Autor Tópico: 2ª moto - pesquisa de soluções viáveis  (Lida 23517 vezes)

Março 01, 2021, 09:35:42, 09:35
Responder #50

António Teles

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Por sinal procuro também algo que me agrade para saídas fora de estrada em viagens perto de casa e não necesitando olhar ao conforto. A minha opção está entre 50cc e 125cc para serem extremamente leves.
A opção de ser 2ª mota é porque se estiver que estar parada, está sem causar transtorno pelo tempo de espera de peças ou “tempo” para reparar, razão pela qual pode ser velha mas não toda escafiada. Terei um empate de capital de até 1500€. Deixo mais uma sugestão.

Atenção ao vestuário de proteção que se mantém actual.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
« Última modificação: Março 01, 2021, 09:53:51, 09:53 por António Teles »
A ver se paro quieto?! 🏍

Março 01, 2021, 10:27:24, 10:27
Responder #51

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa

Agora abrangendo outras áreas sem ser o motociclismo, investirmos em painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo da EDP ou outro fornecedor, com um custo de material/instalação a rondar os 2500€ para ter uma poupança ANUAL de entre 75€ a 100€, pode significar que face à normal exigência de manutenção e da garantia não ser na sua maioria alargado a pelo menos 25anos, pode ser ilusão que se está a poupar 5/9€ por mês na factura MENSAL de electricidade mas com esse custo significativo de inicio.
Os painéis solares realmente até baixaram o preço nos últimos 2 anos MAS parece-me um investimento enorme para uma poupança tão reduzida.

Impossível deixar passar sem comentar  ;)
2500€ de investimento para 5/9€ de retorno mensal? Nem mesmo com a oferta da EDP (antiga empresa estatal portuguesa, privatizada, vendida a...  uma empresa estatal chinesa), das piores ofertas do mercado. Hoje, num projeto de instalação fotovoltaica tudo o que ficar a mais de 1€ o W creta é caro.
2500€ seriam neste caso 2500 W instalados e para ter de redução na fatura só 5/9€ mensais sabendo que o kW/h custa em média 0.16€ + IVA seria preciso ter muito cuidado e proteger muito bem os painéis dos efeitos nefastos do sol com três camadas de cobertores.  :)
Aliás para muitos 2500 W instalados serão demais tendo em consideração o perfil de consumo numa instalação ligada á rede, sem backup e sem alteração de hábitos.

Não ajuda nada na questão do tópico mas estavas a pedi-las  :D
« Última modificação: Março 01, 2021, 10:30:46, 10:30 por Lourenço »

Março 01, 2021, 10:54:46, 10:54
Responder #52

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Da situação actual onde parece estar tudo iludido com o que representa esta coisa "dos veículos eléctricos", da "sustentabilidade", "do meio ambiente com redução de gases para a atmosfera" etc, por vezes somos encaminhados para as novidades sem nos apercebermos do todo.
Agora abrangendo outras áreas sem ser o motociclismo, investirmos em painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo da EDP ou outro fornecedor, com um custo de material/instalação a rondar os 2500€ para ter uma poupança ANUAL de entre 75€ a 100€, pode significar que face à normal exigência de manutenção e da garantia não ser na sua maioria alargado a pelo menos 25anos, pode ser ilusão que se está a poupar 5/9€ por mês na factura MENSAL de electricidade mas com esse custo significativo de inicio.
Os painéis solares realmente até baixaram o preço nos últimos 2 anos MAS parece-me um investimento enorme para uma poupança tão reduzida.

Fizeste as pazes com os "engravatadinhos" lá das "couves de bruxelas"?
Onde está o habitual discurso azedo acerca deste tema?  :D

Recordo que começaste por pedir sugestões que envolviam um plafond reduzido...
E já estamos a falar não só de motos eléctricas que custam 5x mais que esse plafond, como de toda uma infraestrutura de produção de energia!  :D

Ainda estamos no tema das soluções viáveis para 2ª moto?
Ou já estamos a navegar na maionese?  ;)

Sim, a aquisição de um motociclo eléctrico tem de facto esse lado inequívoco (e benéfico) de custos a médio prazo e onde acrescentaria ao que referiste a questão da isenção de IUC. Até quando não sei..

Claro...
Poupar no IUC é um excelente argumento para justificar o "investimento" de 20K ou mais numa moto eléctrica.  :D

Só que... o que custa uma destas Zero dá para comprar uma himalayan nova e IUC durante 750 anos!  :D

Março 01, 2021, 13:14:31, 13:14
Responder #53

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200

A XT350 e DR350 parecem-me boa alternativa, embora a XT seja aparentemente e ligeiramente superior a à concorrência da época, é também a talvez mais amiga do alheio... algo que também não quero... mas tem a vantagem de haver peças...
Talvez a DR350 que em termos de fiabilidade/qualidade não seja assim tão diferente da Aprilia ETX 350 possa ser uma solução... vou aprofundar, embora seja difícil de as encontrar (em bom estado)...

As DR são consideradas bastante superiores às XT em enduro.

Pesquisa por "Mondo Enduro", são uns videos de uma aventura planetária nos anos 90, penso que só se encontram os filmes em DVD (que aconselho vivamente, é uma espécie de All way round sem vedetas, nem assistências e mordomias, mas com humor.)

Encontrei só esta reportagem de época.

Se quiseres algo verdadeiramente left field (aka, para os duros), tens a MZ ETZ 250 (a 2T).
Conheço uma acabada de restaurar, quase de certeza a melhor em Portugal, mas não está à venda e também ficaria seguramente fora do budget. ;)

Exatamente, a DR no segmento é do melhor que existe, em robustez e em fiabilidade!

A XT é mais confortável, e com mais velocidade de ponta, só ganha mesmo nisso!

Encontrar quem venda uma DR é que não é fácil!

Mas atenção, as de Kick depois de algum tempo paradas é caso para uma boa suadela só para por a trabalha!

A CR250 é do melhor que existe em termos de peso e altura!

A DR350 tem mais uns 10cm que a CR250!
Omnia tempus habent

Março 01, 2021, 19:35:28, 19:35
Responder #54

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, a aquisição de um motociclo eléctrico tem de facto esse lado inequívoco (e benéfico) de custos a médio prazo e onde acrescentaria ao que referiste a questão da isenção de IUC. Até quando não sei..

Claro...
Poupar no IUC é um excelente argumento para justificar o "investimento" de 20K ou mais numa moto eléctrica.  :D

Só que... o que custa uma destas Zero dá para comprar uma himalayan nova e IUC durante 750 anos!  :D

Se reparares no que escrevi, não disse que esse era um argumento isolado na compra de um veículo eléctrico.
Seria aliás uma idiotice se assim fosse....

Aquilo que fiz foi acrescentar mais um argumento a juntar aos custos de utilização vs gasolina, assim como os baixíssimos custos de manutenção, referidos atrás.

Custo esse anual...

Estamos a falar de uma moto de aprox. 70cv (não tão longe de uma Ducati Scrambler como a que tens) e que em 5 anos, numa comparação com essa e somente à custa do IUC (mesmo não sendo um argumento isolado, como frisei!), ainda assim representariam 639.10€...a menos.
Já no que toca à Himalayan, os números são outros, assim como o serão para outras propostas faladas no tópico e que atravessam quase toda a tabela de IUC.  :)

Mas claro, a aquisição de um v.e. ainda tem os seus contras e estou ciente deles.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 02, 2021, 00:36:11, 00:36
Responder #55

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Como já está tudo aborrecido com tanta ADV...

Vai um vídeo OFICIAL de uma verdadeira aventura?

Março 02, 2021, 01:29:53, 01:29
Responder #56

dfelix

• 5006
Estamos a falar de uma moto de aprox. 70cv (não tão longe de uma Ducati Scrambler como a que tens) e que em 5 anos, numa comparação com essa e somente à custa do IUC (mesmo não sendo um argumento isolado, como frisei!), ainda assim representariam 639.10€...a menos.
Já no que toca à Himalayan, os números são outros, assim como o serão para outras propostas faladas no tópico e que atravessam quase toda a tabela de IUC.  :)

Ainda assim, a diferença de preços entre esta Zero e uma Scrambler icon é cerca de 12K.
Oque dá para cerca de 94 anos de IUC ao valor do actual de 128eur que corresponde ao escalão máximo.  :)

O meu objectivo é mostrar que esta questão de "poupar no IUC" é um argumento fútil.
Sobretudo quando comparamos custo de aquisição com uma diferença é considerável.

Como indicas, nunca deve argumento isolado.
Mas realidade é indicado de forma isolada de forma recorrente.
E este post foi mais um exemplo.

Aliás, considerar-se motos acima dos 20K com num contexto em que se limita um budget 6x inferior é bastante discutivel.
Mas isso são outros quinhetos.

Março 02, 2021, 07:26:00, 07:26
Responder #57

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Como indicas, nunca deve argumento isolado.
Mas realidade é indicado de forma isolada de forma recorrente.
E este post foi mais um exemplo.

(...)

O engraçado é que, neste contexto do modelo eléctrico, foi feita uma leitura de argumento isolado por ti e mais ninguém....

É ir atrás, ler com atenção e perceber que foi dado por mim como mais um argumento entre as eléctricas.
Isto no geral, obviamente.

Já no que toca às contas feitas ao IUC entre dois modelos separados por 12k e, como fizeste, argumentar só em redor dos anos que levaria a serem pagos...bem, isso sim é um argumento isolado!!
E sem sentido algum...

Quanto a preços e como já o disse, nas DSR novas são absurdos. Não há outra forma como olhar para pvp praticado.
Enquanto usada e tal como tinha pesquisado aquando da altura em que se começou a falar da mesma, não encontrei uma única em Portugal.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 02, 2021, 18:52:19, 18:52
Responder #58

dfelix

• 5006
O engraçado é que, neste contexto do modelo eléctrico, foi feita uma leitura de argumento isolado por ti e mais ninguém....

Não entendo o drama.
Tal como não entendo até que ponto o comentário ser da minha autoria possa ser problema.  :-\

Desconheço a existência de alguma regra que me impeça de ser o primeiro a citar ou debater algo que foi escrito por terceiros.
E acho que nem sequer fui indelicado ou desadequado na forma como abordei o assunto.

Na minha opinião qualquer argumento pode ser "isolado" e dissecado.

Podemos isolar a questão dos consumos.
E tenho a certeza que numa comparação directa haverá um ponto em que a DSR amortizará a diferença num tempo de vida útil.
Podemos isolar a questão dos custos de manutenção.
E tenho a certeza que numa comparação directa haverá um ponto em que a DSR amortizará a diferença num tempo de vida útil.

Não vejo qualquer problema em se isolar a questão do IUC.
Só que jamais amortizará a diferença num tempo de vida útil.
Logo, vejo argumento tão ridículo como irrelevante.

Para que entendas as minhas contas, usei o exemplo da Scrambler que tu próprio sugeriste.
Uma Icon custa 9145EUR. A DSR/BF custa 21230EUR.
21230 - 9145 = 12085 euros de diferença entre ambas.
12085 da diferença a dividir pelos 127.82  = 94.5 vezes. Sendo anual.. seria isso em anos.

Não faz sentido?
Pode não fazer para ti.
Tal como pode não me fazer sentido considerar sequer o IUC como um tema.
E é algo recorrente em diversos tópicos de escolha de primeira moto.

Março 02, 2021, 20:06:09, 20:06
Responder #59

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
???

Que confusão que por aí vai...

Eu não me referia (de todo) às citações propriamente ditas quando me referia ao isolar de argumento. Já falas em regras e tudo...

Referia-me a este tipo de ideia que vinhas a utilizar:

"Claro...
Poupar no IUC é um excelente argumento para justificar o "investimento" de 20K ou mais numa moto eléctrica.  :D"

Ou seja, pretendi mostrar posteriormente que eras tu próprio que cismavas em ver escrito aquilo que não o foi, isolando a menção do IUC.

E o mais hilariante é que continuas, sem ter ainda percebido que a minha menção feita lá atrás o foi em conjunto com outras valências de um modelo eléctrico, nomeadamente a questão dos custos por km vs gasolina e também a brutal diferença nos custos de manutenção.

Na minha última intervenção neste tópico, quando eu me referia a argumento isolado, estava mais uma vez a falar do argumento isolado do IUC...visto por ti.

Ora aquilo que o meu amigo leu (ou forma como leu, melhor dizendo), já quase transparece que eu estaria a criticar o citar de excertos do que foi escrito.
O que não foi o caso...

E sim, na minha opinião não faz sentido olhar para o IUC como justificativo de compra de um eléctrico, quando feito de forma isolada e esquecendo as tais valências já indicadas atrás.

Dalai Lama

Março 02, 2021, 20:14:16, 20:14
Responder #60

2low

• 5470

Não entendo o drama.
Tal como não entendo até que ponto o comentário ser da minha autoria possa ser problema.  :-\

Desconheço a existência de alguma regra que me impeça de ser o primeiro a citar ou debater algo que foi escrito por terceiros.
E acho que nem sequer fui indelicado ou desadequado na forma como abordei o assunto.

Na minha opinião qualquer argumento pode ser "isolado" e dissecado.

Podemos isolar a questão dos consumos.
Podemos isolar a questão dos custos de manutenção.

Não vejo qualquer problema em se isolar a questão do IUC.
Só que jamais amortizará a diferença num tempo de vida útil.
Logo, vejo argumento tão ridículo como irrelevante.

Para que entendas as minhas contas, usei o exemplo da Scrambler que tu próprio sugeriste.
Uma Icon custa 9145EUR. A DSR/BF custa 21230EUR.
21230 - 9145 = 12085 euros de diferença entre ambas.
12085 da diferença a dividir pelos 127.82  = 94.5 vezes. Sendo anual.. seria isso em anos.

Não faz sentido?
Pode não fazer para ti.
Tal como pode não me fazer sentido considerar sequer o IUC como um tema.
E é algo recorrente em diversos tópicos de escolha de primeira moto.

Vou-me intrometer no vosso debate porque sinto parte da responsabilidade em coisas que fui deixando escritas:

IUC
No meu caso, não é impeditivo nem condiciona uma 1ª escolha/1ªmoto, 127€ não é muito mas é muito isoladamente comparando com restantes motos, de cilindrada ligeiramente inferior mas com capacidades não tão diferentes.
Para uma 2ª escolha/2ªmoto, ter duas motos a pagarem 127€ dá logo 254€, já começa a fazer mossa.
Na eventualidade de uma 2ª moto ficar abaixo de 750cc a despesa com IUC é ligeiramente mais suave, ~184€, sendo uma diferença de 70€.
Pode não ser muito mas na altura do mês que se tenha que pagar os IUC, 70€ pode ser o suficiente para umas compras de supermercado... mensalmente pesa nas contas.
E se se for buscar motas mais antigas com IUC isento ou reduzido face à idade... (com respectiva probabilidade de inversamente aumento de custo de manutenção "expectável e não expectável"...)

MOTO DE MOTORIZAÇÃO DE COMBUSTÃO VS MOTO ELÉCTRICA
Fui eu que também introduzi na equação um modelo eléctrico, o único que me lembro que seja não tão diferente como aptidões semelhantes para a "aventura", embora o custo de aquisição seja o quadruplo da Royal Enfield, embora... julgo pertinente equacionar um motociclo eléctrico se todos os custos forem envolvidos na equação para uma perspectiva de pelo menos 5 anos de utilização e pelo menos 10.000km anual:
Atendendo com a crescente publicidade à utilização de motociclos eléctricos há que procurar se as diferenças de custos pode viabilizar ou não a compra desses motociclos eléctricos:
Para 10.000km anual, para um consumo de 4lt/100km (é um valor muito alto na Royal Enfield himalayan pois o normal é abaixo desse valor, nos 3,4lt/100km) isto significa que precisaria de 400LT de gasolina 95 normal, qualquer coisa como 600€.
Pegando nos 600€ e multiplicando pelos 5 anos que são expectáveis de se utilizar esse motociclo, dá aproximadamente um custo de combustível de 3000€.
Para esses 5 anos, o IUC da RE é de 5x~20€=100€
Em termos de manutenção, fazendo as contas (para 5 anos) a 250€ anuais dará 1250€
Em termos de custo de pneus pode ser contabilizado uma ou duas mudas (pneu para offroad tem desgaste rapido em estrada), com um custo estimado de 200€ (já com montagem e calibragem), para 2 mudas dará 400€.
Não me estou a recordar de mais custo envolvidos...
Portanto, na Royal Enfield é de esperar, o custo da moto, se for nova, na versão adventure, há uma promoção a 5300€ (preto e modelo 2019/2020).
Tudo somado na RE... 5300+100+600+1250+400=7650€ (só aquisição da electrica apontada como alternativa era logo 20.000€, uma diferença de ~12500€)
Sem duvida que comparando com o custo de aquisição do único modelo eléctrico equivalente em formato/tipo de moto, obviamente que a eléctrica fica logo fora da equação porque só na aquisição é uma diferença de 15000€ e até surgir rentabilidade do eléctrico face ao de combustão...era preciso muito ano e muito quilometro feito...
MAS há modelos eléctricos que pode compensar! Não este...

MAS já percebi que há dois tipos de contas que se devem fazer conforme a situação de cada um:
- alguém com capacidade para comprar a pronto a moto e pagar tudo a pronto, todos os custos envolvidos podem fazer sentido
- alguém apenas com capacidade para comprar a prestações, o que interessa é o custo que terá de pagar ao final do mês, MESMO que final do negocio ter concluindo com todas as prestações pagas tenha significado uma agravante de 15/20% do valor inicial... (daí que a diferença do IUC ou dos seguros e de tudo possa contar...)
Eu estou a ponderar uma ou outra situação conforme facilite e influencie outras questões de outros assuntos para-lelos.  :D

Tenho uma duvida: motociclos eléctricos são isentos de IUC?

« Última modificação: Março 02, 2021, 20:22:57, 20:22 por 2low »

Março 03, 2021, 11:12:53, 11:12
Responder #61

mivla

• **

• 55
  • Modelo Motociclo: Himalayan 450
  • Localidade: Vila do Conde
Se for posterior a 2007 são totalmente isentos de IUC.

"Híbridos = não têm desconto, escolha gasóleo ou gasolina conforme o caso
GPL/GN = escolha gasolina
Eléctricos = totalmente isentos de IUC"

Março 03, 2021, 17:16:40, 17:16
Responder #62

dfelix

• 5006
E o mais hilariante é que continuas, sem ter ainda percebido que a minha menção feita lá atrás o foi em conjunto com outras valências de um modelo eléctrico, nomeadamente a questão dos custos por km vs gasolina e também a brutal diferença nos custos de manutenção.

Eu percebi o que mencionaste.
Nunca afirmei que estivesses errado.
Só acho a "poupança" no IUC irrelevante para que ser considerado.
E a melhor forma de me explicar passou precisamente por analisar de forma isolada.

Reli novamente o que escrevi atrás.
E não consigo perceber razões para este drama.

Março 03, 2021, 19:49:49, 19:49
Responder #63

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
À menos tempo que dura esta "discussão", a Norali chegou à África do Sul e já comprou a mota por lá... muito despachada esta rapariga  ;)

Março 04, 2021, 09:43:12, 09:43
Responder #64

2low

• 5470
À menos tempo que dura esta "discussão", a Norali chegou à África do Sul e já comprou a mota por lá... muito despachada esta rapariga  ;)

Como diz o meu amigo seravat72, sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...
Mas a escolha está feita e tiradas as duvidas que tinha.

;) :convivio:

Março 04, 2021, 11:33:03, 11:33
Responder #65

dfelix

• 5006
....sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...

Nada que uma mudança de sexo e um canal de youtube não facilite!  :D

Março 04, 2021, 15:10:44, 15:10
Responder #66

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
....sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...

Nada que uma mudança de sexo e um canal de youtube não facilite!  :D

Ou vender um rim...
(estou a brincar naturalmente)

EDIT:
2low "esbarrei" hoje neste video. Não sei se o conheces. Penso que vale a pena dar-lhe uma vista de olhos para "abrir" o apetite.

:smiley:
« Última modificação: Março 05, 2021, 21:55:17, 21:55 por JViegas »

Março 08, 2021, 07:22:06, 07:22
Responder #67

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora

Como diz o meu amigo seravat72, sendo eu um pobretanas há que juntar dinheiro primeiro...
Mas a escolha está feita e tiradas as duvidas que tinha.

;) :convivio:

https://www.facebook.com/commerce/listing/4316579585037959/?media_id=0&ref=share_attachment
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 08, 2021, 12:33:41, 12:33
Responder #68

Wonderboy91

• **

• 117
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias
Camarada, mas a mota ainda não está reservada?  :pensador: