Autor Tópico: De Multistrada Enduro nas Dolomitas  (Lida 5003 vezes)

Julho 04, 2021, 18:15:27, 18:15
Lida 5003 vezes

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se em Abril de 2020 não tivéssemos todos em casa, colados a CMTV a ver o fim do mundo, teria feito um tour pelas Dolomites, pelo que agora que a duvida passou de que se iriamos todos morrer da doença passou para se será da cura, estava na altura de concretizar os planos que tinham ficado em standy-by.

A viagem começou com a escolha da máquina a levar. Em circunstâncias normais seria uma R1250GS ou GSA, este ano estava-me a apetecer mudar um pouco pois praticamente todas as viagens foram de GS e resolvi optar pela Multistrada 1260 Enduro, pela qualidade da ciclística, autonomia XXL de 450 litros e capacidades dinâmicas.

Como isto da escolha das maquinas tem sempre muita controvérsia, eu escolho aquilo que gosto mais, sendo melhor ou pior e não preciso de justificar se é melhor ou pior, e digo isto pelos muitos anos que já levo de fóruns, onde se le muita coisa, muita gente abre tópicos indignados por falarem mal da marca X ou Y…. isso é tudo muito giro, mas nos 50 anos de vida já vi muita gente a nadar de Cuba para Miami… ao contrário é que ainda não. Quem gosta, gosta, quem não gostar faz o que quer do seu tempo e dinheiro aquilo que quiser e achar melhor(que é o que eu faço)… respeito a todos vos/nós.

As Dolomitas são talvez um dos melhores para andar de moto, se não o melhor. A quantidade e qualidade de estradas, passes, paisagem é ímpar. E para poder disfrutar ao máximo desta zona maravilhosa resolvi mudar o meu paradigma de viagem do habitual A > B para me centrar na zona de Canazei e durante uma semana usufruir de todas as estradas das Dolomitas e também visitar o mítico passo do Stelvio.

Antes de estar a fazer um fastidioso guia de viagens ou percursos diarios, deixo o mapa abaixo onde cada um dos POI é um lugar digno de visita  :scooter: :scooter:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 04, 2021, 18:19:01, 18:19
Responder #1

TMXR

• 4156

Masculino
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 04, 2021, 18:51:22, 18:51
Responder #2

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Sem palavras... mas muita inveja .
Explico....Depois de andar por todo o lado por todo o mundo profissionalmente, em muitos desses sitios sempre dizia que um dia voltarei para fazer uma visita de duas rodas. Infelizmente a maioria não se materializou e a grande maioria tambem nunca vai ser... alguns ainda vamos ver :) ... por isso quando vejo estes relatos fico com inveja claro mas deixa-me por outro lado todo contente cheio de esperança que não é assim difícil  :) :) :)
Obrigado pela partilha e continues a inspirar aqui o pessoal!
Boas curvas

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 04, 2021, 19:10:29, 19:10
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Roubando as palavras ao Cross: inspiras e de que maneira a malta!

Pessoalmente ainda não me sinto seguro de me aventurar em algo para fora de Portugal enquanto andamos nesta coisa do Covid... apesar de já ter a primeira dose de vacina...
Mas quando isto aliviar, se se proporcionar não me importava de me colar numa tua próxima ida a esse sitio...  :D

Pelo que... resta as "pequenas voltinhas de um dia" por Portugal.

Julho 04, 2021, 19:52:05, 19:52
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
Em relação ao COVID está tudo muito tranquilo. As pessoas estão a voltar a fazer a vida normal. Estive na Alemanha, Suíça, Bélgica, Espanha, França e Itália e na grande maioria dos locais na rua já não se usa máscara, apenas dentro de casa.

Neste momento uma viagem destas faz-se com muita tranquilidade.

Obviamente, os principais obstáculos são o tempo e o dinheiro.

No meu caso, o tempo e sempre contado e o problema são sempre as ligações de Portugal para Itália e regresso que implica sempre a perca de 4 dias… infelizmente este anos devido à quebra de actividade profissional devido ao Covid pude dispor de 15 dias

No segundo, os Euros são para ser bem gastos… não gosto de esbanjar dinheiro. E um custo incontornável e sempre o valor da deslocação para chegar e voltar, sobretudo agora que o petróleo regressou a cotações mais normais e que os estados esqueceram que tinham forçado o aumento de impostos sobre os combustíveis para não perder receita quando estes estiveram baixos (para o la de cá, os governantes tem sempre este tipo de esquecimento)

Outro custo e o das dormidas, aqui pode se sempre optar pelo campismo ou outra opção mais económica tipo Airbnb

Acho que o importante é ir… se não for as Dolomites, ao Vercors, a grand route des Alps, Pirineus, Picos, N2, serra da Estrela ou Arrábida  :nice:

Mas não deixem ficar no sonho…. Vão! Porque não sabem se para o ano poderão ir ou não. Se não puderem ir de moto, vão de carro, de scooter ou até de bicicleta… o que interessa é ir  :nice: :convivio:

Julho 04, 2021, 20:10:21, 20:10
Responder #5

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1578

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Cannazzei, muito bem escolhido.
Central como Selva-Val Gardena, dentro do "Sella Ronda",  mas muito mais em conta e se calhar com mais vida à noite.
Esta zona,  junto com Morzine/Avoriaz-Portes du Soleil é muito apreciada pelos esquiadores, no Inverno,  pois as pistas são feitas de forma a se fazerem curcuitos interpretativos e raramente se passa pelo mesmo local. Sai se do hotel, calçam-se os skis e chega se ao final do dia com uns bons 50-100 km feitos,  por paisagens lindíssimas.
No verão, esse paraíso,  volta se para as duas rodas e tem-se muito por onde andar.
Além das estradas magníficas e das paisagens,  tens aldeias históricas onde nem sabias que, por exemplo foram assinados os concílio de Trento, ou restos dos abrigos e trincheiras da 1° Grande Guerra, glaciares como o Marmollada, quintas agrícolas onde se produz queijo e as maçãs que vemos às vezes no supermercado (Val Venosta é aí mesmo ao lado e está  cheio de pomares), tens a cidade Olímpica de Cortina d'Ampezzo, tens Bolzano (onde quase só falam Alemão) e um largo etc.
E para lá chegar e de lá sair tens também muito para ver (Lago de Commo, Milão, Turim, etc.).
Parabéns pelas fotos relato. Uma vez mais é de ficar de água na boca.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Julho 04, 2021, 20:11:59, 20:11
Responder #6

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1578

Masculino
E já agora, que tal a MS? Que nem uma luva ou sentiste falta da BM? Abc

Julho 04, 2021, 20:22:39, 20:22
Responder #7

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como já vem sendo habitual...mais uma fantástica partilha por cá deixada.

Que fotos incríveis e que momentos (imagino) terão sido passados nessas estradas.
Estradas essas que, nalguns locais, são mesmo de ir mantendo total atenção...apesar das paisagens levarem a desviar o olhar.

Curvas bem fechadas, inclusivamente com descidas pronunciadas 'a (des)ajudar'...deve ser mato por aí. ;)

Por exemplo naquela foto onde se vê uma Transporter de cor branca, dá para ter ideia do tipo de estrada serpenteada que se pode encontrar...

Obrigado pela partilha.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 04, 2021, 21:33:50, 21:33
Responder #8

TMXR

• 4156

Masculino
O Joao conhece bem!!!

E isso tudo! Trento, Cortina, Cadore, os picos de Lavaredo... esta zona suporta bem uns quantos dias de estadia. Certamente nao vao dar o tempo por mal empregue

Conheco tambem bem a zona, ja fiz la varias temporadas... inclusive antes de ir para la andar de moto, ia para la andar de carro  :D Em 2017 salvo erro ja tinha estado por aqui a andar de 120GS

A Multistrada foi uma malha. Estava um pouco na duvida quanto ao tanque maior se não ia aumentar muito o peso e dificuldade a baixa velocidade... ate aumenta mas não tao grave, a autonomia é muito simpática, sobretudo nas Autobahn Alemas onde rodei algumas centenas de Kms com velocidades de cruzeiro na casa dos 220/240... as malas rígidas são um excelente upgrade em viagem face as plásticas.

Ao contrario de todas as outras viagens que fiz, nesta por ter circulado em modo lúdico mais em Itália a diversidade de motos é muito maior. A GS ainda é a que se ve em maior numero, mas vê-se muuuuuita Ducati... muita KTM, muita Tiger, muita MT, muita AT e não só de modelos de adventure... muita naked e muita RR... motas novas, velhas, assim assim, bem mantidas, mal mantidas, rainhas de garagem e vagabundas que a unica agua que viram na vida foi a da chuva  :D :D e TUDO A CURTIR em cima delas :convivio:

Deu um gozo muito especial rodar em Italia de Ducati... a cruzar com muitas outras Ducati Italiana e Alemas  :D :D foi bem louco...

Julho 04, 2021, 21:36:13, 21:36
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino

Que fotos incríveis e que momentos (imagino) terão sido passados nessas estradas.
Estradas essas que, nalguns locais, são mesmo de ir mantendo total atenção...apesar das paisagens levarem a desviar o olhar.

Curvas bem fechadas, inclusivamente com descidas pronunciadas 'a (des)ajudar'...deve ser mato por aí. ;)

Por exemplo naquela foto onde se vê uma Transporter de cor branca, dá para ter ideia do tipo de estrada serpenteada que se pode encontrar...

os gradientes sao mesmo extremos e as curvas quase todas em cotovelo. Filmei muita coisa e se tiver disponibilidade por ca deixarei o link para o YT

Julho 04, 2021, 22:16:02, 22:16
Responder #10

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1578

Masculino

...Filmei muita coisa e se tiver disponibilidade por ca deixarei o link para o YT

Isso, isso, que é para ficarmos a babar ainda mais...

Julho 04, 2021, 23:00:33, 23:00
Responder #11

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Fotos magnificas!!!!

Um passeio de sonho com uma moldura de cortar a respiração!!!

Obrigado pela partilha

R1250RT [K52]

Julho 05, 2021, 12:01:59, 12:01
Responder #12

JViegas

• 4723

Masculino
Com muitas saudades de dar um passeio com a minha mota, eis que hoje me ponho a ver e a ler mais um relato teu desta vez, uma nova aventura em locais onde foste feliz com a BMW. E não poderia ser melhor do que com a Ducati.

Só isso é um grande privilégio. Parabéns.

Ainda ontem falava com a minha mulher que apesar de termos dormida Pau (França  junto aos Pirenéus) a vida nunca nos permitiu visitar a família e a zona. Adiamos e justificamos a "não" ida com a miscelânea das "coisas" do dia-a-dia que nos impedem de realizar esta ou outra viagem. Este ou outro sonho.

E os teus relatos, tal como os de outros companheiros, são antes de mais desafiadores para mim que aqui fico a roer-me de inveja (da boa inveja amigo).

Desejo-te "apenas" saúde e sorte para que possas viajar e inspirar outros a fazer.

Obrigado pela partilha que tanto nos engrandece e ao fórum.

Julho 05, 2021, 13:13:50, 13:13
Responder #13

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Muito fixe  ;)
O paraíso para andar de Lambretta.  :convivio:

Julho 05, 2021, 14:26:40, 14:26
Responder #14

TMXR

• 4156

Masculino
Muito fixe  ;)
O paraíso para andar de Lambretta.  :convivio:

E anda la uns grupos de Vespas classicos  :nice:

Fotos magnificas!!!!

Um passeio de sonho com uma moldura de cortar a respiração!!!

Obrigado pela partilha

:nice: :nice: :convivio: :convivio:

Com muitas saudades de dar um passeio com a minha mota, eis que hoje me ponho a ver e a ler mais um relato teu desta vez, uma nova aventura em locais onde foste feliz com a BMW. E não poderia ser melhor do que com a Ducati.

Só isso é um grande privilégio. Parabéns.

Ainda ontem falava com a minha mulher que apesar de termos dormida Pau (França  junto aos Pirenéus) a vida nunca nos permitiu visitar a família e a zona. Adiamos e justificamos a "não" ida com a miscelânea das "coisas" do dia-a-dia que nos impedem de realizar esta ou outra viagem. Este ou outro sonho.

E os teus relatos, tal como os de outros companheiros, são antes de mais desafiadores para mim que aqui fico a roer-me de inveja (da boa inveja amigo).

Desejo-te "apenas" saúde e sorte para que possas viajar e inspirar outros a fazer.

Obrigado pela partilha que tanto nos engrandece e ao fórum.

É ir!

Quando quebrares esse bloqueio vais te arrepender tanto de nao ir antes  ;) Em Pau esta mesmo numa localizacao preveligiada... um pe no pais basco e outro nos altos pirineus  :nice: é estabeleceres um objectivo e uma data e ires... nao te vais arrepender  :convivio: :convivio:

Julho 05, 2021, 18:52:13, 18:52
Responder #15

pjmartinho

• 1639

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Grande viagem e boas fotografias como é habitual nos relatos feitos das viagens :nice:

Só tenho uma questão...

...resolvi optar pela Multistrada 1260 Enduro, pela qualidade da ciclística, autonomia XXL de 450 litros e capacidades dinâmicas...

onde conseguiste encontrar esta preciosidade de mota?  ;)

Julho 05, 2021, 18:58:35, 18:58
Responder #16

TMXR

• 4156

Masculino
Ui…. Nem com camião cisterna atrás  :D 450 kms…. Embora o tanque fosse tao grande que na maioria dos abastecimentos nem me dei ao trabalho de encher até a boca para não ficar com a moto muito top heavy

Mas para comer Kms em AE a velocidades de cruzeiro elevadas e top!

Julho 05, 2021, 19:13:02, 19:13
Responder #17

pjmartinho

• 1639

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Então ainda leva uns 30 litrinhos de gasolina (ou perto disso) de cada vez  :nice:

O ter uma autonomia "decente" é um descanso muito grande em viagens longas.

Julho 06, 2021, 08:21:00, 08:21
Responder #18

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Excelente! Bela partilha, obrigado!

As fotos dão sempre vontade de ir até lá.

É um destino que escrevi na lista!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 06, 2021, 16:24:13, 16:24
Responder #19

xiripiti

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 362
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: AT DCT 2019
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
Mais um relato para nos fazer sonhar e ... fazer ir!

Obrigado pela partilha.  :nice: :nice: :nice:

A viagem foi tb de mota até Itália ou só começou já em Itália?

Recordo de uma parecida de GS mas que na altura, salvo erro, a mota foi enviada por transportador e os kms começaram já só no destino

Julho 06, 2021, 18:44:31, 18:44
Responder #20

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bla Bla Bla, é todos os anos a mesma coisa!

Eu voto pelo BAN do companheiro Tmaxer porque isto é no mínimo provocatório... anda aqui um tipo a ressacar já nem sei há quanto tempo e leva com estes postais ilustrados de estradas de sonho com uma mota fantástica.

Isto não se faz. O meu coração não aguenta tanto bolas!!!

Companheiro Tmaxer que inveja da boa...
Obrigado por nos levares a viajar. :cool:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 07, 2021, 10:16:09, 10:16
Responder #21

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Pois é, todos os anos lá vêm estes relatos para nos atormentar, perder tempo a sonhar, e todas essas misérias! :zangadoplus:

Bem me parecia que não estavas por cá (PT) nas ultimas semanas. Ainda bem que foi por estas razões!
Então agora tens uma MST 1260 Enduro? Grande moto!  :love0001:

A ver se falamos em breve!
« Última modificação: Julho 07, 2021, 10:43:06, 10:43 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Julho 07, 2021, 14:29:41, 14:29
Responder #22

TMXR

• 4156

Masculino
Então ainda leva uns 30 litrinhos de gasolina (ou perto disso) de cada vez  :nice:

O ter uma autonomia "decente" é um descanso muito grande em viagens longas.

Ha alturas em que o deposito de 30 litros da um jeitaço  :D :D :D

Ate dava jeito que as malas laterais tambem servissem de deposito  :lolol:

Excelente! Bela partilha, obrigado!

As fotos dão sempre vontade de ir até lá.

É um destino que escrevi na lista!

:convivio: vale mesmo a pena... para mim, o destino #1 para andar de moto

Mais um relato para nos fazer sonhar e ... fazer ir!

Obrigado pela partilha.  :nice: :nice: :nice:

A viagem foi tb de mota até Itália ou só começou já em Itália?

Recordo de uma parecida de GS mas que na altura, salvo erro, a mota foi enviada por transportador e os kms começaram já só no destino

A viagem foi toda por estrada. Neste momento ha um operador logistico que faz o envio de motos para Milao mas depois tem de se entregar e recolher a moto num armazem que fica a uns 60 Kms de Malpensa, ou seja o servico nao é user-friendly... talvez para o ano que vem apareca uma empresa a prestar este servico como "il faux"  ;)  :convivio:

A viagem é sempre chata, cansativa e um bocado dispendiosa porque em Franca e Italia a gasolina e um pouco cara e é dificil evitar portagens. Apanhar o aviao as 8 da manha, recolher a moto em Malpensa as 11h30 e ao 12h30 estar a almocar a beira lago em Como é priceless  :scooter:

Bla Bla Bla, é todos os anos a mesma coisa!

Eu voto pelo BAN do companheiro Tmaxer porque isto é no mínimo provocatório... anda aqui um tipo a ressacar já nem sei há quanto tempo e leva com estes postais ilustrados de estradas de sonho com uma mota fantástica.

Isto não se faz. O meu coração não aguenta tanto bolas!!!

Companheiro Tmaxer que inveja da boa...
Obrigado por nos levares a viajar. :cool:

Ja somos 2 a pedir o BAN  :D  :D :D Lembrei-me de ti varias vezes por la porque o havia um numero de Guzzis por la a circular bem interessante...

Agora a serio... com atrelado é que agora ninguem tem segura! Colocas a moto no atrelado e levas para onde queres evitando as ligacoes compridas e chatas :nice:

Tambem estou a pensar em comprar um atrelado para 2 motos  :nice: :convivio:

Pois é, todos os anos lá vêm estes relatos para nos atormentar, perder tempo a sonhar, e todas essas misérias! :zangadoplus:

Bem me parecia que não estavas por cá (PT) nas ultimas semanas. Ainda bem que foi por estas razões!
Então agora tens uma MST 1260 Enduro? Grande moto!  :love0001:

A ver se falamos em breve!

Obrigado caro amigo... ja te enviei foto das maquinas que entraram cá para a garagem.... e em breve teremos mais novidades novas  :love0001:  :convivio: :palmas:
« Última modificação: Julho 07, 2021, 14:33:18, 14:33 por TMaxer »