O perigo do alcatrão vidrado/polido...
Hoje decidi abrir este tópico cujo tema é conhecido de muitos de nós, mas que por alguma razão me parece nunca se ter dado um olhar mais atento ou reprovador sobre o que se passa...e são muitos os locais país fora, onde encontramos este perigoso e traiçoeiro alcatrão vidrado ou polido.
Das 2 quedas que já tive, uma foi parado e numa situação perfeitamente evitável...mas a outra...a minha outra queda teve neste tipo de alcatrão a sua responsabilidade directa.
Como sabemos, este tipo de piso é extremamente escorregadio por ser tão liso, apresentando-se quase sem rugosidade que possa valer à aderência dos pneus e com uma superfície quase espelhada quando alguma chuva ali cai...
Não me interessa estar a dissecar a razão da existência ou formação no tempo deste tipo de piso, mas sim colocar enfâse no infeliz resultado das quedas que o mesmo provoca e que, dependendo naturalmente das circunstâncias, podem ser mesmo fatais...
E a verdade é que mesmo sabedoras disto as Juntas de Freguesia, as Câmaras Municipais, as autoridades e as Estradas de Portugal, eu pessoalmente não vejo mudanças ou actuação urgente, nomeadamente repavimentação que se quer tão breve quanto possível em todos os locais com alcatrão vidrado ou polido. Como se não bastasse, alguns dos locais nestas condições encontram-se em plena curva e onde a necessidade de aderência é mais do que óbvia.
Tal como eu, acredito que muitos de vós sejam igualmente sabedores de casos de quem tenha caído por via directa do estado em que se encontrava o alcatrão da faixa de rodagem em que circulavam...
Sei perfeitamente que com a criação deste tópico não se altera nada numa realidade que é nacional, mas se servir pelo menos de alerta e se forem aqui assinalados os casos mais “gritantes”, então já valeu um pouco a pena…