Na zona do Porto, fazer o trajecto Porto/Gaia - Peso da Régua - Pinhão é obrigatório !
Deixo aqui dois percursos que tenho guardados e que já fiz N vezes, ambos fantásticos:Porto - Régua Régua - Mondim de Basto Podes fazer estrada N222 toda, é excelente, podes fazer a N108 que é igualmente excelente, N101 (nunca fiz toda mas a parte perto de Padronelo é qualquer coisa), etc, N2 de chaves até onde calhar, etc.Aqui no Norte o que não falta é boas estradas.
Como não conhece o Porto e tendo apenas 2 dias, parece-me que o pretendido são efectivamente dicas de coisas para fazer no Porto.- conhecer o cais de gaia e visitar as caves de vinho do Porto- fazer cruzeiro das pontes - conhecer estação de São Bento - conhecer rua Santa Catarina e os Aliados, fazendo o passeio pedonal pela baixa do Porto, visitando a libraria Lello e a torre e igreja dos clérigos. Tomar café no majestic - conhecer a se do Porto e o palácio da bolsa- de moto fazer o caminho a beira mar / rio desde a ponte do freixo, seguindo pela av Gustavo Eiffel até ponte D Luís e depois a foz e seguir em direção ao castelo do queijo e conhecer as praias até Matosinhos. Passar o rio pela ponte móvel de Leça e seguir beira mar até o cabo do mundoComer a famosa francesinha ou a haver coragem as tripas à moda do Porto, os rojões e o bacalhau. Comer uma pavlova na miss pavlova (se for o seu gosto).O caminho de ida de Lisboa e uma vez que está de passeio, desaconselho a A1. Sair de Lisboa pela zona oeste e tomar a estrada Atlântica e por Aveiro (ver se tem tempo para tal), ou então seguir pelo IC2 e conhecer Coimbra e Aveiro ou então tentar passar por Arouca Passeios para o caso de despachar o Porto em um dia só, seria conhecer Braga (incluído bom Jesus) e Guimarães. Tem o parque peneda Gerês que só por por si merece os 2 dias de viagem e tem a N222, saindo do freixo a beira rio e indo até ao pinhão. Até Resende ou Mesao Frio o passeio não e assim tao espectacular que acho preferível deixar para outra viagem e aí conheçer o vale do douro de uma forma menos superficial.
O caminho de ida de Lisboa e uma vez que está de passeio, desaconselho a A1. Sair de Lisboa pela zona oeste e tomar a estrada Atlântica e por Aveiro (ver se tem tempo para tal), ou então seguir pelo IC2 e conhecer Coimbra e Aveiro ou então tentar passar por Arouca