Autor Tópico: Dica para Viagem/Passeio em Porto e Região  (Lida 4115 vezes)

Junho 05, 2022, 16:01:50, 16:01
Lida 4115 vezes

Robson

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 220

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Olá pessoal, em primeiro lugar, espero que tópico esteja no forum correto 😁

Estou em Portugal a 10 meses e não conheço Porto e Região, queria aproveitar o feriado da semana do dia 13/Junho como desculpa pra dar uma esticada até lá.

Vai eu e minha esposa e o que der pra levar num top case grande e uma mochila.

Partida é Lisboa e estamos pensando numa viagem de 3 dias (dormir 2 noites lá).

Não queria passar 2,5 dias passeando em Porto por que acho que não teria muita coisa pra fazer pra gastar todo esse tempo.

Estava pensando se os companheiros aqui poderiam dar uma dicas do que fazer lá na região com a moto, algum passeio interessante, algum ponto turístico. Também o caminho de ida e volta, se tem algo que vale a pena dar uma "espiada"

Além do passeio, precisaremos de um lugar pra ficar, onde a moto pode dormir com segurança também. Recomendações de hotel barato é bem vindo.

Não temos horário e nem compromisso e qualquer dica é válida.

Abraços a todos,
Robson

Junho 05, 2022, 19:40:12, 19:40
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Na zona do Porto, fazer o  trajecto Porto/Gaia - Peso da Régua - Pinhão é obrigatório !  :nice:

Junho 06, 2022, 15:08:11, 15:08
Responder #2

Robson

• **

• 220

Masculino
Na zona do Porto, fazer o  trajecto Porto/Gaia - Peso da Régua - Pinhão é obrigatório !  :nice:

Andei pesquisando os lugares sugeridos. Parecem-me bem bonitos. A sugestão é por causa deles mesmos ou do caminho a percorrer? O que  você sugere fazer lá?
Obrigado pela dica 👌

Junho 06, 2022, 15:39:50, 15:39
Responder #3

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Deixo aqui dois percursos que tenho guardados e que já fiz N vezes, ambos fantásticos:
Podes fazer estrada N222 toda, é excelente, podes fazer a N108 que é igualmente excelente, N101 (nunca fiz toda mas a parte perto de Padronelo é qualquer coisa), etc, N2 de chaves até onde calhar, etc.

Aqui no Norte o que não falta é boas estradas.

Junho 06, 2022, 16:09:10, 16:09
Responder #4

nuno_melo

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 16
  • Marca Motociclo: suzuki
  • Modelo Motociclo: vstrom 650
  • Localidade: Gondomar
Se fizer a N222, ir almoçar ao Calça Curta (convém reservar se ainda der) é um pouco acima do Pinhão

Aconselho fazer também a estrada que liga Arouca a São Macário que passa pelo portal do inferno e depois seguir para o alto da serra da freita

Se houver vontade e tempo, o Gerês fica a 80 kms do Porto
« Última modificação: Junho 06, 2022, 16:11:07, 16:11 por nuno_melo »

Junho 06, 2022, 16:50:02, 16:50
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Como não conhece o Porto e tendo apenas 2 dias, parece-me que o pretendido são efectivamente dicas de coisas para fazer no Porto.

- conhecer o cais de gaia e visitar as caves de vinho do Porto

- fazer cruzeiro das pontes

- conhecer estação de São Bento

- conhecer rua Santa Catarina e os Aliados, fazendo o passeio pedonal pela baixa do Porto, visitando a libraria Lello e a torre e igreja dos clérigos. Tomar café no majestic

- conhecer a se do Porto e o palácio da bolsa

- de moto fazer o caminho a beira mar / rio desde a ponte do freixo, seguindo pela av Gustavo Eiffel até ponte D Luís e depois a foz e seguir em direção ao castelo do queijo e conhecer as praias até Matosinhos. Passar o rio pela ponte móvel de Leça e seguir beira mar até o cabo do mundo

Comer a famosa francesinha ou a haver coragem as tripas  :D à moda do Porto, os rojões e o bacalhau. Comer uma pavlova na miss pavlova (se for o seu gosto).

O caminho de ida de Lisboa e uma vez que está de passeio, desaconselho a A1. Sair de Lisboa pela zona oeste e tomar a estrada Atlântica e por Aveiro (ver se tem tempo para tal), ou então seguir pelo IC2 e conhecer Coimbra e Aveiro ou então tentar passar por Arouca

Passeios para o caso de despachar o Porto em um dia só, seria conhecer Braga (incluído bom Jesus) e Guimarães. Tem o parque peneda Gerês que só por por si merece os 2 dias de viagem e tem a N222, saindo do freixo a beira rio e indo até ao pinhão. Até Resende ou Mesao Frio o passeio não e assim tao espectacular que acho preferível deixar para outra viagem e aí conheçer o vale do douro de uma forma menos superficial.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 07, 2022, 14:06:58, 14:06
Responder #6

Robson

• **

• 220

Masculino
Deixo aqui dois percursos que tenho guardados e que já fiz N vezes, ambos fantásticos:
  • Porto - Régua
  • Régua - Mondim de Basto
Podes fazer estrada N222 toda, é excelente, podes fazer a N108 que é igualmente excelente, N101 (nunca fiz toda mas a parte perto de Padronelo é qualquer coisa), etc, N2 de chaves até onde calhar, etc.

Aqui no Norte o que não falta é boas estradas.

Obrigado pelos percursos, vou considerá-los :-)

Junho 07, 2022, 14:09:07, 14:09
Responder #7

Robson

• **

• 220

Masculino
Como não conhece o Porto e tendo apenas 2 dias, parece-me que o pretendido são efectivamente dicas de coisas para fazer no Porto.

- conhecer o cais de gaia e visitar as caves de vinho do Porto

- fazer cruzeiro das pontes

- conhecer estação de São Bento

- conhecer rua Santa Catarina e os Aliados, fazendo o passeio pedonal pela baixa do Porto, visitando a libraria Lello e a torre e igreja dos clérigos. Tomar café no majestic

- conhecer a se do Porto e o palácio da bolsa

- de moto fazer o caminho a beira mar / rio desde a ponte do freixo, seguindo pela av Gustavo Eiffel até ponte D Luís e depois a foz e seguir em direção ao castelo do queijo e conhecer as praias até Matosinhos. Passar o rio pela ponte móvel de Leça e seguir beira mar até o cabo do mundo

Comer a famosa francesinha ou a haver coragem as tripas  :D à moda do Porto, os rojões e o bacalhau. Comer uma pavlova na miss pavlova (se for o seu gosto).

O caminho de ida de Lisboa e uma vez que está de passeio, desaconselho a A1. Sair de Lisboa pela zona oeste e tomar a estrada Atlântica e por Aveiro (ver se tem tempo para tal), ou então seguir pelo IC2 e conhecer Coimbra e Aveiro ou então tentar passar por Arouca

Passeios para o caso de despachar o Porto em um dia só, seria conhecer Braga (incluído bom Jesus) e Guimarães. Tem o parque peneda Gerês que só por por si merece os 2 dias de viagem e tem a N222, saindo do freixo a beira rio e indo até ao pinhão. Até Resende ou Mesao Frio o passeio não e assim tao espectacular que acho preferível deixar para outra viagem e aí conheçer o vale do douro de uma forma menos superficial.

Wow... bastante coisa pra fazer mesmo, talvez os dois dias nem sejam suficientes. Vou fazer uma pesquisa sobre todas as informações aqui postadas e planejar a viagem.
Obrigado a todos  :confetti:

Junho 07, 2022, 14:14:46, 14:14
Responder #8

Robson

• **

• 220

Masculino

Está aí uma coisa bem difícil para mim. Como sou novo em Portugal, não conheço muitos essas estradas e o Google Maps não ajuda, só dá a opção de usar ou não usar portagens.

Quando escolho não usar, ele (Google Maps) me direciona a usar caminhos locais, em meio a cidades, que nada tem para ver.

Vocês conhecem uma alternativa de navegação, que poderia ter o melhor dos dois mundos? Onde fosse mais fácil escolher auto-estrada e não auto-estrada?

Junho 07, 2022, 16:36:38, 16:36
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor de 2 mundos e escolheres o teu percurso gravá-lo num Gpx e depois carregar esse percurso num GPS e seguir o percurso que escolhestes.

Dependendo do tempo que tiveres disponível e tentar decidir que caminho seguir. Se for o IC2, não há nada a ver ou fazer até ao carregado, pelo que é seguir até essa saída da A1 e depois seguir pela nacional. Há alguns pontos turísticos de possível interesse… mosteiro da batalha, Aveiro, Coimbra, Fátima que talvez possa motivar um desvio e chegar ao Porto sem demorar um dia.

Se o objectivo for mesmo fazer curvas e fazer turismo, então o percurso será sempre o mais cénico possível…. Lousa, e seguir N2 até Lamego e depois junto ao douro até ao Porto.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l