A gasolina polui menos e é mais barata à saída da refinaria!
Citação de: EML em Agosto 29, 2022, 22:10:43, 22:10A gasolina polui menos e é mais barata à saída da refinaria!Só que praticamente tudo o que consomes é transportado até aos locais de venda em veículos a diesel.Assim como é o que faz mover a grande maioria dos transportes públicos.Isso das palminhas é muito giro se ignorarmos o impacto que isto tem nos custos logísticos que no final acabam por ser pagos pelo consumidor.
décadas a financiar diesel....mas tenho porque carga de água? Nem para empresa tive diesel na última década!
Citação de: dfelix em Agosto 30, 2022, 01:13:44, 01:13Citação de: EML em Agosto 29, 2022, 22:10:43, 22:10A gasolina polui menos e é mais barata à saída da refinaria!Só que praticamente tudo o que consomes é transportado até aos locais de venda em veículos a diesel.Assim como é o que faz mover a grande maioria dos transportes públicos.Isso das palminhas é muito giro se ignorarmos o impacto que isto tem nos custos logísticos que no final acabam por ser pagos pelo consumidor.As empresas não pagam o gasóleo ao mesmo preço do consumidor final. Há cartões frota e ajustes nos impostos...
Desculpem lá pessoal, mas noticias de aumentos de preços de combustível ou outra qualquer fonte de energia não me dão quaisquer motivos para ficar contente, mesmo quando aparentemente possa pensar que não me tocará no bolso . Significa que mais de nós irão ficar com menos recursos disponíveis depois de encher o deposito de gasolina, diesel ou carregar baterias, já para não falar que terá sempre impacto no aumento de preço de outros bens e serviços. Sinceramente não compreendo. Os lucros das companhias de energia aumentam, os cofres do estado agradecem, e todos nós aplaudimos como se fossemos imunes, ou vivêssemos dentro de uma bolha. Mas ok... há que respeitar opinião de cada um, por isso deixei também a minha.Boas curvas a todos!
Eu não falei de elétricos....falei de como empresa ter deixado o diesel há quase uma década! Elétricos só entraram há 2/3 anos por aqui.Comecei a abominar diesel quando cá em casa comecei a ver o que eram FP, EGRs e injectores nas lonas (Audi, Opel), óleo contaminado a cada 5000km (belos cdti...) e quando comecei a guardá-los em garagem....o "aroma" que perdurava pela cave fora por mais de meia hora. Maravilhoso...Portanto a solução foi....gasolina; o último um atmosférico (ainda hoje o motor é vendido sem FP) com 7.6L/100km em 68mil km de muita entrega/recolha a trocar pneus de 20 em 20 mil (coitadinho do diesel para lá chegar com saúde) Portanto nem os veículos estavam em nome da empresa, nem combustível entrava na empresa, nem pneus, manutenção etc, zero benefícios fiscais mas zero dores de cabeça.Fiquei anti diesel, sentimento reforçado desde que comecei a andar de mota...infelizmente não temos recirculação de ar. Dada as suas limitações só me voltaria a servir de um em uso frequente (e exclusivo) em viagens longas (portanto as limitações de cada tipo de veículo...depende da perspectiva e historial de cada um)
E estes discursos?https://www.razaoautomovel.com/2022/09/seguradora-axa-acidentes-automoveis-eletricos
O problema do diesel e dos fósseis chama-se “agenda 2030”E um conjunto de políticas a serem adoptadas pelos fantoches que estão a frente dos governos de cada país e de alguns outros fantoches que nem sequer são eleitos como é caso das chefias da UE e que foi decidida pelas elites mundiais, mais precisamente, pelos ultra mega milionários do fórum económico mundial, uma organização privada globalists que se acha no direito de decididir o que é melhor para cada um de nós.E as ações para o reset ecológico, com uma meta de economia de carbono neutro em 2050, já começaram a muito, com os mais ricos do planeta a comprarem terreno agrícola e habitações e muito provavelmente com uma pandemia e uma guerra que foi devidamente planeada e plantada.Eles vão continuar a viajar de jacto partícular e fazer uns voos de 20 minutos de turismo espacial, mas o Zé daqui por pouco tempo já não vai ter carro porque a carteira não lhe vai permitir. Acho mesmo que o Zé está tao empolgado com o clima que ainda não viu o quanto a vida dele vai andar para trás.E será que vai funcionar?O sacrifício vai ser inevitável, mas os resultados muito duvidosos
Olá TMXR,Peço desculpa se o meu comentário meio a brincar ofendeu de algum modo. Foi uma forma de "graçola" para abordar o tema. Mas precisamente por pensar de outro modo é que gostaria de debater mais o assunto.Gostaria que não apagasse os seus comentários, mas claro que é a sua escolha. Penso ser mais enriquecedor poder haver um debate entre pontos de vista bem diferentes, podemos ambos aprender algo com isso.Não sou climatóloga,mas estudei biologia e tive por isso algum contacto com informação sobre as alterações climáticas, e custa-me ver que muito boa gente desvaloriza e acha que é tudo um grande exagero.Gostaria de responder mais tarde com mais tempo, até porque alguns dos pontos que levantou não conheço, mas fiquei curiosa de ir ver do que se trata (só assim podemos ter uma conversa. Sabendo do que ambos estamos a falar). E sim, acho que o que nos liga a todos aqui é gostarmos de andar de mota, de resto, podemos ter opiniões diferentes e discuti-las de forma salutar
Não me ofendeu.Não nego as alterações climáticas antropogénicas. Mas estamos a fazer nada de mal ao planeta. Ele vai continuar aqui rodando a volta do sol, as condições de vida humana no planeta é podem deixar de ser viáveis e ai ou evoluímos como espécie ou então somos extintos.Não sei nem tenho conhecimentos para avaliar se existe "emergência" climática ou não, mas tenho muitas duvidas sobre a legitimidade e reais "boa intenções e interesses" por parte de todos os actores da área ecológica e do sector de energia. E nem falo apenas da extração, refinação e comercialização de produtos petrolíferos, estas empresas sao metidas numa serie de outros negocios "ambientais" (aquelas fabricas extratoras de CO2 da atmosfera sao um bom exemplo)Mas ja entendi e disso nao tenho qualquer duvida, que todo este movimento é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, muito dinheiro. O sector energético nunca ganhou tanto. E também sao uma excelente oportunidade para instaurar governancas globais e obrigar as pessoas a fazer praticamente tudo, sem que haja qualquer justificação para isso, instaurando politicas totalitárias, as quais sou totalmente oposto.A solução climática só terá sucesso com ação individual e local. Os esforços coletivistas estão condenados ao insucesso. De nada serve andarmos a não poluir aqui na Europa e com medidas para limitar o lixo de plástico, e depois o exportar para um fim do mundo qualquer se depois o resto do mundo não faz o mesmo esforço e se o plástico usado que exportamos é despejado num qualquer rio e inevitavelmente vai parar ao mar.Também não faz sentido termos aqui uma serie de regras ambientais, e depois importamos tudo da China e as coisa sao la fabricadas sem qualquer regras e sem quaisquer cuidados.Tao pouco faz sentido mantermos uma economia de "low cost" onde tudo e descartável e trocamos de mobília, TV, Smartphone, etc a cada ano. Certo que o meio de transporte individual também é poluente, mas que sentido terá estarmos a proibi-lo neste momento em que não existe alternativa de mobilidade elétrica, quando por exemplo vivemos num pais pequeno e que apenas a poluição dos navios de cruzeiro que passam nas nossas aguas somam 80x a poluição do nosso parque automóvel inteiro.E mesmo a transição para o elétrico, é uma panaceia. Os centros das cidades ficarão certamente menos poluídos, mas a poluição continuara a somar, porque o minério para a sua construção e para as suas baterias terá de ser minerado, a um custo ambiental pesado, e a energia para carregar as baterias terá de ser produzido e nem toda será produzida de forma limpa.A perseguição da meta de 2050, que sinceramente ainda nem entendi, é uma utopia.
Falaram de energia em casa e dos custos , falaram também da minha pessoaNão quero ser gozado e explicar como consigo ter tudo eléctrico em casa,não tenho gás,e pago faturas abaixo dos 50€ mensais ,fiz uma vez deixando o refeitório duma empresa a olharem calados,não faço mais pois o anormal na sociedade sou eu,por isso ando a colidir com isto tudo , é melhor ficar quieto e calado e ir gozando.
A piada é ver num forúm de motas ver o enviesamento diesel e cantarem histórias de embalar a quem já passou por tudo (excepto GPL)...Fico sem perceber se é 1 de Abril Monotonias à parte, ar puro este fim de semana no Caramulo. Só não sei qual das máquinas de trabalho vou levar
Então para não entrar muito em off topic irei criar outro sobre eficiência energética,para partilharmos experiências...
Então para não entrar muito em off topic irei criar outro sobre eficiência energética,para partilharmos experiências...Finalizando só com mais uma experiência feita ontem, tendo ido com a família a Santarém, coloquei o trio e computador de bordo a zero e ...vamos ver o que marca em ae a velocidades estabilizadas de 120 kmh ;saído de sintra pelo ic 19 em direção a Lisboa para apanhar a a1 sem passar dos 100kmh ,o legal na via em questão e usando Cruise control,ficamos entre os 3.7 e 4.5lt/100km,depois aí chegar ao destino marcava 5lt ou seja num gasolina a velocidade de 120 é muito bom.Na volta subiu aos 5.1 até casa pois apanhei um acidente no ic 19 com cortes de via.Agora não vale a pena nos estarmos todos a criticar,a ser ambientalistas quando o principal problema de tudo somos sempre nós, nós enquanto não aceitamos mudanças,não aceitamos mudar, tentar....o ser humano é o problema.Entretanto os combustíveis vão baixar na próxima semana segundo já verifiquei.
Acaba de ser anunciado...Nos combustíveis, é prolongada até ao final do ano a suspensão do aumento da taxa de carbono, a devolução da receita adicional de IVA e redução do ISP. Tenho ideia que a medida tinha como 'prazo' este mês de Setembro, mas foi prolongado atendendo à escalada no preço da energia.
As empresas não pagam o gasóleo ao mesmo preço do consumidor final. Há cartões frota e ajustes nos impostos...
Nessa altura o diesel era fumarento, pouco performances e pouco mais de 200 mil kms faziam sem o motor ser aberto.
Citação de: TMXR em Setembro 01, 2022, 14:50:20, 14:50Nessa altura o diesel era fumarento, pouco performances e pouco mais de 200 mil kms faziam sem o motor ser aberto.Não concordo com a última parte... A generalidade dos diesel atmosféricos eram motores subaproveitados.E isso é perfeitamente visível nos 190D desta vida. Tantos que já fizeram praça e hoje continuam a circular.Só quando começaram a ser sobrealimentados é que o material realmente começou a perceber o que era esforço.
... e posteriormente mesmo o 1.6 VW teve de ser aberto e esse já era TD, o turbo também teve de ser intervencionado.
O motor que lhe deu seguimento ca em casa foi um 1.9 TDi também VW e para mim foi um dos melhores motores em termos de utilização, performance e economia e vendi esse carro com cerca de 500 mil Kms, muita coisa no carro já não funcionava, mas o motor estava praticamente igual a novo. Apenas gastou uns 3 ou 4 sensores de massa de ar.
Não sao "historias de embalar" e muito menos "mentiras".
(...)Citação de: TMXR em Setembro 07, 2022, 14:30:12, 14:30Não sao "historias de embalar" e muito menos "mentiras". Mas eu acredito em ti. Há 23 anos que vou usando exatamente o mesmo carro.O meu pai mantém o mesmo há quase 40!Quando penso nisto, a primeira coisa que me ocorre é que nenhum fabricante beneficia disto.A segunda coisa é ao preço que custa o diesel hoje... chegar a estes valores é um investimento de milhares de euros!