Autor Tópico: Para minha segurança  (Lida 4976 vezes)

Novembro 23, 2016, 13:03:04, 13:03
Lida 4976 vezes

Avionico

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 41
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra S 750
  • Localidade: Loures
Instalação de uma Câmara para prevenir qualquer eventualidade de acidente,suporte feito aproveitando a furação do vidro

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Novembro 23, 2016, 13:12:57, 13:12
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O suporte ficou porreiro e não influencia negativamente (pelo que me é dado a perceber) uma visualização da instrumentação.

Espero e desejo que nunca tenhas de recorrer a uma filmagem, como prova de algum incidente estradal ocorrido contigo.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 23, 2016, 13:17:56, 13:17
Responder #2

Avionico

• *

• 41
Não incomoda nada a visibilidade e sim espero nunca recorrer nunca as filmagens

Novembro 23, 2016, 17:43:19, 17:43
Responder #3

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
As filmagens tanto quanto sei não têm valor legal, ( mas os outros podem não saber ;) )
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 23, 2016, 18:55:14, 18:55
Responder #4

Avionico

• *

• 41
Quanto há legalidade eu não sei mas que podem fazer prova perante as seguradoras isso pode acaba por ser como as fotografias.

Novembro 23, 2016, 19:48:33, 19:48
Responder #5

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu também costumo andar com uma câmara mas no capacete.
Espero apenas usá-la para laser ao invés de servir como prova de algo

Novembro 23, 2016, 19:51:33, 19:51
Responder #6

Pianoman

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Ficou com óptimo aspecto.
Depois diz como fica a qualidade da filmagem, pois suspeito que a trepidação com esse sistema seja um problema.
Nós dias de chuva também não conseguirás filmar grande coisa devido à caixa estanque e, principalmente, à chuva no vidro.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 23, 2016, 22:15:52, 22:15
Responder #7

Avionico

• *

• 41
Boas
Hoje foi dia de teste e a filmagem feita ja a vi no computador e está com boa qualidade sem tremer [40 euros] vou fazer a experiência com chuva não que eu faça muito inverno mas vou testar.

Novembro 24, 2016, 02:47:55, 02:47
Responder #8

dfelix

• 4988
Legal... não é!
E é precisamente por não ser legal que não é aceite em tribunal.

O direito sobre a imagem e lei de protecção de dados pessoais é um assunto complicado.
O que parece ser uma boa intenção muitas vezes é crime.
E é daquelas coisas que rapidamente transforma o criminoso em vitima!

As autoridades por norma estão-se borrifando.
Mas no meio de tantos agentes há sempre um chico-esperto que gosta de implicar.

Portanto... o ideal é para fins pessoais.
E de preferência de forma discreta. Pois nem todos temos equipas de advogados como as agências de comunicação social.

Novembro 24, 2016, 10:15:21, 10:15
Responder #9

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Legal... não é!

O direito sobre a imagem e lei de protecção de dados pessoais é um assunto complicado.

E de preferência de forma discreta. Pois nem todos temos equipas de advogados como as agências de comunicação social.

Os vídeos, fotografias e gravações sonoras valem como prova?

Sim.
O processo penal português admite como meio de prova as reproduções fotográficas, cinematográficas, fonográficas ou por meio de processo electrónico e, de modo geral, quaisquer reproduções mecânicas, desde que não tenham sido feitas de modo ilegal — quer dizer, se não constituírem um crime de gravações e fotografias ilícitas. A lei esclarece que não se consideram ilícitas, nomeadamente, as reproduções mecânicas feitas pelas entidades de investigação criminal nos termos da lei.

Tal como acontece com a generalidade dos meios de prova, as reproduções mecânicas estão sujeitas à livre apreciação do juiz, o que significa que terão o peso que este lhes atribuir, segundo as regras da experiência e a sua convicção. Em abstracto, portanto, não se pode negar a possibilidade de alguém ser condenado exclusivamente com base em provas deste tipo.

Todavia, o princípio de que o arguido se presume inocente e que deve ser absolvido se subsistir uma dúvida razoável quanto à sua culpabilidade  pode levar o tribunal a não considerar provas deste tipo suficientes para a condenação.

http://www.direitosedeveres.pt / Em acesso ao direito e aos tribunais / Prova no processo criminal

-----------------------------------------------------------------------------

Resumindo e baralhando...por norma apenas as que são devidamente autorizadas e legalmente admitidas para o efeito, mas...  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 24, 2016, 11:30:41, 11:30
Responder #10

meneses85

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142
Legal... não é!

Os vídeos, fotografias e gravações sonoras valem como prova?

Sim.
O processo penal português admite como meio de prova as reproduções fotográficas, cinematográficas, fonográficas ou por meio de processo electrónico e, de modo geral, quaisquer reproduções mecânicas, desde que não tenham sido feitas de modo ilegal — quer dizer, se não constituírem um crime de gravações e fotografias ilícitas. A lei esclarece que não se consideram ilícitas, nomeadamente, as reproduções mecânicas feitas pelas entidades de investigação criminal nos termos da lei.

Tal como acontece com a generalidade dos meios de prova, as reproduções mecânicas estão sujeitas à livre apreciação do juiz, o que significa que terão o peso que este lhes atribuir, segundo as regras da experiência e a sua convicção. Em abstracto, portanto, não se pode negar a possibilidade de alguém ser condenado exclusivamente com base em provas deste tipo.

Todavia, o princípio de que o arguido se presume inocente e que deve ser absolvido se subsistir uma dúvida razoável quanto à sua culpabilidade  pode levar o tribunal a não considerar provas deste tipo suficientes para a condenação.

http://www.direitosedeveres.pt / Em acesso ao direito e aos tribunais / Prova no processo criminal

-----------------------------------------------------------------------------

Resumindo e baralhando...por norma apenas as que são devidamente autorizadas e legalmente admitidas para o efeito, mas...  ;)

Basicamente só é legal se tiver "aprovação" pela Comissão Nacional de Protecção de Dados... ;)

Eu ando sempre com câmera no capacete para minha protecção, pois a câmera é um meio de dissuasão aos  outros condutores (seja que tipo de veículo for)... e tenho de arranjar uma forma de colocar a outra na frente da mota com um suporte qualquer.

Apesar de não servir para efeitos legais, seguradoras e tribunais, há sempre maneira de contornar isso... ou seja, não aceitam as gravações? tudo bem... chama-se um amigo que viu o video e serve de testemunha... simples...
Como se costuma dizer... "para cab**, cab** e meio..."

Novembro 24, 2016, 13:56:30, 13:56
Responder #11

rodrigues

• Visitante
Bom trabalho companheiro Aviónico  :palmas:

Também andei muito tempo com a câmara dessa forma para captar e recordar os meus passeios mas ultimamente coloco no arnês de peito ou na queixeira do capacete com uma engenhoca que inventei por ser modular e como não é tipo OVO, tem algumas arestas a ventosa só fixa bem por cima e se me esqueço levanto a viseira e lá vai a maquineta.

Desta forma vê-se a mota que também tem direito a fazer parte do filme pois é o ator principal.

Á chuva é que não é muito prático por causa das gotas que ficam agarradas no vidro mesmo depois de parar de chover mas uma vez que tens caixa estanque é preferível colocar no guiador porque as gotas desaparecem com o vento.

« Última modificação: Novembro 24, 2016, 14:09:45, 14:09 por rodrigues »

Novembro 24, 2016, 14:02:54, 14:02
Responder #12

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tambem quero montar uma dashcam na minha... mas tem de ser algo que nao seja visivel   :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 24, 2016, 14:12:27, 14:12
Responder #13

rodrigues

• Visitante
Tambem quero montar uma dashcam na minha... mas tem de ser algo que nao seja visivel   :nice:

Uma Dashcam não creio que goste de água mas se ficar debaixo da queixeira é capaz de dar  :pensador:

Novembro 24, 2016, 14:28:50, 14:28
Responder #14

dfelix

• 4988

Eu ando sempre com câmera no capacete para minha protecção, pois a câmera é um meio de dissuasão aos  outros condutores (seja que tipo de veículo for)... e tenho de arranjar uma forma de colocar a outra na frente da mota com um suporte qualquer.

Dissuasão de quê?

Embora muita gente ache que sim, quando pegamos na moto o mundo não conspira para nos atirar ao chão.  :)
A maioria dos acidentes de que somos vitimas acontecem porque não nos viram.
E não será uma camera que nos torna mais visíveis no transito.
Ou menos imprevisíveis para outros condutores.

Á chuva é que não é muito prático por causa das gotas que ficam agarradas no vidro mesmo depois de parar de chover mas uma vez que tens caixa estanque é preferível colocar no guiador porque as gotas desaparecem com o vento.

O problema de colocar no guiador é que transmite imensa vibração...  :(

Novembro 24, 2016, 14:31:53, 14:31
Responder #15

meneses85

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142

Dissuasão de quê?

Embora muita gente ache que sim, quando pegamos na moto o mundo não conspira para nos atirar ao chão.  :)
A maioria dos acidentes de que somos vitimas acontecem porque não nos viram.
E não será uma camera que nos torna mais visíveis no transito.
Ou menos imprevisíveis para outros condutores.

O problema de colocar no guiador é que transmite imensa vibração...  :(
Não evita um acidente mas assim que te vêem com uma camera, pedem desculpas da asneira que acabaram de cometer...

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

Novembro 24, 2016, 14:39:43, 14:39
Responder #16

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Boas TMaxer,

Pensava que tinhas pensado em montar a Mobius por baixo na carenagem. Digo isto porque estava para pedir-te informações de como tinhas feito.

Queria uma solução em que não me preocupa-se com a bateria apesar de ter varias. Estava a pensar utilizar uma fonte usb, que tambem tenho de outra história e ligar directamente as luzes ou apanhar um circuito mais directo antes, visto que a sjcam que tenho não consome muito.
Até tenho uns "conectores" porreiros Posi-tap que não é necessário cortar o fio e não faz muitos danos.

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 24, 2016, 17:27:07, 17:27
Responder #17

Avionico

• *

• 41
Boas,
No meu caso foi mesmo com o sentido preventivo esperemos todos nós utilizadores de motociclos nunca poder utilizar as nossas gravações para nos defender mos porque estamos em Portugal outros Países já introduziram na legislação que podemos utilizar como prova para suportar a tesse em caso de duvidas.
Quanto há Câmara no meu caso ela anda ligada com o cabo micro usb que também serve para o TEL/GPS.
Boas curvas

Novembro 24, 2016, 17:33:20, 17:33
Responder #18

dfelix

• 4988
...outros Países já introduziram na legislação que podemos utilizar como prova para suportar a tesse em caso de duvidas.

Na Rússia!  :D

Na realidade é ao contrário...
O que esses países têm é um vazio na lei no que diz respeito ao direito de imagem e privacidade que faz como que não seja ilegal.

O facto de serem selvagens a conduzir também ajuda.
O youtube tem horas continuas de acidentes completamente surreais por aquelas bandas...
 :D

Novembro 24, 2016, 17:41:06, 17:41
Responder #19

Moto2cool

• 4386
Tens razão Meneses, já vi vídeos com o motociclista a dizer ao outro que está a ficar tudo gravado e o outro começa a afastar-se. Não esqueçamos a censura social. Pode não valer em tribunal, mas umas imagens embaraçosas na net ou nas redes sociais pode ser mais lesivas que o tribunal ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 24, 2016, 17:53:10, 17:53
Responder #20

pjmartinho

• 1629

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia

Já tens dashcams para motas... são é carotas mas trazem 1 camara frontal e uma traseira.

Novembro 24, 2016, 21:22:12, 21:22
Responder #21

Avionico

• *

• 41
Boas,
Essa discurção deixo para os peritos confesso que não é a minha praia eu sou mais de bricolar.

Novembro 24, 2016, 22:10:44, 22:10
Responder #22

Pianoman

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Tens razão Meneses, já vi vídeos com o motociclista a dizer ao outro que está a ficar tudo gravado e o outro começa a afastar-se. Não esqueçamos a censura social. Pode não valer em tribunal, mas umas imagens embaraçosas na net ou nas redes sociais pode ser mais lesivas que o tribunal ;)
Sim, é verdade que isso acontece mas também é verdade que pode acontecer o contrário. Podem ficar irritados por estarem a ser filmados. Há vários exemplos disso no youtube.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 24, 2016, 22:11:46, 22:11
Responder #23

Pianoman

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
...outros Países já introduziram na legislação que podemos utilizar como prova para suportar a tesse em caso de duvidas.

Na Rússia!  :D

Na realidade é ao contrário...
O que esses países têm é um vazio na lei no que diz respeito ao direito de imagem e privacidade que faz como que não seja ilegal.

O facto de serem selvagens a conduzir também ajuda.
O youtube tem horas continuas de acidentes completamente surreais por aquelas bandas...
 :D
Exacto. E há países, como a Espanha, onde é ilegal filmar seja o que for.
Ao contrário de cá onde só podes filmar locais públicos.
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14