Autor Tópico: Vocês não modificam suas motas durante 5 anos? (preso pela garantia)  (Lida 82 vezes)

Junho 23, 2026, 21:55:11, 21:55
Lida 82 vezes

motoboy

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 4
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSX S-1000R
  • Localidade: Porto
Pessoal eu sou novo no mundo do motociclismo, e comprei uma mota nova na loja, mas estou me sentindo preso pela garantia.

:animated-smileys-angry-049: Minha mota tem 5 anos de garantia e quase tudo que eu gostaria de aprender e colocar nela pode "perder" a garantia, até mesmo uma simples troca de óleo e filtro fora de uma rede autorizada pode perder a garantia.

Eu fiquei com dúvida, vocês deixam suas motas originais 100% durante 5 anos para usufruir da garantia? Não trocam o óleo por conta própria ou mudam traços da carenagem?

Depois dos 1000km ou 6000km se a mota não apresentou nenhum problema de fábrica, vocês ainda não alteram ela do jeito que lhe agrada, para não perder a garantia?

Pode ser uma dúvida boba para alguns, mas realmente fico pensando "comprei um brinquedo de 13k que não posso "customizar" do meu jeito senão perde a garantia, não posso nem aprender a trocar o óleo por conta própria para não perder a garantia".

Você com mais experiência, me ajude a entender se estou sendo louco.

Ontem às 21:57:33
Responder #1

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1172

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Existe a parte legal e a parte real da questão. Existe equipamento que não altera as características técnicas da moto e portanto não tem impacto na garantia, mas as marcas, os representantes e importadores etc... tendem a meter tudo no mesmo saco. Algumas coisas têm que se averbar no registo outras não. Por exemplo um escape, existem marcas que têm na lista de opções escapes de marcas aftermarket diversas que até podem vir montados na entrega da moto etc...
O mesmo para as manutenções. Se meteres um óleo tecnicamente equivalente, disco, etc, segundo a especificações técnicas da moto continua valida a garantia, em especial se for feito em oficinas certificadas com mecânicos certificados, mesmo não sendo da marca da moto... claro que quem te vendeu a moto vai te dizer que tens que fazer as manutenções nas oficinas deles ou da marca senão perdes a garantia... o que é falso mas a realidade é que se acontece algum problema em algum componente de serie eles vão tentar relacionar com o facto de não foram eles que fizeram a manutenção e tem outro alterações e causar problemas... A maioria prefere evitar aborrecimentos e pagar o premium extra $$$ de fazer na marca.

O melhor é pedires orçamentos do que queres mudar na marca em um ou dois sítios e perguntares o que acontece com a garantia de fábrica para depois veres o que te dizem se é ou não e se te oferecem outra ou como extensão, por exemplo? (Não a garantia do concessionário, mas a de fábrica.)

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!