Autor Tópico: Honda CBR 1000RR Fireblade SP & SP2  (Lida 3066 vezes)

Outubro 06, 2016, 10:30:08, 10:30
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Cross

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Boas,

Mais uma maquina "Ícone" da Honda onde sobre sai o cuidado na sua apresentação e nas soluções tecnológicas em especial nas duas versões apresentadas com caracteres diferente para utilizações diferentes.

De certa maneira parece que a Honda quer impor-se em relação à concorrência de uma maneira diferente e em vez de ir pelo caminho de mais potência e velocidade de ponta como as demais, aposta na estabilidade e soluções tecnológicas para fazer a diferença. Se será uma oposta ganha veremos com o resultando dos testes pelos utilizador e o numero de vendas nos próximos tempos.

Para Já umas fotos disponibilizadas pelo kit de imprensa em que se pode ver os detalhes e um pouco da tecnologia aplicada. De notar o ABS dois canais e o escape entre outros detalhes. Até já vem com bateria de lítio!!!  :nice:

Mais bonecos:

SP & SP2 face-to-face







Diferenças hummm...
SP2
Kit racing disponivel
Jantes Marchesini
Cabeça do motor diferente: Valvulas, camara de combustão e pistons

Muita tecnologia derivada da RC213V. Sendo esta também homologada para estrada tem disponível tal como a 213V kit de racing. Mais leve, mais eficiente o motor com materiais mais resistentes... Para quem quer e pode especial para "track days"



Versão SP








Versão SP2









Alguns pormenores técnicos publicados também:

ABS com deteção do angulo de inclinação 


Banco relativamente alto para o tipo de moto


Alterações no motor. Nos pequenos detalhes está as diferenças




Modos condução, Control de tracção, detecção de cavalinhos e eguas  :)


[imghttps://cld.pt/dl/download/a6de4e94-b8d2-418a-8298-df83845d2582/79270_17YM_CBR1000RR_Fireblade_SP_and_SP2.jpg]http://[/img]

Suspensão claro !!!


E o óleo claro....  :diabolico:



Acessórios e opções quanto baste ....
 






Feliz Aniversário!!!


 

ENGINE

Type Liquid-cooled 4-stroke 16-valve DOHC Inline-4

Engine Displacement (cm³) 999cc

No. of Valves per Cylinder 4

Bore ´ Stroke (mm) 76 x 55

Compression Ratio 13:01

Max. Power Output 141kW/13,000rpm

Max. Torque 116Nm/11,000rpm

Oil Capacity 3.4L

FUEL SYSTEM

Carburation PGM-DSFI

Fuel Tank Capacity 16L

Fuel Consumption TBC

ELECTRICAL SYSTEM

Starter Electric

Battery Capacity 12V-4.5AH(Li-ion)

ACG Output 0.42kw

DRIVETRAIN Clutch Type Wet, multiplate clutch

Transmission Type 6-speed

Final Drive Chain

FRAME

Type Diamond; aluminium composite twin spar

CHASSIS

Dimensions (LxWxH) 2,065mm x 715mm x 1125mm

Wheelbase 1404mm

Caster Angle 23.3°

Trail 96mm

Seat Height 820mm

Ground Clearance 129mm

Kerb Weight 195kg

Turning radius -

SUSPENSION

Type Front Telescopic inverted fork with an inner tube diameter of 43mm, and a NIX30 Smart-EC (OHLINS) Front Fork with preload, compression and rebound adjustments, 120mm stroke

Type Rear Unit Pro-Link with gas-charged TTX36 Smart-EC (Öhlins) damper featuring preload and compression and rebound damping adjustment, 60mm stroke

WHEELS

Rim Size Front 17 inch

Rim Size Rear 17 inch

Tyres Front 120/70ZR17 58W

Tyres Rear 190/50ZR17 73W

BRAKES

ABS System Type 2 Channel

INSTRUMENTS & ELECTRICS

Instruments TFT-LCD

Security System HISS

Headlight LED

Taillight LED

 

Boas curvas

Fonte: Honda News




Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 06, 2016, 11:08:07, 11:08
Responder #1

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estou deveras impressionado com a qualidade e conteúdo deste tópico, atendendo a que o modelo acaba de ser apresentado há um par de dias...  :o

Muito bem Cross.   :palmas: :palmas:

A Fireblade 2017 está fantástica... Que motão!!!  :feliz: :feliz:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 06, 2016, 11:48:24, 11:48
Responder #2

pedroareias

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Sim, e as specs e Preço da versão normal?

Até agora tem sido o calcanhar de aquiles de uma moto realmente boa. Se custar o mesmo da S1000RR, então vai voltar tudo ao mesmo.

Se estiver um pouco abaixo, então, sim, foi o tiro mais acertado da Honda em 2016.

Estou deveras impressionado com a qualidade e conteúdo deste tópico, atendendo a que o modelo acaba de ser apresentado há um par de dias...  :o

Muito bem Cross.   :palmas: :palmas:

A Fireblade 2017 está fantástica... Que motão!!!  :feliz: :feliz:
« Última modificação: Outubro 06, 2016, 11:50:27, 11:50 por pedroareias »

Outubro 06, 2016, 13:31:49, 13:31
Responder #3

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Sim, e as specs e Preço da versão normal?

Até agora tem sido o calcanhar de aquiles de uma moto realmente boa. Se custar o mesmo da S1000RR, então vai voltar tudo ao mesmo.

Se estiver um pouco abaixo, então, sim, foi o tiro mais acertado da Honda em 2016.

Não percebo porquê, caro Pedro.  :)
Ainda não existem testes e acho (com todo o respeito) que colocas a tónica toda na potência...  :)

Percebo que a mesma seja ou possa ser relevante neste segmento das SuperSport, mas não é tudo.

Até o Jeremy Clarkson sabe (sem ele ser, admito...um versado na matéria) que nem tudo é Poweeeer.  :cool:

Mas uma coisa te dou razão sem o teres escrito (deste a entender!)...a S1000RR é realmente uma moto fantástica e os testes à dinâmica do chassis e capacidade daquele motor não enganam. Um portento! :nice:
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Outubro 06, 2016, 14:03:11, 14:03
Responder #4

pedroareias

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Não é potência apenas. E gosto imenso da Honda FireBlade, já a vi ao pormenor e sentei-me numa há 2 anos de um companheiro.

Em termos de componentes pode justificar-se uma série especial da Honda FireBlade com preços elevados. Reparem que a Ducati no fundo faz isso com a Borgo Panigale.

O modelo-base que referi normalmente é comparável aos modelos-base de outras marcas e aí é que a competitividade aparece.

Ao mesmo preço, a maioria vai para a BMW.




Sim, e as specs e Preço da versão normal?

Até agora tem sido o calcanhar de aquiles de uma moto realmente boa. Se custar o mesmo da S1000RR, então vai voltar tudo ao mesmo.

Se estiver um pouco abaixo, então, sim, foi o tiro mais acertado da Honda em 2016.

Não percebo porquê, caro Pedro.  :)
Ainda não existem testes e acho (com todo o respeito) que colocas a tónica toda na potência...  :)

Percebo que a mesma seja ou possa ser relevante neste segmento das SuperSport, mas não é tudo.

Até o Jeremy Clarkson sabe (sem ele ser, admito...um versado na matéria) que nem tudo é Poweeeer.  :cool:

Mas uma coisa te dou razão sem o teres escrito (deste a entender!)...a S1000RR é realmente uma moto fantástica e os testes à dinâmica do chassis e capacidade daquele motor não enganam. Um portento! :nice:

Outubro 06, 2016, 18:05:17, 18:05
Responder #5

Sapiens21

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Sem dúvida Pedro.
O preço, mesmo neste segmento onde as contas se fazem com 5 dígitos, tem ainda assim o seu peso.

Mas a influencia daquilo que as conceituadas revistas da especialidade disserem, também valerá quase como "lei".

Onde quero chegar é na explicação de que este novo modelo da Honda efectivamente pode, na prática, justificar em pleno o preço que por ela é pedido...mesmo equiparando-se em termos de custo a essa referência que se chama S1000RR.  :nice:

Enquanto não chegam os testes, numa coisa digo já que é ganhadora...no design!
Que me perdoem, mas não encarrilho com aquela óptica assim meio disforme entre a esquerda e a direita.  :stuck_out_tongue:  Aliás, não é só nesta que a BMW o faz, mas pronto. Há quem aprecie...

A BMW



A HONDA
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Outubro 06, 2016, 19:07:18, 19:07
Responder #6

pedroareias

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Companheiro Sapiens21: ninguém vê a frente da S1000RR, vê-se apenas a traseira  ;)

Outubro 08, 2016, 09:07:15, 09:07
Responder #7

Sapiens21

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 :nice: :nice:

É uma forma de se ver o assunto, mas a verdade é que a determinadas velocidades, quando passam...parecem todas iguais.

É quando estão paradas ou a velocidades capazes de ser apreciadas, que se mostram os detalhes que fazem a diferença.  :nice:
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Outubro 08, 2016, 23:03:09, 23:03
Responder #8

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Companheiro Sapiens21: ninguém vê a frente da S1000RR, vê-se apenas a traseira  ;)

Ao que parece, ainda há umas quantas que vêem a frente da S1000RR pelos espelhos:

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Membro nº14

Outubro 09, 2016, 00:55:49, 00:55
Responder #9

Pianoman

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Nuno, a Ninja H2R não vale...com essa é mesmo batota  ol:

resumo do vídeo: Me-do  :chopper:
Hehehehehe
Não fui eu que fiz o vídeo!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Outubro 09, 2016, 01:41:28, 01:41
Responder #10

pedroareias

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Sim, mesmo a H2 (não a H2R) não passa a S1000RR de 2015.

A H2R é realmente "dopada".

Aprilia RSV4, Ducati 1299, Yamaha R1, Kawasaki ZX-10R não têm mesmo hipótese.




Nuno, a Ninja H2R não vale...com essa é mesmo batota  :lolol:

resumo do vídeo: Me-do  :chopper:

Outubro 09, 2016, 08:19:44, 08:19
Responder #11

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No papel os números podem ser favoráveis à S1000RR, mas na prática manter-se-á essa mesma hegemonia frente a todas elas...??  :)

Não estou só a falar de top-speed, mas da forma como se chega lá em aceleração pura.  :)
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Outubro 09, 2016, 11:05:06, 11:05
Responder #12

pedroareias

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Sapiens21: vou ser franco: a S1000RR é um ICBM, mas a CBR1000RR é a moto a comprar para pessoas normais.

Falando em pessoas normais, mesmo a CBR1000RR deve ser um exagero, uma moto sport equilibrada é a Z1000SX ou a GSX-S1000F.

Todos nós já apanhamos sustos com muito menos  :(

 

No papel os números podem ser favoráveis à S1000RR, mas na prática manter-se-á essa mesma hegemonia frente a todas elas...??  :)

Não estou só a falar de top-speed, mas da forma como se chega lá em aceleração pura.  :)

Outubro 09, 2016, 17:12:28, 17:12
Responder #13

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 :nice: :nice:

Por mim até se poderia substituir o "C" por um "G" de Galactic...que continuavam muito longe do meu estilo de moto.  :)  :tornarseanjinho:

Haverá naturalmente diferenças entre todas, mas neste segmento de mercado...de certeza que nenhuma desilude (na verdadeira essência da palavra), quando se roda o punho com mais convicção.

A aproximação dos 200cv é generalizada, pelo que a dificuldade está em saber colocar esses cavalos todos no chão.
É preciso saber-se o que se está a fazer, pois não é moto para qualquer um.

Quando conduzi a VFR800F e a VFR1200 Crosstourer (não sendo nenhuma delas super sport), já eu senti que ali estava perante motos mais do que suficiente para uns sustos valentes, quanto mais uma de 190 ou 200cv.  :nice:

Aguardemos os testes à nova Fireblade, pois gosto de apreciar estas peças de engenharia e saber o que dizem os experts deste tipo de máquinas.  :nice:
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Novembro 28, 2017, 23:06:09, 23:06
Responder #14

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A marca parece que difundiu muito recentemente pelos concessionários um recall que deve ser levado a cabo na CBR1000RR (e versão SP)

Em causa estão 2.443 unidades pelo potencial perigo de saída de combustível (ou entrada de água) pelo selo de borracha que veda na zona do bocal de enchimento.

Existe um pequeno espaço que não permite que vede completamente e por questões de segurança estão a ser chamadas para rectificação.

Um dos links que aborda o assunto:  https://ultimatemotorcycling.com/2017/11/22/2017-honda-cbr1000rr-recall-fuel-tank-defect/
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Dalai Lama

Março 23, 2018, 13:48:53, 13:48
Responder #15

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Estive a apreciar uma (já com indicação "Vendida") neste passado fim-de-semana.

Deixo umas fotos deste bicho que parece querer devorar ums pistas.  :nice:
Uma moto de competição, legalizada para a estrada.  :nice:













Sim...propositadamente (...e porque há quem tenha sempre algo a dizer sobre o tema) tirei uma foto de pormenor ao cordão de soldadura.   :)

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Março 23, 2018, 14:29:51, 14:29
Responder #16

pedroareias

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A SP1 do meu colega custa 23300€+despesas. Pode ser e provavelmente é um valor justo pelo material que incorpora.

Há alternativas (no mesmo segmento e em segmentos diferentes) que, na minha óptica, são também atractivas.

Em termos de viagens, serenidade, etc, por esse dinheiro compra-se uma H2SX.


PS: mas qual é o problema com a soldadura? O cordão está com óptimo aspecto, gordo e a abarcar o chanfro completamente.
« Última modificação: Março 23, 2018, 14:31:05, 14:31 por pedroareias »

Março 23, 2018, 14:48:38, 14:48
Responder #17

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(....)
PS: mas qual é o problema com a soldadura? O cordão está com óptimo aspecto, gordo e a abarcar o chanfro completamente.

Nenhum. :)
Nem escrevi o contrário.

"Sim...propositadamente (...e porque há quem tenha sempre algo a dizer sobre o tema) tirei uma foto de pormenor ao cordão de soldadura."
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Agosto 06, 2018, 14:15:03, 14:15
Responder #18

pedroareias

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Na comparação em banco, o binário da CBR1000RR é muito competitivo, a potência máxima é baixa, mas a curva é das mais cheias e cai tudo antes das outras superbikes.

Vai contra o que se tem visto da Honda, que costuma apresentar resultados pobres e valores inflacionados, normalmente obtidos muito alto na faixa de rotações, como é o caso da nova CB1000.

Neste caso, apesar da inflação dos números, as curvas mostram alguma saúde:

« Última modificação: Agosto 06, 2018, 16:44:00, 16:44 por pedroareias »

Agosto 06, 2018, 18:14:40, 18:14
Responder #19

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Na ida ao Dynojet as potências caíram todas. O que não constitui surpresa, claro.  :nice:

A curiosidade prende-se na análise da percentagem do que perderam face ao que anunciam...  :nice:

Sobre o gráfico Pedro, existe alguma publicação a fazer a análise dos resultados??  :convivio:
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Dalai Lama

Agosto 06, 2018, 22:05:08, 22:05
Responder #20

pedroareias

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Está muito boa esta versão do motor da Blade. Nota-se que com um pequeno "tuning" fica fortíssima.

A análise global está no Visordown: https://www.visordown.com/feature/road-tests-first-rides/visordowns-2018-superbike-mega-test

Agosto 06, 2018, 23:40:36, 23:40
Responder #21

Sapiens21

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Não fosse o standing start do piloto de ocasião ter sido demasiado mau para ser verdade e...até seria algo interessante de se perceber, em termos de resultado do frente a frente.

A marca imagino que deve ter saído satisfeita na mesma...mas quem fez a festa foram os Eng. do veículo de 4 rodas.  ;)

Tenho a certeza que se o John McGuiness visse aquele arranque perante os seus olhos, iria dar uma lição àquele piloto... :-\

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Dalai Lama

Agosto 08, 2018, 01:51:18, 01:51
Responder #22

pedroareias

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Parece que vem aí uma versão melhorada para 2019, a aproveitar a faixa de rotações que a Honda tem mantido inexplorada:

https://www.bikewale.com/news/35541-2019-honda-cbr1000rr-to-develop-212bhp.html


Agosto 08, 2018, 02:39:58, 02:39
Responder #23

dfelix

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(Ignorando aquele photoshop meio amador)

Parece que vem aí uma versão melhorada para 2019, ...

Voltamos às iterações de 2 anos?
Regresso aos anos 90?
 :)

..., a aproveitar a faixa de rotações que a Honda tem mantido inexplorada:

Para aproveitar a faixa de rotações que "tem mantido inexplorada"... a Honda terá de enveredar pela mesma receita dos outros.
A mais óbvia seria reduzir o curso do motor com o objectivo de produzir mais rotação.

Vejamos as várias opções do segmento ordenadas do menor para maior:

S1000RR - 80.0 mm × 49.7 mm
R1M - 79.0 mm x 50.9 mm
RSV4 - 78.0mm x 52.3 mm
ZX10RR - 76.0 mm × 55.0 mm
GSXR1000R - 76 mm × 55.1 mm
CBR1000RR - 76 mm × 55.1 mm
(excluí a Panigale V4 por não cumprir os critérios de homologação da FIM e portanto não ser uma "verdadeira" superbike)

CBR e a GSXR são as mais conservadores neste aspecto.
Porém a Suzuki deverá tirar partido daquele sistema batoteiro de vvt em conjunto com algum sacríficio extra do material de forma a obter uns ~500rpm a mais cruciais para obter potência pico.

Já as restantes concorrentes são substancialmente mais hiperquadradas.

Não acredito que a Honda vá, tal como fez a suzuki, reinventar um sistema de vvt que contorne regulamentos desportivos.
Um novo motor desenhado de raíz para ser mais rotativo seria a solução.
Embora, uma abordagem muito diferente do que a marca nos tem habituado nos últimos anos. E que em nada corresponderá á estratégia de produzir uma "desportiva orientada ao mundo real" como foi argumento para este modelo de 2017.

Portanto, o ser "versão melhorada" dependerá muito da perspectiva e expectativa do cliente.