Autor Tópico: Viseira com ou sem Pinlock  (Lida 10522 vezes)

Outubro 11, 2016, 23:11:17, 23:11
Lida 10522 vezes

Joao_Cruz

• Global Moderator
  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1574

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Quando comecei a andar de moto, não havia capacetes modulares nem pinlocks, nem Goretex, nem proteções para a coluna, nem nada disso.
Não quer dizer que agora não as use e abuse.
A última "invenção" que experimentei foi usar o pinlock na viseira.
Há pouco mais de 1 mês comprei um Neotec e que de origem já vem com esta lamina especial.
Estava à espera do tempo mais frio e húmido para a colocar e usar.

Mas o que é afinal o pinlock?
É uma lamina feita de plastico que se adere à viseira do capacete pelo seu interior e que evita que a mesma embacie.
Na prática evita que estejamos sempre a abrir e fechar a viseira no transito ou quando parados, para evitar que ela embacie.
Funciona e MUITO BEM.
A nível de segurança na condução é muito bom, pois permite-nos estar (ainda) mais concentrado na estrada/transito, sem estar precupado se a viseira vai embaciar no próximo cruzamente/semaforo, etc.
Cada pinlock custa na casa dis 30/40 eur, mas é i m excelente investimento em segurança e comodidade.
(neste aspecto, considero-a como o AC dos carros para desembaciar o parabrisas. Quem usa pela primeira vez, sobretudo em dias de chuva e ambiente saturado de humidade, não quer outra coisa).
Só as viseiras que estão preparadas com os pinos do pinlock, podem receber este sistema.
Existem no entanto kits de adaptação para transformar uma viseira normal em viseira apta para receber a lamina pinlock.

Ter em conta apenas que eles não recomendam o uso a noite (eu de vez em quando fico a ver espelhado...)

Aconselho vivamente este up-grade para quem possa, sobretudo agora para o Inverno.

Um abraço,

João Cruz

Outubro 11, 2016, 23:40:03, 23:40
Responder #1

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Para mim, pinlock SEMPRE!
Uso há alguns anos e não dispenso.
O meu, como o capacete não estava preparado, é de colar.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Outubro 11, 2016, 23:54:49, 23:54
Responder #2

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
"Antigamente" nos dias de Inverno  andava sempre a abrir e a fechar a viseira para desembaciar , agora ... sempre fechada ou sempre aberta !
De facto viajando à noite perde-se um bocadinho de visibilidade estando com a viseira fechada usando pinlock, nada de muito significativo e também (no meu caso) raro de acontecer.

Outubro 12, 2016, 00:00:13, 00:00
Responder #3

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também tenho pinlock e já vinha na altura dentro da caixa do capacete para se instalar.
Como tenho este capacete salvo erro desde 2011, será desde essa altura que nos meses mais frios lhe dou uso.  :nice:

Recomendo totalmente, pois a diferença para melhor é imensa.
Em dias em que as temperaturas baixam dos 10 graus, a sua utilização é quase obrigatória.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 12, 2016, 00:02:07, 00:02
Responder #4

Lone Wolf

• Visitante
Pode não ser a melhor "invenção" para os capacetes... mas para mim é uma das indispensáveis  :nice:

Outubro 12, 2016, 00:12:16, 00:12
Responder #5

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Pois...
Infelizmente o meu AGV não vem com viseira preparada com pinlock  :zangadoplus: mas parece que trás tratamento anti-embaciamento  :pensador:
Realmente não embacia mesmo forçando ao embaciamento mas...Tenho cá a impressão que é coisa para não funcionar muito bem nos dias mais frios e/ou húmidos!
Vamos ver como se porta esse tratamento anti-embaciamento e depois logo digo se vou adquirir nova viseira com pinlock ou não...

Uso no meu LS2 Modular e faz uma enorme diferença.

Outubro 12, 2016, 01:14:00, 01:14
Responder #6

dfelix

• 5005
Por entre dezenas de capacetes que já tive no passado e vários que tenho actualmente, o meu favorito continua a ser um Suomy Vandal que apesar de precisar de reforma... muito me custa desfazer dele.

Por entre conforto, formato e peso... a viseira é também uma das razões porque o adoro.
Pura e simplesmente não embacia.
Não tem cá pinlocks nem outras coisas com nomes pomposos.

Tem algo tão simples como um banho emborrachado no interior que só agora ao fim de alguns anos de utilização começou a ficar visivel nos pontos de fricção com a borracha vedante.
Antes...só passando os dedos se sentia que a textura era diferente.

Não entendo como algo tão simples não é utilizado por mais fabricantes.

« Última modificação: Outubro 12, 2016, 09:37:39, 09:37 por dfelix »

Outubro 12, 2016, 23:25:52, 23:25
Responder #7

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Acaso estarás a falar de uma viseira que tem uma fina (e algo espelhada) camada de irídio?
Não se trata de uma viseira transparente...ou é?  :pensador:

Fiquei curioso com a tua referência ao capacete e mais ainda ao "banho emborrachado no interior".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 13, 2016, 08:59:40, 08:59
Responder #8

rodrigues

• Visitante
Muito útil sem dúvida, raramente ando à chuva mas já tenho saído bem cedo e com frio e nunca embacia.

Não incomoda com sol nem de noite por isso só o tirei para limpar desde que comprei o modular.

Outubro 13, 2016, 10:34:45, 10:34
Responder #9

dfelix

• 5005
Acaso estarás a falar de uma viseira que tem uma fina (e algo espelhada) camada de irídio?

Não.
O irídio é um metal pesado e não é usado em capacetes.

O efeito espelhado com reflexos de várias cores é que foi baptizado de "iridium"...
É meramente cosmético.

Fiquei curioso com a tua referência ao capacete e mais ainda ao "banho emborrachado no interior".

O capacete é exactamente igual a este.
É um modelo antigo e foi já descontinuado pelo fabricante.

A viseira é transparente.
Do lado de fora a textura é perfeitamente normal.
Do lado de dentro sente-se um toque aborrachado.

Como o tenho aqui ao meu lado... partilho uma foto:

Com uma década de utilização intensa está naturalmente um pouco degradado.
A camada interior da viseira já começou a estalar e a descascar nas zonas de fricção com as borrachas vedantes.

Este capacete nunca embaciou.
E portanto nunca precisei de recorrer a pinlocks nem esfregar batatas.

Outubro 13, 2016, 11:47:09, 11:47
Responder #10

acvalent

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 55

Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Andava a debater-me com problemas de embaciamento da viseira nestes últimos dias.
Graças a este tópico descobri a solução.
Depois de a encomendar, na Mototur, hoje foi o dia de a colocar.
Efeito 5*. :cool:
A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Outubro 13, 2016, 13:04:55, 13:04
Responder #11

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Com a foto que postaste já percebi o que aí tens, companheiro dfelix.  :nice:

Isso quase se assemelha a uma fina membrana plástica e que, a olho nú, quase a comparo a uma película aderente que usamos em casa.

Naturalmente que essa terá maior capacidade para resistir ao abrasão, maior capacidade em resistir ao uso continuado e até porventura tenha uma certa capacidade anti-riscos, mas pela imagem deu para perceber o princípio.

No fundo tratar-se-á de uma membrana com maior gramagem (e algum eventual tratamento decorrente de processo químico), que lhe permite resistir e aderir por muito tempo.

Quanto à razão de os fabricantes não adoptarem essa ideia de forma generalizada, talvez nessa foto esteja o próprio esclarecimento e no fundo se queiram furtar a possíveis trocas futuras, decorrentes do accionar de garantia ao serem verificados os primeiros sinais desse "descascar".  :)

Dalai Lama

Outubro 13, 2016, 16:14:34, 16:14
Responder #12

dfelix

• 5005
Isso quase se assemelha a uma fina membrana plástica e que, a olho nú, quase a comparo a uma película aderente que usamos em casa.

Sim... é como se tivesse já de origem uma membrana que faz o mesmo que o pinlock.

Quanto à razão de os fabricantes não adoptarem essa ideia de forma generalizada, talvez nessa foto esteja o próprio esclarecimento e no fundo se queiram furtar a possíveis trocas futuras, decorrentes do accionar de garantia ao serem verificados os primeiros sinais desse "descascar".

Não vás por aí...

Esta é viseira original de um capacete com 10 anos.
Mais do dobro que as boas práticas comerciais sugerem para troca de um capacete!

É vitima de uma utilização regular despreocupada, trackdays, provas do nacional de velocidade, viagens, etc...
Em números redondos tem cerca de 300.000km no curriculo.

Coloquei a foto precisamente porque estando velho e degradado começou a revelar a tal camada interior.
Facilita a compreensão do que pretendia explicar.

Já comprei outros capacetes entretanto, que acabei por guardar no armário, despachar... ou que por serem especificos apenas utilizo ocasionalmente.
Normalmente acabo por voltar a meu velho e fiel Suomy Vandal.
Não é certamente o melhor capacete do mundo. Mas nenhum outro me oferece o mesmo nível de satisfação quanto ao formato, peso, aerodinâmica, qualidade de construção, conforto, etc..
Tanto que tenciono comprar outro igual assim que descobrir algum à venda a preço decente.
« Última modificação: Outubro 13, 2016, 16:22:33, 16:22 por dfelix »

Outubro 13, 2016, 16:41:55, 16:41
Responder #13

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
E se fosse novo e ainda por cima é aí da tua zona, a avaliar pela localidade que indicas debaixo do avatar.  :nice: :nice:

https://www.olx.pt/anuncio/capacete-integral-suomy-vandal-novo-IDzyD5z.html

Dalai Lama

Outubro 13, 2016, 17:02:43, 17:02
Responder #14

dfelix

• 5005
E se fosse novo e ainda por cima é aí da tua zona, a avaliar pela localidade que indicas debaixo do avatar.  :nice: :nice:

Obrigado!
É um excelente negócio... que aproveitaria certamente, não fosse a minha cabeça ser mais pequena.  :)

Outubro 13, 2016, 17:46:28, 17:46
Responder #15

Moto2cool

• 4386
Seja qual for a tecnologia, evitar o embaciamento é sempre uma grande vantagem. No meu caso compro o capacete com pin lock que dá muito jeito na cidade onde as baixas velocidades não facilitam o arejamento. No verão tiro-o para evitar desgaste pelo sol e porque nessa situação não é preciso
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"