Autor Tópico: Gasolina...a variação contínua dos preços!  (Lida 102155 vezes)

Abril 23, 2020, 15:36:58, 15:36
Responder #200

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Partilho também dessa opinião.

A produção esteve durante muito tempo em "full power", sempre numa expectativa de que este vírus não fosse afinal tão capaz de parar o Mundo, como fez e de forma bem evidente.

No meio disto houve ainda um braço de ferro entre os Árabes e os Russos no que toca ao que deviam reduzir e que fez também isto arrastar-se.

Agora têm petróleo produzido com stocks intermináveis e com consequências nos preços.

Acho que o pessoal, durante os próximos tempos que se avizinham, terá preços bem mais baixos do que aquelas que eram praticados em Fevereiro e inícios de Março.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 23, 2020, 19:26:54, 19:26
Responder #201

Rodrigues1

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Ontem vi na televisão a empilharem barris numa quantidade impressionante a perder de vista.

Se por um lado é bom para nós pois os preços vão flutuar muito abaixo do que já estávamos habituados e as reservas nos poços vão durar mais, por outro lado a indústria de veículos elétricos vão ter uma quebra enorme nas vendas e vão ter de esperar mais uns tempos mas é bom porque têm mais tempo de aperfeiçoar as baterias.

Abril 23, 2020, 23:58:23, 23:58
Responder #202

Lourenço

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Ontem vi na televisão a empilharem barris numa quantidade impressionante a perder de vista.

Se por um lado é bom para nós pois os preços vão flutuar muito abaixo do que já estávamos habituados e as reservas nos poços vão durar mais, por outro lado a indústria de veículos elétricos vão ter uma quebra enorme nas vendas e vão ter de esperar mais uns tempos mas é bom porque têm mais tempo de aperfeiçoar as baterias.

Quebra enorme os EVs? Vão ter de esperar mais uns tempos? Talvez uma pequena pausa no crescimento em mercados como os States mas isso tem mais a ver com Trumpinite obsessiva/compulsiva que com preços de combustíveis. Na Europa nem a pandemia nem a gasolina a menos de 1 €  fará quebrar EVs, pelo contrário as listas de espera continuam a crescer e não só na Tesla. Em Portugal crescem exponencialmente, sim, mesmo este ano vão crescer e o Sr. Medina ainda não disse tudo e logo os outros Srs. autarcas o seguirão.
Talvez tenhas estudos de mercado que eu desconheça mas não será assim como dizes.
« Última modificação: Abril 23, 2020, 23:59:57, 23:59 por Lourenço »

Abril 24, 2020, 00:34:44, 00:34
Responder #203

TMXR

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Pela leitura dos últimos posts sinto  que a maior parte de vos não entendeu totalmente o porque do crash


O petróleo e negociado por pessoas que são especuladores e não nunca viram petróleo nem sabem o que fazer com ele


O petróleo de abril e maio já tinha sido transacionaso num mercado de futuros há alguns meses.

Os traders compram o petróleo, entretanto pagam-no e mantém os títulos durante algum tempo e entretanto fazem a sua especulação e uns tempos antes da data de entrega vendem-no a alguém que faz alguma coisa dele (refinarias, indústria, etc)


Isto um processo tipo “reserva de hotel”,,, uns meses antes faz-se a reserva, entretanto como não vamos dormir ao hotel naquele dia, vendemos a nossa reserva a um terceiro com algum lucro.


Como a paragem da economia também parou o consumo da gasolina e afins e as refinadoras já tem a capacidade de armazenamento a quase 100% os traders para evitar a entrega física do produto para o qual nap têm capacidade de armazenamento foram obrigados a vender em terreno negativo.



Se o consumo não regularizar em Maio e Junho, quem detém as “reservas” para estes meses também vai de ter de as alienar a qualquer custo.

Com isto a principal e,presa de trading de singapura já fechou com prejuízos de 800 milhões de dólares


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Abril 24, 2020, 11:17:48, 11:17
Responder #204

Rodrigues1

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Para ser sincero não esperava isto,..

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/venda-de-carros-eletricos-acelera-em-plena-pandemia-577240

Se tivesse lido antes não teria escrito este disparate  ;D

Ontem vi na televisão a empilharem barris numa quantidade impressionante a perder de vista.

Se por um lado é bom para nós pois os preços vão flutuar muito abaixo do que já estávamos habituados e as reservas nos poços vão durar mais, por outro lado a indústria de veículos elétricos vão ter uma quebra enorme nas vendas e vão ter de esperar mais uns tempos mas é bom porque têm mais tempo de aperfeiçoar as baterias.

Abril 24, 2020, 11:39:15, 11:39
Responder #205

tiagofo20

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Essas oscilações de elétricos vendidos para já não tem grande relevância, é facil vender +5% ou +7% elétricos face ao ano anterior quando as vendas ainda são poucas comparadas com os carros de combustão que estão no mercado à muito mais tempo.

Como diz na própria notícia, não há fundamento nenhum para se perspetivar que se venda mais elétricos em tempo de coronavirus.

As oscilações são fáceis de acontecer, basta uma empresa maior ter encomendado 100 elétricos no início do ano para renovar a frota dos seus comerciais que cria logo variações positivas nas vendas.

Abril 24, 2020, 13:06:42, 13:06
Responder #206

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Esta subida nas vendas de veículos eléctricos, designadamente o "impacto" entre os que são com motor de combustão e os eléctricos, leva-me a uma certa contenção em assumir que efectivamente se trata de uma relação directa com tudo isto que se está a passar a nível Mundial.

Diria que o espaço temporal decorrido, para o saldo conhecido em termos de vendas, ainda é bastante curto para o relacionar.

Porém, havendo essa continuidade...e mesmo não vislumbrando de momento muito bem o porquê, haverá então alguma ligação de factores. :pensador:
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Abril 24, 2020, 15:23:37, 15:23
Responder #207

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Também não me parece que há correlação.


A maioria dos eléctricos neste momento está com entrega desfasada da encomenda, pelo que podemos estar a assistir a números de matrículacao ao cuja venda efectiva já ocorreu a um par de meses atrás.
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Abril 24, 2020, 19:16:19, 19:16
Responder #208

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Um artigo interessantíssimo do Jornal de Negócios sobre tudo isto que já aconteceu relativamente à crise do petróleo...e também do que ainda poderá estar para ocorrer.

Sim, porque por este caminho, as coisas podem ficar ainda mais "feias", como já o preveu um analista do petróleo e que, curiosamente, já havia acertado na previsão de preços negativos feita em Março!!

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias-primas/petroleo/detalhe/petroleo-nos-100-dolares-negativos-nao-e-ficcao-se-os-tanques-encherem
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Abril 24, 2020, 20:56:58, 20:56
Responder #209

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Estao neste momento meia duzia de mega petroleiros a caminhos dos USA provenientes da AS.


O Arabes estao a aproveitar o momento baixo do petroleo para inundar o mercado na esperanca de provocar danos na industria de extracao Americana.


A diplomacia Americana esta a tentar que os petroleiros nao facam a entrega a outro pais. Os Sauditas estao a ameacar que se os Americanos nao aceitam o petroleo, vao passar a aceitar pagamentos de petroleo noutra moeda que nao o USD.

Sera o fim do Petro-dollar, com todas as consequencias que dai vao advir.



Engracado que nao vejo nada disto nas noticias das nossas TV... so os disparates dos Trumps e Bolsonaros... para me manter bem informado, so em sites muitos especificos.


Amanha vou comprar mais pipocas que isto esta a ficar bem engracado.



PS: hoje acendeu a luz da reserva da GS. Como sou sacana e nao encontrei gasolina abaixo dos 1,19 meti so 5 €  :D :D :D :D
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Abril 24, 2020, 21:41:47, 21:41
Responder #210

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Miguel,

Ainda bem que no final da tua intervenção tocas nesse ponto do preço do Litro.

E a razão para tal - pois pode ser do desconhecimento de muitos - é a de que em Portugal, na semana em que estamos, já é possível colocar gasolina por 1.098€/Litro.

E já agora, ainda que 99.999% das motos em circulação não funcionem a gasóleo  :) o mesmo está já abaixo de 1€/Litro.

Sim...reforço novamente que estamos a falar de Portugal.  :bandeiraportugal:

Por este andar (e algo que me diz que é um futuro muito próximo) teremos, em alguns postos, o Litro da gasolina 95 a ser vendida por esse número redondo.  :writing:

« Última modificação: Abril 24, 2020, 21:42:48, 21:42 por Sapiens21 »
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Abril 24, 2020, 22:06:55, 22:06
Responder #211

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paguei 1.19 no Jumbo de Torres Vedras


Muito caro.

Acredito que tenham os tanques cheios de combustivel ja a 4 ou 5 semanas e que estejam com resistencia a baixar o preco para nao ter prejuizo directo.

Curiosamente, Intermarche da Merceana, da Lourinha e muitas bombas desta zona estavam com Diesel a 1,09 e 95 a 1.19. Deve ter sido certamente coincidencia  :D :D :D


Mas deixa abrir a fronteira que trago um carregamento jeitoso de Badajoz  ::P:
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Abril 25, 2020, 08:11:34, 08:11
Responder #212

rookie

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um pequeno aparte mas relacionado com a gasolina, não sabia que existe diferença na gasolina de inverno e de verão, alguém sabe explicar (com conhecimento)...
só por este motivo:https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/132432016/details/maximized

Abril 25, 2020, 09:54:08, 09:54
Responder #213

Lourenço

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Existe de facto uma diferença entre os combustíveis, nomeadamente nos aditivos, de uma forma geral, entre a estação quente e fria, regulamentado entre mínimos e máximos e respetivo calendário em toda a europa. Essa portaria citada é devida á alteração de níveis de consumo e está a acontecer por toda a Europa. Neste momento as refinarias alem da drástica redução de consumos, estão ainda com muito combustível de inverno, sem dados suficientes para estimar as quantidades de qualidade "verão" que deverão produzir e por tal estão a reduzir ou parar.

Alem disto há diferenças regionais alem das sazonais conforme a latitude. No gasóleo por exemplo é verificada a impossibilidade de utilização de gasóleo Português, em países do norte ou mesmo do centro em altitude, por exemplo nos alpes a 2000 metros. Quem já repatriou veículos em pleno inverno com gasóleo ainda do fim do verão ou principio de outono, depois de terem estado parados algumas semanas, sabe os riscos que corre se o fizer e não considerar a diferença de temperatura eventualmente agravados pelo facto de o veículo poder ficar parado alguns dias á chegada a temperaturas de por exemplo -3º de máxima e médias diárias inferiores a -7º.
Aconteceu-me com um Diesel que teve de levar com um solvente específico no depósito seguida de purga de sistema e com um Otto com gasolina portuguesa de Outubro que em pleno inverno em finais de Dezembro não tinha "pulmão" suficiente para subir um desnível de 2000 metros a temperaturas muito negativas.

Abril 25, 2020, 12:40:40, 12:40
Responder #214

pjmartinho

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A proposito disto, hoje recebi esta msg  ;)


Abril 25, 2020, 12:53:48, 12:53
Responder #215

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Os maiores petroleiros do Mundo conseguem levar o equivalente a + de 4 milhões de barris de petróleo, distribuídos por dezenas de tanques.

O curioso nisto tudo é que se a produção continua da forma que tem estado a verificar-se nas últimas semanas e com a existente e conhecida redução no consumo...vai chegar-se muuuito rapidamente ao ponto em que não há petroleiros no Mundo que cheguem para armazenamento.

Sem ter números, ainda assim não tenho a menor dúvida que a produção diária mundial deve ser o equivalente a vários petroleiros cheios "até à rolha".

Reparem que disse produção diária...  :-\
« Última modificação: Abril 25, 2020, 13:09:54, 13:09 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Abril 25, 2020, 14:51:01, 14:51
Responder #216

Moto2cool

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Em qualquer mercado a redução de procura leva a redução de produção. O problema é que há estados (elite dos estados) cuja receita do petróleo é imprescindível para manterem o nível de vida, logo não alinham na redução de produção.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 25, 2020, 14:56:01, 14:56
Responder #217

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O que se verificou durante largas semanas foi fruto de um braço de ferro Rússia / Arábia Saudita.

E essas semanas todas levaram a um problema muito sério neste momento e por motivos já debatidos, em que um dos links aborda com bastante clareza.
Resumem-se, grosso modo a: excesso de produto...pouco local para o armazenar...preços com quedas a pique e com números que vão ficar na história pelas piores razões.
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Abril 26, 2020, 00:03:41, 00:03
Responder #218

lferreira

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Os maiores petroleiros do Mundo conseguem levar o equivalente a + de 4 milhões de barris de petróleo, distribuídos por dezenas de tanques.

...

Sem ter números, ainda assim não tenho a menor dúvida que a produção diária mundial deve ser o equivalente a vários petroleiros cheios "até à rolha".

Reparem que disse produção diária...  :-\

Hoje tinha visto umas imagens de umas belas dezenas de petroleiros ao largo da costa da Califórnia à espera de ordens para descarregar..  :-X
Aqui fica:

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1465203/com-economia-parada-petroleiros-fazem-fila-para-descarregar?utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral



Mas deixa abrir a fronteira que trago um carregamento jeitoso de Badajoz  ::P:

Miguel,
Deixa lá Badajoz... Assim com estes todos já dava para "esgaziar" uns meses valentes... suuuuuuuper à vontade!  :D

Abril 26, 2020, 10:25:36, 10:25
Responder #219

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Se esses todos já estão cheios e sem ordens para descarregar, significa uma saturação total de produto no mercado internacional.

Fala-se também, de forma bem recente, de uma tensão entre Estados Unidos e Irão e que voltou a dar sinais de agravamento.

Mas acho que não será por aí.

O preço do petróleo continuará bem baixo ainda durante uns tempos.

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Abril 26, 2020, 11:15:31, 11:15
Responder #220

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Abril 26, 2020, 14:09:20, 14:09
Responder #221

Rodrigues1

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Em órbita a centenas de quilómetros acima da Terra, os satélites Sentinel-1 mostram por que motivo a cotação do petróleo nos EUA caiu abaixo de zero e por que razão grande parte do mundo pode ir pelo mesmo caminho.

O satélite recebe sinais de radar vindos dos enormes tanques de metal que armazenam petróleo, e esses dados são usados para calcular a quantidade de crude guardado. A mensagem de retorno é alarmante: a capacidade de armazenamento de petróleo está quase esgotada.

É algo inédito, e o mercado só agora está a começar a avaliar o significado disso. Especialistas dizem que o espaço para armazenar petróleo pode acabar numa questão de semanas. Como resultado, a cotação do petróleo pode cair para perto de zero em muitas regiões do mundo e, nalguns casos, os preços poderão ficar negativos.

Abril 26, 2020, 18:45:59, 18:45
Responder #222

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Pois pode...pode cair ainda mais o seu valor.

Mas no meio disto tudo, lá vem um relatório de Bruxelas a mostrar sem margem para dúvidas que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE.

Por mais que baixe, vamos estar sempre num certo "top" e pelas piores razões.

Fiscalidade a quanto obrigas...  :you.bet: :(
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Maio 29, 2020, 08:32:45, 08:32
Responder #223

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Quando o país com a maior reserva de petróleo recebe com um directo na televisão a chegada de uns petroleiros iranianos cheios de gasolina



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Maio 29, 2020, 10:13:27, 10:13
Responder #224

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Estranho mundo este em que vivemos TMaxer, estranho mundo...  :pensador:

Maio 29, 2020, 10:23:16, 10:23
Responder #225

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Sem dúvida, está tudo virado do avesso


Mas o que me preocupa nem e é o como esta mas o que estará para vir.
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Maio 29, 2020, 11:42:31, 11:42
Responder #226

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Esse Maduro é cá uma peça...

O apoio do Irão ao governo do Nicolás Maduro é mais por questões políticas e de fazer frente às "vontades" dos States, do que propriamente por uma questão económica.

Só para aborrecer o Trump, parece já ter valido a pena...

E esta instabilidade pode levar a problemas (ou ao continuar dos mesmos), já que os Estados Unidos já expressaram uma certa "preocupação" com as relações cada vez mais próximas de Caracas com Teerão.

Veremos no que isto vai dar...  :pensador:
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Dalai Lama

Maio 29, 2020, 13:20:00, 13:20
Responder #227

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Uma questão que se levanta é até onde os estados podem dispor dos seus recursos e em que medida estão submetidos ao monopólio das multinacionais.
Se correlacionarmos os recursos dos países,  o poder das multinacionais, e o impacto na economia na variação dos preços talvez encontremos algumas explicações de intervenções militares algures no mundo
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Maio 29, 2020, 13:39:18, 13:39
Responder #228

2low

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Não sei se alguém mais reparou mas em alguns postos o preço já é muito semelhante ao que era antes do Covid...

Senti isso tanto quanto foi quando abasteci a moto no recente passeio que fiz bem como o recente abastecimento que tive que fazer na viatura de 4 rodas cá de casa...

Mas reparei que fora dos grandes centros, os preços ainda são os que aqui se tem falado...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Maio 29, 2020, 14:10:32, 14:10
Responder #229

pjmartinho

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Não sei se alguém mais reparou mas em alguns postos o preço já é muito semelhante ao que era antes do Covid...

Senti isso tanto quanto foi quando abasteci a moto no recente passeio que fiz bem como o recente abastecimento que tive que fazer na viatura de 4 rodas cá de casa...

Mas reparei que fora dos grandes centros, os preços ainda são os que aqui se tem falado...

Olha que não é bem assim.

Ainda outro dia fui comprar 5 litrinhos para a maquinaria de jardinagem e paguei a gasolina a 1,40€, e eu não vivo num grande centro.

Maio 29, 2020, 14:13:11, 14:13
Responder #230

2low

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Não sei se alguém mais reparou mas em alguns postos o preço já é muito semelhante ao que era antes do Covid...

Senti isso tanto quanto foi quando abasteci a moto no recente passeio que fiz bem como o recente abastecimento que tive que fazer na viatura de 4 rodas cá de casa...

Mas reparei que fora dos grandes centros, os preços ainda são os que aqui se tem falado...

Olha que não é bem assim.

Ainda outro dia fui comprar 5 litrinhos para a maquinaria de jardinagem e paguei a gasolina a 1,40€, e eu não vivo num grande centro.


Ali na Zona da periferia de Samora Correia - Porto Alto ainda se encontram postos com gasolina a ~1,20€ mas aqui em Almada já está tudo a retomar >1,40€/L
Em Peniche pareceu-me haver valores a rondar os 1,30€/L mas na periferia os valores eram inferiores...

Portanto... as periferias com poucos habitantes devem ter valores bem mais simpaticos, enquanto que as periferias de zonas altamente povoadas, os preços já são novamente escandalosos!
« Última modificação: Maio 29, 2020, 14:24:53, 14:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Maio 29, 2020, 15:44:46, 15:44
Responder #231

TMXR

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Senti isso tanto quanto foi quando abasteci a moto no recente passeio que fiz bem como o recente abastecimento que tive que fazer na viatura de 4 rodas cá de casa...

Mas reparei que fora dos grandes centros, os preços ainda são os que aqui se tem falado...


O petroleo e uma commodity que se autoregula.

E nao ha nada melhor para os precos baixos do que os precos estarem baixo.

Pelo simples facto que bombear petroleo para fora da terra custa dinheiro e a partir do momento em que o preco do barril fica abaixo do preco de o bombear, a empresa nao tendo como armazena-lo nao tem outro remedio senao mete-lo offline


E ha um pequeno problema em meter pocos offline:  o tempo necessario para voltar a mete-lo online que pode ir de poucas semanas a varios meses (os pocos da siberia por exemplo precisam de uma boa mao cheia de meses para serem colocados online)




A guerra que assistiu no inicio da pandemia, para la da impossibildade de armazenar os barris comprados nos mercados de futuros,  foi uma tentativa deliberada da Arabia Saudita de meter os pocos Russos offline e de obrigar os EUA a pararem a extracao de petroleo pelo metodo do fracking.

O fracking (ou shale se preferires) ha 8 ou 9 anos era o metodo mais caro de extracao de petroleo, mas neste momento o preco de extracao esta ao nivel ou abaixo do custo de o bombear na Arabia Saudita.

Isto significa 2 coisas: que os Americanos que desde o final da 2 grande guerra garantiram a paz mundial e a paz no Medio Oriente para manter e garantir o fornecimento e o preco do petroleo , neste momento nao tem qualquer interesse ou necessidade de petroleo no medio oriente (bem antes pelo contrario, estou certo que muita gente gostaria de ver os Iranianos e os Sauditas pegarem - uns pagaram pelo 11 de setembro e os outros bateram palmas)...


e a 2ª em que os EUA tem excedente de petroleo e dos seus derivados (gas, etc etc) o que lhe da neste momento uma competitividade industrial impar


Portanto, os precos ao estarem baixo levam a que pocos sejam colocados offline fazendo com que a oferta diminua, o que leva a que os precos subam.


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 29, 2020, 16:04:04, 16:04
Responder #232

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Esse Maduro é cá uma peça...

O apoio do Irão ao governo do Nicolás Maduro é mais por questões políticas e de fazer frente às "vontades" dos States, do que propriamente por uma questão económica.

Só para aborrecer o Trump, parece já ter valido a pena...



O "apoio" foi angariado via aerea, com uma remessa de 9 toneladas de ouro dos cofres do banco da Venezuela para o Irao.


https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-30/iran-is-hauling-gold-bars-out-of-venezuela-s-almost-empty-vaults



Quando digo que muita gente anda so a ver "a arvore e nao a floresta" (que aborreceu um companheiro  :nice: :convivio:) deve-se muito à agenda politica dos media Portugueses que se limitam a dar a noticia a queimar o Trump e o Bolsonaro e depois nao publicam noticias sobre um momento historico como este. Os Portugueses andam a ser entretidos, indocrinados e mal informados!


O Trump deve ter deixado passar a gasolina... ate porque neste momento a Venezuela é um caso humaninitario.

Ate porque se a Venezuela nao tem gasolina, nao vai ter como produzir muitos adubos agriculas que sao feitos com derivados.


Ha sancoes internacionais ao Irao pelo que os EUA estariam legitimados no caso de querer intervir.


Mas o Irao nao esta muito melhor...este ano pela primeira vez, o Irao que é um pais exportador de petroleo vai ter de importar petroleo. Ou seja isto é uma vitoria enorme para os EUA que meteram o Irao de joelhos, e tambem vai ser bom para o ocidente pois o Irao como patrocinador de terrorismo vai ter mais dificulte aos grupos que apoia: Jihad Islamica, Hezbollaz, Hamas, Al Quaeda, etc etc

« Última modificação: Maio 29, 2020, 16:06:47, 16:06 por TMaxer »
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Maio 29, 2020, 16:45:59, 16:45
Responder #233

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(....)
O Trump deve ter deixado passar a gasolina... ate porque neste momento a Venezuela é um caso humaninitario.

(....)

Tenho certas reservas em acreditar que o Trump tenha especial preocupação do género.  :)

Mais ainda quando falamos de países que estão sob sanções que lhes foram impostas...pelos States.

Um especialista, analista político e académico iraniano-americano, foi entrevistado e disse isto recentemente. ..

"E é claro, como sempre, eles [norte-americanos] dizem que tudo isso é em prol dos direitos humanos, mas eles tentam matar as nações de fome, eles tentam criar sofrimento nas nações, e a mídia, a mídia corporativa, a mídia dominante, a mídia estatal, a mídia pública, finge nos países ocidentais que tudo isso é verdade"
Link.


Acredito que haja algo por trás para que tenham deixado passar os petroleiros (estamos de acordo)  :nice:, mas não estou mesmo a ver que seja por um interesse - subitamente benevolente - para com o povo Venezuelano.

Só assim acontece se a leitura (a de nada fazerem para impedir a passagem dos petroleiros) for a de poderem retirar dali partido a médio ou longo prazo.  :cost: :-\

É aquilo que me parece, mas...  :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 29, 2020, 16:58:00, 16:58
Responder #234

pjmartinho

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Quando digo que muita gente anda so a ver "a arvore e nao a floresta" (que aborreceu um companheiro  :nice: :convivio:) deve-se muito à agenda politica dos media Portugueses que se limitam a dar a noticia a queimar o Trump e o Bolsonaro e depois nao publicam noticias sobre um momento historico como este. Os Portugueses andam a ser entretidos, indocrinados e mal informados!

O meu pai dizia com muita frequência que, em tempos idos (tempos do Salazar) havia uma expressão que dizia "O fadinho é que induca e o futebol é que instrói", ou seja, mantenha-se o povo entretido com "merdices" que esse povo não chateia... nos tempos actuais a conversa é a mesma sendo que, talvez, o fadinho foi subtituido por telenovelas e reality shows de baixa qualidade (o futebol mantém-se).

Maio 29, 2020, 17:24:56, 17:24
Responder #235

TMXR

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O Trump deve ter deixado passar a gasolina... ate porque neste momento a Venezuela é um caso humaninitario.

(....)

Tenho certas reservas em acreditar que o Trump tenha especial preocupação do género.  :)

Mais ainda quando falamos de países que estão sob sanções que lhes foram impostas...pelos States.

Um especialista, analista político e académico iraniano-americano, foi entrevistado e disse isto recentemente. ..

"E é claro, como sempre, eles [norte-americanos] dizem que tudo isso é em prol dos direitos humanos, mas eles tentam matar as nações de fome, eles tentam criar sofrimento nas nações, e a mídia, a mídia corporativa, a mídia dominante, a mídia estatal, a mídia pública, finge nos países ocidentais que tudo isso é verdade"
Link.


Os Americanos estao sempre mal vistos, mas nao podemos nos esquecer que é gracas aos EUA que nos últimos 75 vivemos em paz, e que podemos circular e navegar por todo o mundo e fazer todo o tipo de trocas comerciais.

Ha 100 ou 150 anos atras, as "trocas" eram mais à base de chumbo e pólvora  :D, com grande parte do mundo subjugado por meia duzia de imperios.

Os EUA nos ultimos se calhar 20/30 anos, com a derrota da antiga Uniao Sovietica deixaram de ter grandes politicas externas e o tem usado o seu dominio militar para garantir a paz e manter o pais livre da ameaca do terrorismo.

Portanto, entre este sistema e o sistema anterior acho que este é bem melhor: Desde a 2 guerra mundial que o PIB mundial se multiplicou por um bom numero e o numero da populacao mundial tem crescido... tivemos a sorte de viver num periodo de paz e prosperidade, como que acho nao devem ter havido muitos na historia da humanidade.




Quanto ao Trump... durante o periodo da pandemia o EUA ancoraram a sua armada do pacifico penso que no Japao e enquanto isso os chineses andaram a fazer passear um dos seus 2 porta avioes pelo estreito entre a Coreia e o Japao numa atitude provocatoria... neste momento estao 7 dos 11 porta avioes que o EU tem a caminho desta zona do Pacifico. É uma demonstracao de forca e uma resposta a provocacao dos Chineses e também devido ao escalar das tensoes em HK em que a China anulou a fronteira que existia e obrigou a alteracoes nas leis que permitem o controle totalitário da população de HK, e tambem de um latente escalar da tensao com Taiwan.

O Trump tem o problema do Covid e o problema das eleicoes, e necessita de aglutinar a opinao publica em relacao a um potnecial inimigo da America e neste momento a China esta a meter-se a jeito de ser usada neste seu jogo politico.

Ao Xi Jiping tambem lhe interessa que hajam um atritos com os Americanos. Distrai a opiniao publica do problema do Covid e nada como o nacionalismo para unir as massas e nao questionar as asneiradas domesticas


Mais uma vez, e como diz muito bem, o pjmartinho, toda esta problemática é ignorada ou noticiada de forma confusa pelos media Portugueses  :toma:
« Última modificação: Maio 29, 2020, 17:28:44, 17:28 por TMaxer »
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Maio 29, 2020, 17:40:22, 17:40
Responder #236

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O combustível vem recuperando o preço, em abril meti a 1,20, em maio a 1,24 e hoje a 1,29.
O ajustamento do preço ser feito pelo mercado é tanto verdade como o pai natal trazer as prendas aos meninos (há um fundo de verdade porque há prendas, mas......)
Controlar a produção não tem que ser para produzir mais, pode ser para reduzir a produção para elevar o seu preço  ;) ou quando se quer escoar excedentes, uma boa maneira é destruir a capacidade produtiva/transformadora/ distribuidora, com drones de preferência
Como dizia o Sun Tzu, encurralar um inimigo torna-o desesperado, logo imprevisível, e o Trump dos poucos conselheiros que respeita ainda são os militares


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Maio 29, 2020, 17:45:31, 17:45
Responder #237

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No domingo ainda meti a 1,14 no Intermarche de Arruda dos Vinhos e o gasoleo a .999

Era o que estava mais baixo das bombas "mais económicas" por onde passo: Prio/P Doce de S Jorge e ao mesmo preco do Intermarche de Pombal  :nice:
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Maio 29, 2020, 19:05:06, 19:05
Responder #238

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Talvez nem seja boa ideia falar dos preços que continuam a ser praticados em alguns postos de combustível, mesmo junto à fronteira (Badajoz). :)

A diferença, mesmo para os postos onde se consegue mais barato em Portugal, é muito relevante...

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Maio 29, 2020, 19:10:58, 19:10
Responder #239

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Atesto sempre nessa bomba  :nice: mas as coisas nao estao agradaveis para ir a Espanha... So  a partir de Setembro ou Outubro e que recomecarei a viajar para Madrid
« Última modificação: Maio 29, 2020, 19:12:12, 19:12 por TMaxer »
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Responder #240

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Muito bons preços. Já agora, é permitido atravessar a fronteira para ir meter gota ou temos de ter motivo?

Maio 29, 2020, 20:11:23, 20:11
Responder #241

pjmartinho

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 :offtopic:
É uma demonstracao de forca e uma resposta a provocacao dos Chineses e também devido ao escalar das tensoes em HK em que a China anulou a fronteira que existia e obrigou a alteracoes nas leis que permitem o controle totalitário da população de HK, e tambem de um latente escalar da tensao com Taiwan.

Sobre as mudanças de regime em Hong Kong tenho visto muito pouco nos noticiários por cá, mas tenho acompanhado a coisa em videos de agências noticiosas mais próximas do local e aquilo não vai correr nada bem com a china a fazer pressão para um lado e a população de Hong Kong a fazer pressão para o lado oposto.

Por cá nada tenho visto sobre as tensões entre a China e a India, criadas pela China, que tenta ganhar uns metros na fronteira com a India. Já é uma "guerra" antiga entre os 2 países, mas a China, desde que começou esta história com o virus intensificou a sua "expansão" territorial sobre os paises vizinhos India e Nepal.





Entre a China e a Australia as coisas também não correm bem, até porque a Australia foi o primeiro país a exigir um investigação independente sobre o covid-19, e depois mais países se juntaram a esta exigência... e a China não gostou.





Há cerca de 2 semanas atrás eram estas as notícias daquele lado do mundo... enquanto por cá, não ouvi falar nada sobre isto e as notícias só estavam preocupadas com o fim do desconfinamento.





Talvez porque estas coisas se passam na outra "ponta do mundo" não sejam notícia por cá, por isso venham de lá mais uns episódios de telenovelas mexicanas dobradas em brasileiro e mais uns episódios do casamento com um agricultor e outros programas do género.

 :backup.to.topic:

Junho 20, 2020, 08:31:56, 08:31
Responder #242

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As notícias mais recentes dão conta que os combustíveis em Portugal vão sofrer novo (ainda que pequeno) aumento.

Dado curioso, mas não surpreendente desde longa data, acaba por nem ser esse aumento (mais um de entre tantos que por aí virão), mas sim o mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indicar que Portugal tem a quinta gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 12 cêntimos acima da média europeia e 23 cêntimos mais cara do que em Espanha.

É o que temos.
É terá de se continuar a conviver com isso nos próximos tempos.
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Junho 20, 2020, 10:37:26, 10:37
Responder #243

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Alguém tem de pagar os disparates de quem governa  :D
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Junho 20, 2020, 11:15:54, 11:15
Responder #244

pjmartinho

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O ministro das finanças que fugiu saiu do governo, aumentou o imposto sobre produtos petroliferos em 5cts, valor esse que era para ser revisto trimestralmente. Na realidade só foi "mexido" uns 2 meses antes das ultimas eleições para ganharem mais uns votos (passou de 5 para 3cts e inventaram um imposto a ser pago pelas gasolineiras), ou seja, ficou tudo na mesma embora aparentemente tenham baixado esse imposto que, quando foi criado, era transitório. O novo ministro das finanças assume que esse imposto é "permanente" e agora carrega com mais impostos.

É claro que estas decisões não são tomadas só pelo ministro das finanças... o primeiro ministro fala e ele cumpre.

Imagino a conversa entre o ministro das finanças e o primeiro ministro...

- Oh Costa, olha que não há dinheiro para este este orçamento rectificativo.
- Não há???? Como é posível?
- Heee pá, não sei porque não fui eu que fiz as contas até agora. Como resolvemos isto?
- Espera, deixa-me pensar um bocadinho
2 segundos depois...
- Já sei! Aumenta aí o imposto sobre os combustiveis que isso já deve dar.
- E o povo não vai barafustar por causa disso?
- Nãããã... quer dizer, podem barafustar um bocadinho, mas depois nós deixamos que vão aos estádios assistir ao futebol e eles esquecem isso.


Fora as brincadeiras, na realidade vamos assistir a um valente aumento de impostos (embora o governo nunca vá assumir isso abertamente e vão andar a inventar figuras de estilo para os justificar) pois o estado tem de cobrir o dinheiro que está a enterrar no Novo Banco, vai enterrar na TAP e tem de arranjar dinheiro para os subsidios de desemprego que se vão multiplicar, além de pagar os juros do dinheiro que pedem emprestado lá fora (e que estão a aumentar).

Começo a achar que este maluco até tem razão em algumas coisas que diz


Junho 20, 2020, 11:44:20, 11:44
Responder #245

Moto2cool

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Pjmartinho, tens queda para argumentista
Concordo que vamos ver aumento de impostos, o mais disfarçados possível, de certeza indirectos, de preferência por redução de benefícios fiscais, por aumento do âmbito pessoal, etc. Por hipótese pega-se em algo que pode revelar um interesse legítimo e aumenta-se impostos sobre sacos plásticos, veículos poluidores, consumo excessivo de energia, bebidas alcoólicas, tabaco, açúcar, etc.
Não é necessariamente por aumento da taxa que se aumentam impostos, essa é apenas a forma mais visível, na política as"melhores" coisas fazem-se subrepticiamente
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Junho 22, 2020, 09:30:25, 09:30
Responder #246

JViegas

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Para o que há para pagar de empresas ou instituições bancárias, vai ser uma "sorte" ficarmos por aqui ao que diz respeito a impostos sobre os combustíveis.

Junho 22, 2020, 12:29:30, 12:29
Responder #247

Moto2cool

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Para o que há para pagar de empresas ou instituições bancárias, vai ser uma "sorte" ficarmos por aqui ao que diz respeito a impostos sobre os combustíveis.
Qualquer dia na compra de um volume determinado de gasolina oferecem o carro ( mas pagas os impostos)
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Junho 22, 2020, 12:49:51, 12:49
Responder #248

JoãoPVCarvalho

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O ministro das finanças que fugiu saiu do governo, aumentou o imposto sobre produtos petroliferos em 5cts, valor esse que era para ser revisto trimestralmente. Na realidade só foi "mexido" uns 2 meses antes das ultimas eleições para ganharem mais uns votos (passou de 5 para 3cts e inventaram um imposto a ser pago pelas gasolineiras), ou seja, ficou tudo na mesma embora aparentemente tenham baixado esse imposto que, quando foi criado, era transitório. O novo ministro das finanças assume que esse imposto é "permanente" e agora carrega com mais impostos.

É claro que estas decisões não são tomadas só pelo ministro das finanças... o primeiro ministro fala e ele cumpre.

Imagino a conversa entre o ministro das finanças e o primeiro ministro...

- Oh Costa, olha que não há dinheiro para este este orçamento rectificativo.
- Não há???? Como é posível?
- Heee pá, não sei porque não fui eu que fiz as contas até agora. Como resolvemos isto?
- Espera, deixa-me pensar um bocadinho
2 segundos depois...
- Já sei! Aumenta aí o imposto sobre os combustiveis que isso já deve dar.
- E o povo não vai barafustar por causa disso?
- Nãããã... quer dizer, podem barafustar um bocadinho, mas depois nós deixamos que vão aos estádios assistir ao futebol e eles esquecem isso.


Fora as brincadeiras, na realidade vamos assistir a um valente aumento de impostos (embora o governo nunca vá assumir isso abertamente e vão andar a inventar figuras de estilo para os justificar) pois o estado tem de cobrir o dinheiro que está a enterrar no Novo Banco, vai enterrar na TAP e tem de arranjar dinheiro para os subsidios de desemprego que se vão multiplicar, além de pagar os juros do dinheiro que pedem emprestado lá fora (e que estão a aumentar).

Começo a achar que este maluco até tem razão em algumas coisas que diz



Companheiro pjmartinho...

Com o devido respeito e politiquice à parte.
Nem tudo é bom, assim como nem tudo é mau e generalizar é um erro crasso.
Portugal voltou a financiar-se a juros negativos ainda esta semana e por certo os investidores não idiotas para nos darem essa facilidade, alguma razão há-de haver e não vou entrar em pormenores.
Por outro lado achar que esse Ventura pode ter alguma razão é uma autentica "aVentura" pois que nunca os extremismos trouxeram nada de bom, seja à esquerda ou à direita, no caso desse senhor é ainda mais evidente porque já foi sobejamente provado e comprovado que em cada dez frases que profere saem 5 mentiras (estou a ser simpático)...

Agora que os impostos vão aumentar e MUITO, e que vão recair directamente sobre o consumo, pois não restam dúvidas, mas mais uma vez tenho a certeza que fosse quem fosse que estivesse nesta altura no poleiro teria de fazer exactamente a mesma coisa.

Os combustíveis têm aquela particularidade de afectar toda a economia e mesmo sem aumentos directos nos impostos, os aumentos nas energias reflectem-se de imediato em todos os bens de consumo.
É o País que temos, ainda assim Eu não trocava. :convivio:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 22, 2020, 12:57:55, 12:57
Responder #249

pjmartinho

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É o País que temos, ainda assim Eu não trocava. :convivio:

Eu também não troco o País... já os (des)governantes...