Autor Tópico: GNR Operação MOTO  (Lida 12935 vezes)

Julho 09, 2020, 12:03:01, 12:03
Lida 12935 vezes

Ruben Nunes

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 31

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar
Boas pessoal,
Parece que a GNR vai andar nas estradas de 7 a 13 de Julho para nos mandarem encostar, segundo a noticia é uma ação de sensibilização  :D e fiscalizar o estado dos pneus e luzes.

Para mim é mais uma maneira de arranjarem uns trocos, que decerteza não vão ignorar as peças que não são de origem.
Isto é a minha ideia e de certeza que vou evitar de os encontrar   :stuck_out_tongue:

Link da noticia:
https://infocul.pt/actualidade/gnr-coloca-operacao-moto-2020-nas-estradas/?fbclid=IwAR2Vg1M3yfYCQc7bz130Kv1jRYq0BF4mEkHbJNkLUCnGOVG-sjmvBc4RVjw

Julho 09, 2020, 17:16:04, 17:16
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É uma operação que já tinha sido incluído por aqui neste tópico relativo às campanhas rodoviárias, há um par de dias.  ;)

AQUI

Uma fiscalização com duração de uma semana.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 09, 2020, 17:19:11, 17:19
Responder #2

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386

Boas pessoal,
Parece que a GNR vai andar nas estradas de 7 a 13 de Julho para nos mandarem encostar, segundo a noticia é uma ação de sensibilização  :D e fiscalizar o estado dos pneus e luzes.

Para mim é mais uma maneira de arranjarem uns trocos, que decerteza não vão ignorar as peças que não são de origem.
Isto é a minha ideia e de certeza que vou evitar de os encontrar   :stuck_out_tongue:

Link da noticia:
https://infocul.pt/actualidade/gnr-coloca-operacao-moto-2020-nas-estradas/?fbclid=IwAR2Vg1M3yfYCQc7bz130Kv1jRYq0BF4mEkHbJNkLUCnGOVG-sjmvBc4RVjw

É prudente mesmo evitar encontros imediatos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 09, 2020, 22:02:54, 22:02
Responder #3

Ruben Nunes

• *

• 31

Masculino
É uma operação que já tinha sido incluído por aqui neste tópico relativo às campanhas rodoviárias, há um par de dias.  ;)

AQUI

Uma fiscalização com duração de uma semana.

Não sabia 👍🏼

Julho 09, 2020, 22:05:04, 22:05
Responder #4

Ruben Nunes

• *

• 31

Masculino

É prudente mesmo evitar encontros imediatos

Verdade, com eles não convém facilitar

Julho 10, 2020, 00:04:24, 00:04
Responder #5

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Eu só tenho uma duvida:

- se for mandado parar, o facto dos piscas estarem ligeiramente acelerados se é motivo para alguma coima ?!

Julho 10, 2020, 07:29:39, 07:29
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Tenho algumas dúvidas que a autoridade fosse pegar por isso.
Pior do que um pisca mais acelerado serão os casos em que os condutores não chegam sequer a assinalar a mudança de direção.

No entanto, numa inspecção (se acaso já estivesse em vigor para os motociclos) era bem capaz de merecer logo anotação para ser resolvido o problema.

De qualquer forma, será questão de oportunamente resolver o problema (será do relé!?) no mecânico onde a tens levado.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 10, 2020, 11:52:48, 11:52
Responder #7

dfelix

• 5004
- se for mandado parar, o facto dos piscas estarem ligeiramente acelerados se é motivo para alguma coima ?!

Se ainda não tiverem cumprido os objectivos.. e na falta de melhor...
 :D

Julho 10, 2020, 12:19:52, 12:19
Responder #8

2low

• 5457
 :offtopic:

Se ainda não tiverem cumprido os objectivos.. e na falta de melhor...

Se a tua intervenção se basear apenas nos piscas... cada vez fico com mais certeza que deveria ter procurado os de origem, esteticamente acho que se enquadram bem melhor no desenho da moto, e os actuais sendo "acelerados" são mais o oposto do condutor, devem funcionar como o sistema de travagem dos camiões, nos quais, o respectivo sistema funciona em movimento oposto ao do sentido de circulação do camião... são abrandadores estéticos!    :lolol:
Sobre a moto, a moto não é lenta (*), o condutor pode é não lhe apetecer andar sempre na esgalha.  ::P:

nota: (*) usando a caixa sabe-se que as recuperações e acelerações são mais rápidas mas por exemplo seguindo em 6ª a 100kmh e iniciando a aceleração não se envergonha nadinha em acompanhar uma VFR12000X Crosstourer em aceleração usando a caixa DCT... obviamente que chega ali a um regime que não se tendo usado a caixa a Crosstourer a usar os regimes óptimos da caixa acaba por fugir.
Ainda não tentei verificar a diferença de usar mais a caixa porque é tão confortavel e tem força qb que acabo por não usar todo o potencial da moto... mas também não sinto para já necessidade de mais...
Vamos lá a ver se bate os 7 anos que tive a Kawasaki (3 já estão quase) :tornarseanjinho: ;D

:backup.to.topic:

Tenho algumas dúvidas que a autoridade fosse pegar por isso.
Pior do que um pisca mais acelerado serão os casos em que os condutores não chegam sequer a assinalar a mudança de direção.

No entanto, numa inspecção (se acaso já estivesse em vigor para os motociclos) era bem capaz de merecer logo anotação para ser resolvido o problema.

De qualquer forma, será questão de oportunamente resolver o problema (será do relé!?) no mecânico onde a tens levado.

Ainda não foi oportuno substituir o relé...  8)
« Última modificação: Julho 10, 2020, 12:23:55, 12:23 por 2low »

Julho 10, 2020, 13:23:03, 13:23
Responder #9

dfelix

• 5004
Se a tua intervenção se basear apenas nos piscas... cada vez fico com mais certeza que deveria ter procurado os de origem, esteticamente acho que se enquadram bem melhor no desenho da moto, e os actuais sendo "acelerados" são mais o oposto do condutor,...

É uma questão de sorte...

Já fui multado por excesso de ruído numa moto com poucas semanas e escape de origem.
E numa moto com escape barulhento, sem espelhos e sem piscas... acabei multado por suposto "desgaste excessivo" dos pneus.
Pneus esses que ainda faziam 2 ou 3 mil km.

Portanto... é um bocado aleatório.
A melhor forma de facturarem são os radares, pois enviam para casa e não têm que se chatear.
Mas convém mostrarem que não é só "caça à multa". Daí estas acções para entalar os prevaricadores que como tú andam pela estrada a provocar ataque de epilepsia com piscas acelerados!
 8)

Julho 10, 2020, 14:26:25, 14:26
Responder #10

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Um conhecido meu foi multado hoje de manha por só ter 1 espelho. Alteracao das caracteristicas do veiculo.
Sendo que esta vespa só trazia 1 espelho de origem.
Resultado: 250eur e apreensao de documentos.
Acho que era uma fila interminavel de motos, tudo corrido a eito.

Julho 10, 2020, 15:05:42, 15:05
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Está naquela altura do ano em que e preciso pagar os subsídios de férias e... e preciso a ajuda de todos e quem tem moto também tem de contribuir.  ::P: ::P:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 10, 2020, 17:39:35, 17:39
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
De origem só trazia um...e foi homologada em Portugal assim. :pensador:

Será que não existe aí matéria para contestar essa multa...!?

Parece-me que nesse caso foi mesmo querer pegar em alguma coisa "à força".

Esse teu amigo não apresentou logo essa dúvida ao agente que o autuou?

Dalai Lama

Julho 10, 2020, 18:38:57, 18:38
Responder #13

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
De origem só trazia um...e foi homologada em Portugal assim. :pensador:

Será que não existe aí matéria para contestar essa multa...!?

Parece-me que nesse caso foi mesmo querer pegar em alguma coisa "à força".

Esse teu amigo não apresentou logo essa dúvida ao agente que o autuou?

Bom, a mim parece-me que o fundamento do auto estará errado. Se a infracção está relacionada com a alteração das características do veículo, e se a Vespa saiu da fábrica/stand só com 1 espelho, em vez de 2, essa responsabilidade não é do comprador, mas no máximo será do fabricante ou do vendedor.
Há legislação sobre isso (portuguesa e comunitária, com directivas transpostas).

SMO, seria mais acertado a autoridade atacar por outro lado, pela simples ausência dos 2 espelhos, que são de facto obrigatórios, e não pela modificação das características.

Como podem ver nas imagens de um catálogo, a Vespa só tem um espelho.

Julho 10, 2020, 22:42:28, 22:42
Responder #14

rookie

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 143

Masculino
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
Um conhecido meu foi multado hoje de manha por só ter 1 espelho. Alteracao das caracteristicas do veiculo.

correcção: apreensão do veiculo (para submeter a inspecção extraordinária)

Eu só tenho uma duvida:

detalhe muito importante tem de ter certificação "CE"
essa coisa de mandar vir da china peças tem de se ter cuidado... o barato por vezes sai caro

estão com medo? não tenham medo de sair à rua...
para a manifestação que decorreu na avenida da Liberdade - Lisboa foi aos milhares, durante o estado de emergência choraram pk não podiam passear (alguns arriscaram/furaram a quarentena e foram chamados à atenção e não quiseram saber...), agora temos bom tempo e liberdade circulação, não querem...
 tenho alguma dificuldade em entender... :pensador: :pensador:

Julho 11, 2020, 11:10:27, 11:10
Responder #15

2low

• 5457

correcção: apreensão do veiculo (para submeter a inspecção extraordinária)

Eu só tenho uma duvida:

detalhe muito importante tem de ter certificação "CE"
essa coisa de mandar vir da china peças tem de se ter cuidado... o barato por vezes sai caro

estão com medo? não tenham medo de sair à rua...
para a manifestação que decorreu na avenida da Liberdade - Lisboa foi aos milhares, durante o estado de emergência choraram pk não podiam passear (alguns arriscaram/furaram a quarentena e foram chamados à atenção e não quiseram saber...), agora temos bom tempo e liberdade circulação, não querem...
 tenho alguma dificuldade em entender... :pensador: :pensador:

No meu caso os piscas têm certificação CE, são de marca conhecida (Koso) e são precisamente iguais aos vendidos pela Triumph, apenas com a diferença de dizerem Koso em vez de Triumph.
Mas ainda não me foi possível solucionar o problema da necessidade de substituir o relé, que julgo estar para breve essa "mudança" bem como outros trabalhos pendentes na moto para reparar uma carenagem que ficou estalada numa pequena queda (cai para o lado quase quase parado) e aproveitar para também colocar o rectificador de corrente num local mais arejado...
 :convivio:

Julho 11, 2020, 22:08:48, 22:08
Responder #16

Ruben Nunes

• *

• 31

Masculino
Lá se vai a teoria da sensibilização

Quem acredita que estas operações é para sensibilizar os condutores, devem acreditar também no pai natal 😆😅

Julho 12, 2020, 13:15:40, 13:15
Responder #17

Rodrigues1

• Visitante
Quem não deve não teme

Hoje de manhã calhou-me a mim e a muitos mais em Vila Verde dos Francos.

Tudo em ordem e segue tranquilo

Ia a caminho da serra de Montejunto

Julho 12, 2020, 14:45:02, 14:45
Responder #18

TMXR

• 4156

Masculino
Também parei e estive 30 minutos parados... o agente tinha comprado uma 500x a pouco tempo e estivemos um bom bocado a falar sobre a N2, boas estradas para andar de moto na zona e ainda tive direito a umas boas dicas sobre onde almoçar. Nem mostrei os documentos  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 12, 2020, 19:53:20, 19:53
Responder #19

Rodrigues1

• Visitante
Também parei e estive 30 minutos parados... o agente tinha comprado uma 500x a pouco tempo e estivemos um bom bocado a falar sobre a N2, boas estradas para andar de moto na zona e ainda tive direito a umas boas dicas sobre onde almoçar. Nem mostrei os documentos  :D

Tiveste sorte,..se o Agente tivesse comprado uma Benelli estavas tramado  :lolol:

Apaguei o meu post acima pois apesar de ser a brincar poderei ofender alguém e não é isso que se pretende.

Caro TMaxer o Agente que comprou a CB500X só poderá ser boa pessoa por isso é que te aturou  :tornarseanjinho:

Julho 12, 2020, 19:59:46, 19:59
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino
 :D :D :D :D

Brincadeira não tem como ofender... mas como toda a gente anda nevoso com os feelings e #benelli riders matter eu entendo

:D :D

Julho 13, 2020, 00:23:24, 00:23
Responder #21

dfelix

• 5004
Acabou agora à meia noite.
Podem voltar a instalar os dbKillers!

Julho 13, 2020, 11:54:25, 11:54
Responder #22

TMXR

• 4156

Masculino
Parece que nao foram atingidos os objectivos e estao em modo "after hours"

È que hoje em 50 kms, vi 6 operacoes stop, muitas delas com motos paradas

Julho 13, 2020, 11:55:45, 11:55
Responder #23

Moto2cool

• 4386
A notícia diz até 13 de julho, hoje é 13 de julho
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 13, 2020, 11:58:25, 11:58
Responder #24

TMXR

• 4156

Masculino
O Cabrita quer que os policias vao para a praia ja bem bronzeados  :convivio:

Julho 13, 2020, 12:40:10, 12:40
Responder #25

dfelix

• 5004
Caramba... afinal ainda dura mais um mês.  :(

Julho 13, 2020, 13:18:53, 13:18
Responder #26

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Para que conste e já agora trazendo a informação para o fórum, a GNR no dia de ontem (portanto em plena operação Moto), realizou passeios motociclistas que abarcaram vários distritos do país, com vista à sensibilização dos condutores de veículos de duas rodas...

Tiveram a duração de cerca de 3 horas e contaram com a participação de dezenas de militares da GNR.

Podem ler aqui e de seguida ver as fotos que por cá deixo: Link  Link

Dalai Lama

Julho 13, 2020, 14:50:30, 14:50
Responder #27

JViegas

• 4723

Masculino
Penso que é uma excelente iniciativa.

Tomei conhecimento que na minha terra iria decorrer um passeio e que só por tardio não me fez ir até lá (para completar a rodagem da máquina) e participar.

Deve existir um contacto mais direto entre os motociclistas e as forças policiais para que estas iniciativas de sensibilização cheguem a mais pessoas e alertem consciências. Não só dos motociclistas mas igualmente dos enlatados relativamente à forma como interagem com as 2 rodas.

Julho 13, 2020, 17:22:26, 17:22
Responder #28

replicantz

• 586

Masculino
Caramba... afinal ainda dura mais um mês.  :(

Oi? Onde viste essa informação...

Julho 13, 2020, 17:54:03, 17:54
Responder #29

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Companheiro JViegas, o mais certo é ocorrerem muitas mais iniciativas do género.
E acredito que ainda este ano haverá novamente...

Sempre que surgem, são um sucesso no que toca a um elevado número de participantes.

A haver novas inscrições, por certo as mesmas têm de ser dirigidas aos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT).

Mas é questão de estar atento.  :nice:

Dalai Lama

Julho 13, 2020, 23:00:36, 23:00
Responder #30

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Isto é um pouco ao estilo do "Bike Safe" que acontece todos os anos em Inglaterra... os "profissionais" dão uma formação prática e in loco aos "amadores".

Acho esta iniciativas bem mais eficazes do que a caça à multa "as acções de sensibilização com radares".

Julho 14, 2020, 10:52:33, 10:52
Responder #31

2low

• 5457
Infelizmente por mais que sejam as operações de sensibilização ou as habituais "caça à multa", se não partir de cada um de nós adoptar comportamentos adequados a cada uma das vias, de nada servirá o esforço dos Agentes de Autoridade.

É de lamentar todas as noticias que se sucedem quase diariamente com acidentes com motociclos.

É certo que nem sempre os motociclos possam ter a culpa, mas de qualquer das formas há que adoptar estratégias para minimizar os comportamentos também desadequados dos condutores de automóveis (e outros veículos) que com manobras perigosas (deliberadas, por distracção ou porque o médico continua a passar a carta) colocam em risco todos os restantes condutores, não só os motociclistas como todos os restantes condutores e passageiros de restantes veículos, onde incluo manobras como:
- andar em contramão
- entrar nas vias principais, vindos de garagens ou outras vias secundárias sem pararem ou verificarem convenientemente se podem entrar
- não utilizarem o pisca para indicarem o destino
- virarem para vias secundárias (ou também em cruzamentos) sem verificarem se o podem fazer em segurança ou não colocar terceiros em risco
- ultrapassagens inconscientes em zona de traço continuo antes de curvas ou lombas
- etc...

É igualmente de lamentar qualquer perda humana mas sem qualquer duvida que temos a obrigação de dar o exemplo!

Fartam-se de gozar comigo porque:
- não ultrapasso em traço continuo e aguardo pelas zonas próprias para a manobra de ultrapassagem, mesmo que tenha que andar 2/3km atrás de um veiculo mais lento
(se levo as malas laterais então ainda é pior... :D )
- se o transito está a circular mesmo que a 30/40kmh, por exemplo ali no acesso à Ponte 25 de Abril, não me coloco em risco de andar a fazer zigue zague pelo meio das faixas e sigo atrás do trânsito e apenas passo no meio dos automóveis se estes estiverem parados
- não estaciono em cima de passeios nem locais desadequados ao efeito
- tenho reduzido significativamente a velocidade nas localidades e sempre alerta em cruzamentos e/vias secundárias (por isso conduzir é cada vez mais cansativo e apenas o faço por passeio)
-etc
Mas no fim, eu é que estou em posição de gozar com restantes...  ::P: 8)

Vejo todos a lamentarem a perda humana de algum companheiro motociclista mas igualmente não vejo que a maioria altere seus comportamentos menos adequados...

Portanto... que continuem as acções de sensibilização e/ou caça à multa pois continuará sempre tudo muito igual...

Já as perdas por questões de saúde já custam o suficiente!
 :'(
« Última modificação: Julho 14, 2020, 11:12:07, 11:12 por 2low »

Julho 14, 2020, 11:26:55, 11:26
Responder #32

JViegas

• 4723

Masculino
Acredito, talvez inocentemente, na formação, na aprendizagem, no "aprender - fazendo".

São essenciais as ações de formação, de sensibilização e porque não... ações de fiscalização. Não aquelas de estar sentado com um radar na mão em retas de estradas vazias, mas talvez patrulhando vias perigosas ou congestionadas, passiveis de transgressões mais graves do que o excesso de velocidade.

A formação é essencial para melhores condutores seja de enlatados ou de duas rodas. A começar nas escolas desde pequenos, no exemplo dos pais e posteriormente no exemplo dos "novos" condutores e pode ser... pode ser... que a próxima geração de condutores seja melhor.

Ficando pelas "duas rodas" o comportamento adequado é apenas alcançado pelo exemplo de todos seja na estrada sozinhos ou em grupo.
Sabemos que andamos com veículos mais rápidos que alguns carros e mais pequenos que um citadino e que isso nos prejudica no condutor que espera um carro e não uma mota num cruzamento qualquer.

Estas ações de sensibilização penso que resultarão na ponte criada entre condutores e agentes da autoridade, para que de certa forma, possam derrubar algumas barreiras. Contribuir para melhor se conhecer tanto as forças da autoridade como os condutores em duas rodas.
« Última modificação: Julho 14, 2020, 11:30:53, 11:30 por JViegas »

Julho 14, 2020, 13:08:21, 13:08
Responder #33

dfelix

• 5004
São essenciais as ações de formação, de sensibilização e porque não... ações de fiscalização. Não aquelas de estar sentado com um radar na mão em retas de estradas vazias, mas talvez patrulhando vias perigosas ou congestionadas, passiveis de transgressões mais graves do que o excesso de velocidade.

Porque isso dá despesa. E o objectivo é gerar receita.

Julho 14, 2020, 13:44:30, 13:44
Responder #34

JViegas

• 4723

Masculino
Entendo o que escreves dfelix.
Compensa mais um carro parado numa reta qualquer com o radar a fazer todo o trabalho do que por exemplo andar A1/2ªcircular/Ponte VG ou 25, para cima e para baixo a identificar condutores infratores, com carros poluidores, sinais vermelhos e traços contínuos ultrapassados, telemóveis usados, etc. etc.

É impressionante o que faz a presença de um carro patrulha numa autoestrada ou na 2ª circular. No entanto os custos têm que ser controlados e a máquina tem que ser alimentada com a receita que os radares (multas) dão.

É prevenção rodoviária "virada ao avesso".

Julho 14, 2020, 13:59:25, 13:59
Responder #35

TMXR

• 4156

Masculino
Entendo o que escreves dfelix.
Compensa mais um carro parado numa reta qualquer com o radar a fazer todo o trabalho do que por exemplo andar A1/2ªcircular/Ponte VG ou 25, para cima e para baixo a identificar condutores infratores, com carros poluidores, sinais vermelhos e traços contínuos ultrapassados, telemóveis usados, etc. etc.

É impressionante o que faz a presença de um carro patrulha numa autoestrada ou na 2ª circular. No entanto os custos têm que ser controlados e a máquina tem que ser alimentada com a receita que os radares (multas) dão.

É prevenção rodoviária "virada ao avesso".

Infelizmente para quem manda, a analise é apenas feita do ponto de quantitativo ($$$$) quando tambem o deveria ser feito do ponto de via qualitativo (fiscalizacao humana).

A verdade é que temos nas forcas de ordem, bastante pessoas muito competentes e ate com bastantes qualidades humanas, mas esta componente se calhar apenas conta 5 ou 10% no computo geral do exercicio global de actividades, 80 ou 90% do tempo, acho que eles apenas andam a tentar cumprir os objectivos.

E para quem manda, os objectivos sao apenas medido no numero de autos e dinheiro arrecadado.

PS: hoje de manha nas portagens da A1, mais uma mega operacao "arrastao - para tudo" desta vez para veiculos comerciais

Julho 16, 2020, 15:29:47, 15:29
Responder #36

Lourenço

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
GNR fiscaliza mais de 6700 motos durante a operação “Moto” 2020
A Guarda Nacional Republicana realizou a operação “Moto” 2020. De 7 a 13 de julho a GNR esteve especialmente atenta e agora divulgou os resultados desta fiscalização a mais de 6700 motos.

No período de sete dias, a GNR revela que foram fiscalizados 6712 motos. Desta fiscalização resultam os seguintes números:

58 crimes, destacando-se:
- 41 por falta de habilitação legal;
- 14 por excesso de álcool no sangue.

695 contraordenações, destacando-se:
- 122 relacionadas com iluminação e sinalização;
- 42 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
- 41 por excesso de velocidade;
- 36 por excesso de álcool no sangue;
- 31 por falta ou mau uso de capacete;
- 16 relacionadas com pneus.

https://www.andardemoto.pt/moto-news/50134-gnr-fiscaliza-mais-de-6700-motos-durante-a-operacao-moto-2020/

41 por falta de carta, 42 por falta de seguro, 31 por falta de capacete ou mau uso, 16 relacionadas com pneus, etc. não mencionam se detetaram motos roubadas e isto em operações de fiscalização anunciadas com antecedência, visíveis com aparato e direito a comunicação social, o que não apanhariam se realizassem umas "caças á multa" daquelas com muita criatividade  :D

Julho 17, 2020, 03:11:08, 03:11
Responder #37

Ruben Nunes

• *

• 31

Masculino

695 contraordenações, destacando-se:
- 122 relacionadas com iluminação e sinalização;
- 42 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
- 41 por excesso de velocidade;
- 36 por excesso de álcool no sangue;
- 31 por falta ou mau uso de capacete;
- 16 relacionadas com pneus.[/i]

Destas 695 eles só destacam estas 288 contraordenações, o resto deve ter sido as embirrisses do costume das peças que não são de origem  >:(

Julho 17, 2020, 07:46:38, 07:46
Responder #38

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
O que espanta um pouco neste caso e também por aquilo que me vou apercebendo de forma ocasional, é terem passado apenas 16 contra ordenações por causa dos pneus.

Em tantos milhares de motos fiscalizadas, o número das que não estavam conforme nesse campo, acaba por me surpreender pela positiva.

Digo isto porque não faltam veículos de 2 rodas a circular com os pneus já a necessitar de uma troca bem urgente.

Provavelmente a autoridade estaria mais atenta a outras questões e no caso das borrachas foram, digamos...mais "condescendentes".  :-\

Dalai Lama

Julho 17, 2020, 11:38:58, 11:38
Responder #39

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Os pneus foi o que mais me surpreendeu também. Sobretudo no bom tempo parece moda andar com pneu até ao arame.

Julho 17, 2020, 12:00:52, 12:00
Responder #40

TMXR

• 4156

Masculino

Opa... entao??

So esta usado ao meio... as laterais ainda como novas!

:D :D :D

Julho 17, 2020, 12:12:02, 12:12
Responder #41

Rodrigues1

• Visitante
O pior foi depois de me verem os documentos, carta, cartão de cidadão etc ainda me perguntou a idade  :lolol:

Quando disse 66 ficou a olhar para mim e de imediato me entregou os documentos e siga e boa viagem

Se fosse uma Agente a perguntar teria dito menos   ;)
« Última modificação: Julho 17, 2020, 12:13:58, 12:13 por Rodrigues1 »

Julho 17, 2020, 20:11:08, 20:11
Responder #42

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Um pneu como esse da imagem, só mesmo com o mais simpático e condescendente dos agentes de autoridade poderia passar sem multa. :)

Ainda assim, devo dizer que tenho visto alguns casos mais flagrandes em 50cc e 125cc do que noutras cilindradas.
Pelo menos no geral é o que tenho constatado.

O terem a banda de rodagem bem desgastada na zona central é muito comum.
Nalguns casos estão praticamente slicks em 40/50% do rasto, e depois nas laterais parecem óptimos para uns milhares.  :)

Dalai Lama

Julho 17, 2020, 20:22:42, 20:22
Responder #43

uno31

• *

• 10
  • Marca Motociclo: Yamaha/ Vespa
  • Modelo Motociclo: Slider / Dtr 150 super
Eu levei com eles tinha deixado a mota cair há dois dias onde parti a entrada do espelho direita a rabeira a matricula e os piscas traseiros. No mesmo dia comprei a rabeira e o suporte de matrícula e meti a matricula como não estava a conseguir fazer uma matricula nova de metal mas apenas das de plástico não fiz para procurar quem fizesse visto que a minha moto de 2002 pode ter a matricula de metal.(usei a minha que tinha umas marcas mas nada de especial)  Tinha comigo o espelho e os piscas partidos na mochila para mecânico montar se possível.

Derivado a isto levei multa de espelhos e piscas a retaguarda  (embora tenha mostrado o espelho e os piscas que tinha na mochila). 250 Euros

Levei multa de não ter porta couves  24Euros (pago na hora)

Levei multa de em teoria ter a matrícula muita apontada para cima ou seja não estar perpendicular ao chão 120 Euros (pago na hora)

E os atrasados dos GNR ainda me foram apreender os documentos cambada de ignóbeis para o crime não se mexem agora para lixar pessoas trabalhadoras  é a grande. Carta e seguro em ordem jantes sm averbadas tudo certinho e conseguem mandar uma martelada destas enfim.

A matricula estava como se vê nas imagens a foto foi após a moto ter caído e alterado a rabeira

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk
« Última modificação: Julho 18, 2020, 05:37:26, 05:37 por uno31 »

Julho 17, 2020, 21:42:23, 21:42
Responder #44

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

É os filhos da p dos GNR ainda me foram apreender os documentos cambada de atrasados para o crime não se mexem agora para lixar pessoas trabalhadoras  é a grande. Carta e seguro em ordem jantes sm averbadas tudo certinho e conseguem mandar uma martelada destas enfim.
(....)

Companheiro, compreendo a tua revolta, mas és ainda relativamente novo por cá e tens de ter consciência que existe muita gente a ler o que se escreve por cá, além de que  aqui no fórum existem vários agentes de autoridade.
Alguns deles até os conheço pessoalmente e ocasionalmente espreitam o fórum e o que por cá se escreve.

Não digo que certas situações não deixem uma pessoa revoltada, mas há que ter cuidado quando se expressa o que "são" ou não.  ;)

Quanto a esse porta couves, explica lá isso melhor e que levou a uma multa.  :pensador:

Dalai Lama

Julho 18, 2020, 05:44:53, 05:44
Responder #45

uno31

• *

• 10
  • Marca Motociclo: Yamaha/ Vespa
  • Modelo Motociclo: Slider / Dtr 150 super
Aqui está a tal multa( tem toda a razão independentemente de estarem ou não estarem aqui, peço desculpa)

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Julho 18, 2020, 09:24:10, 09:24
Responder #46

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Já percebi aquilo a que te referirias... ;)

A moto, pelo que leio, imagino que lhe foram retiradas as pegas para o pendura e foi isso que motivou a contra ordenação.
É que um porta couves é uma coisa diferente. Trata-se de uma estrutura metálica colocada à frente ou na retaguarda e só me lembro de ver em (muito poucas) scooters.

Nota: edita ligeiramente a foto e substitui por uma onde não esteja a aparecer o teu nome e o BI.  :nice:

Dalai Lama

Julho 18, 2020, 09:47:41, 09:47
Responder #47

Rodrigues1

• Visitante
Eu sei que existem por aqui alguns Membros da Autoridade mas não será por isso que nos devemos privar de nossa justiça apenas por receio de represálias.

Claro que não concordo com certos desbafos com provérbios dirigidos ás Mães dos Agentes que não têm culpa nenhuma.

Pela parte que me toca quando fui abordado na operação Moto não tenho nada a reclamar, foram todos simpáticos e atenciosos apesar de já parecrem estar cansados por terem visto tanto documentos e ouvido montes de desculpas.

Achei graça por me terem perguntado a idade quando tinham os documentos na mão, foi só por isso mas é normal e ainda por cima estavam ao sol.

De resto,..quer gostemos ou não precisamos deles e espero poder ver muitos por essas estradas fora porque se andar de Mota é ser livre a liberdade tem de ser respeitada com o risco de entrarmos numa de Mad max.

Julho 18, 2020, 09:59:42, 09:59
Responder #48

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Caro Rodrigues, a minha menção e um certo pedido para contenção nas palavras utilizadas, era precisamente para os "desabafos com provérbios"... :)

O restante (dizer o que sucedeu, como sucedeu e no que resultou) é diferente, claro.  :nice:

Dalai Lama

Julho 18, 2020, 10:06:30, 10:06
Responder #49

Rodrigues1

• Visitante
Caro Rodrigues, a minha menção e um certo pedido para contenção nas palavras utilizadas, era precisamente para os "desabafos com provérbios"... :)

O restante (dizer o que sucedeu, como sucedeu e no que resultou) é diferente, claro.  :nice:

Eu compreendi mas todos sabemos que de nada servem as desculpas quando as regras são para cumprir

Por exemplo, levas dois piscas na mochila porque caiste e vais levar a uma oficina para arranjar, até aí tudo bem pois o mecânico não vai a casa mas o que garante ao Agente que não anda com os piscas na mochila há muito tempo só para servir de desculpa. ?

É complicado...!