Autor Tópico: Passeio de 4 dias - sugestões?  (Lida 4500 vezes)

Agosto 18, 2020, 23:46:12, 23:46
Lida 4500 vezes

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Boas companheiros.

Tenho estado a pensar agora no final de Setembro quando o calor acalmar um pouco estou a pensar tirar 3 dias de férias e aproveitando um do fim de semana fazer um passeio de 4 dias.

Já a algum tempo que ando a querer fazer a Serra da Estrela de mota, embora para isso não precise dos 4 dias... Pelo que se quiserem fazer algumas sugestões ou dar dicas de lugares a visitar estou aberto a sugestões.

Ou dicas e lugares a visitar tendo em conta a Serra da Estrela (por exemplo 2 dias na Serra mais dois dias noutro lado) e alguns percursos complementares na zona, ou mesmo um percurso completamente distinto para os 4 dias.

A minha ideia é viajar de manhã até perto da hora de almoço. almoçar perto do local a pernoitar de forma a poder usar o hotel para descansar um pouco e visitar alguma coisa nas redondezas e  ir progredindo assim. Estou a contar fazer uns 300km por dia, provavelmente mais no regresso dependendo do percurso.

Abraço e venham de lá essas dicas.

Agosto 19, 2020, 00:17:38, 00:17
Responder #1

saurio33

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 24
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Gsxr750
  • Localidade: São João da Madeira
Boas NunoMt,

Eu optaria por algo diferente, embora a região envolvente da Serra da Estrela seja muito interessante, com a Covilha e Guarda pelo meio.
A minha sugestão seria mais junto à costa, e rumo ao norte de país. Considerando os 4 dias, talvez a primeira noite fosse passada entre Aveiro e Porto, por exemplo na Feira ou S.Joao da Madeira, de onde podias partir para o lado da costa, num passeio a S. Jacinto, ou para a Serra, a Freita, depois Arouca (passadiços do Paiva) e almoço em Alvarenga, terra dos bifes...

destino seguinte, Porto, Viana do Castelo, Monção e Caminha. Dormir na zona de Arcos de Valdevez ou Ponte da Barca.

Dia seguinte visita ao Santuário da sra. da Peneda, passando pelo Mezio. De regresso passar por Soajo, barragem de lindoso e dormida novamente em Arcos, Barca. Eventual ida a Ponte de Lima.

Seguinte, destino (se valer a pena) Geres, por Vila Verde, Amares, Terras do Bouro. Eventual ida a Montalegre almocar.

Depois regresso a casa.
« Última modificação: Agosto 19, 2020, 00:27:26, 00:27 por saurio33 »

Agosto 19, 2020, 01:29:09, 01:29
Responder #2

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Boas
4 dias dá para fazer uma volta pelos picos da europa :yeah:

Agosto 19, 2020, 07:29:30, 07:29
Responder #3

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Boas companheiro.
Deixo te aqui um percurso espetacular ( já fiz algumas vezes pois passo férias nessa zona da beira alta), visto que te interessa fazer a zona da serra da estrela:

Segues pela Guarda e apanhas a estrada ( nacional, claro, pois as AE's só servem para estragar pneu ) que passa por Pinhel e visitas Castelo Rodrigo (vale a pena).
Segues depois até Almendra e aí inicias a famosa N222 ( não vale a pena falar dela, vale sim ir fazê-la de mota !!!!).
Visitas Vila Nova de Foz Côa e continuas na N222 até ao Pinhão (nova paragem ).
Continuas a deliciar-te com o percurso até á Regua  (come-se bem por lá ).
Estamos a falar ( da Guarda á Regua ) de cerca de 170 KMS de estradas espetaculares e paisagens lindíssimas

Depois ficas com a hipótese de continuares na  N222 passando por Resende e Cinfães ( zona da N222 mais "trabalhosa" ao nível motociclístico....hehehe), até Castelo de Paiva onde te aconselho a passar para a margem norte do rio Douro e seguires até á zona do Freixo (Porto) pela também espetacular N108.
Em alternativa, da Régua começas a "descer" em direção a Lamego- Viseu-Coimbra, pois tens também nessa zona estradas/sítios muito bons para um passeio de mota.

Enviado do meu M2003J15SC através do Tapatalk

“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 19, 2020, 08:21:05, 08:21
Responder #4

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Eu cada vez mais acho que 4 dias não dá para ver assim tanto!

È como dizer que fazes a N2 em dois dias, fazes, mas não desfrutas!

Não te esqueças que em Setembro os dias já são mais pequenos!

Uma coisa é 4 dias andar de mota, outra coisa é 4 dias andar de mota e visitar os locais por onde passas!

Atenção, é só uma opinião, desfruta e aproveita!

Falas-te na Serra da Estrela, se pensares que do Seixal a Seia, ou Covilhã, depende por onde fores, são 4 horas de viagem para cada lado!

Um dia já foi!

A Serra não é só uma estrada, que atravessa a serra a meio!

A estrada da torre para Manteigas!

Manteigas a Gouveia, Oliveira do Hospital para a Covilhã!

Isto e muitas outras, além das paragens!

Mas a malta conhece bem a Serra da Estrela, mas nem sabem onde fica Unhais, Cortes, etc, etc!!!

Eu fiz a N2,

1º dia Lisboa - Faro (saímos de Lx as 7 da tarde, fomos dormir a Faro )

2º dia Faro - Abrantes

3º dia Abrantes - Chaves

4º dia Chaves - Lisboa

O único dia que senti que fiz a N2 foi no regresso, que fizemos novamente N2 até Viseu!

Umas paragens com sentido, desfrutar das paisagens e dos locais!

Faz boa viagem, e diverte-te acima de tudo!
Omnia tempus habent

Agosto 19, 2020, 23:16:28, 23:16
Responder #5

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Obrigado pelas dicas. De facto a N222 é a zona do Douro ganhem me têm cativado.

De facto concordo também que comer kms desenfreadamente não é conhecer os locais. Daí a minha ideia de levantar bem cedo, viajar de manhã é depois aproveitar a tarde para descansar e conhecer o lugar onde pernoito.

Enviado do meu RMX2063 através do Tapatalk

Agosto 20, 2020, 09:51:02, 09:51
Responder #6

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Podes sempre aproveitar a zona (Serra da Estrela) para "reconhecimento local" para possíveis locais de passagem/estadia em futuras viagens.

Existem locais muito bonitos da zona que provavelmente já visitaste no passado e que valem demorada atenção.

Vai atualizando.

Agosto 22, 2020, 01:45:14, 01:45
Responder #7

saurio33

• *

• 24
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Gsxr750
  • Localidade: São João da Madeira
Ainda recordo com saudades a concentração dos Lobos da Neve... Uma boa oportunidade para visitar a serra.

Agosto 22, 2020, 07:26:04, 07:26
Responder #8

carlos pereira

• *

• 4
  • Marca Motociclo: keeway
  • Modelo Motociclo: silver blade 125 efi
  • Localidade: porto
Obrigado pelas dicas. De facto a N222 é a zona do Douro ganhem me têm cativado.

De facto concordo também que comer kms desenfreadamente não é conhecer os locais. Daí a minha ideia de levantar bem cedo, viajar de manhã é depois aproveitar a tarde para descansar e conhecer o lugar onde pernoito.

Enviado do meu RMX2063 através do Tapatalk

faz a 222 comeca em gaia ate foz coa e top a viagem ..... eu tou a ver se faco com a minha e ver se junto malta ir ao douro mas vou por dentro desco de baiao mesao frio regua vamos a barragem a varosa ver as escadaria dar ali uma volta almocar e regressar   vimos  pela 222 desde a regua ate ao porto  mas a estrada toda e top fazes ali boa viagem e com belos sitios

Agosto 26, 2020, 14:20:44, 14:20
Responder #10

Rodrigues1

• Visitante
Para mim, aconselho a N222 de Almendra até Vila Nova de Gaia, e refiro-me a este sentido em vez do contrário por ser quase sempre do lado da encosta onde se pode apreciar melhor o rio Douro a partir de São João da Pesqueira.

Já fiz a N2 e a 222 toda e sem querer melindrar ninguém dá mais prazer fazer os 226 kms aproximadamente da N222 percorrendo as suas infindáveis curvas com 70% de vista para o rio Douro tornando o passeio mais fresco nesta altura do ano.

É a minha opinião claro

Edit: Se fosse há uns bons anos atrás não aconselhava pois a tareia seria enorme, estava tão degradada que em vez dos 226 kms faziamos 300 de tantos ziguezaques para evitar os buracos, era como a nacional de Arganil a Coja neste momento ou pior.
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 14:25:10, 14:25 por Rodrigues1 »

Agosto 26, 2020, 17:16:21, 17:16
Responder #11

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
« Última modificação: Agosto 26, 2020, 17:20:00, 17:20 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Agosto 27, 2020, 11:09:11, 11:09
Responder #12

Rodrigues1

• Visitante
Se pretendes mesmo andar pela Serra da Estrela aconselho uma visita a Poço da Broca e praia fluvial de Loriga, ambos têm bar para uma jolinha não sei é se no final de Setembro ainda estarão abertos.

Da Covilhã até Loriga passando por Unhais da Serra e Alvoco da Serra tens umas belas curvas para fazer com a tua CB500X que se vai sentir na sua praia e depois desces para Vide onde irás passar pelo Poço da Broca

Para pernoitar tens a Casa da Glória em Pomares uma das mais baratas da zona e aproveitas para visitar Avô que fica no caminho sendo umas da mais antigas aldeias de Portugal e tem praia fluvial.

O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.

Agosto 27, 2020, 13:02:22, 13:02
Responder #13

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

O Poço do Inferno na Serra da Estrela também é acessível de mota e tem estacionamento perto.

Amigo Rodrigues, este Poço do Inferno é o que fica em Manteigas?
Abraço
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 27, 2020, 15:24:57, 15:24
Responder #14

O Coiso

• **

• 95
    • Andar de Coiso
  • Marca Motociclo: Can-Am
  • Modelo Motociclo: Spyder F3-S
  • Localidade: Lisboa

Abraço

Correcto, à beira de Manteigas. Estivemos lá há dias, por esta altura está seco corre um fiozinho pequenino.

Agosto 27, 2020, 16:58:10, 16:58
Responder #15

Rodrigues1

• Visitante

Abraço

Sim fica perto de Manteigas

Da última vez que lá estive foi de carro há uns 10 anos e salvo o erro foi em Maio, nessa altura devido ao degelo era uma cascata lindíssima.

Nesta altura é normal que corra um fio de água como no poço da Broca.

Para ver cascatas é na Primavera mas não deixa de ser um magnífico passeio né que seja pelas curvas.

Agosto 27, 2020, 17:39:31, 17:39
Responder #16

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Abraço

Correcto, à beira de Manteigas. Estivemos lá há dias, por esta altura está seco corre um fiozinho pequenino.

Abraço

Sim fica perto de Manteigas

Da última vez que lá estive foi de carro há uns 10 anos e salvo o erro foi em Maio, nessa altura devido ao degelo era uma cascata lindíssima.

Nesta altura é normal que corra um fio de água como no poço da Broca.

Para ver cascatas é na Primavera mas não deixa de ser um magnífico passeio né que seja pelas curvas.
Obrigado,
Então é o que eu conheço. Já lá fui umas 3 ou 4 vezes, sempre com um caudal pequeno...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14