Autor Tópico: Validade da gasolina e perda gradual de propriedades dentro do depósito..  (Lida 6803 vezes)

Novembro 06, 2016, 23:26:11, 23:26
Lida 6803 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Validade da gasolina e perda gradual de propriedades dentro do depósito...

Imagem obtida em: http://www.amisaford.com.br

Ontem li aqui pelo fórum uma muito curta abordagem ao tema da "validade" da gasolina parada dentro de um depósito, ainda que inserida noutro tópico.

Achando eu ser este um tema relevante e também suficientemente interessante para o desenvolver em tópico autónomo, decidi pesquisar um pouco para perceber o que acontece afinal à gasolina quando está muito tempo parada num depósito, que efeitos pode a mesma ter ou sofrer a longo prazo, de que forma pode afectar o desempenho de um motor, etc…

Havendo efectivamente alguns artigos dispersos sobre o assunto, uns mais completos e técnicos do que outros, foi no entanto num website brasileiro que encontrei uma explicação abrangente e facilmente percetível por qualquer um que se interesse pela sua leitura.

Trago-vos assim um excerto do artigo que saiu na Globo.com e em que um Engenheiro na área da coordenação de Combustíveis da marca Shell - Brasil, explica também o assunto.

Limitei-me a fazer uma revisão ao texto, passando-o de PT-BR, para PT-PT.

"Poucos condutores sabem, mas a gasolina também tem prazo de validade. Se ela fica velha no depósito do carro, pode trazer problemas para o funcionamento do motor, como dificuldade de arranque e falhas.

Existe um teste especificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) chamado “período de indução”, no qual uma amostra de gasolina deve resistir à indução de oxigénio (em laboratório) por no mínimo 360 minutos. Na prática, cada 60 minutos equivalem a um mês de stock em condições ideais (protegida de luz e calor). Isso significa que, bem guardada em stock, a gasolina comum pode durar até seis meses nos reservatórios dos postos revendedores.

Nos carros (e motos), porém, o prazo é diferente. Dentro do depósito do veículo a gasolina está exposta a calor e oxigénio. Isso porque o combustível que não foi usado pelo motor volta quente para o depósito e encontra o oxigénio do reservatório. “Por isso, nos automóveis a validade da gasolina fica em torno de 2 a 3 meses, dependendo do nível dentro do tanque (quanto menor, mais contato com o oxigênio e menor dissipação de calor)”."

O artigo prossegue com mais informação, nomeadamente na diferença da sua validade entre a aditivada e aquela que não o é... e que poderão ler AQUI:

Fonte deste artigo
« Última modificação: Novembro 06, 2016, 23:39:56, 23:39 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2016, 09:13:46, 09:13
Responder #1

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Isaac muito obrigado pela Tua partilha de Informação.

Apesar dos muitos anos de estrada em Motos e Automóveis, tem sido muito útil muita da Informação que disponibilizas para que todos possamos estar cada vez mais informados e prontos para enfrentar a Estrada. Obrigado mesmo, por tudo que colocas aqui.

Quanto a alguma eventual "critica" não ligues eu por norma só ligo a quem me possa ensinar algo e todos já vimos que não se aprende nada com alguns indivíduos, que o único objectivo que têm é aos poucos tornar este Fórum um deserto, como outros ficaram.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Novembro 07, 2016, 09:14:55, 09:14 por João Santos »

Novembro 07, 2016, 09:23:43, 09:23
Responder #2

rodrigues

• Visitante
As coisas que os gajos que por aqui andam sabem.....  :lolol:

Nao entendi onde querias chegar...

Tento partilhar sempre alguma coisa e colocando a fonte da informação.
Não vejo onde encontraste a piada.  :pensador:

Entrar num tópico para comentar dessa forma é que perde mesmo a piada toda, além da vontade de por aqui fazer alguma coisa...mas pronto.

Amigo Sapiens21, não ligues pá,..quem não gosta de asas de frango não pode ser bué de fixe, não vale nadinha  :lolol:

Dando seguimento ao tópico,... de facto a gasolina estando mais do que dois meses armazenada num depósito com ar perde as qualidades, sei por experiência própria, não no carro nem na mota mas sim na motosserra, passei a colocar só o que se precisa para o momento senão passado um mês já não trabalha.

Deixei de guardar no garrafão e sempre que preciso de cortar as árvores peço emprestado á Raposa  :cool:

Novembro 07, 2016, 09:36:16, 09:36
Responder #3

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Rodrigues mas não te esqueças de fazer a Mistura a 2,5 %.  :lolol: :lolol: :lolol:

Novembro 07, 2016, 09:40:50, 09:40
Responder #4

rodrigues

• Visitante
Rodrigues mas não te esqueças de fazer a Mistura a 2,5 %.  :lolol: :lolol: :lolol:

Claro que não !...os 2,5 % são para a motosserra 40 % para mim quando está frio  :cool:

Está escrito na motosserra a percentagem certa, agora não me lembro  :nice:

Novembro 07, 2016, 10:17:49, 10:17
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se a gasolina tem óleo a 2 t misturado então a degradação e muito mas muito mais rápida.

Pode chegar aos 3 dias de validade se o óleo for a base de ricinos.

Um totalmente sintético pode durar mais uns tempos, mas se a utilização for muito exigente não arriscaria mais do que 1 semana

Outro problema que há é o do óleo se acumular no fundo do Jerry can... Pode trazer problemas a normal ignição do motor, o que por exemplo se a utilização for marítima pode não ser muito agradável  :lolol:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 07, 2016, 10:54:32, 10:54
Responder #6

Tiago Parracho

• Visitante
A minha nunca fica parada tanto tempo, pelo que não tenho com que me preocupar.

Mas já tinha ouvido isso de um mecânico. É sempre bom estar informado sobre estas coisas. :nice:

Novembro 07, 2016, 11:38:13, 11:38
Responder #7

rodrigues

• Visitante
Se a gasolina tem óleo a 2 t misturado então a degradação e muito mas muito mais rápida.

Pode chegar aos 3 dias de validade se o óleo for a base de ricinos.

Um totalmente sintético pode durar mais uns tempos, mas se a utilização for muito exigente não arriscaria mais do que 1 semana

Outro problema que há é o do óleo se acumular no fundo do Jerry can... Pode trazer problemas a normal ignição do motor, o que por exemplo se a utilização for marítima pode não ser muito agradável  :lolol:

Fazia essa asneira ao princípio, fazer a mistura em 2 litros de uma vez, mas depois mudei de sistema

No caso da Motosserra a 2 T se não gastasse a gasolina toda ao fim de uma semana já ficava a trabalhar com tosse, passei a fazer a mistura apenas na altura para os 100 ml que leva.

No caso das motas a 2 T creio que leva mais tempo de vida útil no depósito, tive uma que levava 8 litros e durava duas semanas sem falhar.

Novembro 07, 2016, 13:46:12, 13:46
Responder #8

TMXR

• 4156

Masculino
Os grandes factores que levam a gasolina são a luz, o ar e a temperatura.

Para estar armazenada não convém estar exposta a grandes amplitudes térmicas e a grande humidade.

Aqueles jerrycan tipo "nato" são os melhorzitos pois tem uma vedação muito boa (convém trocar os as juntas quando começam a ficar comprimidas)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 07, 2016, 14:08:02, 14:08
Responder #9

jacare

• Visitante
Gasolina parada em deposito da mota já tive mais que uma vez por periodos de 3 a 7 meses quando tive que me ausentar para o estrangeiro em trabalho.
Nunca tive problemas em por a mota a trabalhar (fica sempre o acumate ligado por causa da bateria) e isto com diferentes motas.
Agora não quer isto de modo algum contrariar o artigo em questão, até porque uma das coisas que se sabem sobre a tematica é a questão dos residuos que acumula no deposito poderem entupir a injecção/carburador.

Novembro 07, 2016, 14:33:56, 14:33
Responder #10

Morgas

• Visitante

Uma mangueirada de água!!!

Não vou mencionar nomes.

Após ler desde do inicio achei uma certa picardia pessoal, diretas e indiretas, para quê?

Ter uma opinião de alguém "virtualmente" é uma ilusão.

Deve-se marcar urgentemente um evento com o título "VOU CONHECER" depois tirem as ilações.

A gasolina é  um excelente conservante do interior do teu depósito

Depende do tempo, confirma com vídeo.

"
"

Novembro 07, 2016, 14:52:53, 14:52
Responder #11

mneves

• 3092

Masculino
Caros membros
Podemos concentrar no tema do tópico e evitar situações que nos levem a intervir?
Grato pela atenção
membro numero 16

Novembro 07, 2016, 15:30:30, 15:30
Responder #12

Morgas

• Visitante

Morgas pá!
Eu falei num período de hibernação,  que costuma ser o correspondente ao inverno (3 ou 4 meses) e não de 5 anos. Aí a história é outra.

Sei perfeitamente que o vídeo representava muitos anos.

É sobre as picardias /divergências, existem muitos posts convidando o Sr João a beber um café e a conhecer-me pessoalmente.
Ele é que,  aparentemente não quer,  coisa que respeito,  mas não lhe dá o direito de fazer juízos de valor sobre a minha pessoa.

:offtopic: 

Convida-me que eu vou e levo um problema de casa.  ;)

Novembro 07, 2016, 16:03:21, 16:03
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
Entretanto lembrei-me de uma coisa: algumas gasolinas actuais contém etanol, o que traz bastantes problemas para os depósitos e a gasolina pode tornar-se corrosiva para motor / juntas / etc

Novembro 07, 2016, 18:16:51, 18:16
Responder #14

Moto2cool

• 4386
Obrigado Sapiens, muito instrutivo
 Não penso acumular gasolina por tanto tempo mas o saber não ocupa lugar :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 21, 2016, 21:58:25, 21:58
Responder #15

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, não digo que seja uma maioria de proprietários de motociclos a fazerem uma imobilização prolongada ao seu veículo....mas que existem, existem.

Muitos são os motociclos parados na garagem e que só quando chega o tempo "quentinho" é que lhes retiram as teias de aranha...com gasolina de meses dentro do depósito.  8)

Nem todos o fazem pelo mesmo motivo, claro.
A DN-01 do meu irmão esteve muito tempo parada com o anterior dono por o mesmo ter adoecido ao ponto de não poder andar.  Fez-lhe cerca de 2.000kms apenas...  Mas estes casos são em bem menor número do que aqueles que o fazem por factores meteorológicos.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama