Autor Tópico: CBF 600 vs SUZUKI VSTROM 650 DL  (Lida 5864 vezes)

Maio 28, 2021, 21:04:48, 21:04
Lida 5864 vezes

playerfoxinot

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 118
Ora boas malta, como devem ter visto, fui proprietário de uma UM DSR 125 a mota é engraçada mas realmente queremos sempre mais.
A venda dela contudo nada teve a ver com performance, mas com necessidade, coisas conjugais, mas adiante.

Pois bem , o verão realmente puxa pelo gosto e ja ando para tirar a carta de mota aos anos, tenho sonho de conduzir uma Adventure por esse Portugal, com malas laterais e boa companhia.

Ando de olho nas Suzukis VStrom aos anos, as DL 650 de 2008/2010 penso, com preços a rondar os  4000/5000, foi mesmo amor á primeira vista com esta gaja, mas recentemente estive a ver as CBF 600... DE 2008 também, por essas datas, nada muito recente que não tenho orçamento grande.

Gosto das duas, para já unicamente essas. Podem vir com TRK'S que preço qualidade isto e aquilo, mas não consigo gostar da mota em si, não consigo mesmo, por muito que olhe pra ela e veja videos.

Em relação a estas duas que mencionei, gostava de saber a vossa opinião, a opinião de proprietários, sobre consumos, manutenção delas, IUC's, se dão algum tipo de problemas. Esse tipo de coisas, desculpem chatice.

Por exemplo, gostava de saber até quantos km's é aconselhável comprar uma, há motas com 20 mil a 40/50 mil, o que já acho muito, mas dependera também do uso certo?

Agradecia mesmo a ajuda neste assunto, quero inscrever-me rapidamente para ver se tenho tudo pronto antes de verão para desfrutar dela.

Maio 29, 2021, 01:18:29, 01:18
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Tenho um amigo possuidor de uma VStrom 650 e um outro proprietário de uma CBF600 . Ambos já têm estas suas motas há uma década e nunca ouvi nenhum deles falar em problemas graves com elas e muito menos pensar em trocá-las . Ainda ontem estive com um deles e a mota lá estava ao lado. Ambos já fizeram algumas viagens maiores montados nelas e continuam a usá-las regularmente para o dia-a-dia .
 São 2 óptimos modelos de mota : bonitas, polivalentes, fiáveis, confortáveis , .... . São motorizações diferentes, mas acho que o que sobretudo marca a escolha de uma em detrimento da outra é o 'estilo' e aí é o gosto pessoal que decide.

Maio 29, 2021, 11:30:00, 11:30
Responder #2

playerfoxinot

• **

• 118
Pois fiabilidade de uma e outra não tenho duvidas, é preciso é encontrar um bom negocio.

A questão aqui é os consumos e manutenções.

O amor á primeira vista foi na Suzuki, aos anos que a tenho debaixo de olho, o modelo DL, não os novos.

Mas ha dias em conversa com um colega vi que comprou uma CBF600 de 2005 bonita, robusta, mesmo ao estilo da Suzuki e fiquei a varejar... gostei.

O rapaz diz que os consumos andam nos 4/5L, ora, isso faz o meu carro  8) não queria algo que bebesse muito na verdade e não, não gosto da NC750.

O principal de tudo é arranjar um bom negocio, não pelo preço mas pelo estado dela, como a tratam e fazem as manutenções, tenho receio de comprar a particular, mas num stand é mais caro.

Maio 29, 2021, 12:21:36, 12:21
Responder #3

SARider

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Boas,
 GSX650F aparece por vezes a bom preço no mercado de usados.
 A 1250 é mais raro e pesam os CCs.
R1250RT [K52]

Maio 29, 2021, 12:32:26, 12:32
Responder #4

playerfoxinot

• **

• 118
Não conhecia, não gosto assim tanto, fazem-me lembrar as motos de pista.

Alguma razão por estarem a um preço reduzido no mercado dos usados?

Vi mota de 2011 por 4000€, quando por esse preço compro um DL650 de 2008 prai.

Maio 29, 2021, 18:26:27, 18:26
Responder #5

Luis Salgueiro

• 1797

O rapaz diz que os consumos andam nos 4/5L, ora, isso faz o meu carro  8) não queria algo que bebesse muito na verdade e não, não gosto da NC750.

4 ou 5 lts /100kms é uma média muito boa para uma mota ! A compra de uma mota não pode ser comparada á de um carro. Para mim um carro é um veículo que me leva daqui para ali . Como qualquer pessoa , tento não 'deitar dinheiro à rua' , mas também não perco noites de sono a escolher um carro.
Com as motas é diferente e não é por mais 1 ou 2 euros de gasolina que deixo de comprar uma mota que gosto mais em detrimento de outra mais económica. Com as motas , a paixão sobrepõe-se sempre à razão. Mas 'prontos' , a mota para mim também não é para andar no dia-a-dia.

Maio 29, 2021, 20:06:44, 20:06
Responder #6

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra

Está dentro do segmento da CBF600.
 as GSX650F e 1250FA são basicamente Suzuki Bandits 650/1250, com carenagem completa. Mesma posição de condução, mesma suspensão, mesmo quadro, mesma fiabilidade a toda a prova... Não são de todo motos de pista, embora permitam rolar em autoestrada a velocidades de cruzeiro já muito elevadas.  Para mim  são melhor opção em relação á CBF.

O seu valor em usado esta em linha com o seu valor quando novo, pois o seu preço já era mais acessível. Por cá nunca foram "motos da moda", e talvez por isso não se vejam tanto. 

Em relação á VStrom, vejo a comparação algo difícil, pois são estilos de moto completamente diferentes, e aí será sempre a preferencia e uso que se lhe vai dar.

São boas máquinas, mas a minha opinião não conta porque tenho uma  :lolol:.

Nada como uma boa pesquisa e experimentar uma de cada...

R1250RT [K52]

Maio 30, 2021, 10:44:50, 10:44
Responder #7

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Tenho um amigo possuidor de uma VStrom 650 e um outro proprietário de uma CBF600 . Ambos já têm estas suas motas há uma década e nunca ouvi nenhum deles falar em problemas graves com elas e muito menos pensar em trocá-las . Ainda ontem estive com um deles e a mota lá estava ao lado. Ambos já fizeram algumas viagens maiores montados nelas e continuam a usá-las regularmente para o dia-a-dia .
 São 2 óptimos modelos de mota : bonitas, polivalentes, fiáveis, confortáveis , .... . São motorizações diferentes, mas acho que o que sobretudo marca a escolha de uma em detrimento da outra é o 'estilo' e aí é o gosto pessoal que decide.

Partilho da mesma ideia mas atendendo que estivemos fechados e impossibilitados de andar por ai de moto à conta da pandemia, talvez a Vstrom seja um modelo mais polivalente para nos aventurarmos também em estradas de pior qualidade, em terra batida ou mesmo offroad, ou seja, menos limitados.

Eu escolheria a Vstrom e do segmento de mercado da CBF600 sem duvida que voltaria a uma Kawasaki ER6F 2009/2011.
« Última modificação: Maio 30, 2021, 10:46:13, 10:46 por 2low »

Maio 30, 2021, 17:06:30, 17:06
Responder #8

playerfoxinot

• **

• 118

4 ou 5 lts /100kms é uma média muito boa para uma mota ! A compra de uma mota não pode ser comparada á de um carro. Para mim um carro é um veículo que me leva daqui para ali . Como qualquer pessoa , tento não 'deitar dinheiro à rua' , mas também não perco noites de sono a escolher um carro.
Com as motas é diferente e não é por mais 1 ou 2 euros de gasolina que deixo de comprar uma mota que gosto mais em detrimento de outra mais económica. Com as motas , a paixão sobrepõe-se sempre à razão. Mas 'prontos' , a mota para mim também não é para andar no dia-a-dia.

Não é que precise, pois tenho carro, mas sim gostaria de andar com ela no dia a dia para o trabalho e para algo mais. Não me posso de dar ao luxo de ter uma mota para andar ao fim de semana e estar parada.

Maio 30, 2021, 17:09:38, 17:09
Responder #9

playerfoxinot

• **

• 118

Está dentro do segmento da CBF600.
 as GSX650F e 1250FA são basicamente Suzuki Bandits 650/1250, com carenagem completa. Mesma posição de condução, mesma suspensão, mesmo quadro, mesma fiabilidade a toda a prova... Não são de todo motos de pista, embora permitam rolar em autoestrada a velocidades de cruzeiro já muito elevadas.  Para mim  são melhor opção em relação á CBF.

O seu valor em usado esta em linha com o seu valor quando novo, pois o seu preço já era mais acessível. Por cá nunca foram "motos da moda", e talvez por isso não se vejam tanto. 

Em relação á VStrom, vejo a comparação algo difícil, pois são estilos de moto completamente diferentes, e aí será sempre a preferencia e uso que se lhe vai dar.

São boas máquinas, mas a minha opinião não conta porque tenho uma  :lolol:.

Nada como uma boa pesquisa e experimentar uma de cada...

Pois a boa pesquisa é todos a falar bem das duas  :stuck_out_tongue_winking_eye: e um gajo nem sabe para onde se virar.

A minha paixão era a Vstrom mas vi a Honda e ...ficou ali um bichinho. Além de que já tive Honda PCX e gosto da marca.

O peso da CBF600 é mais leve certo? Tinham-me dito a Vstrom era uma mota pesada. Eu tenho corpo e altura (1.80x93kg) mas inexperiência neste tipo de manuseamentos.

Maio 30, 2021, 17:14:07, 17:14
Responder #10

playerfoxinot

• **

• 118

Partilho da mesma ideia mas atendendo que estivemos fechados e impossibilitados de andar por ai de moto à conta da pandemia, talvez a Vstrom seja um modelo mais polivalente para nos aventurarmos também em estradas de pior qualidade, em terra batida ou mesmo offroad, ou seja, menos limitados.

Eu escolheria a Vstrom e do segmento de mercado da CBF600 sem duvida que voltaria a uma Kawasaki ER6F 2009/2011.

Não tenho interesse em andar off road. 

O meu interesse é mesmo andar no dia a dia, não tenho transito como no Porto e Lisboa, nem sei o que isso é na minha zona, não tenho horas de ponta, é simplesmente malta a ir trabalhar e estradas fáceis de andar.

Tenho gosto principalmente em pegar nela, seja qual for, e sair um dia de manha e descobrir Portugal, passar um fim de semana fora mas montado nela, desfrutar a viagem sem ser autoestrada.

Maio 30, 2021, 20:03:15, 20:03
Responder #11

Luis Salgueiro

• 1797
"Tenho gosto principalmente em pegar nela, seja qual for, e sair um dia de manha e descobrir Portugal, passar um fim de semana fora mas montado nela, desfrutar a viagem sem ser autoestrada."

Ora aí está !  :convivio: 
Mas sendo assim , voltamos ao mesmo ...  :you.bet:, para esse propósito e dentro desses moldes (sem escapadinhas para estradões de terra, etc,  ) qualquer dos modelos se ajusta e a escolha vai mesmo ter que recair no gosto pessoal ou então no melhor negócio (independentemente de qual delas seja) .

Maio 31, 2021, 00:16:32, 00:16
Responder #12

playerfoxinot

• **

• 118
Porque já vi que...no fundo são duas belas maquinas, fiáveis, robustas e capazes.

Vou ter de ir ao encontro da Honda do meu colega. Olhar bem pra ela.

Sobre manutenções, oleos e filtros etc, fica mais ou menos por quanto? O normal claro.

Maio 31, 2021, 02:15:44, 02:15
Responder #13

Reiner

• **

• 269
Porque já vi que...no fundo são duas belas maquinas, fiáveis, robustas e capazes.

Vou ter de ir ao encontro da Honda do meu colega. Olhar bem pra ela.

Sobre manutenções, oleos e filtros etc, fica mais ou menos por quanto? O normal claro.
O melhor é realmente fazer um test drive em cada uma delas....só assim vai fazer uma boa escolha. Mas, pelo seu perfil, vai se encaixar perfeitamente em uma 650 Vstrom...pois o custo de manutenção é mais barato, são 3 litros de óleo e um filtro a cada troca, e as 600/650 , são 4 litros de óleo e um filtro. Mais o filtro de ar, caso necessário.
A 650 Vstrom são 2 cilindros,  perfeita para uma condução tranquila,  porém rápida, e econômica. Já as outras são 4 cilindros e adoram girar em altas rotações, proporcionando altas taxas de adrenalina e velocidade.  A um custo maior em combustível.
Todas são robustas e de pouca manutenção.
Faça o teste.....e boa sorte.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Maio 31, 2021, 07:47:00, 07:47
Responder #14

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
O que te vai fazer escolher, além da estética que é sempre primordial (digam o que disserem), vai ser o tipo de motor.

Um V2 ou um 4L???

O resto é treta, e são as duas "à prova de bala"!!!

A V2 tem um ligeiro pendor para se comportar melhor em estradas degradadas, a 4L rolará melhor em boa estrada.
Depois vem a posição de condução que é diferente nelas. Há mais uma série de pequenas diferenças, que te poderão ajudar a escolher, mas na minha opiião, o tipo de comportamento do motor é o principal factor decisivo, para o uso que dizes que lhe darás.

Boa sorte na escolha!!!!!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 01, 2021, 13:20:26, 13:20
Responder #15

playerfoxinot

• **

• 118
Bem estive a ver cuidadosamente os anúncios das respetivas e o quanto posso dar e por agora é de todo impossível dar 4500 por uma moto só, mais equipamento.

Os valores da Vstrom andam todos acima dos 4500€ e as que estão nos 4000 ou abaixo estão carregadas de KM.

Curioso que as Honda estão nos 3500/3750 mas igualmente uma bela maquina.

Esta semana vou ver a do meu colega.

Junho 07, 2021, 17:52:56, 17:52
Responder #16

jacreis

• **

• 106

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra

Vê o inicio deste Db:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=184.0

lá faço uma comparação entre esses modelos , iniciei-me numa cbf 600sa  e depois passei para a vstrom 650

Espero que ajude

Agosto 10, 2021, 03:24:08, 03:24
Responder #17

playerfoxinot

• **

• 118
Escolha feita, CBF 600 do meu lado, quando tirar a carta faço um DB. ;D

Obrigado a todos.

Agosto 10, 2021, 11:15:47, 11:15
Responder #18

snap

• **

• 184
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Boa, cá esperamos por esse dB.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 10, 2021, 17:23:59, 17:23
Responder #19

playerfoxinot

• **

• 118
Tentarei, é uma muito parecida com o companheiro Sal, mas a minha é de 2005.