Autor Tópico: Malaguti - Gama disponível e promoção de financiamento.  (Lida 3350 vezes)

Agosto 13, 2020, 14:13:09, 14:13
Lida 3350 vezes

saraiva

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Deparei-me com esta publicidade nas histórias do instagram.

Já há por aqui diversos tópicos para alguns dos modelos,  aqui fica um folheto eficaz com a gama disponível em Portugal.

« Última modificação: Agosto 13, 2020, 14:27:23, 14:27 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 13, 2020, 17:25:41, 17:25
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Campanha enganadora?! E não deve ser só esta Malaguti! A ver se a malta não se fica com as contas das motos usadas mas que faça igualmente estas onde possam ser verdadeiramente enganados!

0% sem juros?!
Realmente aparece na tabela o TAN a 0% mas depois cá em baixo fala no TAEG e TAN bem superiores a 0%...

Ora vamos cá ver para o 1º modelo da tabela, a RST 125...

PVP: 4099€
Documentação: 339,13€
Entrada inicial: 0€
Prazo: 36meses
Tan: 0%
Montante financiado: 4438,13€

Prestação: 123,28€
Valor 1ª mensalidade: 390,07€

Nota: nada refere que a 1ª mensalidade é oferta, apenas que não é necessário entrada inicial, ou seja um valor superior para reflectir o valor das mensalidades mais reduzido, pelo que as contas terão de ser feitas sempre a 36 meses.
Aqui vai:

390,07€ (1º mês) + (123,28€ x 35 meses) = 4704,87€   

Falam ainda de uma despesa de 0,5€ em cada recibo respeitante à mensalidade, ou seja...

36 meses x 0,50€ = 18€ a somar aos 4704,87€ e tentar perceber se ainda se terá de adicionar o valor da documentação, ou seja, um valor total de:

4704,87€ + 18€ + 339,13€ = 5062€
Recordam-se qual era o valor PVP ?  :wtf:
Afinal onde estão os "0% de juros" ?

Ou será que sou eu que estou a fazer mal as contas ?!

Ou então a única explicação válida é que quando a marca indica PVP é um valor sem IVA ?!
4099€ x 1,23 = 5041,77€ um valor mais aproximado dos 5062€ aqui do "financiamento com juros 0%"

E agora para picar a malta que anda entretida com o tópico das motos usadas demasiado caras...
Será que uma MT07 indicada com um PVP de 6995€, na prática não signifique até um valor de 8500€ real (teria de fazer as contas para esse modelo) e que ainda assim se alguém pedir 7000€ por uma moto usada com 1 ano pareça afinal assim tão despropositado ? Afinal são 7000€ contra 8500€ reais e não contra os hipotéticos 6995€...
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 17:40:39, 17:40 por 2low »

Agosto 13, 2020, 17:31:33, 17:31
Responder #2

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
Ainda não vi -recentemente - nenhuma destas promoções com sem custos financeiros nas motas.

Quanto menor maior a taxa equivalente, porque os valores fixos representam mais. Neste caso a Taxa Equivalente é quase 15%

« Última modificação: Agosto 13, 2020, 20:45:38, 20:45 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Agosto 13, 2020, 17:35:54, 17:35
Responder #3

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Caro 2low,

A TAN e a TAEG são conceitos muito diferentes.

Extremamente resumido:

-> TAN = % de juro que a financeira ganha por te emprestar dinheiro
-> TAEG = % de encargo extra que terás, alem do valor emprestado, incluindo juros.

O MTIC é calculado a partir da TAEG, onde são incluidos juros, todas as despesas de dossier, comissões de processamento, imposto de selo e afins.

Neste caso, a TAN é efetivamente 0. Assim sendo, o crédito é efetivamente 0% de juros.

Isto não quer dizer que não tenhas despesas associadas ao crédito (TAEG).

Posso-te dar um exemplo muito prático: Se por algum milagre um banco te fizesse crédito habitação sem juros, ias ter que desembolçar uns bons milhares só para despesas de crédito, imposto de selo e comissões de processamento.

Importante não confundir: Um crédito 0% de juros pode ter uma TAEG de 50%... A TAN é que tem que ser obrigatoriamente 0%.

E agora para picar a malta que anda entretida com o tópico das motos usadas demasiado caras...
Será que uma MT07 indicada com um PVP de 6995€, na prática não signifique até um valor de 8500€ real (teria de fazer as contas para esse modelo) e que ainda assim se alguém pedir 7000€ por uma moto usada com 1 ano pareça afinal assim tão despropositado ? Afinal são 7000€ contra 8500€ reais e não contra os hipotéticos 6995€...
Calma com isto. Se eu quiser comprar um veículo de 20.000€, financiado pela Cofidis a pagar em 120 meses, o meu MTIC será de perto de 40.000€.
No entanto, o carro daqui a 10 anos vai valer 10.000€, se tanto.
Portanto sim, é 100% despropositado. O valor de um veículo usado é calculado com base no seu custo em novo, ponto. Se tiver extras, poderá valorizar mas não muito. Se a pessoa fez um crédito e quer recuperar os juros? Temos pena... Senão daqui a bocado o valor das motas em usado duplica, basta argumentar que paguei x anos de IUC + revisões + pneus... Haja bom senso.
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 17:40:02, 17:40 por ThatsMe »

Agosto 13, 2020, 17:40:24, 17:40
Responder #4

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Caro 2low,

Extremamente resumido:

-> TAEG = % de encargo extra que terás, alem do valor emprestado, incluindo juros.

O MTIC é calculado a partir da TAEG, onde são incluidos juros, todas as despesas de dossier, comissões de processamento, imposto de selo e afins.

Neste caso, a TAN é efetivamente 0. Assim sendo, o crédito é efetivamente 0% de juros.

Posso-te dar um exemplo muito prático: Se por algum milagre um banco te fizesse crédito habitação sem juros, ias ter que desembolçar uns bons milhares só para despesas de crédito, imposto de selo e comissões de processamento.

Importante não confundir: Um crédito 0% de juros pode ter uma TAEG de 50%... A TAN é que tem que ser obrigatoriamente 0%.

Obrigado pela explicação!
 :convivio:

Ainda assim pode servir para tentar perceber o porquê das MT07 usadas afinal possam ter um valor que se ajuste ao real valor de uma MT07 adquirida a crédito, que deverão ser quase todas na sua maioria... (comparando MT07 com 1/2 anos)

Mas sobre as campanhas de 0% juros, não deixam de serem enganadores porque um consumidor vai ter a liberdade de pensar que afinal tanto lhe vai custar uma coisa a pronto como outra a prestações... quando na prática tal não ocorre... e o preço final é bem superior ao preço inicial sem financiamento pelo que...
Ou seja... mudam apenas o balde pois a... é a mesma! [como dizia algures... anda meio mundo a enganar o outro meio mundo, é mesmo verdade!]

EDITADO: Se as entidades próprias fizessem o seu papel nada disto aconteceria...
Vamos ver o mesmo anuncio de forma menos enganadora:

Parece a mesma coisa?!
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 17:50:09, 17:50 por 2low »

Agosto 13, 2020, 17:43:40, 17:43
Responder #5

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
Por acaso o folheto tem um erro técnico.

Em baixo refere TAN 14.19%

De qualquer forma aqui concordo com o 2Low. Eu a fazer este negócio tinha em conta a necessidade mensal e a soma de todos os pagamentos.

Acho ainda que este método torna-se um pouco abusivo. Agora deixa-se de se cobrar juros e cobra-se esse valor como dossier, taxa administrativa whatever para dizer que não tem juros..

Agosto 13, 2020, 17:46:06, 17:46
Responder #6

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Caro 2low,

Extremamente resumido:

Obrigado pela explicação!
 :convivio:

Ainda assim pode servir para tentar perceber o porquê das MT07 usadas afinal possam ter um valor que se ajuste ao real valor de uma MT07 adquirida a crédito, que deverão ser quase todas na sua maioria... (comparando MT07 com 1/2 anos)

Mas sobre as campanhas de 0% juros, não deixam de serem enganadores porque um consumidor vai ter a liberdade de pensar que afinal tanto lhe vai custar uma coisa a pronto como outra a prestações... quando na prática tal não ocorre... e o preço final é bem superior ao preço inicial sem financiamento pelo que...
Ou seja... mudam apenas o balde pois a... é a mesma!

Até posso dar um exemplo brutalmente simples, mas que acho que explica bem:

Empresto-te 100€, que me vais pagar em 10 dias, 10€/dia.

Como sou teu amigo, empresto-to sem juros: TAN 0%.

O que vai acontecer é que efetivamente só me vais pagar de volta os 100€ (TAN 0%), mas todas as transferências que me fazes têm um custo de 1€ (TAEG 10%).

Valor financiado: 100€; MTIC: 110€; TAN: 0%; TAEG: 10%

Por acaso o folheto tem um erro técnico.

Em baixo refere TAN 14.19%

De qualquer forma aqui concordo com o 2Low. Eu a fazer este negócio tinha em conta a necessidade mensal e a soma de todos os pagamentos.

Acho ainda que este método torna-se um pouco abusivo. Agora deixa-se de se cobrar juros e cobra-se esse valor como dossier, taxa administrativa whatever para dizer que não tem juros..

Não reparei nesse detalhe do folheto.

De qualquer das formas sim, concordo que isto é puro marketing. Não interessa que não tenha juros, interessa é o MTIC (montante total imputado ao cliente).

É a mesma coisa que dizer que o custo da mota é 10000€, quando para a tirar do stand precisas de 10500€.
« Última modificação: Agosto 13, 2020, 17:48:46, 17:48 por ThatsMe »