Autor Tópico: Circular na via do meio dá multa e tira pontos  (Lida 5043 vezes)

Dezembro 26, 2016, 20:41:09, 20:41
Lida 5043 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Circular na via do meio dá multa e tira pontos

Notícia obtida em: http://www.jn.pt/

Desde junho, os condutores que sejam apanhados a circular indevidamente nas vias do meio e da esquerda arriscam-se a uma multa que pode variar entre os 60 e os 300 euros.   A infração já estava anteriormente prevista no Código da Estrada (CE) - que, no entanto, não previa sanções para quem não cumprisse, impedindo as polícias de autuarem. Para já, só quatro condutores foram multados.

As consequências, de acordo com as últimas alterações introduzidas na lei, vão além da multa: quem não transitar na via mais à direita pode ficar inibido de conduzir por um período de dois meses a dois anos e perde quatro pontos na carta de condução. Isto porque, segundo explicou ao JN fonte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a infração é considerada muito grave.

Apesar da mudança no CE, poucos condutores têm sido multados. Desde o dia 1 de junho, as forças de segurança só levantaram quatro autos de contraordenação. Ainda assim, a ANSR ressalva que se trata de dados "provisórios" e que mais condutores poderão entretanto ter sido apanhados. "Este número pode aumentar consideravelmente face ao elevado número de autos em processamento pelas forças de segurança", admite a autoridade.
Com maior ou menor atraso no processamento das multas, certo é que a novidade parece ainda não ser clara para as próprias polícias. Contactada pelo JN, a GNR mostrou-se a par da alteração. Já a PSP desconhecia a mudança: o intendente Hugo Palma, da Direção Nacional, garantiu que "a coima já está prevista há muito tempo no Código da Estrada, não é novidade" - informação que a ANSR contraria. Ainda assim, a PSP não revelou o número de autos que levantou por esta infração, antes ou depois de junho.

Os perigos de ir no meio
O major Paulo Gomes, do Trânsito da GNR, considera a mudança benéfica. "Não existia uma coima associada e, por isso, mesmo que fiscalizássemos, não podíamos autuar", admite o militar, acrescentando que se trata de um comportamento "recorrente" e com que as patrulhas se deparam nas autoestradas "sobretudo em épocas de grande movimento".

Já o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) alerta para os perigos da circulação em vias que não a da direita. "Há quem pense que vai mais seguro no meio, por não ter de fazer manobras de ultrapassagem, mas, na realidade, o lado direito é o mais protegido", explica Carlos Barbosa, acrescentando que, circulando-se na via do meio, "é-se ultrapassado pela direita e pela esquerda". Além disso, há condutores que circulam "tão devagar" nas vias do meio e da esquerda "que outros condutores que venham atrás podem não ter tempo de fazer a manobra de ultrapassagem".

Carlos Barbosa acredita que as rotundas são igualmente propícias à condução pelo lado errado da faixa de rodagem. "Por estarem mal desenhadas e não terem largura suficiente para que as regras possam ser cumpridas", defende.
Já sobre o número residual de autos levantados pelas polícias desde 1 de junho, o presidente do ACP acredita que se deve à fiscalização deficiente: "As polícias estão mais preocupadas em fazer caça à multa pelo excesso de velocidade".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 26, 2016, 21:17:20, 21:17
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Já tinha conhecimento da notícia que apenas havia 4 infracções registadas o que me deixou estupefacto por aquilo que vejo diariamente na AE. Veremos como vai ser daqui para a frente. Estou particularmente preocupado com a sanha persecutória das autoridades desde que soube que o resultado parcial das multas seria para investimento nas próprias. A parte boa é que se se confirmar que eles vão receber parte das multas tornam-se parte interessada e quando não tenham prova material tenho curiosidade no que dirão os tribunais
« Última modificação: Dezembro 26, 2016, 21:19:05, 21:19 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 26, 2016, 21:32:41, 21:32
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
A mim o que me deixa expectante é a possibilidade de existência de um total livre arbítrio na apreciação do que é circular no meio...

...ou seja, na fronteira entre aquilo que é permitido e o que não o é.

O agente "A" pode olhar para uma ultrapassagem e "tolerar" que a permanência na fila do meio se prolongue por hipoteticamente 30seg.  Mas o agente "B", numa mesma situação, pode entender que a situação é intolerável e acaba por autuar por achar que o veiculo já deveria estar a circular na via mais à direita.

Porém... talvez nem haja motivo para grandes preocupações se atentarmos nas declarações do presidente do ACP e que neste particular foi incisivo: "As polícias estão mais preocupadas em fazer caça à multa pelo excesso de velocidade."
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 11:30:06, 11:30
Responder #3

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Falava de extremos de actuação caro Velasquez...e por isso a referência a um tempo tão curto.  :)

Quando referi os hipotéticos 30seg. (que a uma velocidade de A.E. equivalerá a sensivelmente 1-1,2Kms percorridos) seria após realizada a ultrapassagem e não todo o processo de ultrapassagem que vem de trás.

Dependerá sempre a autuação - se a houver, o que duvido para a maioria dos casos - da própria "sensibilidade" ou tolerância por parte do agente que a presencie. Isto para não estar aqui a entrar no campo de eventuais indicações dadas pelo próprio Comando da BT, pois aí nada a fazer...  :-X

Fazer p.ex. 15-20 Kms na faixa do meio de uma A.E. completamente deserta, é bem possível que se arrisque até com o mais tolerante dos agentes...  :policia:

Dalai Lama

Dezembro 27, 2016, 11:49:29, 11:49
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Conforme já tinha postado opiniao noutro lugar qualquer, como utilizador diário de AE e como utilizador que circula semanalmente cerca 700 a 1000 Kms em AEs é uma situação com a qual concordo com a multa.

Tenho contudo 2 situações a ressalvar:

-Ha zonas e horários onde a mudar de faixa devido as condições e intensidade de transito de transito é praticamente impossivel

- 4 pontos como penalizacao por conduzir na faixa do meio ou da direita é uma estupidez e um abuso por parte do regulador. A unico objectivo da retirada de pontos e da consequente cassacao da carta de conducao tem que ser a penalização de manobras perigosas e de comportamentos perigosos (telemovel, conducao sobre a influencia de alcool ou psicotropicos, etc)... circular na faixa do meio ou da esquerda por muito desagradavel e socialmente reprovel que possa ser, NAO É uma manobra perigosa  :irritado: :irritado:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 27, 2016, 12:04:07, 12:04
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
Falava de extremos de actuação caro Velasquez...e por isso a referência a um tempo tão curto.  :)

Quando referi os hipotéticos 30seg. (que a uma velocidade de A.E. equivalerá a sensivelmente 1-1,2Kms percorridos) seria após realizada a ultrapassagem e não todo o processo de ultrapassagem que vem de trás.

Dependerá sempre a autuação - se a houver, o que duvido para a maioria dos casos - da própria "sensibilidade" ou tolerância por parte do agente que a presencie. Isto para não estar aqui a entrar no campo de eventuais indicações dadas pelo próprio Comando da BT, pois aí nada a fazer...  :-X

Fazer p.ex. 15-20 Kms na faixa do meio de uma A.E. completamente deserta, é bem possível que se arrisque até com o mais tolerante dos agentes...  :policia:

O meu ponto de vista:

Hoje em dia toda a gente circula na vizinhança dos 150, a maioria das pessoas corre o pais e que sao condutores diarios mete o Cruise para os 146 ou 147 para fazer a viagem "abaixo do radar" e evitar estar a ser incomado e chulado pelo Estado...

O que acontece depois na pratica é que tens uma serie de carros a circular quase a mesma velocidade, sendo a unica diferenca real em andamento a quantidade de velocidade que os carros com motor mais fraco perdem nas subidas  :nice:

Em grande parte das vezes, na minha condução acabo por fazer um override ao Cruise para ultrapassar carros que vao quase a mesma velocidade do que eu mas que se me meter ao lado deles demoro pelo menos 3/4 KMs para completar a ultrapassagem  :nice:

E depois de completar a ultrapassagem tenho outro problema: se me vou meter à frente deles, eles vao ficar no meu cone e logo vao ficar a rodar a uma velocidade superior à minha e a tendência será ficarem colados à minha traseira, isto para não falar no perturbação e desconforto que é tanto para o carro da frente como para o detrás em termos....

Portanto... mesmo depois de completar a ultrapassagem ainda fico algum tempo do lado esquerdo... desde que nao haja transito mais rapido atras, obviamente.

Toda esta situação de as pessoas circularem na faixa do meio, deve-se maioritariamente a 3 factores:

- incapacidade de conduzir e falta de pericia a mudar de faixa

- esquecimento de controlar o transito que nos precede

- falta de acuidade visual ou dificuldades em conduzir em horario noturno
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 27, 2016, 14:22:19, 14:22
Responder #6

rodrigues

• Visitante
Temos de nos habituar ao patético enquanto o País não pagar as dívidas e o pior é que depois de pagas vamos continuar a pagar !...

Dói-me o coração ao ver os nosso políticos preocupados com a nossa segurança  :lolol: :lolol: :lolol:

Regressando ás AEs, realmente enerva e considero ridículo ver a maioria a usar a via do meio, ainda se fossem a 120 ou mais mas não, muitos vão a 100, ainda bem que raramente as utilizo.

Agora pergunto eu, que não percebo nada de leis nem quero saber pois quem a inventou matou-se porque não a cumpriu, se circular a 120 na via da direita posso ultrapassar sem sair da direita os que vão na do meio em velocidade mais lenta ?

É que for obrigado a ultrapassar pela esquerda vou fazer o percurso todo aos S -  Direita,...Esquerda,...Direita,...para não pisar os caracóis do meio.

Realmente á cada uma, e só temos 3 vias, nem quero imaginar as AE com 6 ou mais  :???:

Dezembro 27, 2016, 14:37:21, 14:37
Responder #7

mneves

• 3092

Masculino
Concordo, devia de começar a coima nos 300 e ir até  aos 1000euros e de igual forma a quem não respeita os sinais nas entradas e saídas das ae .
Mas seria preciso quase um polícia para cada condutor
membro numero 16

Dezembro 27, 2016, 15:35:08, 15:35
Responder #8

meneses85

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142
Agora pergunto eu, que não percebo nada de leis nem quero saber pois quem a inventou matou-se porque não a cumpriu, se circular a 120 na via da direita posso ultrapassar sem sair da direita os que vão na do meio em velocidade mais lenta ?

É que for obrigado a ultrapassar pela esquerda vou fazer o percurso todo aos S -  Direita,...Esquerda,...Direita,...para não pisar os caracóis do meio.

Realmente á cada uma, e só temos 3 vias, nem quero imaginar as AE com 6 ou mais  :???:

Podes... Só é considerado ultrapassagem ilegal se fores na faixa do meio e por impossibilidade de poderes passar para a faixa da esquerda, usares a faixa da direita para ultrapassar...

Se fores sossegado na faixa mais à direita (a faixa da direita é considerada por muitos a do meio), manteres a velocidade, se alguém for na faixa do meio, esse é que vai a transgredir e não tu... tens é de ter bastante cuidado/atenção com essas aventesmas porque se conduzem na faixa do meio só porque sim, provavelmente também não sabem o que são espelhos e podem mudar para a faixa da direita porque se lembraram...

Dezembro 27, 2016, 18:59:54, 18:59
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
Eu pessoalmente não arrisco a fazer o que o Menezes85 aconselha...

É que a multa por ultrapassagem pela direita são 250 €  :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus: e basta apanhar um policia mais zeloso ou sádico para ficar dependentes das boas graças e do humor...

Se vai no centro a pastelar, eu passo pela esquerda... nem que para tal tenha que cruzar as 3 faixas da AE  :nice:

PS: a multa de circular na faixa do meio nao sao 300 €... sao 60  :nice:, a multa máxima nunca é aplicada 

Dezembro 27, 2016, 20:25:33, 20:25
Responder #10

rodd

• **

• 156

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Torres Vedras
Se vai no centro a pastelar, eu passo pela esquerda... nem que para tal tenha que cruzar as 3 faixas da AE  :nice:

Também ultrapasso sempre pela esquerda, tal como o TMaxer... Prefiro não arriscar...  :policia:

Dezembro 27, 2016, 20:51:08, 20:51
Responder #11

pjmartinho

• 1627

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Temos de nos habituar ao patético enquanto o País não pagar as dívidas e o pior é que depois de pagas vamos continuar a pagar !...

Assim como assim, o povo já está habituado a pagar, portanto pode continuar  :toma:

O código da estrada não permite a ultrapassagem pela direita. Assim, e por culpa de uns desajeitados, os condutores cumpridores têm de andar aos "esses".

Com 6 faixas não existe "faixa do meio". Esta só existe se houver um número impar de faixas  :diabolico:

Dezembro 27, 2016, 21:45:05, 21:45
Responder #12

Moto2cool

• 4386
A circulação pela faixa da da direita não é ultrapassagem e deve ser utilizada por força de lei. Se um veículo segue no meio e outro seguir mais depressa pela direita, nos termos do código o que faz é seguir a sua trajetória e não uma ultrapassagem. Se juntarmos a isto que é obrigatório seguir pela direita facilmente percebemos que é a melhor opção. Problema: se o condutor que vai no meio decidir ir para a nossa faixa, aí ele incorre numa manobra perigosa porque não podia mudar de faixa sem garantir a segurança da manobra, mas na prática ele pode mentir e dizer que estava a concluir ultrapassagem, aí sem testemunhas a coisa pode ficar complicada. Mas legalmente seguir pela direita é a melhor opção.

Dezembro 28, 2016, 09:16:46, 09:16
Responder #13

rodrigues

• Visitante
Confunde-se com frequência Faixa com Via, uma Faixa de rodagem é composta por uma ou mais Vias de trânsito.

Nós circulamos nas Vias de rodagem de uma Faixa.

PS: Ainda sei qualquer coisinha  ::P:

Dezembro 28, 2016, 10:06:57, 10:06
Responder #14

Moto2cool

• 4386
Tens razão Rodrigues :) mea culpa. ;)

Dezembro 28, 2016, 10:07:07, 10:07
Responder #15

JViegas

• 4723

Masculino
Destaco o que o TMaxer aqui "disse":

- incapacidade de conduzir e falta de pericia a mudar de faixa

- esquecimento de controlar o transito que nos precede

- falta de acuidade visual ou dificuldades em conduzir em horario noturno

A falta de habilidade em conduzir aliada à falta de civismo é receita explosiva à espera de um acidente.

Habitualmente faço a A1 em direção à A23 e é por demais os exemplos de muitos condutores a circularem na via central.

Existe a ideia errada de que a via central é mais segura, no entanto é a mais exposta pois a circular a baixa velocidade, existem viaturas a passarem por ambos os lados.

A título de exemplo, tenho uma colega minha que vem todos os dias da margem sul para Lisboa e diz que vem sempre na via central das Pontes porque parece-lhe a ela que é mais seguro. Esta postura é errada e para além de ser proibida pelo CE é igualmente perigoso.

A incapacidade de saber realizar uma ultrapassagem ou de analisar a fluidez do trânsito leva a que muitos condutores circulem por demasiados kms na via central.

Dezembro 28, 2016, 18:47:08, 18:47
Responder #16

pjmartinho

• 1627

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
A circulação pela faixa da da direita não é ultrapassagem e deve ser utilizada por força de lei. Se um veículo segue no meio e outro seguir mais depressa pela direita, nos termos do código o que faz é seguir a sua trajetória e não uma ultrapassagem. Se juntarmos a isto que é obrigatório seguir pela direita facilmente percebemos que é a melhor opção. Problema: se o condutor que vai no meio decidir ir para a nossa faixa, aí ele incorre numa manobra perigosa porque não podia mudar de faixa sem garantir a segurança da manobra, mas na prática ele pode mentir e dizer que estava a concluir ultrapassagem, aí sem testemunhas a coisa pode ficar complicada. Mas legalmente seguir pela direita é a melhor opção.

Se usarmos esta teoria então posso concluir que se for a 120Kms na faixa da direita, e um "panhonha" a 100Kms na faixa do meio então eu não estou a fazer ultrapassagem nenhuma... mas acabo por ficar à frente dele. Mas, se for na faixa da esquerda aos mesmos 120Kms, e o outro na do meio ao mesmos 100kms, então já estou a ultrapassar... e acabo por ficar à frente dele na mesma.

Tenho a ideia de que a "Ultrapassagem" significa passar à frente de quem está à nossa frente... seja pela direita, seja pela esquerda.

Uma coisa é certa, e aí o CE não deixa margens para dúvidas, e que é obrigatório circular na faixa mais à direita e as ultrapassagens fazem-se pela esquerda. Só há uma excepção a isto e que é quando o veiculo que vai à nossa frente assinala (com o pisca) que vai virar à esquerda (mas isto aplica-se fora das auto-estradas). Se alguém que vai a pastar na faixa do meio está a proceder mal, isso não é justificação, nem desculpa, para que eu também proceda mal ao ultrapassa-lo pela direita.

Pessoalmente acho muito bem que este tipo de situação seja punido com multa (a dedução de pontos já me parece excessiva) mas, penso que também deveria ser punido com multa aqueles que circulam na faixa da esquerda a 120Kms e dali não saêm mesmo que a faixa da direita esteja vazia. Devem pensar que, como já vão no limite de velocidade, então não têm de ser ultrapassados.

A proposito deste assunto ainda hoje apanhei uma situação caricata ao passar a ponte 25 de abril... ia todo entretido a ver a paisagem na faixa da direita quando fui passado por 2 policias na faixa do meio. Resolvi aproveitar a boleia, porque normalmente as pessoas desviam-se da policia, mas em dada altura um dos policias passou entre os carros e o 2º ficou atrás de um carro que ia na faixa do meio e ligeiramente mais devagar do que os outros todos, e como já iamos no limite de velocidade permitido na zona, achei por bem não ultrapassar o policia. O resultado foi ver o policia a gozar literalmente com a situação chegando mesmo a apoiar o cotovelo no depósito e a descansar a cabeça na mão, quase como se estivesse a adormecer. Quando se fartou disto, ultrapassou-o por entre os carros e o dito condutor, depois de ultrapassado, lá acabou por se chegar para a faixa da direita.

Confunde-se com frequência Faixa com Via, uma Faixa de rodagem é composta por uma ou mais Vias de trânsito.

Penso que é ao contrário. Nós circulamos nas faixas de rodagem que compoêm uma via de transito... mas posso estar enganado.

Dezembro 28, 2016, 19:02:31, 19:02
Responder #17

rodrigues

• Visitante

Penso que é ao contrário. Nós circulamos nas faixas de rodagem que compoêm uma via de transito... mas posso estar enganado.
[/quote]

Para quem ainda tenha dúvidas do que é uma faixa ou via de rodagem.

Uma faixa de rodagem é que é composta por duas ou mais vias de trânsito e não o contrário

http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/via-publica
« Última modificação: Dezembro 28, 2016, 19:09:45, 19:09 por rodrigues »

Dezembro 28, 2016, 19:09:49, 19:09
Responder #18

pjmartinho

• 1627

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Para quem ainda tenha dúvidas do que é uma faixa ou via de rodagem.

Uma faixa de rodagem é que é composta por duas ou mais vias de trânsito e não o contrário

http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/via-publica

Pelos vistos estava enganado  :ok:

Dezembro 28, 2016, 19:25:28, 19:25
Responder #19

TG

• **

• 67

Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Olá Companheiros

Após todas estas opiniões aqui expostas e muito bem, chamo a v/ atenção para o exemplo uma AE que certamente todos conhecem e onde eu considero não ser possível circular sempre na faixa da direita.
Estou a referir-me à conhecida A5, onde já me aconteceu várias vezes ter de "fugir" para a faixa do meio ou  da esquerda, para não levar com um enlatado que vem entrar na via e se está simplesmente borrifando para quem passa, ainda mais se for de duas rodas. Por isso este v/ amigo sempre que se aproxima uma entrada na via e após verificar que o posso fazer, fujo para o meio porque nunca se sabe o que lá vem. Após a passagem por esse local regresso novamente à faixa da direita, se lá não houver "empatas".
Parece-me que acima de tudo deve estar o bom senso e saber fazer uma apreciação correcta das situações de trânsito de forma a não causar perigo nem para os outros nem para nós próprios.
Quanto a ultrapassagem só considero quando o veículo sai da faixa em que segue, ultrapassa outro veículo e regressa novamente à faixa onde seguia. Isto é que só deve ser feito pela esquerda.

TG

Dezembro 29, 2016, 10:25:10, 10:25
Responder #20

JViegas

• 4723

Masculino
Companheiro TG bem referido.
Destaco o que escreves-te:

Parece-me que acima de tudo deve estar o bom senso e saber fazer uma apreciação correcta das situações de trânsito de forma a não causar perigo nem para os outros nem para nós próprios.

Falta muito bom senso e a capacidade de "ler" o trânsito e a forma como o mesmo evolui ao longo da via.

Dezembro 29, 2016, 18:40:25, 18:40
Responder #21

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Imaginemos os Juízes que têm formação superior e utilizam muitas vezes a condenação á convicção, (falta de provas) não temos provas, mas estamos convictos de que cometeu o crime.

Agora imaginemos estar entregues a muitos Guardas que têm uma prepotência e orgulho em passar multas.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 29, 2016, 18:43:36, 18:43
Responder #22

TMXR

• 4156

Masculino
A menos que hajam fortes provas em contrario, os juizes legitimam sempre a accao da policia, em primeiro lugar porque trabalham os 2 para o mesmo patrao e depois porque ha que manter as boas relações institucionais entre policia e justica  :nice:

Dezembro 29, 2016, 19:14:57, 19:14
Responder #23

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
A palavra "sempre" é que estará aí a mais e falo com conhecimento de causa, pois presenciei já casos suficientes para o poder dizer de forma segura.  :)

Por razões profissionais e de sigilo quanto aos temas, naturalmente que não me poderei (ou deverei) alongar, mas sempre posso dizer que basta haver contradições nos testemunhos prestados por dois ou mais agentes, para que a coisa não resulte tão taxativa quanto o que se julga. 

Boas relações sim...mas a justiça a quem está a ser julgado em primeiro lugar!

Mas pronto, isso são outros "quinhentos".  :nice:

Dalai Lama

Dezembro 29, 2016, 19:41:19, 19:41
Responder #24

TMXR

• 4156

Masculino
Queria dizer, que era sempre que nao houver provas ou testemunhos  :nice: