Aliás, o processo já está em inversão e a acelerar.
A produção de energia eléctrica pode ser no entanto bastante melhor caso se adoptem medidas para a obter de forma limpa. E também já indiquei neste fórum quais... :)
Agora que as marcas se virararam totalmente para a mobilidade eléctrica e não para o hidrogénio, parece ser consensual.
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Não deixa de ser curioso que a Dinamarca estando entre os produtores de energia eléctrica com base em renováveis (o maior em eólica) tenha dado um passo ao lado e desviado (https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-06-02/denmark-is-killing-tesla-and-other-electric-cars) da tendência..
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É normal, estão a abrir os olhos ao perspectivarem os problemas futuros que a mobilidade eléctrica representa, caso se torne global e exclusiva.
de que se trata os incentivos? abate das velhinhas de combustão com um valor convidativo e desconto na aquisição de substituta electrica?
Não deixa de ser curioso que a Dinamarca estando entre os produtores de energia eléctrica com base em renováveis (o maior em eólica) tenha dado um passo ao lado e desviado (https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-06-02/denmark-is-killing-tesla-and-other-electric-cars) da tendência..
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Pois na realidade o mercado está-se nas tintas para a questão ecológica.
O que o mercado procura é uma solução de mobilidade acessível.
Algo em que os eléctricos prometem mas não cumprem.
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O mercado visto na perspectiva dos consumidores, já coloco umas certas reservas.
Quanto aos eléctricos não cumprirem - e presumo que te refiras primeiramente a autonomia e preço - por enquanto de facto não existe algo relevante a esse nível que leve a colocá-los como opção.
Caro Jmartins,
Já que referes alguma experiência no campo do ar comprimido, pergunto-te como seria numa normal viagem Lisboa-Algarve??
É que custa-me a entender a viabilidade por via do tamanho do depósito capaz de armazenar a necessária quantidade de ar comprimido.
Deslocar uma massa de + de 1 tonelada, com bagage, será difícil...
Mas estou aberto a opinião mais esclarecida... :)
Ainda em relação ás alternativas verdes ao motor de combustão, digo sim, seŕá o eléctrico a opção? Neste momento não me convence.
Se morasse numa cidade comprava uma. Estou farto de dar dinheiro aos chul*s do petroleo :pcbloqueado:
O "problema" é ainda não haver escolhas que se comparem nem de perto aos motores de combustão.
O "problema" é ainda não haver escolhas que se comparem nem de perto aos motores de combustão.
O problema é obrigarem-me a contribuir para esta palhaçada sempre que abasteço.
Desconheço é como seria em termos de amortização desse custo, já que o suporte de montagem, mais painéis solares, mais controlador de carga solar dual, bateria e ficha de ligação específica (entre outros custos), imagino que fosse algo €l€vado para algo em condições.
A C Evolution aparenta ser um belíssimo produto nas eléctricas, mas não a veria como a única onde apostaria os meus €€'s.
:nice:130 000km em Setembro, agora deve estar perto dos 140 000km. São muitos kms para qualquer mota.
Desconhecia a existência de outra "Jonway-EU-R" (não sei bem o que lhe chamar) ;) com já 130.000kms. :ok:
Sobre a Brammo e a Volta, por curiosidade minha, além da corrente/correia trocada conforme plano e pastilhas de travões, exigirá algum tipo de manutenção adicional no motor/baterias ao fim de "X" tempo?
Ou também nessas não há nada para mudar ou mesmo verificar...sei lá, a cada 10.000 ou 12.000kms?
Desculpa tanta questão, mas do que tens conhecimento, essa tua menção é para um custo por hora em manutenção que está em linha com um motor de combustão, ou mais elevado?Não tens que pedir desculpa...
É pena que uma Zero DS/DSR seja tão cara....
Não entendo tamanho valor. :(
Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa...
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A importação de Espanha ou França é uma excelente opção. É possível encontrar modelos semi-novos Bmw ou Zero Ds por cerca de 8 000€. A legalização de VEs não paga impostos.
Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa...
Este assunto tem pano para mangas. Pessoalmente já andei a ver a oferta existente, e a maioria esbarra no armazenamento. Ineficiente, caro e de manutenção elevada...
A exceção parece ser a Powerwall da Tesla, que não sei se já está em comercialização em Portugal... Pelo menos eu tenho n pedidos de contacto e ainda nenhum retorno. Mas estou atento...
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Estar a misturar as coisas com os impostos e taxas que se cobram pelos governos é irrelevante.
Mas o custo de manutenção pode ser superior noutras motas, por exemplo a Brammo e a Volta têm tracção por corrente e correia respectivamente, que têm de ser trocados em intervalos pré-definidos.
Hoje eu apostava na importação de uma BMW C-Evo por cerca de 8 000€ com garantia de fabrica.
O preço por hora é o mesmo. Por vezes cobram tempo que nos parece exagerado. Como não há peças para trocar, as facturas são constituidas quase na totalidade por mão de obra. Deixo aqui 3 exemplos que roubei do DB de um conhecido (espero que ele nao se importe) de uma C-evo.
Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa....
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A importação de Espanha ou França é uma excelente opção. É possível encontrar modelos semi-novos Bmw ou Zero Ds por cerca de 8 000€. A legalização de VEs não paga impostos.
Muito interessante... :nice:
Temos cá no fórum um "especialista" no que toca a trazer motociclos do estrangeiro. ;)
Uma Zero DS por €8.000, sendo semi-novo, diria que é mesmo um preço apetecível. Mais ainda quando se olha para o preço em nova por cá.
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Já agora Marco...tens conhecimento deste tipo de instalações?
https://www.lugenergy.pt/postos-carregamento-carros-electricos/
O preço indicado na imagem que deixo abaixo é em lugar de garagem comum, pelo que presumo que para uma moradia (talvez) fique um pouco mais baixo o custo. Ou será que não? :pensador:
(https://i.postimg.cc/hjPjJTGP/Screenshot-2019-01-01-21-21-49-690-com-android-chrome.jpg)
Estou agora mesmo a instalar 3 paineis para auto-consumo. É o que me parece fazer mais sentido. Devo reduzir a conta da luz em 15€ por mês com um pequeno investimento de 550€.
..., 6kw (ou mais) de painéis solares, um inversor híbrido... são 15 000€ a 20 000€ onde metade da factura sao baterias.
Os meus sao no total 620W, sei que vou oferecer alguns watts a EDP.Estou agora mesmo a instalar 3 paineis para auto-consumo. É o que me parece fazer mais sentido. Devo reduzir a conta da luz em 15€ por mês com um pequeno investimento de 550€.
Cerca de 3 anos até amortizar não é mau.
Mas... quanto geram esses 3 paineis?..., 6kw (ou mais) de painéis solares, um inversor híbrido... são 15 000€ a 20 000€ onde metade da factura sao baterias.
A última vez que andei de volta deste assunto, só cada painel de 300W custava alguns 500 euros.
Para 6kw seria necessário uns 20 paineis desses. O que são alguns 10.000 eur. E tendo em conta que tinham cerca de metro e meio... convém ter um bom telhado para isso.
:)
A questão do armazenamento parece fazer sentido numa caravana, barco ou algo mais isolado...
Numa habitação há sempre possibilidade de vender á rede. Mas não sei que preços estão a praticar hoje em dia.
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Do que vi em reviews, a Brammo tem embraiagem e uma caixa de 6 velocidades convencional.
A ideia deles é preservar a experiência de condução duma moto a combustão, mesmo sendo eléctrica.
Isto implicará certamente manutenção. Apesar de que certamente bem menos regular.
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(....)Próximo passo no fórum...falarmos da instalação de painéis solares e respectivo material para carregarmos um dia o nosso automóvel e a nossa....
Nosso automóvel? :pensador:
Já se tocou no tema dos painéis em vários dos muitos tópicos que este fórum tem sobre a revolução das eléctricas. O mais recente foi aqui (https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4655.msg60570#msg60570).
(....)Os carros ou motas têm um carregador de origem de 10A que permite carregar em qualquer tomada. É lento mas as 7H de horário vazio durante a noite sao suficientes para carregar 100km de autonomia para o dia seguinte.
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...não me parece que resulte em algo especialmente caro em termos de manutenção, já que a maioria é inspeção visual.
Claro que os temas se pegam um bocado, mas isso não há como evitar. :)
Espero que não te importas com o tema da mobilidade eléctrica ou canalizar-se um pouco o conteúdo do fórum nesse sentido.
Esse assobio não é do posto de carga, é um Renault Zoe a carregar
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Do que vi (a partir da página 40), não me parece que resulte em algo especialmente caro em termos de manutenção, já que a maioria é inspeção visual. :)
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Parece-me que é capaz deve ter escapado aquilo que escrevi mais acima e por isso coloco agora a Bold e sublinhado...