Agora abrangendo outras áreas sem ser o motociclismo, investirmos em painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo da EDP ou outro fornecedor, com um custo de material/instalação a rondar os 2500€ para ter uma poupança ANUAL de entre 75€ a 100€, pode significar que face à normal exigência de manutenção e da garantia não ser na sua maioria alargado a pelo menos 25anos, pode ser ilusão que se está a poupar 5/9€ por mês na factura MENSAL de electricidade mas com esse custo significativo de inicio. Os painéis solares realmente até baixaram o preço nos últimos 2 anos MAS parece-me um investimento enorme para uma poupança tão reduzida.
Da situação actual onde parece estar tudo iludido com o que representa esta coisa "dos veículos eléctricos", da "sustentabilidade", "do meio ambiente com redução de gases para a atmosfera" etc, por vezes somos encaminhados para as novidades sem nos apercebermos do todo.Agora abrangendo outras áreas sem ser o motociclismo, investirmos em painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo da EDP ou outro fornecedor, com um custo de material/instalação a rondar os 2500€ para ter uma poupança ANUAL de entre 75€ a 100€, pode significar que face à normal exigência de manutenção e da garantia não ser na sua maioria alargado a pelo menos 25anos, pode ser ilusão que se está a poupar 5/9€ por mês na factura MENSAL de electricidade mas com esse custo significativo de inicio. Os painéis solares realmente até baixaram o preço nos últimos 2 anos MAS parece-me um investimento enorme para uma poupança tão reduzida.
Sim, a aquisição de um motociclo eléctrico tem de facto esse lado inequívoco (e benéfico) de custos a médio prazo e onde acrescentaria ao que referiste a questão da isenção de IUC. Até quando não sei..
Citação de: 2low em Fevereiro 24, 2021, 16:41:35, 16:41A XT350 e DR350 parecem-me boa alternativa, embora a XT seja aparentemente e ligeiramente superior a à concorrência da época, é também a talvez mais amiga do alheio... algo que também não quero... mas tem a vantagem de haver peças... Talvez a DR350 que em termos de fiabilidade/qualidade não seja assim tão diferente da Aprilia ETX 350 possa ser uma solução... vou aprofundar, embora seja difícil de as encontrar (em bom estado)...As DR são consideradas bastante superiores às XT em enduro.Pesquisa por "Mondo Enduro", são uns videos de uma aventura planetária nos anos 90, penso que só se encontram os filmes em DVD (que aconselho vivamente, é uma espécie de All way round sem vedetas, nem assistências e mordomias, mas com humor.)Encontrei só esta reportagem de época.Se quiseres algo verdadeiramente left field (aka, para os duros), tens a MZ ETZ 250 (a 2T). Conheço uma acabada de restaurar, quase de certeza a melhor em Portugal, mas não está à venda e também ficaria seguramente fora do budget.
A XT350 e DR350 parecem-me boa alternativa, embora a XT seja aparentemente e ligeiramente superior a à concorrência da época, é também a talvez mais amiga do alheio... algo que também não quero... mas tem a vantagem de haver peças... Talvez a DR350 que em termos de fiabilidade/qualidade não seja assim tão diferente da Aprilia ETX 350 possa ser uma solução... vou aprofundar, embora seja difícil de as encontrar (em bom estado)...
Citação de: Sapiens21 em Março 01, 2021, 07:01:57, 07:01Sim, a aquisição de um motociclo eléctrico tem de facto esse lado inequívoco (e benéfico) de custos a médio prazo e onde acrescentaria ao que referiste a questão da isenção de IUC. Até quando não sei..Claro... Poupar no IUC é um excelente argumento para justificar o "investimento" de 20K ou mais numa moto eléctrica. Só que... o que custa uma destas Zero dá para comprar uma himalayan nova e IUC durante 750 anos!
Estamos a falar de uma moto de aprox. 70cv (não tão longe de uma Ducati Scrambler como a que tens) e que em 5 anos, numa comparação com essa e somente à custa do IUC (mesmo não sendo um argumento isolado, como frisei!), ainda assim representariam 639.10€...a menos.Já no que toca à Himalayan, os números são outros, assim como o serão para outras propostas faladas no tópico e que atravessam quase toda a tabela de IUC.
(....) Como indicas, nunca deve argumento isolado.Mas realidade é indicado de forma isolada de forma recorrente.E este post foi mais um exemplo.(...)
O engraçado é que, neste contexto do modelo eléctrico, foi feita uma leitura de argumento isolado por ti e mais ninguém....
Citação de: Sapiens21 em Março 02, 2021, 07:26:00, 07:26O engraçado é que, neste contexto do modelo eléctrico, foi feita uma leitura de argumento isolado por ti e mais ninguém.... Não entendo o drama.Tal como não entendo até que ponto o comentário ser da minha autoria possa ser problema. Desconheço a existência de alguma regra que me impeça de ser o primeiro a citar ou debater algo que foi escrito por terceiros.E acho que nem sequer fui indelicado ou desadequado na forma como abordei o assunto.Na minha opinião qualquer argumento pode ser "isolado" e dissecado. Podemos isolar a questão dos consumos.E tenho a certeza que numa comparação directa haverá um ponto em que a DSR amortizará a diferença num tempo de vida útil.Podemos isolar a questão dos custos de manutenção.E tenho a certeza que numa comparação directa haverá um ponto em que a DSR amortizará a diferença num tempo de vida útil.Não vejo qualquer problema em se isolar a questão do IUC.Só que jamais amortizará a diferença num tempo de vida útil.Logo, vejo argumento tão ridículo como irrelevante.Para que entendas as minhas contas, usei o exemplo da Scrambler que tu próprio sugeriste.Uma Icon custa 9145EUR. A DSR/BF custa 21230EUR.21230 - 9145 = 12085 euros de diferença entre ambas.12085 da diferença a dividir pelos 127.82 = 94.5 vezes. Sendo anual.. seria isso em anos.Não faz sentido? Pode não fazer para ti.Tal como pode não me fazer sentido considerar sequer o IUC como um tema.E é algo recorrente em diversos tópicos de escolha de primeira moto.
E o mais hilariante é que continuas, sem ter ainda percebido que a minha menção feita lá atrás o foi em conjunto com outras valências de um modelo eléctrico, nomeadamente a questão dos custos por km vs gasolina e também a brutal diferença nos custos de manutenção.
À menos tempo que dura esta "discussão", a Norali chegou à África do Sul e já comprou a mota por lá... muito despachada esta rapariga
....sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...
Citação de: 2low em Março 04, 2021, 09:43:12, 09:43....sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...Nada que uma mudança de sexo e um canal de youtube não facilite!
Citação de: pjmartinho em Março 03, 2021, 19:49:49, 19:49À menos tempo que dura esta "discussão", a Norali chegou à África do Sul e já comprou a mota por lá... muito despachada esta rapariga Como diz o meu amigo seravat72, sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...Mas a escolha está feita e tiradas as duvidas que tinha.