Autor Tópico: Alertas de portagens a pagamento (antigas SCUT)  (Lida 6611 vezes)

Outubro 21, 2016, 17:09:12, 17:09
Lida 6611 vezes

Tiago Parracho

• Visitante
Viva,

Penso que este tema pode ser útil para muitos de vós, visto que gostam de fazer passeatas, e embora na maioria dos casos seja preferível fazê-lo pelas Estradas Nacionais, onde se gozam mais as curvas e as vistas  :nice:, mas podem acontecer casos em que tenham de passar nas Auto Estradas com Portagem Exclusivamente Eletrónica (também conhecidas como as antigas SCUT).

É provável que muitos de vós que não saibam bem como funciona, pelo que vou tentar explicar-vos sucintamente.

1. Quem não tem contrato com Via Verde ou com os CTT (utilizando um identificador), é considerado um cliente de cobrança secundária ou pós-pagamento.

Nestes casos, é tirada fotografia à vossa matrícula, ficando a portagem disponível a pagamento por norma 48h após a data de passagem. Tenham em atenção que estas 48h não são vinculativas, pelo que pode acontecer situações em que as portagens apenas são disponibilizadas a pagamento mais tarde.

Após a portagem ser disponibilizada a pagamento, ela pode ser paga durante 5 dias úteis através dos seguintes canais:
- Lojas CTT
- Agentes payshop
- Multibanco (obtendo referência através do site CTT)

2. Como verificaram na informação anterior, não sendo o prazo em que as concessionárias devem enviar as portagens para os CTT vinculativo (as tais 48h), e sendo normal que uma pessoa se esqueça de que passou num troço com portagem ao fim de dois dias, existe agora um serviço que pode ser bastante útil, pois envia um e-mail para o endereço configurado, informando de quantas portagens temos a pagamento, até que data estão a pagamento e quais os valores das mesmas. Este e-mail é enviado todos os dias enquanto existam portagens a pagamento para a(s) matrícula(s) indicada(s), podendo a informação do e-mail ser diferente de dia para dia conforme as portagens vão sendo pagas ou expirem sem ter sido pagas.

Este serviço é gratuito e na minha opinião muito útil, sobretudo para quem como eu, não tem identificador associado à mota, e tem tendência para ser esquecido  :toma:.

Caso queiram saber mais, podem consultar a informação em: http://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/portagens/alerta-de-portagens/index.html

Boas curvas, de preferência sem coimas  ;)

Outubro 21, 2016, 17:37:47, 17:37
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
Tenham em atenção que estas 48h não são vinculativas, pelo que pode acontecer situações em que as portagens apenas são disponibilizadas a pagamento mais tarde.

Tal como pode acontecer só alguns ficarem disponíveis... e os restantes aparecerem com horas ou dias de atraso.

Isto leva a que o cidadão cumpridor ao aceder ao site e extrair o pagamento possa não estar a pagar tudo o que deve.
E bastam alguns centimos de um pórtico esquecido para enviarem uma carta a cobrar com custos administrativos acrescidos.

Este serviço é gratuito e na minha opinião muito útil, sobretudo para quem como eu, não tem identificador associado à mota, e tem tendência para ser esquecido  :toma:.

O serviço não é gratuito.
Pagas custos administrativos e caso pretendas receber a Entidade e Referência via sms pagas mais 30 cêntimos.

O serviço funciona mal.
E esse mau funcionamento ainda á usado para extorquir dinheiro ao utente.

Outubro 21, 2016, 18:21:12, 18:21
Responder #2

salvador99

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Pela app dos CTT tem lá uma opção em que basta adicionar matricula e ir consultando regularmente, e funciona muito bem eh eh eh eh

Enviado do meu Power através de Tapatalk

Outubro 21, 2016, 18:22:20, 18:22
Responder #3

jetsetwilly

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 46

Masculino
  • Marca Motociclo: Kymco
  • Modelo Motociclo: AK 500
  • Localidade: Lisboa
Viva
Mas quem tem identificador tem 30% de desconto por ser motociclo.

É uma questão de contas.

Ab
Pedro

Outubro 21, 2016, 19:21:06, 19:21
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito obrigado pela partilha dessa informação e na cuidada explicação dada, Tiago.  :nice:

Confesso que já me "lixei" aqui há tempos com pórticos no Algarve. E aconteceu pelo motivo mais óbvio...distraído, nem sequer me apercebi da passagem!  :D

Passado um tempo recebo a cartinha para pagar... :napodeser: :napodeser:

Naturalmente que aquele episódio antigo serviu-me de emenda, mas ter a possibilidade de receber um e-mail parece bem pensado. Melhor...talvez só se fosse um SMS. hehe  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 21, 2016, 21:28:19, 21:28
Responder #5

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Informação importante  :nice: quando cmprei a mota pedi logo a via verde, optei pelo contrato em que pago 0,70€ no mês em que uso portagens, nos outros meses não pago nada.
Como normalmente não ando em AE fica-me quase à borla, e se usar não fica demasiado caro ( e tenho o desconto)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 21, 2016, 21:54:30, 21:54
Responder #6

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Informação importante  :nice: quando cmprei a mota pedi logo a via verde, optei pelo contrato em que pago 0,70€ no mês em que uso portagens, nos outros meses não pago nada.
Como normalmente não ando em AE fica-me quase à borla, e se usar não fica demasiado caro ( e tenho o desconto)

Obrigado pela partilha  :ok: .
Eu tenho o contrato 'normal' , mas esta variante também me será mais vantajosa pois só uso a via verde em metade dos meses do ano.

Outubro 21, 2016, 22:48:25, 22:48
Responder #7

salvador99

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Eu fiz o mesmo que tu, mal comprei via verde modalidade leve, como só ando duas vezes ao ano nas auto estradas compensa pagar 0.70 eh eh eh

Outubro 24, 2016, 09:57:02, 09:57
Responder #8

Tiago Parracho

• Visitante
Tenham em atenção que estas 48h não são vinculativas, pelo que pode acontecer situações em que as portagens apenas são disponibilizadas a pagamento mais tarde.

Tal como pode acontecer só alguns ficarem disponíveis... e os restantes aparecerem com horas ou dias de atraso.

Isto leva a que o cidadão cumpridor ao aceder ao site e extrair o pagamento possa não estar a pagar tudo o que deve.
E bastam alguns centimos de um pórtico esquecido para enviarem uma carta a cobrar com custos administrativos acrescidos.

Bom dia Félix,

É exatamente por essa razão que achei por bem dar a conhecer o serviço de Alerta de Portagens a pagamento, que estás a confundir com os serviços de consulta de valores em dívida / solicitação de referência MB.

Como expliquei, o serviço de alerta de portagens a pagamento, envia um e-mail para o endereço que configures, sempre que os CTT possuam uma portagem a pagamento para a matrícula que tenhas indicado. Podes indicar quantas matrículas entendas, e receberás alertas para todas elas. Este serviço traz a vantagem de te informar sempre que existam portagens a pagamento, e durante o período de tempo em que as mesmas estão a pagamento. Se ainda tiveres dúvidas, o melhor é mesmo leres a informação no site que indiquei.

O serviço não é gratuito.
Pagas custos administrativos e caso pretendas receber a Entidade e Referência via sms pagas mais 30 cêntimos.

O serviço funciona mal.
E esse mau funcionamento ainda á usado para extorquir dinheiro ao utente.

Mais uma vez, estás a fazer confusão. Os custos administrativos são cobrados pelas Concessionárias, pelo facto de serem obrigadas a realizar o Photo Tolling (isto é, tirar fotografia à matrícula).

Relativamente ao serviço de envio de e-mail a alertar que tens portagens a pagamento, este é gratuito. Agora, quando fores efetuar o pagamento das portagens, sim, terás de pagar os custos administrativos devidos.

Outubro 24, 2016, 10:00:08, 10:00
Responder #9

Tiago Parracho

• Visitante
Pela app dos CTT tem lá uma opção em que basta adicionar matricula e ir consultando regularmente, e funciona muito bem eh eh eh eh

Salvador, tem em atenção que a APP dos CTT não utiliza o sistema "Push", isto é, não atualiza automaticamente. Tens de ser sempre tu a pressionar o botão para atualizar a informação (devendo ter os dados/wifi ligados), caso contrário, ela mostra a informação igual à que mostrou da última vez que foi atualizada.

Outubro 24, 2016, 10:04:02, 10:04
Responder #10

Tiago Parracho

• Visitante
Viva
Mas quem tem identificador tem 30% de desconto por ser motociclo.

É uma questão de contas.

Ab

Sim, os identificadores da Via Verde conferem esse desconto adicional aos motociclos, mas a informação que aqui deixei, é sobretudo orientada para quem não tem identificador e pode de vez em quando passar numa antiga SCUT.

Eu sou da opinião que subscrevendo o serviço, mesmo não fazendo planos de passar nas antigas SCUT a breve trecho é uma medida preventiva para o caso de algum dia lá passarmos e nunca mais nos lembrarmos. Assim recebemos o tal e-mail a alertar.

Muito obrigado pela partilha dessa informação e na cuidada explicação dada, Tiago.  :nice:

Confesso que já me "lixei" aqui há tempos com pórticos no Algarve. E aconteceu pelo motivo mais óbvio...distraído, nem sequer me apercebi da passagem!  :D

Passado um tempo recebo a cartinha para pagar... :napodeser: :napodeser:

Naturalmente que aquele episódio antigo serviu-me de emenda, mas ter a possibilidade de receber um e-mail parece bem pensado. Melhor...talvez só se fosse um SMS. hehe  :convivio:

Obrigado Isaac,

De facto o SMS poderia ser mais eficaz como método de alerta. Pode ser que um dia optem por esse desenvolvimento. :nice:

Outubro 24, 2016, 11:53:49, 11:53
Responder #11

dfelix

• 5004
É exatamente por essa razão que achei por bem dar a conhecer o serviço de Alerta de Portagens a pagamento, que estás a confundir com os serviços de consulta de valores em dívida / solicitação de referência MB.

Ah... OK!
Esse "serviço de alerta" deve ser mais recente.

Acabei agora mesmo de adicionar duas matriculas lá. Obrigado.  :nice:

Durante muito tempo só existia mesmo de site de consulta e a app.
E tive já surpresas com ambos.

Agosto 26, 2017, 12:31:05, 12:31
Responder #12

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
O serviço de alerta de portagens tem me enviado um e-mail a dizer que tenho 0.80€ a pagar devido uma passagem num pórtico no dia 17 (quando fui a Góis). Tudo certo, eu passei em vários pórticos.
A minha questão é: mas porque não desconta na Via Verde da mota, como sempre fez?
Aparentemente todos os outros pórticos foram parava via verde. Porque não foi este?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 26, 2017, 12:47:16, 12:47
Responder #13

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Talvez não tenha feito a "leitura" do dispositivo nesse pórtico, tendo de recorrer às imagens da matrícula para proceder à cobrança da passagem pelo local.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 26, 2017, 13:11:44, 13:11
Responder #14

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Talvez não tenha feito a "leitura" do dispositivo nesse pórtico, tendo de recorrer às imagens da matrícula para proceder à cobrança da passagem pelo local.
Certo. Como acontece dezenas de vezes.
Mesmo quando acende o amarelo nas portagens "normais" (sinal de que não detectou o dispositivo), é feita a leitura da matrícula e desconta na via verde associada a essa matrícula.
Não sei é porque isso não foi feito desta vez...
« Última modificação: Agosto 26, 2017, 13:12:59, 13:12 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 04, 2017, 10:53:37, 10:53
Responder #15

Tiago Parracho

• Visitante
O serviço de alerta de portagens tem me enviado um e-mail a dizer que tenho 0.80€ a pagar devido uma passagem num pórtico no dia 17 (quando fui a Góis). Tudo certo, eu passei em vários pórticos.
A minha questão é: mas porque não desconta na Via Verde da mota, como sempre fez?
Aparentemente todos os outros pórticos foram parava via verde. Porque não foi este?

Nuno o melhor é falares com a concessionária e com a VV para garantires que a passagem é descontada através da tua conta bancária associada à VV.

Quando a leitura do dispositivo não é feita com sucesso, a concessionária deveria dispor de uma listagem de matrículas às quais existem contratos de Via Verde associados, e como tal deveria fazer o pagamento por essa via. Se não o fez alguma coisa correu mal no processo, pelo que é melhor tirares isso a limpo.

Setembro 04, 2017, 11:36:14, 11:36
Responder #16

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Acabei de receber um e-mail de resposta dos CTT:

"Exmo. Senhor,

Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que o serviço de pós-pagamento, assim como o serviço de alerta de portagens, está apenas concebido para matriculas que não tenham associado um dispositivo electrónico.

Esclarecemos que qualquer viagem na qual não seja feita a leitura do dispositivo, aquando da transposição dos Pórticos, é enviada para CTT e/ou Payshop em regime de pós-pagamento por Cobrança Secundária.

Findo o prazo de cinco dias úteis para a referida liquidação em pós-pagamento, não se verificando a cobrança da viagem, é posteriormente enviada para Cobrança no pré-pago na Via Verde a fim de se verificar se existe algum dispositivo associado, para ser liquidada.

No entanto, não temos forma de confirmar esta situação. Motivo pelo qual sugerimos que contacte a Via Verde, prevenindo situações de duplicação de cobrança. Para o efeito se indicam em seguida os contactos da Via Verde:

TLF: 707 500 900

E-mail: Cliente@viaverde.pt

Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimento mais detalhado, poderá consultar o nosso site http://portagens.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT, disponível dias úteis e sábados das 8h às 22h, através do 707 26 26 26.

Com os melhores cumprimentos,

Daniela Palma"

Portanto, para evitar eventuais duplicações de pagamentos, vou deixar de pagar as dos CTT e esperar que comuniquem com a VV.
Estou a pensar bem?
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 04, 2017, 11:57:20, 11:57
Responder #17

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

pois eu já tenho coisas a mais com que me preocupar

quanto mais andar preocupado com portagens, por acaso controlo minimamente o que eles me cobram e se passei lá naqueles dias ou não, por vezes já não me recorda

é descontado no banco, quando existe verba cobram, quando não existe esperam que haja, é fácil

nunca fui pagar a mais lado nenhum nem passo cartão aos mails que por vezes eles me enviam

por vezes passo na via verde com o identificador debaixo do banco porque me esqueci de o colocar, dá o sinal vermelho, mas tb não me preocupa.

e tem sido assim a minha relação com a via verde .

Por acaso se algum dia eles me cobrarem mais do que o devido, tenho o prazo de um mês +/- para ir o banco anular o pagamento, á semelhança que fiz com a Deco e já tinha passado um mês e tal.

Até hoje a pequenina conta Bancária (Montepio), ainda é minha, penso eu.....

:convivio:   
« Última modificação: Setembro 04, 2017, 14:04:22, 14:04 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 04, 2017, 13:57:39, 13:57
Responder #18

poliveira

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Localidade: Óbidos

Portanto, para evitar eventuais duplicações de pagamentos, vou deixar de pagar as dos CTT e esperar que comuniquem com a VV.
Estou a pensar bem?
[/quote]

Exactamente o que eu faço.

Além disso, tendo dado pela falta de alguns débitos da via verde nas scut's numa viagem que fiz ao Porto, questionei presencialmente a via verde sobre a situação e eles disseram-me para esquecer. Ou seja se o veiculo tem identificador via verde associado e não houve débito é porque não conseguiram ler a matricula.
Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,74 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100