O dia seguinte começou quase de madrugada para evitar o calor. Regressei ao Pinhão e arrisquei um loop em modo “adventure” que me levou pela M584. Esta estrada começa em Vale de Mendiz e vai até Vilarinho de sao Romao. A partir da Capela, a estrada transforma-se num estreito empedrado com umas vistas inversamente proporcionais à dificuldade dos ganchos que se sucedem, apertados e com diferenciais de altura a desafiar o bom controle da máquina a baixa velocidade, e bem “borrados” de terra para aumentar a emoção. Entre ganchos, o declive garante “prêmio de montanha de 1 categoria” e a Multistrada nunca saiu de primeira. Parar para um par de fotos é desafiar a gravidade e a boa disposição dos Deuses porque nao creio que o descanso lateral tenha sido desenhado a contar com inclinações destas (os mais curiosos que vejam no google earth).No regresso ao Pinhão regressam as boas curvas e vistas.... despeço-me com uma foto no miradouro de São Cristóvão do Douro e regresso a N222 com direção a OesteAinda estávamos a meio da manhã, pelo que com tranquilidade chegaria ao Porto à hora de almoço para uma francesinha no Capa Negra... mas entretanto o calor estava de novo insuportável e a N222 até em Castelo de Paiva mais parece a rua de um bairro de benfica e decidi tomar a N224 para Arouca (outra má escolha pois deve ser a estrada com piso mais irregular de Portugal). Nos planos estaria uma passagem pelo Gerês, pela N103 até Chaves e uma passagem pela N304 e parque do Alvão, mas instalado na excelente esplanada do Café Arouquense decidi esperar a hora do calor passar por ali mesmo e tomar a direcao de Lisboa e de passar os dias seguintes na Praia. Como nao estava com pressa, ainda fiz uns Kms na serra da Freita, seguindo um pouco sem direcao certa e deixando o GPS me guiar ate à zona de Agueda pela N333. A partir dai IC2 até casa.E prontos, este ano foi assim, talvez em Setembro tire um par de dias para fazer umas estradas da zona da Serra da Estrela... deixo os pormenores desta mini-aventura, mapas e algumas fotos para inspirar alguns companheiros que estejam a pensar fazer umas curvas para estes cantos. Certamente nao darao os kms por mal empregues
Excelente passeio, mota e fotos.. Obrigado pela partilha.
Belo passeio companheiro Tmaxer. Curiosamente pisamos algumas das mesmas estradas e fiz basicamente o mesmo trajecto com apenas duas diferenças, primeiro não saí do alcatrão/empedrado e segundo Eu segui em direcção a Chaves/Vieira do Minho e fui pernoitar ao Gerês.Já a minha aventura pela M504 espero não repetir, pelo menos de scooter, pois chega a ser penoso e Eu seguia com pendura o que não facilita nada.Estou de volta a uma aldeia a 3kms de Vila Franca das Naves, onde tenho casa de família, portanto como podes imaginar sou um privilegiado, conheço a N221 e já a percorri várias vezes, hoje foi dia de ir a banhos em Terrenho na N229 e lanchar em Penedono, a estrada é menos exigente mas as vistas continuam fantásticas. Obrigado pela partilha. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Obrigado por esta magnífica partilha Claro que os Pirineus é outro mundo mas não deixa de ser gratificante este belo passeio pelas minhas origens.Quando toca a calor é a valer e nos vales junto aos rios ainda é pior, que o diga Mirandela que nesta altura é um forno, em Agosto costuma ser mais amena.Através das bonitas fotos que partilhaste vivi por momentos os milhares de kms que já percorri por esses montes e nunca me canso.Essa peripécia de ires parar a uma vinha também já me aconteceu depois de ter andado 4 kms até um portão e começar a ouvir tiros, acho que nunca inverti marcha tão depressa Depois vim a saber que era dia de caça
Excelentes aventura uma descrição muito bem documentada que enriquece o fórum
Infelizmente Trás os Montes hoje é isso mesmo, paisagem e pouco mais.A vida que existia até nas mais pacatas aldeias hoje está reduzida a encontros aos domingos nas Igrejas. Nasci em Frechas perto de Mirandela e nessa altura a escola tinha 50 alunos em cada sala divididas por rapazes e raparigas e aos domingos íamos a Mirandela de automotora pela linha do Tua às festas e fogo de artifício que já foi dos melhores do mundo. Em Agosto ainda se vê alguma vida devido às romarias e festas dos emigrantes altura em que gosto de lá ir. Em Mirandela em Agosto temos o festival de motonáutica e sabe tão bem comer umas alheiras na esplanada a ver o repuxo no meio do rio ou dar um passeio no mini comboio. Já estou arrepiado,.. fico por aqui
Top top... Desejando que chegue o sábado para partir tb a descoberta do Douro
A leitura entusiasma, pela forma como foi por cá deixada a descrição dos locais, juntamente com fotos que são mesmo um regalo para os olhos. Infelizmente e por muita vontade que existisse em ter outros planos, a situação pelo Mundo de facto não leva para outras paragens.Por muito que já conheças essa zona do país, há sempre coisas a descobrir e locais por onde se passa uma 1a vez. Quanto à máquina, confesso que não sabia que já nem tihas a GS, ou então escapou-me. Mas andas igualmente bem montado, neste caso aos comandos de um míssil que espera sempre a oportunidade de um full throttle. Uma questão para finalizar... O painel de instrumentos tinha alguma película aplicada?Noto uma ou outra bolha de ar.
Obrigado pela partilha TMaxer.Dás vontade de sair de mota por essas estradas fora.Dica: a estrada de Bragança até Puebla de Sanabria e depois até ao lago é digna de lhe colocares as rodas da Ducati e deixar esses póneis livres. És um forte candidato a ganhar mais uma t-shirt CPMoto. Aliás penso que o concurso deverá ser: "Coloca a tua fota, podes ganhar uma T-Shirt e o TMaxer outra"Mas fora de brincadeira... um País tão "pequeno" e de tantos contrastes. Lindas paisagens que nos "engolem" na sua dimensão. O rio sempre presente é serpente que deambula por entre serras, assim como as estradas que abraçam as encostas das montanhas. Só posso imaginar esse motor a serpentear por curva e contra curva. E no final da etapa, certamente um sorriso no rosto.Permite-me a ousadia de te dizer que desejaria de certa forma ter a tua sorte na liberdade profissional. Poder agarrar na mota e sair e ir "só ali" mas fazendo a volta maior.Não lamentes a visita ao estrangeiro, certamente terás muitas oportunidades. Haja saúde e guito para os gastos.Roído de inveja e sonhando por tiradas dessas, ainda dou pequenos passos na condução de uma mota, e daí que me surjam algumas dúvidas:1ª Certamente que fizeste imensos kms. Fizeste alguma preparação da mota antes, como por exemplo a verificação da corrente, mais concretamente a lubrificação da mesma. Fizeste alguma lubrificação durante a viagem?2ª Ainda transportas a garrafinha do combustível? Houve algum stress na gestão do combustível e postos de abastecimento?3ª Conhecendo os teus relatos, continuas a utilizar o booking para decidir "on the run" o alojamento?4ª Quanto ao calor (algo que agora noto com a minha mota) como gerir os dias quentes no alcatrão? Usas algum camel bag?Grande abraço TMaxer. Saúde e longevidade para nos poderes brindar com as tuas viagens.
Citação de: Moto2cool em Julho 13, 2020, 20:39:09, 20:39Excelentes aventura uma descrição muito bem documentada que enriquece o fórum obrigado... pena foi não ter documentado uma francesinha pela tua terra
(....)Pois, a tua CB500 aumenta-te o “raio de ação” face a Forza. (....)
Grande passeio, numa zona muito bonita Tinha planeado para este ano ir dar uma volta por Trás-Os-Montes e, em particular, o Parque do Douro Internacional começando "lá em cima" em Constantim indo até Vermiosa, passando a fronteira entre Portugal e Espanha conforme o apetite e vontade. Mas isso era o plano que a porcaria do virus veio estragar, pois agora estou em modo de tentar "safar o ano" aproveitando todas as reservas que aparecem... talvez lá para Setembro aconteça esse passeio.
Vou tentar arranjar uma francesinha tentadora
Que bela garagem.O dilema é...qual levar. Quanto à película, o calor que está também não deve ajudar e ficam sempre umas bolhas.E sim...compreendo perfeitamente que levando uma GS se sentisse um comportamento mais "agradável" por certos caminhos.Com pouca A.E. e sim com muitos caminhos lentos (as fotos captadas são disso um exemplo claro), imagino que a Multistrada não esteja ao mesmo nível da GS.Mas é o que é... Citação de: TMaxer em Julho 14, 2020, 10:47:26, 10:47(....)Pois, a tua CB500 aumenta-te o “raio de ação” face a Forza. (....)Ele passou para uma 650...
O local, as fotos, o relato... Majestoso
Citação de: Svitre em Julho 14, 2020, 14:19:27, 14:19O local, as fotos, o relato... Majestoso Obrigado. Por acaso desta vez tirei menos fotos do que é normal e nem filmei nada Isaac... estas peliculas é que sao boas e irei comprar uma em breve para substituirLink EbayDeixo o link do Google Earth / street view da M597 para verem as vistas 360 e o declive acentuado . É um belo anfiteatro e recomendo para acompanhar uma visita à N222
Citação de: TMaxer em Julho 14, 2020, 09:33:49, 09:33Citação de: Moto2cool em Julho 13, 2020, 20:39:09, 20:39Excelentes aventura uma descrição muito bem documentada que enriquece o fórum obrigado... pena foi não ter documentado uma francesinha pela tua terra Vou tentar arranjar uma francesinha tentadora Imagem imprópria
Citação de: Moto2cool em Julho 14, 2020, 12:49:56, 12:49Citação de: TMaxer em Julho 14, 2020, 09:33:49, 09:33Citação de: Moto2cool em Julho 13, 2020, 20:39:09, 20:39Excelentes aventura uma descrição muito bem documentada que enriquece o fórum obrigado... pena foi não ter documentado uma francesinha pela tua terra Vou tentar arranjar uma francesinha tentadora Imagem imprópria Bem... se for uma destas... Dá logo vontade de pegar na moto e ir até ao Porto!Mas ali no shopping Amoreiras, tem o "Dote" onde "meia francesa" é tão boa e barata (menu 6,95€) que faz poupar no combustível... "com picante sff" Bem... já estou com apetite... acho que vou às Amoreiras... mas desta vez de carro, que tem AC... Tmax, eu a pensar que tinhas ido buscar ao baú recordações da tua primeira Multistrada, a qual tivemos oportunidade de meter as normais dedadas num determinado almoço de natal do fórum - Almeirim - e afinal troicaste foi de garagem... não me digas que te desfizeste também do S2000 (*) para um Cayman S... (*) quando pensares nisso, avisa que eu fico com ele! Obrigado pela partilha!Sobre Setembro, dá para colar?!Ou os percursos que pensas fazer são inapropriados para o meu batelão?!
Para uma Raposa bem treinada que só cai parada para apertar o elástico das calças isso é a direito
(....) Outra coisa que a BMW é muito melhor é na assistência técnica. Nos ultimo mes tenho vindo a viver uma novela de muito mau gosto com a Ducati Lisboa, sei que há uns dias ate trocamos umas MPs a esse respeito acerca de um post, mas apesar de manter que por la trabalham pessoas que valorizo bastante, este ultimo episódio de oficina vai-me levar a fazer 2 coisas: ou colocar a Multistrada à venda e esquecer completamente Ducati ou numa próxima revisao deslocar-me a Merida ou Porto. Nao estou nas motos para me chatear e ate sou um gajo que da alguma latitude e tem compreensao para muito coisa, mas em momento algum permito que alguem me preste um servico goze com a minha cara e sinceramente ja vamos no 3 episodio de uma novela surrealista. Enfim... (....)
Muito bom Tmax. O ano passado, andei por algumas dessas estradas de...autocaravana e as paisagens são deslumbrantes, mas faz tanto ou mais calor do que no Ribatejo/Alentejo e é bastante seco. Já essa estrada para Arouca, que falas, penso que terá sido uma que fiz com o Joao Ice, no regresso do LaL. Piso do pior, com nevoeiro, motos na reserva....estivemos mesmo em maus lençóis. Abc e obrigado pelo relato.Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Citação de: TMaxer em Julho 14, 2020, 14:16:30, 14:16(....) Outra coisa que a BMW é muito melhor é na assistência técnica. Nos ultimo mes tenho vindo a viver uma novela de muito mau gosto com a Ducati Lisboa, sei que há uns dias ate trocamos umas MPs a esse respeito acerca de um post, mas apesar de manter que por la trabalham pessoas que valorizo bastante, este ultimo episódio de oficina vai-me levar a fazer 2 coisas: ou colocar a Multistrada à venda e esquecer completamente Ducati ou numa próxima revisao deslocar-me a Merida ou Porto. Nao estou nas motos para me chatear e ate sou um gajo que da alguma latitude e tem compreensao para muito coisa, mas em momento algum permito que alguem me preste um servico goze com a minha cara e sinceramente ja vamos no 3 episodio de uma novela surrealista. Enfim... (....) Hum.... A ideia que tenho (meramente do que tenho lido) é também bastante boa quanto à BMW, apesar de haver um ou outro concessionário onde se deixa lá a carteira em algumas das revisões. Quanto à Ducati, bem.... Esse caso surrealista pelo qual passaste e ao ponto de ponderares vender a moto ou mesmo esquecer a Ducati , deixa-me (muito) curioso com o motivo... Se bem que quase adivinho tratar-se de uma questão electrónica que não ficou conforme aquilo que é exigido.
Muito bom Tmax. O ano passado, andei por algumas dessas estradas de...autocaravana e as paisagens são deslumbrantes, mas faz tanto ou mais calor do que no Ribatejo/Alentejo e é bastante seco. Já essa estrada para Arouca, que falas, penso que terá sido uma que fiz com o Joao Ice, no regresso do LaL. Piso do pior, com nevoeiro, motos na reserva....estivemos mesmo em maus lençóis. Abc e obrigado pelo relato.
até já fiquei apeado na IC5 a 7 kms de Mogadouro e tive de pagar 35 € pela assistência incluindo 5 litros de 95 embora tivesse um litro e meio no depósito mas como era a subir a bomba não puxava, fui abanando o depósito até chegar ao SOS mas não insisti mais pois podia ficar sem bateria de tanta vez que foi abaixo.