Autor Tópico: O perigo do alcatrão vidrado/polido...  (Lida 3386 vezes)

Janeiro 06, 2017, 22:30:52, 22:30
Lida 3386 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O perigo do alcatrão vidrado/polido...

Hoje decidi abrir este tópico cujo tema é conhecido de muitos de nós, mas que por alguma razão me parece nunca se ter dado um olhar mais atento ou reprovador sobre o que se passa...e são muitos os locais país fora, onde encontramos este perigoso e traiçoeiro alcatrão vidrado ou polido.

Das 2 quedas que já tive, uma foi parado e numa situação perfeitamente evitável...mas a outra...a minha outra queda teve neste tipo de alcatrão a sua responsabilidade directa.

Como sabemos, este tipo de piso é extremamente escorregadio por ser tão liso, apresentando-se quase sem rugosidade que possa valer à aderência dos pneus e com uma superfície quase espelhada quando alguma chuva ali cai...

Não me interessa estar a dissecar a razão da existência ou formação no tempo deste tipo de piso, mas sim colocar enfâse no infeliz resultado das quedas que o mesmo provoca e que, dependendo naturalmente das circunstâncias, podem ser mesmo fatais... 

E a verdade é que mesmo sabedoras disto as Juntas de Freguesia, as Câmaras Municipais, as autoridades e as Estradas de Portugal, eu pessoalmente não vejo mudanças ou actuação urgente, nomeadamente repavimentação que se quer tão breve quanto possível em todos os locais com alcatrão vidrado ou polido. Como se não bastasse, alguns dos locais nestas condições encontram-se em plena curva e onde a necessidade de aderência é mais do que óbvia.

Tal como eu, acredito que muitos de vós sejam igualmente sabedores de casos de quem tenha caído por via directa do estado em que se encontrava o alcatrão da faixa de rodagem em que circulavam...

Sei perfeitamente que com a criação deste tópico não se altera nada numa realidade que é nacional, mas se servir pelo menos de alerta e se forem aqui assinalados os casos mais “gritantes”, então já valeu um pouco a pena…
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2017, 23:05:39, 23:05
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
O problema está na própria qualidade do asfalto.
Para "poupar" metem mais cascalho e menos alcatrão.
Depois é uma questão de tempo até que as próprias rodas dos veículos deixem polido e escorregadio.
 :(

Logo, acabam por ser as próprias Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais cúmplices do problema.

Com a banalização dos ABS nas motos o risco baixa significativamente. Sobretudo as quedas resultantes de reacção incorrecta aos sustos.
Mas... não elimina o problema.

Infelizmente é por vezes necessário que ocorram muitos acidentes, sobretudo graves para que se tomem medidas. (Como aconteceu aqui na A8)
E ter esperança que as medidas sejam mesmo a repavimentação do local.
Mas muitas vezes o resultado fica-se por meras alterações de sinalização, caça à multa "preventiva" ou a solução mais terceiro-mundista: uma simples tabuleta a dizer "zona de acidentes"!

De nossa parte acaba por ser mais do mesmo...
Condução preventiva. E talvez uma escolha mais criteriosa dos pneus.

« Última modificação: Janeiro 06, 2017, 23:07:26, 23:07 por dfelix »

Janeiro 07, 2017, 08:26:38, 08:26
Responder #2

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Ok,sabem onde uma empresa do ramo consegue mais lucro? Aqui mesmo , na pavimentação  de estradas, a semelhança dos mecânicos que a grande maioria nos engana e faz dinheiro com os óleos, aqui a mistura e a sua densidade, altura podem valer uns bons euros.
Sei disto porque tive família no ramo, o meu pai inclusive  e ele conta que menos umas carradas de alcatrão é  uma grande diferença  , por isso existem estradas mal feitas ,com inclinações erradas,etc.
Por vezes lá o ouço  dizer:"aqui falta uma carrada de alcatrão ".
Por outro lado já há quem use componentes de borracha para aumentar a sua aderência, podemos ver por exemplo  em trocos da A5 em que parece que temos pantufas dado a suavidade de rolamento e a água mal se vê, mas isto é  caríssimo.
membro numero 16

Janeiro 07, 2017, 10:47:14, 10:47
Responder #3

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Bem verdade Marco o que acabas de escrever. Esse alcatrão polido na estrada é um crime.

João  :scooter: :scooter:

Janeiro 11, 2017, 20:41:51, 20:41
Responder #4

Moto2cool

• 4386
Aqui ao pé de minha casa tenho uma rotunda com esse pavimento que tenho que percorrer para ir e regressar do trabalho. Todo o  cuidado é pouco   :pensador:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"