Autor Tópico: Sobre a Nacional 222  (Lida 4430 vezes)

Setembro 05, 2020, 14:11:46, 14:11
Lida 4430 vezes

Rodrigues1

• Visitante
Caros amigos

Lembrei-me de abrir um tópico sobre a N222 porque a maioria continua a desconhecer o seu verdadeiro trajecto julgando que termina em Foz Côa quando ainda têm 19 maravilhosos kms para percorrer.

Eu sou Transmontano e não há curva nem monte que eu não conheça pois já lá vou à meio século, a maioria das vezes de carro e de mota apenas nos últimos 9 anos tendo percorrido quase todos os caminhos possíveis.

Para não pensarem que tenho a mania das conspirações leiam o primeiro parágrafo no link abaixo.

https://www.e-konomista.pt/estrada-nacional-222-portugal/

A Estrada Nacional 222, ou EN222, que liga Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa, é considerada uma das estrada mais bonita do mundo. De entre os motivos que fazem esta via nortenha seduzir todos os que a percorrem, está o seu traçado e a sua envolvente paisagística, nomeadamente nos troços ao longo do rio Douro.

Se gosta de conduzir e explorar os mais bonitos cenários do nosso país, não pode deixar de se fazer à Estrada Nacional 222, por muitos comparada à mítica Route 66. Siga o nosso roteiro e viva momentos inesquecíveis na região do Douro.

Depois mais abaixo já dizem a verdade, mas para quem é preguiçoso em ler vai ficar convencido que termina em Foz Côa.

Onde começa e acaba
A Estrada Nacional 222 faz parte da Rede Nacional de Estradas, com 226,3 quilómetros de extensão. Começa em Mafamude, no centro de Vila Nova de Gaia e termina em Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Um percurso único a nível mundial, ao juntar três destinos classificados como Património da Humanidade: a Ribeira portuense, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres de Foz Côa.

Já apercorri toda de carro e na Sym Gts 125 e na recente CB500X mas de "Almendra" a Vila Nova de Gaia, inclusive passei dois dias em Boassas  - Cinfães do Douro na casa de férias de amigos.

Há 7 anos atrás eu e o vadio José Antunes andamos 4 dias por Trás os Montes nas 125 e percorremos a 222 de Freixo de Numão até Almendra rumando depois para Barca D"alva pela também excelente N221

Gozem e desfrutem desta magnífica estrada mas no sentido Almendra - Vila Nova de Gaia

Boas curvas
« Última modificação: Setembro 07, 2020, 17:12:01, 17:12 por Rodrigues1 »

Setembro 05, 2020, 21:45:51, 21:45
Responder #1

PBarros

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 Adventure 2018
  • Localidade: Oeiras
Companheiro Rodrigues1, não querendo duvidar de modo algum do teu conhecimento dessa zona ( até porque eu apenas passo férias na zona de Freixo de Numâo de á uns anos a esta parte), apenas gostava de saber onde está o marco que assinala o km 222 em Foz Côa....( estou a pensar se te referes aquele da foto que eu postei  :pensador:)

Cumprimentos ✌️✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 06, 2020, 08:19:08, 08:19
Responder #2

Svitre

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Bom dia, a EN222 começa em V. N. de Gaia e termina em Vila Nova de Foz Côa. Especificamente tem o seu início na união de freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso (local onde actualmente habito) e o seu término é na freguesia de Almendra.

Setembro 06, 2020, 15:50:36, 15:50
Responder #3

Rodrigues1

• Visitante
Vamos lá ver se me faço entender...!

A estrada N222 vai de Mafamute - Vila Nova de Gaia até à rotunda por cima da IP2 quem desce de Numão onde interrompe e começa a N102 a subir até Foz Côa retomando depois na rotunda sul até Almendra.

A N222 entre Foz Côa e Almendra é mais conhecida como IC34 por isso é que muita gente pensa que a N222 termina em Foz Côa.

A contagem dos Kms começa em Mafamute - Vila Nova de Gaia mas de Almendra até Foz Côa começa em Almendra.
« Última modificação: Setembro 06, 2020, 15:51:51, 15:51 por Rodrigues1 »

Setembro 06, 2020, 16:38:22, 16:38
Responder #4

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
"A estrada N222 vai de Mafamute - Vila Nova de Gaia até à rotunda por cima da IP2 quem desce de Numão onde interrompe e começa a N102 a subir até Foz Côa retomando depois na rotunda sul até Almendra."

Até aqui tudo certo 👍

"A N222 entre Foz Côa e Almendra é mais conhecida como IC34 por isso é que muita gente pensa que a N222 termina em Foz Côa."

Nunca reparei em nenhum IC34 , nem por lá vi placas disso...

"A contagem dos Kms começa em Mafamute - Vila Nova de Gaia mas de Almendra até Foz Côa começa em Almendra."

Aqui não estou em sintonia....os KMS continuam a partir dessa rotunda sul, se bem te lembras está logo ali o restaurante "Dallas" ( +- km 206/207), depois sensivelmente a meio caminho entre o "Dallas" e a ponte sobre o rio Côa tens a placa do km208
No fim termina no km 222 já perto da entrada de Almendra.

Resumindo, o que verdadeiramente interessa é que é uma estrada fantástica e que merece ser percorrida, de preferência de mota 😁🏍️✌️.
No que toca á questão da câmara de Foz Côa e a sua relação com as outras localidades, não ponho isso em causa, mas penso que o marco de xisto do Moto Clube do Côa está no sítio certo, embora peque por não referir a localidade de Almendra como terminus da N222.

Cumprimentos Rodrigues1 e boas curvas✌️✌️

Setembro 06, 2020, 19:25:50, 19:25
Responder #5

Rodrigues1

• Visitante
"A estrada N222 vai de Mafamute - Vila Nova de Gaia até à rotunda por cima da IP2 quem desce de Numão onde interrompe e começa a N102 a subir até Foz Côa retomando depois na rotunda sul até Almendra."

Até aqui tudo certo 👍

"A N222 entre Foz Côa e Almendra é mais conhecida como IC34 por isso é que muita gente pensa que a N222 termina em Foz Côa."

Nunca reparei em nenhum IC34 , nem por lá vi placas disso...

"A contagem dos Kms começa em Mafamute - Vila Nova de Gaia mas de Almendra até Foz Côa começa em Almendra."

Aqui não estou em sintonia....os KMS continuam a partir dessa rotunda sul, se bem te lembras está logo ali o restaurante "Dallas" ( +- km 206/207), depois sensivelmente a meio caminho entre o "Dallas" e a ponte sobre o rio Côa tens a placa do km208
No fim termina no km 222 já perto da entrada de Almendra.

Resumindo, o que verdadeiramente interessa é que é uma estrada fantástica e que merece ser percorrida, de preferência de mota 😁🏍️✌️.
No que toca á questão da câmara de Foz Côa e a sua relação com as outras localidades, não ponho isso em causa, mas penso que o marco de xisto do Moto Clube do Côa está no sítio certo, embora peque por não referir a localidade de Almendra como terminus da N222.

Cumprimentos Rodrigues1 e boas curvas✌️✌️

Companheiro PBarros muita coisa mudou ao longo dos 50 anos que vou a Trás os Montes, vim muito novo para Lisboa mas continuo a ir lá todos os anos porque tenho família em Freixo de Numão e Valpassos terra natal do meu Pai.

Desconheces a IC34 porque não é do teu tempo mas estava planeada passar por cima da N222

https://pt.wikipedia.org/wiki/IC34

Quanto aos marcos em chapa colocados ao longo da N222 depois de Foz Côa ( antes não encontras nenhum ) foram colocados recentemente e não são os verdadeiros marcos de pedra colocados pela Junta Autónoma das Estradas, esses estão na sua maioria escondidos pelo mato e se um dia passares por lá e olhares com atenção vais reparar na contagem decrescente até Almendra.

Quanto ao marco de xisto não me lembro de a ver, deve ter sido colocada este ano que não passei por lá mas tenho razão ou não...? se termina em Almendra porque razão colocam o mapa a terminar em Foz Côa..???

Também não sei se a contagem dos kms contam com o troço da N102 porque se assim for está errado.

Não me recordo se foram 226 ou 236 kms no total quando a fiz toda, coloquei a odómetro a zero mas contei com a N102.

É como dizes, o que interessa é partilhar os momentos deste magnífico trajecto, apenas serviu de desabafo pois detesto injustiças da parte de algumas câmaras.

Cumprimentos

:convivio:

Setembro 06, 2020, 21:27:43, 21:27
Responder #6

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
Compreendo o desabafo, pois também não gosto de injustiças.
E sim, o que interessa é irmos até lá muitas vezes...😆😆

Eu passo férias na Fonte Longa...por certo conheces...😁😁
Ainda na quinta feira bebi café em Freixo, num novo café 200m abaixo da capela de S. Sebastião...
Cumprimentos e boas curvas ✌️✌️

Setembro 07, 2020, 10:21:30, 10:21
Responder #7

Rodrigues1

• Visitante
Compreendo o desabafo, pois também não gosto de injustiças.
E sim, o que interessa é irmos até lá muitas vezes...😆😆

Eu passo férias na Fonte Longa...por certo conheces...😁😁
Ainda na quinta feira bebi café em Freixo, num novo café 200m abaixo da capela de S. Sebastião...
Cumprimentos e boas curvas ✌️✌️

O café pastelaria salvo o erro é da família Esperança numa moradia isolada e com ótima esplanada.

Conheço duas Fonte Longa, uma perto da Touça e Carrazeda de Anciães.

Decerto que te referias a Touça por estar mais perto de Freixo.

:convivio:

Setembro 07, 2020, 13:11:12, 13:11
Responder #8

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
É essa mesmo a pastelaria, e sim é essa Fonte Longa a seguir á Touça.
 :nice: :nice:
Cumprimentos ✌️

Setembro 13, 2020, 14:05:43, 14:05
Responder #9

O Coiso

• **

• 95
    • Andar de Coiso
  • Marca Motociclo: Can-Am
  • Modelo Motociclo: Spyder F3-S
  • Localidade: Lisboa
a última chapa ao km 222 com referência à N222 já perto de Almendra e até onde há bem pouco o único sítio onde se colavam os autocolantes.

O marco que colocaram recentemente está uns metros mais adiante junto à Cruz da Anelha (entroncamento com a estrada que desce à estação) no limite de Almendra.

O percurso em mapa com pontos de interesse
https://www.andardecoiso.pt/site/n222-a-melhor-estrada-do-mundo/roteiro
« Última modificação: Setembro 13, 2020, 14:06:49, 14:06 por O Coiso »

Setembro 13, 2020, 19:24:33, 19:24
Responder #10

Rodrigues1

• Visitante
Curioso...como é que o km 222 pode estar em dois lados.

:pensador: