanhã não o será...

Agora, para quem domine pouco a coisa, se calhar mesmo 600cc é demais... e talvez seja sempre melhor começar a "ir à escola" para aprender a ir aos limites da moto para depois ir subindo na cilindrada, onde as 300/400cc são talvez o inicio com bom senso na "cena", proporcionando para já certamente momentos bem divertidos que mesmo as 600cc possam não transmitir...
- e ali o dfelix já o disse tantas vezes que já aprendi  :corado:

Mas alguém que consiga domar bestas acima de 400cc na sua plenitude devem ser mesmo muito poucos!
Eu não sou certamente!
Em todo o caso... conforme afirmaste que para trackdays o máximo que comprarias ser uma 600cc, se se pegar em motos com quase ou mais de 10anos, talvez faça esse sentido!

No meu caso iria para uma naked speed triple 1050 RS que já começam a ter preços de usado mais em conta e não há maneira da nova 1160 finalmente ser apresentada...
E afirmar isto é um passo muito grande para mim - nunca me senti cativado por nakeds... Mas estamos a falar num ambiente controlado e especifico... não o dia a dia ou passeios...
« Última modificação: Julho 29, 2020, 00:31:33, 00:31 por 2low »

Julho 29, 2020, 07:50:23, 07:50
Responder #6

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Por isso não tenho dúvidas que a meia cilindrada é o futuro
membro numero 16

Julho 29, 2020, 11:29:20, 11:29
Responder #7

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Acho que dificilmente o mercado das desportivas Robert Redford de média cilindrada vai "renascer", muito menos para números próximos dos anos 90.
Os motociclistas estão cada vez mais velhos (no Japão então são preocupantes os números e a deslocação do interesse das novas gerações para outros bens/consumo).
A tendência para se imporem cada vez mais restrições à utilização em estrada (mais radares, pontos de carta, ruído, etc..) penaliza ainda mais este segmento do que outros.

Dito isto, de um ponto de vista racional sempre me pareceu fazer muito mais sentido uma super sport 600/650 do que uma 1000. Mais leves, mais fáceis de explorar em estrada (por comparação com as =»1000), mais baratas, mais acessíveis... Mas isso é mero gosto pessoal.

Tenho para mim que a única (grande) inovação tecnológica que poderia fazer despertar um apetite novo por esse mercado (e mesmo assim não deixaria de ser um nicho) é o desenvolvimento dos novos motores 2 tempos com combustível sintético (como está a ser estudado actualmente na F1).

Mas isso é coisa para daqui a 15 ou 20 anos... se é que vai ser exequível, o que francamente duvido.

Julho 29, 2020, 12:01:38, 12:01
Responder #8

snap

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 184
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Acredito que uma 1000cc hoje seja bem mais fácil de conduzir do que a minha cbf1000 de 2006.

Quando vejo motos que tem o mesmo número de cv do que a minha ou até mais e pesam menos 50kg fico tentado em experimentar.

Para mim mais importante do que a velocidade de ponta é mesmo como a posso conduzir em médios regimes.
Ai acabo por me divertir, pois acho que consigo ter mais controlo sobre a moto e tudo o que se passa a minha volta.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk