Legal... não é!E é precisamente por não ser legal que não é aceite em tribunal. O direito sobre a imagem e lei de protecção de dados pessoais é um assunto complicado.O que parece ser uma boa intenção muitas vezes é crime.E é daquelas coisas que rapidamente transforma o criminoso em vitima!As autoridades por norma estão-se borrifando.Mas no meio de tantos agentes há sempre um chico-esperto que gosta de implicar.Portanto... o ideal é para fins pessoais.E de preferência de forma discreta. Pois nem todos temos equipas de advogados como as agências de comunicação social.
Citação de: dfelix em Novembro 24, 2016, 02:47:55, 02:47Legal... não é!E é precisamente por não ser legal que não é aceite em tribunal. O direito sobre a imagem e lei de protecção de dados pessoais é um assunto complicado.O que parece ser uma boa intenção muitas vezes é crime.E é daquelas coisas que rapidamente transforma o criminoso em vitima!As autoridades por norma estão-se borrifando.Mas no meio de tantos agentes há sempre um chico-esperto que gosta de implicar.Portanto... o ideal é para fins pessoais.E de preferência de forma discreta. Pois nem todos temos equipas de advogados como as agências de comunicação social.Os vídeos, fotografias e gravações sonoras valem como prova?Sim. O processo penal português admite como meio de prova as reproduções fotográficas, cinematográficas, fonográficas ou por meio de processo electrónico e, de modo geral, quaisquer reproduções mecânicas, desde que não tenham sido feitas de modo ilegal — quer dizer, se não constituírem um crime de gravações e fotografias ilícitas. A lei esclarece que não se consideram ilícitas, nomeadamente, as reproduções mecânicas feitas pelas entidades de investigação criminal nos termos da lei.Tal como acontece com a generalidade dos meios de prova, as reproduções mecânicas estão sujeitas à livre apreciação do juiz, o que significa que terão o peso que este lhes atribuir, segundo as regras da experiência e a sua convicção. Em abstracto, portanto, não se pode negar a possibilidade de alguém ser condenado exclusivamente com base em provas deste tipo. Todavia, o princípio de que o arguido se presume inocente e que deve ser absolvido se subsistir uma dúvida razoável quanto à sua culpabilidade pode levar o tribunal a não considerar provas deste tipo suficientes para a condenação.http://www.direitosedeveres.pt / Em acesso ao direito e aos tribunais / Prova no processo criminal-----------------------------------------------------------------------------Resumindo e baralhando...por norma apenas as que são devidamente autorizadas e legalmente admitidas para o efeito, mas...
Tambem quero montar uma dashcam na minha... mas tem de ser algo que nao seja visivel
Eu ando sempre com câmera no capacete para minha protecção, pois a câmera é um meio de dissuasão aos outros condutores (seja que tipo de veículo for)... e tenho de arranjar uma forma de colocar a outra na frente da mota com um suporte qualquer.
Á chuva é que não é muito prático por causa das gotas que ficam agarradas no vidro mesmo depois de parar de chover mas uma vez que tens caixa estanque é preferível colocar no guiador porque as gotas desaparecem com o vento.
Citação de: meneses85 em Novembro 24, 2016, 11:30:41, 11:30Eu ando sempre com câmera no capacete para minha protecção, pois a câmera é um meio de dissuasão aos outros condutores (seja que tipo de veículo for)... e tenho de arranjar uma forma de colocar a outra na frente da mota com um suporte qualquer.Dissuasão de quê?Embora muita gente ache que sim, quando pegamos na moto o mundo não conspira para nos atirar ao chão. A maioria dos acidentes de que somos vitimas acontecem porque não nos viram.E não será uma camera que nos torna mais visíveis no transito.Ou menos imprevisíveis para outros condutores.Citação de: rodrigues em Novembro 24, 2016, 13:56:30, 13:56Á chuva é que não é muito prático por causa das gotas que ficam agarradas no vidro mesmo depois de parar de chover mas uma vez que tens caixa estanque é preferível colocar no guiador porque as gotas desaparecem com o vento.O problema de colocar no guiador é que transmite imensa vibração...
...outros Países já introduziram na legislação que podemos utilizar como prova para suportar a tesse em caso de duvidas.
Tens razão Meneses, já vi vídeos com o motociclista a dizer ao outro que está a ficar tudo gravado e o outro começa a afastar-se. Não esqueçamos a censura social. Pode não valer em tribunal, mas umas imagens embaraçosas na net ou nas redes sociais pode ser mais lesivas que o tribunal
Citação de: Avionico em Novembro 24, 2016, 17:27:07, 17:27...outros Países já introduziram na legislação que podemos utilizar como prova para suportar a tesse em caso de duvidas.Na Rússia! Na realidade é ao contrário...O que esses países têm é um vazio na lei no que diz respeito ao direito de imagem e privacidade que faz como que não seja ilegal.O facto de serem selvagens a conduzir também ajuda.O youtube tem horas continuas de acidentes completamente surreais por aquelas bandas...